You are on page 1of 25

Barnab e as presses sofridas em Icnio

Lio 9
27 de novembro de 2011 Pr. Marosam Dias

Verdade Aplicada

H uma glria muito especial reservada secretamente em Deus queles que com pacincia suportam as presses e perseguies por amor ao Evangelho.

No temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo est para lanar em priso alguns dentre vs, para serdes postos prova, e tereis tribulao de dez dias. S fiel at morte, e dar-te-ei a coroa da vida (2:10). Aqui encontramos a primeira advertncia no livro relativo perseguio da Igreja.

Lemos em Atos 13 e 14 a primeira viagem missionria de Paulo, aps serem separados para serem enviados pelo Esprito Santo.

Paulo, Barnab e Joo como auxiliar: passaram em Chipre, Antioquia e Psdia, e agora se encontram em Icnio na difcil misso evangelizadora.

necessrio entender o Cap. 13 de Atos para entender Atos 14 Paulo e Barnab so Rejeitados pelos Judeus e Comeam a Pregar aos Gentios (13:42-52) Muitos dos judeus quiseram ouvir mais, e alguns aceitaram o evangelho (13:42-43) No sbado seguinte, uma grande multido se reuniu para ouvir a palavra (13:44)

Os

judeus, movidos por inveja, contradisseram a palavra de Paulo e Barnab (13:45) Por causa da rejeio da palavra por parte dos judeus, Paulo e Barnab comearam a pregar aos gentios
(13:46-52)
Muitos

dos gentios aceitaram a palavra (13:46-48) O evangelho foi divulgado naquela regio (13:49)

Os

judeus perseguiram Paulo e Barnab e os expulsaram do seu territrio (13:50-52) Paulo e Barnab foram para Icnio Os discpulos ficaram cheios de alegria e do Esprito Santo

O resultado final da "primeira viagem missionria" foi um passo gigantesco da igreja, que cresceu sob perseguio e presso desde seu incio.

1.
Todos ns vivemos debaixo de presso, presso do diabo, da famlia, financeira, no trabalho e assim vai. E por mais que tentamos fugir dela, ela sempre esta por perto.

A presso gerada quando queremos mudana no nosso temperamento, quando estamos passando por uma luta, quando estamos enfermos, quando h uma oposio maligna ou quando queremos um melhor desempenho seja ele profissional, pessoal, familiar ou ministerial.

Uma coisa temos que aprender sobre a presso: Ningum vai amadurecer ou ter crescimento espiritual sem estar debaixo de presso! Exemplos: GF, Plantao de igrejas, Faculdade

Embora tendo um senso de urgncia muito grande na alma de Paulo e Barnab, foram impedidos de continuar a pregao do evangelho em Antioquia foram expulsos pelos judeus dessa cidade. Ler: At 13.45 e 50

Em Icnio eles entraram juntos na sinagoga dos judeus. ... Era necessrio anunciar primeiro a vocs a palavra de Deus; uma vez que a rejeitaram..., agora nos voltamos para os gentios. At 13.46 Judeus e gentios freqentavam a Sinagoga e se maravilhavam com as palavras de Paulo. Isso aguava a inveja dos Judeus.

Lucas caracteriza o ministrio desses homens, dizendo deles que falavam ousadamente acerca do Senhor. Toda vez que essa mensagem da graa comunicada enfatizando a vontade de Deus, a f despertada, da milagres acontecem e atrai multides. Isso estava acontecendo em Icnio. At 14.3

2
A presso tem poder de mudar as coisas. Somos uma igreja que alargou suas fronteiras depois de experimentar o maravilhoso poder de Deus em ns, mas no podemos nos limitar, sempre temos que querer mais e se estamos debaixo de presso receberemos mais poder.

A Igreja primitiva quando estava debaixo da presso da perseguio, no orou para que fosse livre da presso. Pelo contrrio ela pediu, mais ousadia e autoridade. Por isso pense bem antes de pedir poder para Deus, pois para receber ter que estar debaixo de presso.

Voc capaz de suportar presso?


Deus escolhe maneiras diferentes de gerar presso em ns. Uns atravs das necessidades, outros atravs do casamento, outros atravs do emprego e outros atravs das finanas.

Portanto, quando a presso chegar em sua vida, seja de qualquer tipo, no lugar de dizer esta uma brecha do diabo diga o seguinte: Meu Deus esta uma boa oportunidade para que o Senhor manifeste seu Poder na minha vida.

Devemos estar sempre preparados para suportar as perseguies. A nossa luta... contra os principados e potestades Ef 6.12. Todos os homens de Deus que pregavam Sua Palavra, profetas, apstolos, homens simples e de fama, foram perseguidos ao longo da histria.

Tertuliano, um dos pais da Igreja dizia que o sangue dos mrtires era o adubo para o crescimento da igreja. Quanto mais os crentes eram massacrados, mais eles cresciam em nmero. Vejamos alguns:

Estevo: apedrejado Joo Batista: decapitado Tiago irmo de Joo: decapitado Paulo: decapitado pelo imperador Nero Tiago irmo de Jesus: atirado do pinculo do templo Pedro: numa cruz de cabea p/ baixo Tom: por uma lana...

O senhor Jesus previu esse tipo de perseguio dizendo: "Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perd-la-, e quem perder a sua vida por amor de mim, ach-la-". Mt 16.25 Voc j sofreu alguma perseguio por causa do evangelho de Jesus?

Concluso O senhor Jesus nos concede reconciliao, cura divina e autoridade sobre o mal. Porm, Ele no impede que soframos perseguies por pregarmos o evangelho. O sofrimento, a dor, a humilhao devem ser vistos como bem-aventuranas que nos daro recompensa em Cristo Jesus.

Mt 5.10-12: Bem-aventurados os que sofrem perseguio por causa da justia, porque deles o reino dos cus; bem-aventurados sois vs, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vs por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande o vosso galardo nos cus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vs.

You might also like