You are on page 1of 42

Liturgia

Faculdades EST Programa de Ps-graduao em Teologia Fundamentos das Prticas Pastorais Docente: Rodolfo G. Neto Discente: der Beling

Introduo
A liturgia faz parte do corao da comunidade crist. Nada, dentro da Igreja, deixa de passar pela liturgia. Ou seja, tudo passa por uma ritualizao. Sendo que, o cerne da vida litrgica crist encontra-se no culto/missa. O fundamento da liturgia crist o Batismo. O chamado universal do prprio Jesus.

Qualquer atividade comunitria crist que no brote do encontro com Deus no culto ou que no leve a esse encontro, no tem qualquer importncia (p. 120).

Perspectivas Bblicas
A comunidade crist primitiva sempre esteve estreitamente ligado ao culto no Templo de Jerusalm e nas Sinagogas. Em grande parte, a liturgia crist recebeu influncia da liturgia judaico das Sinagogas, apropriandose de seu rito e o resignificando para o ambiente cristo.

Mesmo com a influncia judaica, somente com o Novo Testamente, Jesus Cristo (chave de leitura), que o culto cristo realmente far sentido. Em Mateus 18.20: Porque, onde estiverem dois ou trs reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.

A Orao Eucarstica de Paulo em 1Co 11.24-25 representa outro fundamento. A composio desta orao mais antiga que a datao dos Evangelhos.
Porque eu recebi do Senhor o que tambm vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi trado, tomou o po; e, tendo dado graas, o partiu e disse: Isto o meu corpo, que dado por vs; fazei isto em memria de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou tambm o clice, dizendo: Este clice a nova aliana no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memria de mim.

A sucinta descrio de At 2.42-47, onde se retrata a forma de reunio dos primeiros cristos. E perseveravam na doutrina dos apstolos e na comunho, no partir do po e nas oraes. Em cada alma havia temor; e muitos prodgios e sinais eram feitos por intermdio dos apstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, medida que algum tinha necessidade. Diariamente perseveravam unnimes no templo, partiam po de casa em casa e tomavam as suas refeies com alegria e singeleza de corao, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

Elementos Fundamentais
1. Celebramos culto, porque Deus se coloca disposio para encontrar-se com a comunidade reunida, no meio dela, onde ela assim o desejar (Mt 18.20); 2. Celebramos culto, porque Deus quer que sua comunidade se encontre em ele (1Co 11.2425); 3. A primeira comunidade crist correspondeu a essa disposio e vontade de Deus, fazendo da celebrao frequente do culto, na forma do partir do po, um dos traos mais marcantes de sua existncia (At 2.42-47) (p. 121-122).

Perspectiva histrico-teolgica

Culto cristo anamnese. Nele se d a recapitulao da histria da salvao, na media em que reatualiza o passado, antecipa o futuro e glorifica o presente messinico (p. 123).

A liturgia uma das atividades mais antigas dentro da tradio crist. So incontveis os livros litrgicos surgidos ao longo da histria do cristianismo.
o Didaqu: Catecismo dos primeiros cristos. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1971.; o Tradio apostlica de Hiplito de Roma: liturgia e catequese em Roma no sculo III. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 2004. o Peregrinao de Etria: Liturgia e catequese em Jerusalm no Sculo IV. Petrpolis: Editora Vozes, 1971. o Justino de Roma: I e II Apologias, Dilogo com Trifo. So Paulo: Paulus, 1995.

Influncias na estrutura litrgica


LITURGIA DA PALAVRA leituras bblicas interpretao orao de intercesso LITURGIA DA EUCARISTIA preparo da mesa Orao Eucarstica comunho

Entrada Solene do Bispo Saudao Orao de coleta (orao do dia) LITURGIA DA PALAVRA cnticos leituras bblicas (Lei, Profetas, Evangelho, Epstolas) cnticos (aleluia) interpretao Credo orao de intercesso LITURGIA EUCARSTICA cnticos preparo da mesa Ofertrio Prefcio Orao Eucarstica Anmnese Epliclese gesto da paz comunho Doxologia de Encerramento Beno e Envio

Entrada Solene do Bispo + Salmo do Entrada com Gloria Patri Kyrie Eleison Gloria in Excelsis Saudao Orao de coleta (orao do dia) LITURGIA DA PALAVRA cnticos leituras bblicas (Lei, Profetas, Evangelho, Epstolas) cnticos (aleluia) interpretao Credo orao de intercesso LITURGIA EUCARSTICA cnticos preparo da mesa ofertrio Orao Eucarstica Anmnese Epliclese gesto da paz comunho Doxologia de Encerramento Beno e Envio

No sculo IX so acrescentadas a Confisso de Pecados e o Credo (Apostlico, Niceno, etc.)

LITURGIA DE ABERTURA Acolhida Cntico de entrada Saudao (apostlica ou trinitria) Confisso de pecados (de vrias formas) Kyrie Eleison (lamento pelas dores do mundo) Glria in excelsis (louvor) Orao do dia LITURGIA DA PALAVRA Leituras bblicas (Lecionrio) Cnticos intermedirios Pregao (interpretao) Confisso de f Comunicaes (que implicam a orao da Igreja) Orao de intercesso LITURGIA DA EUCARISTIA Preparo da mesa e ofertrio (levar elementos da Ceia e recolher as ofertas) Orao do ofertrio Orao Eucarstica Pai-Nosso Gesto da paz Frao Cordeiro de Deus Comunho Orao ps-comunho LITURGIA DE DESPEDIDA Avisos comunitrios Beno Envio

Relao com as Cincias Humanas


Culto cristo reunio de diferentes pessoas. Sendo reunio, a Antropologia pode ajudar a entender como se formam, atravs da reunio para culto, a relao de identidade/grupo/ritualizao. Alm de ajudar a entender a importncia dos papeis e das regras consensuais de conduta, quando as pessoas se encontram, e sobretudo, o envolvimento do corpo e dos sentidos na celebrao (p. 128).

Como encontro de Deus com sua comunidade, culto cristo um lugar onde pessoas participam, veem, falam, sentem, pensam, tocam, se movimentam e interagem [...] (p. 126). Para tanto, a Cincia da Comunicao pode ajudar a tornar a Palavra de Deus mais viva quando ouvida pela comunidade.

Ajudar a entender a comunicao no-verbal e simblica que se forma na comunidade. A comunicao no-verbal , geralmente, mais intensa e mais profunda do que a comunicao oral, j que atinge mais nossos sentimentos e emoes do que nossa razo (p. 127)

Um dos frutos principais da incurso pelas cincias afins e da (re-)descoberta do humano na liturgia a nfase que vem sendo dada atmosfera, ao clima, ao ambiente do culto cristo (p. 128).

Culto Cristo acontece no Tempo


Ao encarnar-se, Deus se submeteu s categorias de tempo e espao, a fim de tornar-se acessvel humanidade. Da mesma forma, dispe-se a ser encontrado, no culto, dentro das categorias de tempo e espao (p. 128).

Oraes e culto no tempo litrgico


I. Domingo o dia do Senhor e a Pscoa Semanal; II. Dia estruturao litrgica do dia em horas especiais de orao. Ponto culminante nas ordens monsticas e diviso do dia num ciclo de oito horas dirias de orao; III. Estruturao do ano em tempos e ciclos litrgicos. Evento principal a Pscoa.

Culto Cristo acontece no Espao


Deus dispe-se a ser encontrado por sua comunidade em espaos especficos. Esses espaos, geralmente, se apresentam abrigados em edificaes, moldados pela arquitetura eclesistica (p. 130). Espao litrgico um tema relevante da Cincia Litrgica, porque existe uma relao estreita e complexa entre a arquitetura eclesistica e o culto que ela abriga (p. 130).

De um lado, a configurao arquitetnica de uma igreja influenciada por uma (boa ou confusa ou ausente) teologia do culto. Do outro, ela, por sua vez, influncia, favorvel ou desfavoravelmente, o culto realizado dentro dos seus limites (p.130).

Centros litrgicos
A. (Mesa) Fonte ou pia batismal; B. Mesa da Eucaristia; C. (Mesa) Ambo ou estante de leitura;

Espaos litrgicos
1. Espao congregacional (assembleia litrgica) 2. Espao de circulao; 3. Espao batismal; 4. Espao eucarstico; 5. Espao da msica.

Cada centro e espao litrgico tem sua necessidade especial. Nesse sentido, construir ou reformar uma igreja abrange uma gama de conhecimentos no somente de arquitetura, mas tambm sobre a funcionalidade litrgica de cada um dos respectivos centros e espaos, como de um todo da prpria liturgia.

Pode-se destacar critrios para a viabilidade de uma construo ou reforma de uma igreja, e que so: a. Ofusca ou destaca o essencial; b. Utilidade; c. Simplicidade; d. Flexibilidade; e. Aconchego e comunho; f. harmonia e beleza; g. Acstica.

Estes elementos podem ser aplicados na construo do espao sagrado. Pode acontecer que nem todos sejam contemplados, mas lev-los em considerao na construo ou reforma vem a ser algo de grande valor. Se no for possvel contempl-los no momento em que se inicia a construo ou a reforma, que se possa pensar neles como elementos que no futuro sero contemplados.

Outras aspectos sobre o carter espacial da liturgia


Objetos litrgicos; Relao entre o lugar de culto e os demais lugares da comunidade; Acesso universal; Sustentabilidade; Arte (vitrais, mosaicos, esculturas, alfaias litrgicas, paramentos, etc).

Tudo o que se refere a esse aspecto litrgico, como tambm aos demais, faz-se em comunho. No devem haver decises de modificaes arquitetnicas sem antes ter havido um dilogo com a comunidade.

Fazer liturgia/litrgico
Celebrar culto sempre uma resposta (p. 134). Fazer liturgia moldar a liturgia (p. 134). Para moldar preciso conhecer com segurana: sua estrutura, o significado e os possveis lugares de cada parte dentro dessa estrutura (p. 135).

Liturgia em mutiro
A liturgia no tarefa de uma nica pessoa, tarefa da comunidade que se rene. Todos fazem/tomam parte da/na liturgia. Participao efetiva s se acontece a partir do conhecimento da liturgia, seu jeito e seu significado e suas diversas partes.

Liturgia e Inculturao
um processo, atravs do qual elementos pertinentes de uma cultura local so integrados no culto de uma igreja local. Integrao significa que a cultura influencia a maneira de compor e proferir textos de orao, executar aes rituais e expressar a mensagem em formas artsticas. Integrao pode significar tambm que ritos, smbolos e festas locais, depois de passarem pele devida critica e reinterpretao crist, tornam-se parte do culto litrgico de uma igreja local (p. 136).

Liturgia e ecumenismo
Como podemos enquanto cristos nos reconhecermos mutuamente atravs do culto cristo? Do Batismo? Da Eucaristia? E nas mais variadas celebraes?

Concluindo

A igreja tinha encontrado na eucaristia um eptome inteiro do evangelho, antes que nossos quatro evangelhos tivessem sido escritos (p. 141).

Na poca em que o Novo Testamento veio a ser escrito, a Eucaristia j iluminava tudo o que tinha a ver com o significado de Jesus para seus discpulos: sua pessoa, seu oficio messinico, seus milagres, sua morte e a redeno que trouxe. Ela era veiculo para a ddiva do seu Esprito, o meio para a vida eterna, a causa da unidade da sua Igreja (p. 141).

Referncias
KIRST, Nelson. Liturgia. In: SCHNEIDERHARPPRECHT, Christoph (Org.). Teologia prtica no contexto da Amrica Latina. So Leopoldo: Sinodal, So Paulo: ASTE, 1998. KIRST, Nelson. Nossa liturgia: das origens at hoje. 2. ed., revista e atualizada. So Leopoldo: Sinodal, EST: 2003. 47, 20 p. (Colmeia 1). KIRST, Nelson. A liturgia toda: parte por parte. 2. ed., revista e atualizada So Leopoldo: Sinodal, EST: 2003. 78 p. (Colmeia 2).

You might also like