You are on page 1of 15

Relato de Caso

Autores:

Cristian Chassot Felipe Olson Azevedo Marcelo Silveira Canabarro Helen Martins Valentim Vincius Duval da Silva 1. Mdico Intensiva . Residente de Terapia

2. Mdico Residente de Neurologia .


3. Mdico Intensivista da UTI. 4. Mdico Patologista. 5. Bioqumica do Laboratrio de Patologia Clnica. 6. Mdico Intensivista, Chefe da UTI.

Silvana Vargas Superti


Fernando Suparregui

INTRODUO O Strongyloides stercoralis um nematdeo intestinal com


alta distribuio geogrfica, apesar de estar mais presente na faixa intertropical. Sua prevalncia varia bastante segundo estudos epidemiolgicos, sendo entre 3 e 100 milhes de pessoas infectadas. Normalmente a infeco assintomtica, porm, em alguns casos, manifesta-se com extrema gravidade associada elevada mortalidade.

O ciclo vital
Inicia-se quando a larva filariforme (forma infectante) penetra na pele de um hospedeiro susceptvel. Ao ganhar a circulao sistmica, chega at os capilares alveolares. Adentra os alvolos, dirigindo-se glote, ultrapassando no trajeto, bronquolos, brnquios e traquia. Posteriormente, deglutida e atinge o trato gastrintestinal alojando-se na lmina prpria do duodeno e jejuno proximal.

O tero do verme-fmea contm, em mdia, 10 a 12 ovos, produzindo no mximo, 15 larvas por dia.

Aps a ecloso, a larva chamada de rabditide L1. Para ser infectante, a larva deve chegar ao estgio L3, sua forma filariide

O objetivo deste relato foi apresentar um caso com evoluo letal e ressaltar a importncia do diagnstico e do tratamento precoce.

JUSTIFICATIVA

O Strongyloides stercoralis um agente comum de infeco do trato gastrintestinal. Em pacientes imunodeprimidos este nematdeo pode causar hiper-infeco, com manifestaes Pulmonares.

RELATO DO CASO

Paciente do sexo masculino, 60 anos, branco, com diagnstico de tumor de timo do tipo linfoepitelioma submetido resseco de tumor de mediastino; Um ano aps, foi internado com quadro clnico de Sndrome de Veia Cava Superior, sendo iniciadas radioterapia, corticoterapia e quimioterapia, com boa resposta ao tratamento.

Trinta dias aps foi consultado na emergncia com queixa de dispneia em repouso, inapetncia, astenia e diarreia. A radiografia de trax realizada na emergncia evidenciou infiltrado pulmonar bilateral. Foi diagnosticado broncopneumonia e iniciado tratamento com antibioticoterapia. No dia seguinte, o paciente foi transferido para UTI Geral.

Nova radiografia do trax mostrou piora do infiltrado pulmonar. Evoluiu com quadro de disfuno de mltiplos rgos, choque refratrio e bito.

Aps o bito identificou-se em amostra de aspirado traqueal Acinetobacter sp sensvel imipenem e grande nmero de larvas de Strongyloides stercoralis.

DISCUSSO
A estrongiloidase, apesar de tratar-se de infeco parasitria frequentemente leve, pode apresentar-se de forma grave, culminando com o bito. Portadores de neoplasia, sndrome da imunodeficincia adquirida (AIDS), desnutrio, alcoolismo crnico, idade avanada, diabete melito, doenas do colgeno e/ou estado ps-cirrgico, tm maiores probabilidades de apresentar formas graves da doena.

DISCUSSO
imprescindvel considerar a possibilidade de colonizao do paciente antes de serem iniciados tratamentos que afetem a imunologia. A profilaxia com ivermectina, albendazol ou tiabendazol recomendada, no obstante ser pouco respeitada, negligenciando-se, desse modo, a possibilidade do bito evitvel.

DISCUSSO
No presente caso, o diagnstico foi realizado aps a morte, por no se suspeitar da possibilidade de hiper-infeco por este nematdeo. Deve-se ressaltar que, juntamente com a infeco pelo Strongyloides stercoralis, havia a concomitncia de sepse por germe gram negativo, o que contribuiu para a dificuldade diagnstica e o desfecho desfavorvel.

CONCLUSES:
A estrongiloidase, apesar de tratar-se de infeco parasitria frequentemente leve, em pacientes imunodeprimidos pode apresentar-se de forma grave e disseminada.

Deve-se suspeitar deste agente em pacientes que vivem em reas endmicas, sendo o diagnstico estabelecido atravs da pesquisa da larva do Strongyloides stercoralis na secreo traqueal e nas fezes.

REFERNCIAS
Vadlamudi RS, Chi DS, Krishnaswamy G Intestinal strongyloidiasis and hyperinfection syndrome. Clin Mol Allergy, 2006. Sing A, Leitritz L, Bogner JR et al First-glance diagnosis of Strongyloides stercoralis autoinfection by stool microscopy. J Clin Microbiol, 1999. Cookson JB, Montgomery RD, Morgan HV et al - Fatal paralyticileus dueto strongyloidiasis. Br Med J,1972. Stern MS, Joshpe G - Strongyloides stercolralis autoinfection. JAMA,1971.

You might also like