You are on page 1of 23

Mecnica dos Fluidos

Cinemtica dos Fluidos

Mtodos para o estudo da cinemtica dos fluidos

Mtodo de Lagrange Mtodo de Euler

Mtodo de Lagrange
Descreve o movimento de cada partcula acompanhando-a em sua trajetria real;
Apresenta grande dificuldade nas aplicaes prticas; Para a engenharia normalmente no interessa o comportamento individual da partcula e sim o comportamento do conjunto de partculas no processo de escoamento.

Mtodo de Euler
Consiste em adotar um intervalo de tempo, escolher uma seo ou volume de controle no espao e considerar todas as partculas que passem por este local;
Mtodo preferencial para estudar o movimento dos fluidos: praticidade.

Volume de Controle

Volume de controle uma regio arbitrria e imaginria, no espao, atravs do qual o fluido escoa.

Conceitos Bsicos de Vazo

Vazo em Volume
Vazo a quantidade em volume de fluido que atravessa uma dada seo do escoamento por unidade de tempo.

Conceitos Bsicos de Vazo

Vazo em Massa
Vazo em massa a quantidade em massa do fluido que atravessa uma dada seo do escoamento por unidade de tempo.

Conceitos Bsicos de Vazo

Vazo em Peso
Vazo em peso a quantidade de peso do fluido que atravessa uma dada seo do escoamento por unidade de tempo.

Classificao bsica dos condutos


Condutos Forados:
So aqueles onde o fluido apresenta um contato total com suas paredes internas. A figura mostra um dos exemplos mais comuns de conduto forado, que o de seo transversal circular.

Classificao bsica dos condutos


Condutos Livres
So aqueles onde o fluido apresenta um contato apenas parcial com suas paredes internas; Neste tipo de conduto observa-se sempre uma superfcie livre, onde o fluido est em contato com o ar atmosfrico; Os condutos livres so geralmente denominados de canais, os quais podem ser abertos ou fechados.

Classificao bsica dos condutos


Condutos Livres

Equao da Continuidade
a equao que mostra a conservao da massa de lquido no conduto, ao longo de todo o escoamento; Pela condio de escoamento em regime permanente, podemos afirmar que entre as sees (1) e (2), no ocorre nem acmulo, nem falta de massa:

m1 = m2 = m = cte

Equao da Continuidade

= m/V m=.V V = A.l Q= m/t = .V/ t = . A.l /t = .A.v

Equao da Continuidade

Dadas duas sees do escoamento:

Equao da Continuidade

Av = constante Se constante (no h variao de massa):

A1V1= A2V2

Equao da Continuidade
A equao da continuidade estabelece que:
o volume total de um fluido incompressvel (fluido que mantm constante a densidade apesar das variaes na presso e na temperatura) que entra em um tubo ser igual aquele que est saindo do tubo; a vazo medida num ponto ao longo do tubo ser igual a vazo num outro ponto ao longo do tubo, apesar da rea da seo transversal do tubo em cada ponto ser diferente.

Q = A1 v1 = A2 v2 = constante

Equao da Continuidade
Isto equivale a dizer que:
No escoamento de fluidos incompressveis em regime permanente, a vazo em volume, ou simplesmente a vazo, que passa atravs de qualquer seo do tubo de corrente constante. De forma genrica:

Q = A1 v1 = A2 v2 = constante

Q=AU, onde: U=velocidade mdia

Problema Resolvido 1
Uma mangueira de dimetro de 2 cm usada para encher um balde de 20 litros. a)Se leva 1 minuto para encher o balde. Qual a velocidade com que a gua passa pela mangueira? b)Um brincalho aperta a sada da mangueira at ela ficar com um dimetro de 5 mm, e acerta o vizinho com gua. Qual a velocidade com que a gua sai da mangueira?

Problema Resolvido 1
Soluo: a) A rea da seo transversal da mangueira ser dada por A1 = r2 = (2 cm /2)2 = cm2. Para encontrar a velocidade, v1 , usamos Taxa de escoamento (vazo)= A1v1 = 20 L / min = 20 x 103 cm3 / 60s v1= (20 x 103 cm3 / 60 s) / ( cm2) = 106,1 cm/s.

b) A taxa de escoamento ( A1v1 ) da gua que se aproxima da abertura da mangueira deve ser igual a taxa de escoamento que deixa a mangueira ( A2v2 ). Isto resulta em: v2= A1v1 / A2 = (. 106,1) / (. (0,5/2)2) = 1698 cm/s.

Problema Resolvido 2
Num sistema de drenagem, uma pipa de 25 cm de dimetro interno drena para outra pipa conectada de 22 cm de dimetro interno. Se a velocidade da gua atravs da pipa maior 5 cm/s, determine a velocidade mdia na pipa menor.

Problema Resolvido 2
SOLUO Usando a equao da continuidade, temos A1 v1 = A2 v2 (12,5 cm)2 (5 cm/s) = (11,0 cm)2 (v2) Resolvendo para v2: v2 = 6,42 cm/s.

Problema Resolvido 3
Assumindo o fluxo de um fluido incompressvel como o sangue, se a velocidade medida num ponto dentro de um vaso sanguneo 40 m/s, qual a velocidade num segundo ponto que tem um tero do raio original?

Problema Resolvido 3
Este problema pode ser resolvido usando a equao da continuidade: 1A1v1= 2A2v2 onde: a densidade do sangue A a rea da seo transversal v a velocidade e os subscritos 1 e 2 referem-se s localizaes dentro do vaso. Desde que o fluxo sangneo incompressvel, temos 1= 2 v1 = 40 cm/s A1=r12 A2 = r22 r2=r1/3, A2= (r1/3)2 = ( r12)/9 ou A2=A1/9 A1/A2 = 9
Resolvendo: v2 = (A1v1)/A2 = 9 v1 = 9 x 40 cm/s = 360 cm/s

You might also like