You are on page 1of 7

MASSAGEM DO TECIDO CONJUNTIVO

Massagem do tecido conjuntivo - MTC


A massagem do tecido conjuntivo foi desenvolvida aps pesquisas realizadas entre as dcadas de 20 e 30 pela fisioterapeuta alem Elizabeth Dicke e outros pesquisadores .Essas pesquisas afirmam que essa massagem afeta o sistema nervoso autnomo ,e este atravs de uma reaco reflexa, corrige os desequilbrios nas funces vegetativas . Como a Patologia Visceral gera modificaces nos tecidos conjuntivos da pele em zonas bem definidas, as Zonas de Head, a massagem nessas reas pode tambm gerar efeitos em todas as estruturas do mesmo segmento mesodrmico, inclusive nos rgos internos.

Tipos de movimentos na MTC:


1.

Movimento DIAGNSTICO : Diagnosticar atravs de manobras simtricas e bilaterais reas do tecido conjuntivos com alteraces visveis ou no. Os tipos de manobras usados so dois: o Rolinho e o Traco (visto em aula prtica). As manobras so iniciadas na regio Lombar e Plvica, sendo ,por isso, chamada Construco de Base . Tcnica TERAPUTICA: Aplicaco das mesmas manobras com a finalidade de tratamento das alteraces detectadas.

2.

TRACO CONJUNTIVO Regio Lombar e Plvica


Paciente posicionado em DV com as com a testa sobre as mos

Traco bilateral ao redor do sacro 2. Traco bilateral nas cristas ilacas 3. Traco bilateral sobre Glteos Mdios 4. Traco bilateral sobre Glteos Mximos 5 e 6. Tracos bilaterais sobre msculos paralelos regio de L5 at L1
1.

TRACO CONJUNTIVO Regio Torcica e Cervical


Paciente posicionado em DV com as com a testa sobre as mos

1 trao: Parte de T12 de cada lado dos processos espinhosos, e sobe at o occiptal. 2 trao: Parte de T12, de cada lado dos processos transversos, e sobe at o occiptal. 3 trao: Parte de T12, segue a borda externa do trapzio inferior at o acrmio 4 trao: circular em torno do processo espinhoso de C7, uma dezena de vezes 5 trao: Vai de uma apfise acromial a outra, passando nas fossas dos supraespinhosos, indo para cima de C7 e voltando por baixo. 6 trao: Vai do acrmio ao occiptal, seguindo a borda superior do trapzio. Podemos, igualmente, fazer o trao do occiptal ao acrmio. 7 trao: Sobre as linhas curvas occiptais de uma mastide outra

Traco conjuntivo Regio Abdominal


Paciente deitado em DD

1 trao: sobre a linha alba de cima para baixo. 2 trao: bilateral. De cima para baixo sobre a borda externa dos retos abdominais. Na pubalgia, o paciente pode apresentar um ponto doloroso no tero inferior desse trao, em sua interseo, no sentido e direo dos msculos oblquos. 3 trao: bilateral. Sobre as arcadas crurais, de cima para baixo (conforme a pilosidade do paciente) 4 trao: bilateral. Sobre as bordas costais inferiores.

TRACO CONJUNTIVO Regio torcica anterior


Paciente deitado em DD

1 trao: bilateral. De baixo para cima, sobre as bordas laterais do esterno, prosseguindo sobre as bordas inferiores das clavculas. 2 trao: bilateral. Sobre a borda inferior e lateral da bainha do peitoral maior.

3 trao: bilateral. Oblquo, de cima para baixo, sobre o peitoral menor, desde a apfise coracide.

You might also like