You are on page 1of 29

Apostila de Introduo Sociologia da Educao Prsio Santos de Oliveira Captulo 2 A Educao como Processo Social Parte 1 Aula de 17/09/2010

No fomos ns que criamos as idias e os costumes que determinaram o tipo de educao que recebemos quando crianas.

Eles so o resultado da vida em comum e exprimem as necessidades para essa vida em comum.
So, na verdade e na sua maior parte, obra das geraes passadas.

O passado da humanidade contribui para estabelecer esse conjunto de princpios que dirigem a educao de hoje.

Recebemos tudo isso como herana cultural das geraes que nos precederam e a essa herana acrescentamos coisas novas.

Em toda sociedade, o sistema educativo se apresenta sob um duplo aspecto: o de ser, ao mesmo tempo, uno e mltiplo. Carta do Tratado de Paz de Virginia e Maryland com os ndios das Seis Naes
Ns estamos agora convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para ns e agradecemos de todo o corao.

Mas aqueles que so sbios reconhecem que as diferentes naes tm concepes diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores no ficaro ofendidos ao saber que vossa idia de educao no a mesma que a nossa. (...) Muitos de nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda vossa cincia. Mas, quando eles voltavam para ns, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. No sabiam caar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam nossa lngua muito mal.

Eles eram, portanto, totalmente inteis. No serviam como guerreiros, como caadores ou como conselheiros. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora no possamos aceit-la, para mostrar a nossa gratido oferecemos aos nobres senhores de Virgnia que nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles, homens.

Ainda hoje notamos que a educao varia de acordo com as classes sociais e com as regies. A educao do operrio no a do burgus, a da cidade no a do campo. Quando estudamos historicamente a forma pela qual se organizaram os sistemas educativos, percebemos que eles foram e so influenciados pela organizao econmica e poltica, pela religio e pelo grau de desenvolvimento cultural de cada sociedade.

Cada profisso, cada funo, constitui um meio que reclama aptides particulares e conhecimentos especiais. E como a criana deve ser preparada em vista da funo que ser chamada a executar, a educao no pode ser a mesma, desde certa idade, para todos os indivduos. Eis por que, em todos os pases, ela se apresenta de forma cada vez mais diversificada e especializada.

Mas, qualquer que seja a importncia de cada um desses sistemas educativos, eles no constituem toda a educao. Repousam sobre uma base comum. No h povo em que no exista um certo nmero de idias, de sentimentos e de prticas que a educao deve inculcar a todas as crianas, indistintamente, seja qual for a categoria social a que pertenam.

Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Art. 2 A educao, dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

Art. 3 O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idias e de concepes pedaggicas;

IV - respeito liberdade e apreo tolerncia; V - coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino;


VI - gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; VII - valorizao do profissional da educao escolar;

VIII - gesto democrtica do ensino pblico, na forma desta Lei e da legislao dos sistemas de ensino; IX - garantia de padro de qualidade; X - valorizao da experincia extraescolar;
XI - vinculao entre a educao escolar, o trabalho e as prticas sociais.

A cultura da sociedade fornece aos seus membros modelos de comportamento social, de conduta. A esses modelos de comportamento d-se o nome de padres culturais. A nossa conduta na vida em sociedade regulada pelos padres culturais.

Educar , pois, ajustar os educandos aos padres culturais vigentes. Ajustar os educandos a esses padres significa tornlos capazes de se integrar na sociedade de um modo adequado ao desenvolvimento da cultura.

Onde estaria o problema????

Realmente, hoje em dia se discute sobre esses temas, pois nem todos aceitam que se tenha de ensinar a mesma coisa aos jovens, nem quanto virtude, nem quanto vida melhor, nem est claro se convm atender mais inteligncia do que ao carter da alma. Do ponto de vista do sistema educacional atual, o questionamento confuso, e no est nada evidente se devem se praticar as disciplinas teis para a vida, ou as que tendem virtude, ou as que saem do comum... Aristteles 384 a.C. 322 a.C. Poltica Livro VIII (A Educao dos Jovens)

Conhecer, pois, os padres vigentes no grupo social em que se pretende trabalhar como educador de fundamental importncia. Primeiramente porque a partir deles que se pode educar para o meio onde se vive. Em segundo lugar, porque o conhecimento dos padres e, consequentemente, dos valores de um determinado grupo social, com suas peculiaridades regionais e aquelas decorrentes do status que o indivduo ocupa no grupo, ajudar o educador a vencer certos preconceitos, o que lhe permitir trabalhar de forma mais eficiente.

(CONTINUAO) Apostila de Introduo Sociologia da Educao Prsio Santos de Oliveira Captulo 2 A Educao como Processo Social

Parte 1 Aula de 24/09/2010

Por sua prpria natureza, a educao conservadora: ela visa a integrar os elementos imaturos aos estilos de vida dos amadurecidos, mantendo fixa a ordem social, o status quo.
Contudo, uma parte desse conservantismo sempre se anula pela reao das geraes mais jovens s imposies socioculturais.

O indivduo, de fato, nem sempre recebe passivamente a herana social que lhe transmitida. Ele a interpreta segundo suas caractersticas pessoais e dessa maneira concorre para introduzir pequenas variaes, criando clima prprio s inovaes.

A essas mudanas espontneas ou provocadas que se desenrolam lenta e em geral imperceptivelmente devemos somar as mudanas atravs de uma fora externa: a difuso cultural.

s mudanas sociais provocadas pelas invenes e descobertas, e pela difuso cultural, devemos acrescentar as mudanas mais bruscas e violentas atravs das revolues, que muitas vezes podem ocasionar a desorganizao social e destruir a ordem social existente, substituindo-a por outra contrria e alterando todo o sistema de relaes sociais.

Todas essas mudanas anulam em parte o carter conservador da educao, fazendo com que ela assuma uma funo mais inovadora. A sociedade, porm, no aceita indiferentemente nenhuma inovao (Darwin e outros).
Esta a permanente dialtica da Educao em todos os tempos, especialmente, HOJE.

Atualmente, uma tomada de conscincia concentra a ateno universal sobre a educao, encarando-a no mais como instrumento de conservadorismo, mas como um meio de provocar mudana na sociedade. Projeto Pedaggico de diversas instituies: EDUCAR PARA A TRANSFORMAO SOCIAL

necessrio passar de uma educao esttica para uma educao dinmica, de uma educao que aspira unicamente a manter a ordem social, o status quo, para uma educao que seja instrumento de mudana social.

Para o socilogo alemo Karl Mannheim, a educao pode ser utilizada tanto como fator conservador, mantendo, pois, a ordem social, quanto como fator construtivo de transformao consciente e intencional da ordem social vigente, isto , como fator de mudana social. Dessa forma, a educao inovadora ou conservadora de acordo com o contexto histrico e social no qual se manifesta.

TRABALHO PARA NOTA DE ATIVIDADE ESTRUTURADA: Questionrio Pag. 29 e 30, pulando a 4, a 10 e a 13.
Opcional: Texto Tradio e Abertura na Educao, seguido de questionrio da pgina 34.

ORIENTAES PARA A PROVA DE 1/10 1) Prova escrita de Mltipla Escolha com 4 questes do Professor e 4 questes de Concurso. 2) Consulta somente apostila usada nas aulas iniciais (Prsio). 3) Para treinar, consulte o Banco de Questes em ou no SIA da Estcio.

You might also like