You are on page 1of 18

A floresta portuguesa um ecossistema muito antigo, inicialmente com rvores de folha caduca no Norte do pas e rvores de folha perene

e a Sul. Actualmente, a rea florestal portuguesa ascende aos 3.3 milhes de hectares Portugal possui uma das maiores reas florestadas da Europa (35.8 %) Cerca de 85% da floresta de Portugal propriedade privada, e apenas 3% pertence ao Estado Portugus, os restantes 12% so baldios, e pertena de comunidades locais.

Quanto distribuio geogrfica, os carvalhos esto presentes em quase todo o territrio nacional:

O carvalho-alvarinho (Quercus robur) no Noroeste, ao longo da faixa litoral Minho- Leiria, onde a temperatura amena e a humidade elevada;

O carvalho-negral (Quercus pyrenaic), juntamente com o castanheiro (Castanea sativa) na Beira Interior e Trs-osMontes.

O carvalho-portugus (Quercus faginea) dominante no litoral centro, o carrasco (Quercus coccifera) aparece mais frequentemente nas serranias calcrias O sobreiro (Quercus suber) uma espcie dominante no litoral sul A azinheira (Quercus ilex) mais frequente no interior do pas. O carvalho-de-monchique s existe na serra de Monchique carece
de fontes.

No Algarve predomina a alfarrobeira. Quanto ao pinheiro-manso, est bastante presente na pennsula de Setbal. Espcies ripcolas como salgueiros, choupos, amieiros, ulmeiros, pltanos, freixos e o pinheirobravo so encontradas a norte do Tejo, e mais invulgarmente a sul (em pequenos ncleos) ou em subzonas do interior do pas. O eucalipto encontra-se em zonas prximas do pinheiro-bravo. Algumas espcies florestais esto mesmo em perigo de extino: o teixo (Taxus baccata), o azereiro (Prunus lusitanica) e o azevinho (Ilex aquifolium).

O Eucalipto relativamente recente em Portugal(sculo XX) e coincide com a instalao e crescimento da indstria papeleira. A quase totalidade da rea dos eucaliptoencontra-se nos terrenos privados. O eucalipto encontra-se principalmente : na regio Centro (Baixo Vouga e Beia Interior Sul). outras regies importantes : Tmega, Mdio Tejo, Oeste e Alto Alentejo.

Uma azinheira, Portugal


A floresta portuguesa caracterstica de um clima mediterrnico e, em tempos idos, era constituda em larga escala por espcies como o carvalhoalvarinho (Quercus robur), o castanheiro (Castanea sativa), a azinheira (Quercus rotundifolia), o sobreiro (Quercus suber), o medronheiro (Arbutus unedo) e a oliveira(Olea europaea). Dessas reas restam manchas florestais e das espcies apenas pequenas zonas ou ncleos. Da zona vegetal primitiva portuguesa resta a mata do Solitrio, na Serra da Arrbida.

Em todo o pas, ao longo dos tempos, a floresta foi degenerando em matagal (maquis) ou charneca (garrigue), ou ento sendo substituda pelo pinheirobravo (Pinus pinaster) (30% da floresta) ou pelo eucalipto branco (Eucalyptus globulus (20% da floresta), que foram propagados em larga escala nos incios do sculo XX.

Incndios

Incndio no Algarve Incndio em Portugal

A violncia e a extenso dos incndios florestais nestes ltimos anos tm destrudo centenas de hectares de floresta. A ausncia de uma poltica de ordenamento e gesto florestal, o desconhecimento real das reas florestais, a ineficcia das medidas de preveno e combate dos fogos florestais, o abandono de extensas reas florestais, associadas a certas situaes atmosfricas ou a aces negligentes e criminosas, so causas deste elevado nmero de incndios. Num pinhal pouco cuidado, as agulhas que caem nos arbustos facilitam o caminho do fogo em direco s copas, estimulando os fogos de temperaturas elevadas, difceis de dominar. Este tipo de incndio danifica, inclusivamente, as camadas superficiais do solo, e queima os seus componentes orgnicos, acelerando o processo de eroso. Os incndios contribuem ainda para a emisso de CO2 para a atmosfera (cerca de 10% a 30% por ano). Por outro lado, havendo menos rea florestal, o CO2 no removido pelas plantas, no ficando desse modo retido nas plantas e no solo. Em 2002, 68% da rea ardida resultou de 213 grandes incndios, causando prejuzos de cerca de 24 milhes de euros. Os prejuzos em material lenhoso ascenderam aos 56 milhes de euros, sem contar com os custos de combate e reflorestao.

O problema associado ao abate de rvores o abate desregrado e desenfreado e a ambio pelas reas ardidas e matria-prima. Se aps o abate de rvores o terreno for abandonado, a reposio do equilbrio pode demorar dcadas, ou mesmo milnios. Se no forem tomadas medidas drsticas, cerca de um sexto das florestas mundiais desaparecer at 2030.

As rvores so abatidas para construo de habitaes, zonas de lazer (por exemplo, estncias de golfe ou caa grossa) ou estncias tursticas, muitas vezes sem um projecto de impacte ambiental devidamente formulado.

Para construo de infraestruturas

Se a urbanizao provoca grandes danos na floresta, a construo de barragens, diques, estradas, pontes, , tambm pode levar a um desequilbrio, algumas vezes irreversvel, na floresta. A ttulo de exemplo, na albufeira do Alqueva foram abatidas 1 milho e 340 mil rvores (544 mil azinheiras, 34 mil sobreiros, 133 mil oliveiras e mais de 100 mil rvores ribeirinhas) (amieiros, salgueiros e freixos). Milhares de hectares de montados, reas de azinhal reliquial, reas de matagal mediterrnico e mais de 200 km de galerias ripcolas (vegetao ribeirinha) foram destrudos, locais onde existiam espcies nicas!

Para uso da matria-prima

A sobre-explorao da matriaprima proveniente de certas espcies (como o caso da madeira no pinheiro-bravo), para consecutiva utilizao na indstria, um dos principais motivos da desflorestao.

Para uso agrcola


As rvores so incendiadas ou cortadas para ocupao agrcola, mesmo quando esses terrenos no so adequados para a agricultura.

As monoculturas de cereais e outras plantas, para uso humano ou animal, so completamente artificiais, uma vez que resultam da destruio da floresta (ecossistema natural).

Introduo de eucaliptos e pinheiros-bravos

Os eucaliptos foram trazidos da Austrlia e da Tasmnia e tm tido preferncia em relao s espcies nativas, j que se desenvolvem mais rapidamente e tm maior capacidade de regenerao (aspecto positivo em caso de incndio). De incio, o objectivo de plantar eucaliptos era drenar terrenos pantanosos, devido a certas caractersticas desta espcie, mas rapidamente se descobriu que os eucaliptos poderiam ser bastante mais lucrativos no ramo da indstria de papel, sendo plantados at em terrenos frteis, indispensveis actividade agrcola. Estes terrenos ficam rapidamente degradados, no sendo possvel restaurar no local as espcies nativas. Os eucaliptos tambm so pobres em termos de biodiversidade, identificando-se numa floresta nativa 700 casas de aves reprodutoras/km e na de eucaliptos apenas 100, sendo o motivo o rpido crescimento das rvores para abate, que no d tempo instalao de uma comunidade. Quanto aos pinheiros-bravos, apesar de serem uma espcie nativa, so plantados em excesso (so rvores de crescimento rpido), substituindo outras espcies nativas. Enquanto espcie pioneira da sucesso ecolgica, pode ser utilizada na recuperao de solos pobres ou degradados, criando as condies necessrias para as espcies de maiores exigncias. A regenerao natural de carvalhos sob o coberto do pinhal alis frequente em todo o pas; no entanto, a prtica mais comum substituir o pinhal por novo pinhal, em vez de aproveitar a regenerao natural das quercneas.

Os pinheiros-bravos so plantados devido sua madeira , ptima para comercializao. A introduo de espcies invasoras provoca no s a destruio dos habitats das espcies nativas, mas tambm a transmisso de doenas e a perda da variabilidade gentica.

Declnio de certas espcies Declnio do ulmeiro

Desde 1920, a doena grafiose originou em toda a Europa, um declnio geral da espcie.A doena devese a um fungo (ophiostoma ulmi) que obstrui os vasos condutores de gua da rvore.Os sintomas externos so murchido e a perda de ramos e de partes da copa at que toda a rvore morre.O fungo difunde-se atravs do escaravelho do alburno e considerado uma das piores espcies invasoras a nvel mundial,afectando quer a Europa,quer a Amrica do Norte,quer todos os ulmeiros plantados nos jardins das antigas colnias europeias. rvore tambm ornamental, inicialmente usada para arborizar a avenida da liberdade, hoje uma raridade nas ruas portuguesas, pouco comum como rvore adulta nos nossos campos, onde era conhecida por negrilho, sendo os ltimos sobreviventes deixados morrer sem tratamento ,contaminando todos os outros que possam existir saudveis.

Declnio do sobreiro

Uma praga secundria, o A P. cylindrus, uma das grandes preocupaes em relao aos sobreiros. Atacam essencialmente aps o descortiamento, quando as rvores j esto enfraquecidas. A morte sbita do sobreiro e da azinheira provocada por um fungo extico, o Phytophthora cinnamomi. Embora tenha sido identificado apenas em 1993, sintomas idnticos foram observados desde o fim do sculo XIX, embora no com a intensidade e a gravidade verificada a partir dos anos 1980. Pensase que o fungo, por si s, no causa a doena, sendo necessrios outros factores que provoquem stress nas rvores, em particular aps perodos alternados de seca prolongadas e encharcamento do solo. O fungo destri as razes finas das rvores, limitando a absoro de nutrientes e gua.

Declnio do castanheiro

Certas doenas, como o caso da doena da tinta, afectam grandemente o castanheiro, sendo uma das causas do seu declnio. A doena da tinta causada pelo mesmo fungo que ataca sobreiros e azinheiras, Phytophthora cinnamomi.

Chuvas cidas
Os raios UV emitidos pelo sol (aqui encoberto pelo fumo dum fogo duma floresta em Portugal) interagem com os gases de combusto para formar uma poluio fotoqumica. A chuva cida um fenmeno resultante da dissoluo de gases poluentes, derivados do dixido de enxofre e de dixido de azoto, nas nuvens e na chuva. Ao reagirem com a gua, estes gases formam os cidos sulfrico e ntrico, substncias causadoras de grandes alteraes biolgicas na floresta. Devido s chuvas cidas, morrem lotes inteiros de plantas, enquanto outras nem sequer chegam a desenvolver-se. Muitas vezes a chuva cida no a causa directa da morte dos seres vivos, mas enfraquece de tal forma as plantas que estas morrem atacadas por insectos e fungos ou derrubadas pelo vento. As plantas conferas e decduas so as mais afectadas.

Implicaes da destruio das nossas florestas Implicaes econmicas

Taxa de arborizao (floresta) em Portugal.


A floresta e as actividades ligadas a ela representam 3% do bolo de lucro da economia (3100 milhes de euros). Se o declnio da nossa floresta continuar, em breve este lucro deixar de colaborar para uma saudvel economia nacional. Em termos de comrcio externo, o saldo da balana comercial extremamente positivo, chegando aos 1024 milhes de euros (2748 milhes em exportaes e 1724 em importaes). O declnio da floresta representaria uma grande perda para o pas.

Implicaes sociais
Mais de 160 000 pessoas esto empregues em reas relacionadas com a floresta, representando 3,3% da populao activa. Os problemas que tm vindo a surgir, relacionados com a floresta, podem deixar estas pessoas sem emprego, o que poder prejudicar milhares de famlias j com rendimentos baixos. Trata-se de um problema social, mas tambm econmico, j que estimula o aumento da taxa de desemprego.

Implicaes ambientais
A nvel ambiental, o declnio florestal em Portugal diminui a biodiversidade, pondo algumas espcies em perigo e levando a que outras desapaream por completo do nosso pas. As reas que sofreram desflorestao rapidamente se tornam ridas, impedindo que as espcies nativas se reinstalem na regio, dando lugar a vegetao de baixo porte ou propagao de espcies de crescimento rpido, como o caso do eucalipto. Por fim, a emisso de dixido de carbono ser maior, e tambm menor ser o dixido de carbono fixado pelas plantas e no solo, j que no existiro plantas para fazer a remoo do dixido de carbono da atmosfera para a floresta. A destruio da floresta leva ao desaparecimento da fauna e da flora dessa regio, a uma elevada eroso do solo desprotegido, a uma modificao das bacias hidrogrficas, muitas vezes com grandes prejuzos materiais e mesmo de vidas humanas.

A importncia da Floresta e dos recursos florestais

Alguns nmeros relacionados com a floresta, segundo um relatrio de Fevereiro de 2003 : Uma rea florestal de 3 349 000 ha, equivalendo a 38% do territrio nacional Cerca de 85% da floresta nacional pertence a privados Contribui para a economia nacional em 3100 milhes de euros, representando 3% das receitas

Emprega 160 000 trabalhadores, correspondendo a 3,3% da populao activa Estes dados falam por si mesmos. A floresta importante para a populao e para o pas. De um modo geral, floresta esto associadas actividades como a produo lenhosa, cortia, celulose (produo de papel), gema, madeira, silvopastorcia, caa, pesca, apicultura, recreio e lazer, providenciando bens e servios. Desta forma, so criadas oportunidades de rendimento e de emprego em reas pouco desenvolvidas. Por exemplo, a celulose muito importante para o pas. Portugal um dos principais produtores e exportadores na rea da indstria do papel. Tambm a produo de mobilirio se d numa escala bastante elevada, estando a matria-prima no nosso pas. Quanto ao lazer, a existncia de floresta no nosso pas uma mais- valia nacional, j que h bastantes pases interessados neste tipo de turismo. Quanto energia, os resduos florestais, ou a denominada biomassa, se forem bem aproveitados, podem ser muito importantes para o pas. Os subprodutos da floresta ou da explorao da indstria da madeira fornecem matria-prima capaz de produzir energia trmica ou electricidade. A biomassa de grande utilidade, sendo uma energia que no polui e que recorre aco da natureza. A nvel ambiental, a floresta contribui para os ciclos da gua, do oxignio e do carbono, assim como para a manuteno da biodiversidade. medida que a floresta diminui, o mesmo acontece s suas comunidades, em especial aos seres vivos que a encontram os seus habitats e nichos ecolgicos. A diminuio da biodiversidade, de recursos naturais e de todo o ecossistema uma perda irreparvel.

Medidas de salvaguarda e proteco florestal


A reduo gradual e o correcto ordenamento florestal das monoculturas de eucalipto e pinheiro, e o incentivo preservao e ampliao das reas de vegetao autctone, assume um papel primordial na minimizao dos efeitos catastrficos dos fogos. Relativamente ao combate a incndios, o grau de preparao dos bombeiros e outras entidades de proteco civil e a garantia de acesso a reas de densa arborizao so passos necessrios, bem como o investimento intenso no estudo das reas de maior risco. Nas situaes em que o incndio foi causado por negligncia, vandalismo ou criminalidade, h que promover campanhas de sensibilizao e informao das populaes. Quanto ao abate de rvores, alteraes legislao e desenvolvimento de mecanismos de fiscalizao mais eficazes para a reconverso das reas ardidas, bem como a devida proteco das actuais reas protegidas e criao de novas reas de Proteco Ambiental, podero ser um passo em frente na proteco dos recursos florestais portugueses. No caso das chuvas cidas, necessrio ter cuidado com o nvel de emisso de poluentes para a atmosfera, tentando de certa forma controlar a sua concentrao, sendo esta uma medida de preveno a nvel mundial. O assunto tambm dever ser analisado em termos polticos, sendo a criao de comisses especializadas compostas por representantes de todas as partes interessadas e por especialistas, uma das formas de interveno do poder poltico de forma a unir objectivos ambientais, sociais e econmicos.

Trabalho feito por: Tnia Martins 8D n19

You might also like