You are on page 1of 26

AVISO PRVIO

Dispe o artigo 1 da Lei 12.506, de 11 de outubro de 2011 que: Art. 1 O aviso prvio, de que trata o Cap. VI do Tt. IV da CLT, aprovada pelo Decreto-Lei 5452, de 1 de maio de 1943, ser concedido na proporo de 30 (trinta) dias aos empregados que contm at 1 (um) ano de servio na mesma empresa. Pargrafo nico. Ao aviso prvio previsto neste artigo sero acrescidos 3 (trs) dias por ano de servio prestado na mesma empresa, at o mximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de at 90 (noventa) dias.

AVISO PRVIO
Portanto, a nova Lei alterou de forma significativa, as disposies contidas no artigo 487 da Consolidao das Leis do Trabalho, ao fixar o prazo mnimo de 30 (trinta) dias de aviso prvio, ora previsto nos termos do artigo 7, inciso XXI da Constituio Federal.

AVISO PRVIO
Clculo: Ao perodo mnimo de 30 (trinta) dias dever ser acrescido nos termos da nova Lei, 03 (trs) dias a cada ano trabalhado, limitado ao mximo de 90 (noventa) dias, ou seja, 03 (trs) meses de aviso prvio trabalhado ou indenizado, para aquele trabalhador que permanecer trabalhando por no mnimo 21 (vinte e um) anos para a mesma empresa.

AVISO PRVIO
Dispensa do Aviso Prvio? Outra questo a ser tratada diz respeito ao cumprimento do aviso. No modelo atual entendemos que em caso de o trabalhador ter direito a perodo superior a 30 (trinta) dias de aviso prvio, deve dificultar a dispensa do cumprimento do aviso, apesar de no haver previso legal que impossibilite a dispensa do cumprimento no modelo atual. Exemplo:

AVISO PRVIO
Dispensa do Aviso Prvio; Exemplo: o trabalhador com 10 (dez) anos e 01 (um) ms de trabalho para a mesma empresa ter direito a 60 (sessenta) dias de aviso prvio, o que de certo, implicaria em sensvel prejuzo a empresa em se tratando de aviso prvio indenizado (aquele que o trabalhador fica isento do cumprimento). Havendo interesse de ambas as partes, o prazo e a dispensa do cumprimento do aviso prvio pode ser conciliada entre empresa e trabalhador, o acordo no caso, para ter validade depende da anuncia do sindicato da categoria.

AVISO PRVIO
Repercusso negativa da nova lei; Empregado; Trata-se da escolha do trabalhador a ser demitido por parte da empresa, aquele com menos de 01 (ano) entendemos ter sempre a preferncia na escolha a ser demitido, do que aquele com longo tempo de casa, independentemente do desempenho de um ou de outro trabalhador. Nestes casos dever a empresa levar em considerao o fator financeiro (valor da resciso contratual) preponderando em relao questo de desempenho de um de outro trabalhador.

AVISO PRVIO
Repercusso negativa da nova lei; Empregador; Sob a tica do trabalhador entendemos ainda que o cumprimento por parte deste de perodo superior a 30 (trinta) dias de aviso prvio, tambm se mostra medida prejudicial, haja vista, que este poder permanecer 60 (sessenta) ou at 90 (noventa) dias, com sua situao profissional indefinida, pois neste perodo estar trabalhando.

AVISO PRVIO
Aviso Prvio Retroativo Cumpre esclarecer ainda que a nova Lei entrou em vigor na data de sua publicao, ou seja, em 13 de outubro de 2011, o que significa que os trabalhadores demitidos antes da vigncia da Lei (13/10/2011) no tm direito s novas regras, porm os demitidos a partir da vigncia da nova Lei esto abrangidos pelos efeitos desta, devendo ser computados os anos trabalhados antes da vigncia da Lei, para fins de rescises contratuais ps 13 de outubro de 2011.

AVISO PRVIO
Resumindo, os efeitos da Lei nova no possui efeito retroativo exceto para fins de contagem dos anos trabalhados. Regras do Aviso Prvio silente a nova Lei em relao reduo de 02 (duas) horas na jornada normal de trabalho, ou 07 (sete) dias corridos dos 30 (trinta) a serem cumpridos de aviso prvio, redues previstas no artigo 488 da Consolidao das Leis do Trabalho, entendemos que tal previso permanece inalterada, pois o artigo em questo no foi alterado ou revogado.

FRIAS
CONCEITO DE FRIAS As frias so um perodo de descanso peridico de uma atividade constante, geralmente trabalho ou aulas. O perodo de frias varia de acordo com a legislao de cada pas, no Brasil define se a cada um ano trabalhado, o indivduo tem direito a frias.

FRIAS
FRIAS LABORAIS No Brasil, a legislao trabalhista estabelece um mnimo de 20 ou 30 dias consecutivos por ano de frias, sendo que aqueles que tm apenas 20 dias podem requerer compensao pelos outros 10 dias em forma de aumento no salrio. Um trabalhador deve gozar as frias necessariamente entre 12 e 24 meses decorridos desde data da sua contratao, ou desde as ltimas frias.

FRIAS
O objetivo das frias proporcionar um perodo de descanso. Sendo assim, o trabalhador no pode se privar das frias nem por vontade prpria e dever consumir no mnimo 1/3 do perodo. No Brasil, o direito s frias foi conquistado, junto com outros direitos dos trabalhadores, aps as greves operrias do incio do sculo XX na luta por melhores condies de trabalho, melhores salrios e garantias trabalhistas.

FRIAS
CLT , CAPTULO IV, DAS FRIAS ANUAIS, SEO I

Do Direito a Frias e da sua Durao Artigo 129 - Todo empregado ter direito anualmente ao gozo de um perodo de frias, sem prejuzo da remunerao. Artigo 130 - Aps cada perodo de 12 (doze) meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, na seguinte proporo: I - 30 (trinta) dias corridos, quando no houver faltado ao servio mais de 5 (cinco) vezes; II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas; III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e trs) faltas; IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.

FRIAS
1 - vedado descontar, do perodo de frias, as faltas do empregado ao servio. 2 - O perodo das frias ser computado, para todos os efeitos, como tempo de servio. Artigo 130-A - Na modalidade do regime de tempo parcial, aps cada perodo de doze meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, na seguinte proporo: I - dezoito dias, para a durao do trabalho semanal superior a vinte e duas horas, at vinte e cinco horas; II - dezesseis dias, para a durao do trabalho semanal superior a vinte horas, at vinte e duas horas; III - quatorze dias, para a durao do trabalho semanal superior a quinze horas, at vinte horas;

FRIAS
IV - doze dias, para a durao do trabalho semanal superior a dez horas, at quinze horas; V - dez dias, para a durao do trabalho semanal superior a cinco horas, at dez horas; VI - oito dias, para a durao do trabalho semanal igual ou inferior a cinco horas. Pargrafo nico - O empregado contratado sob o regime de tempo parcial que tiver mais de sete faltas injustificadas ao longo do perodo aquisitivo ter o seu perodo de frias reduzido metade.

FRIAS
Artigo 131 - No ser considerada falta ao servio, para os efeitos do artigo anterior, a ausncia do empregado: I - nos casos referidos no art. 473*; Art. 473 O empregado poder deixar de comparecer ao servio sem prejuzo do salrio: I at 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cnjuge, ascendente, descendente, irmo ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho e Previdncia Social, viva sob sua dependncia econmica; II at 3 (trs) dias consecutivos, em virtude de casamento; III por 5 (cinco) dia, em caso de nascimento de filho, no decorrer da primeira semana; ** Nos termos do art. 10, 1, do ADCT, referido prazo passou para 5 dias, at que seja disciplinado o art. 7 XIX, da Constituio Federal.

FRIAS
IV por 1 (um) dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doao voluntria de sangue devidamente comprovada; V at 2 (dois) dias consecutivos ou no, para o fim de se alistar eleitor, nos termos da lei respectiva;
II - durante o licenciamento compulsrio da empregada por motivo de maternidade ou aborto, observados os requisitos para percepo do salriomaternidade custeado pela Previdncia Social; III - por motivo de acidente do trabalho ou enfermidade atestada pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, excetuada a hiptese do inciso IV do art. 133;

FRIAS
IV - justificada pela empresa, entendendo-se como tal a que no tiver determinado o desconto do correspondente salrio; V - durante a suspenso preventiva para responder a inqurito administrativo ou de priso preventiva, quando for impronunciado ou absolvido; e VI - nos dias em que no tenha havido servio, salvo na hiptese do inciso III do art. 133.

FRIAS
Artigo 133 - No ter direito a frias o empregado que, no curso do perodo aquisitivo: I - deixar o emprego e no for readmitido dentro de 60 (sessenta) dias subseqentes sua sada; II - permanecer em gozo de licena, com percepo de salrios, por mais de 30 (trinta) dias; III - deixar de trabalhar, com percepo do salrio, por mais de 30 (trinta) dias, em virtude de paralisao parcial ou total dos servios da empresa; e

FRIAS
IV - tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou de auxliodoena por mais de 6 (seis) meses, embora descontnuos. 1 - A interrupo da prestao de servios dever ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social. 2 - Iniciar-se- o decurso de novo perodo aquisitivo quando o empregado, aps o implemento de qualquer das condies previstas neste artigo, retornar ao servio.

FRIAS
Da Concesso e da poca das Frias Artigo 134 - As frias sero concedidas por ato do empregador, em um s perodo, nos 12 (doze) meses subsequentes data em que o empregado tiver adquirido o direito. 1 - Somente em casos excepcionais sero as frias concedidas em 2 (dois) perodos, um dos quais no poder ser inferior a 10 (dez) dias corridos. 2 - Aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinqenta) anos de idade, as frias sero sempre concedidas de uma s vez.

FRIAS
Da Concesso e da poca das Frias Artigo 136 - A poca da concesso das frias ser a que melhor consulte os interesses do empregador. 1 - Os membros de uma famlia, que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa, tero direito a gozar frias no mesmo perodo, se assim o desejarem e se disto no resultar prejuzo para o servio. 2 - O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, ter direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares.

Das Frias Coletivas


Artigo 139 - Podero ser concedidas frias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. 1 - As frias podero ser gozadas em 2 (dois) perodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos. 2 - Para os fins previstos neste artigo, o empregador comunicar ao rgo local do Ministrio do Trabalho, com a antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, as datas de incio e fim das frias, precisando quais os estabelecimentos ou setores abrangidos pela medida. 3 ... Artigo 140 - Os empregados contratados h menos de 12 (doze) meses gozaro, na oportunidade, frias proporcionais, iniciando-se, ento, novo perodo aquisitivo.

Das Frias Coletivas


Da Remunerao e do Abono de Frias Artigo 142 - O empregado perceber, durante as frias, a remunerao que lhe for devida na data da sua concesso. 1 - Quando o salrio for pago por hora com jornadas variveis, apurar-se- a mdia do perodo aquisitivo, aplicando-se o valor do salrio na data da concesso das frias. 2 - Quando o salrio for pago por tarefa tomar-se- por base a media da produo no perodo aquisitivo do direito a frias, aplicando-se o valor da remunerao da tarefa na data da concesso das frias.

Das Frias Coletivas


Da Remunerao e do Abono de Frias Artigo 142 - O empregado perceber, durante as frias, a remunerao que lhe for devida na data da sua concesso. 1 - Quando o salrio for pago por hora com jornadas variveis, apurar-se- a mdia do perodo aquisitivo, aplicando-se o valor do salrio na data da concesso das frias. 2 - Quando o salrio for pago por tarefa tomar-se- por base a media da produo no perodo aquisitivo do direito a frias, aplicando-se o valor da remunerao da tarefa na data da concesso das frias.

Das Frias Coletivas


Da Remunerao e do Abono de Frias Artigo 143 - facultado ao empregado converter 1/3 (um tero) do perodo de frias a que tiver direito em abono pecunirio, no valor da remunerao que lhe seria devida nos dias correspondentes. 1 - O abono de frias dever ser requerido at 15 (quinze) dias antes do trmino do perodo aquisitivo.

You might also like