You are on page 1of 25

POLMEROS

Tecnologia de Petrleo e Gs Adriano Fontes Soutelo

CONCEITO

Macromolculas formadas a partir de molculas menores - os monmeros; O processo de transformao desses monmeros, formando o polmero, chamado polimerizao.

Nomes dos principais polmeros

Polmero polietileno polipropileno poli-isobutilideno poliestireno polibutadieno

Sigla PE PP PIB PS BR

Nomes dos principais polmeros

Polmero copoli(butadieno e estireno) poli(cloreto de vinila) poli(cloreto de vinilideno) poli(tetraflor etileno) poliacrilonitrila

Sigla SBR PVC PVDC PTFE PAN

Nomes dos principais polmeros

Polmero copoli(estireno - butadieno acrilonitrila ) copoli(etileno - acetato de vinila) poli(glicol etilnico) poli(xido de fenileno) poli(tereftalato de etileno)

Sigla ABS

EVA PEG PPO PET

Nomes dos principais polmeros

Polmero poli(tereftalato de butilideno) policarbonato poli(ftalato maleato de etileno) poliamida 6 poli(fenileno tereftalamida)

Sigla PBT PC PEPM PA-6 PPTA

CLASSIFICAO

Ocorrncia
Naturais - So polmeros que j existem normalmente na natureza. Dentre os mais importantes esto os carboidratos (celulose, amido, glicognio etc), as protenas (existente em todos os seres vivos) e os cidos nuclicos (existentes no ncleo das clulas vivas e responsveis pelas caractersticas genticas dos seres vivos).
celulose

CLASSIFICAO

Ocorrncia
Sintticos - So polmeros fabricados pelo homem, a partir de molculas simples. Dentre eles esto o nylon, o polietileno, o PVC etc. No setor de fibras txteis, alm de falarmos em fibras naturais e artificiais, falamos tambm em fibras artificiais ou modificadas, como, por exemplo, o rayon.

CLASSIFICAO

Natureza da cadeia
Polmero de cadeia homognea - Quando o esqueleto da cadeia formada apenas por tomos de carbono. Polmero de cadeia heterognea - Quando no esqueleto da cadeia existem tomos diferentes de carbono (heterotomos).

CLASSIFICAO

Disposio espacial dos monmeros


Polmero Ttico - Quando as unidades monomricas dispem-se ao longo da cadeia polimrica de maneira organizada.
Isotticos: distribuem-se ao longo da cadeia de tal modo que unidades sucessivas, aps rotao e translao, podem ser exatamente superpostas; Sindiotticos: a rotao e translao de uma unidade monomrica, em relao seguinte, reproduz a imagem especular desta ltima.

Polmero Attico - Quando as unidades monomricas dispem-se ao longo da cadeia polimrica de maneira desordenada.

CLASSIFICAO

Fusibilidade
Termoplsticos Termofixos

CLASSIFICAO

Estrutura do polmero
Polmero linear Os polmeros lineares do origem a materiais termoplsticos. Polmero tridimensional Esses polmeros do origem a materiais termofixos.

CLASSIFICAO

Tipo de reao de polimerizao


De adio

CLASSIFICAO

Tipo de reao de polimerizao


De condensao

REAES DE POLIMERIZAO

Polmeros de adio

REAES DE POLIMERIZAO

Polmeros de condensao

REAES DE POLIMERIZAO

PROPRIEDADES MECNICAS

Dependentes do tamanho mdio e da distribuio de comprimentos das cadeias de polmero. Embora a estrutura qumica do polmero seja igual, pesos moleculares diferentes podem mudar completamente as propriedades do polmero: Propriedades fsicas Mecnicas Trmicas Reolgicas e por esta razo, os polmeros so caracterizados principalmente por seu peso molecular.

PROPRIEDADES MECNICAS

Tanto o peso molecular quanto a distribuio de pesos moleculares so determinadas pelas condies operacionais da reao, sendo que diferentes condies operacionais produziro polmeros com pesos moleculares mdio diferentes. Devido grande competio industrial, so de extrema importncia: a habilidade de poder controlar o peso molecular do polmero durante sua produo; e o entendimento de como o peso molecular influencia nas propriedades finais do polmero.

PROPRIEDADE S MECNICAS

PROPRIEDADES MECNICAS

Peso molecular:
Mn Peso Molecular Mdio Numrico

Mw Peso Molecular Mdio Ponderal

ci peso total das molculas de comprimento de cadeia i Mi peso do polmero de comprimento de cadeia i

PROPRIEDADES MECNICAS

Arquitetura molecular:
Polmero Linear: cada monmero ligado somente a outros dois monmeros, existindo a possibilidade de ramificaes pequenas que so parte da estrutura do prprio monmero. Polmero Ramificado: um monmero pode ser ligar a mais de dois outros monmeros, sendo que as ramificaes no so da estrutura do prprio monmero. Polmero em Rede: as ramificaes do polmero se interconectam formando um polmero com peso molecular infinito. Um polmero considerado de peso molecular infinito quando seu valor maior do que o peso molecular que os equipamentos de anlise conseguem medir.

PROPRIEDADES MECNICAS

You might also like