You are on page 1of 29

UNIDADE IV REGIME ADUANEIRO

1. Conceitos

1.1 Territrio
De acordo com o Regulamento Aduaneiro(Decreto n 6.759, de 05/02/2009), artigos 2 a 3, o territrio aduaneiro compreende todo o territrio nacional. O territrio aduaneiro abrange: a) Zona Primria constituda pelas seguintes reas demarcadas pela autoridade aduaneira local:

1.1 Territrio
a rea, terrestre ou aqutica, contnua ou descontnua, nos portos alfandegados; a rea terrestre, nos aeroportos alfandegados; a rea terrestre, que compreende os pontos de fronteira alfandegados. b) Zona Secundria que compreende a parte restante do territrio aduaneiro, nela includas as guas territoriais e o espao areo.

1.2 DIREITOS ADUANEIROS


Direitos aduaneiros so tributos que o Estado faz incidir sobre as mercadorias que transpem as fronteiras do territrio nacional. Duas categorias de direitos merecem destaque: direitos de exportao, cobrados sobre mercadorias que saem do territrio nacional; direitos de importao, cobrados sobre mercadorias que entram no territrio nacional.

1.3 PORTOS SECOS


Portos secos so recintos alfandegados de uso pblico, situados em zona secundria, nos quais so executadas operaes de movimentao, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagem, sob controle aduaneiro. No porto seco so tambm executados todos os servios aduaneiros a cargo da Receita Federal do Brasil (RFB), inclusive os de processamento de despacho aduaneiro de importao e de exportao (conferncia e desembarao aduaneiros), permitindo, assim, a interiorizao desses servios no Pas. O porto seco instalado, preferencialmente, adjacente s regies produtoras e consumidoras.

2. Regime Aduaneiro
Atualmente existem basicamente trs regimes aduaneiros no Brasil: a) Regime Aduaneiro Comum, ou Geral; b) Regimes Aduaneiros Especiais; e c) Regimes Aduaneiros Aplicados em reas Especiais. Legislao Bsica: Decreto-Lei n 37, de 18/11/1966; Decreto n 6.759, de 05/02/2009 (Regulamento Aduaneiro).

2. Regime Aduaneiro
Regime Aduaneiro Comum aplica-se s importaes e exportaes efetuadas em carter definitivo. Os Regimes Aduaneiros Especiais so, em geral, incentivos ao desenvolvimento econmico, por meio de benefcios fiscais aliados a facilitaes procedimentais, permitindo a realizao de operaes de importao/exportao sem a exigncia dos tributos incidentes. So eles os seguintes: Admisso Temporria; Admisso Temporria para Aperfeioamento Ativo;

2. Regime Aduaneiro
Depsito Alfandegado Certificado (DAC); Depsito Afianado (DAF); Depsito Especial (DE); Drawback; Depsito Franco; Entreposto Aduaneiro; Entreposto Industrial sob Controle Informatizado (RECOF);

2. Regime Aduaneiro
Exportao Temporria; Exportao Temporria para Aperfeioamento Passivo; Loja Franca; Trnsito Aduaneiro; Regime Aduaneiro Especial de importao de insumos destinados industrializao por encomenda (RECOM); Regime Aduaneiro Especial de exportao e importao de bens destinados s atividades de pesquisa e de lavra das jazidas de petrleo e de gs (REPETRO);

2. Regime Aduaneiro
Regime Aduaneiro Especial para importao de petrleo bruto e seus derivados, para fins de exportao no mesmo estado em que foram importados (REPEX); Regime Especial de Tributao para incentivo modernizao e ampliao da estrutura porturia (REPORTO).

2. Regime Aduaneiro
Regimes Aduaneiros Aplicados em reas Especiais, por sua vez, so incentivos fiscais ao desenvolvimento regional, e buscam polinizar o processo de industrializao no Pas. So eles: reas de Livre Comrcio (ALC); Zona Franca de Manaus (ZFM); Zonas de Processamento de Exportaes (ZPEs).

2. Regime Aduaneiro
2.1 - Admisso Temporria o regime que permite a importao de bens que devem permanecer no Pas durante prazo fixado (pela autoridade aduaneira), com suspenso de tributos, retornando ao exterior sem sofrer modificaes que lhes confiram nova individualidade. Objetivo: Favorecer a importao de bens para atender a interesses nacionais de ordem econmica, cientfica, tcnica, social, cultural etc. Podero ser admitidos no regime de admisso temporria os bens destinados: a feiras, exposies, congressos e outros eventos cientficos ou tcnicos; a pesquisa ou expedio cientfica, desde que relacionados em projetos previamente autorizados pelo Conselho Nacional de Cincia e Tecnologia;

2. Regime Aduaneiro
2.2 - Admisso Temporria para Aperfeioamento Ativo o regime que permite o ingresso, para permanncia temporria no Pas, com suspenso do pagamento dos tributos, de mercadorias estrangeiras ou desnacionalizadas, destinadas a operaes de aperfeioamento ativo e posterior reexportao. Consideram-se operaes de aperfeioamento ativo: as operaes de industrializao relativas ao beneficiamento, montagem, renovao, ao recondicionamento, ao acondicionamento ou ao reacondicionamento aplicadas ao prprio bem; e o conserto, o reparo, ou a restaurao de bens estrangeiros, que devam retornar, modificados, ao pas de origem.

2. Regime Aduaneiro
So condies bsicas para aplicao do regime Admisso Temporria para Aperfeioamento Ativo: que as mercadorias sejam de propriedade de pessoa sediada no exterior e admitidas sem cobertura cambial; que o beneficirio seja pessoa jurdica sediada no Pas; e que a operao esteja prevista em contrato de prestao de servio.

2. Regime Aduaneiro
2.3 - Trnsito Aduaneiro O regime especial de trnsito aduaneiro o que permite o transporte de mercadorias, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro, com suspenso do pagamento de tributos. O trnsito aduaneiro possibilita a interiorizao das atividades aduaneiras que seriam realizadas nas reparties de fronteira, proporcionando a diminuio de trabalho dessas reparties e desafogando, assim, a zona primria.

2. Regime Aduaneiro
2.4 - Entreposto Aduaneiro O regime de entreposto aduaneiro o que permite, na importao e na exportao, o depsito de mercadoria, em local determinado, com suspenso do pagamento de tributos e sob controle fiscal. Podero ser submetidas s seguintes operaes, nos termos e condies estabelecidas na Instruo Normativa SRF n 241, de 06/11/2002: exposio, demonstrao e teste de funcionamento; industrializao; e manuteno ou reparo.

2. Regime Aduaneiro
2.5 Drawback O Drawback, no mbito da SECEX, um incentivo exportao que compreende a suspenso ou a iseno dos tributos incidentes na importao ou na aquisio no mercado interno de mercadoria utilizada na industrializao de produto exportado ou a exportar. Por Industrializao, entende-se qualquer operao que modifique a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentao ou a finalidade do produto, ou o aperfeioe para consumo, por meio de processos como transformao, beneficiamento, montagem, renovao ou recondicionamento e acondicionamento ou reacondicionamento.

2. Regime Aduaneiro
Drawback poder ser concedido a: mercadoria para beneficiamento no Pas e posterior exportao; matria-prima, produto semielaborado ou acabado, utilizados na fabricao de mercadoria exportada, ou a exportar; pea, parte, aparelho e mquina complementar de aparelho, de mquina, de veculo ou de equipamento exportado ou a exportar; mercadoria destinada a embalagem, acondicionamento ou apresentao de produto exportado ou a exportar, desde que propicie comprovadamente uma agregao de valor ao produto final; animais destinados ao abate e posterior exportao; e matria-prima e outros produtos que, embora no integrando o produto a exportar ou exportado, sejam utilizados em sua industrializao, em condies que justifiquem a concesso.

2. Regime Aduaneiro
O regime no poder ser concedido para: importao de mercadoria utilizada na industrializao de produto destinado ao consumo na Zona Franca de Manaus e em reas de Livre Comrcio localizadas em territrio nacional; exportao ou importao de mercadoria suspensa ou proibida; importao de petrleo e seus derivados, exceto coque calcinado de petrleo e nafta petroqumica;

2. Regime Aduaneiro
A legislao prev trs modalidades de aplicao de Drawback: - Suspenso; - Iseno; e - Restituio. Drawback Integrado Suspenso Na modalidade de suspenso, o benefcio aplicado sob a forma de suspenso do pagamento de tributos devidos sobre importao ou aquisio no mercado interno de mercadoria a ser exportada aps beneficiamento ou destinada a fabricao, complementao ou acondicionamento de outra a ser exportada.

2. Regime Aduaneiro
O prazo de validade do ato concessrio ser compatibilizado com o ciclo produtivo do bem a exportar, sendo que o pagamento dos tributos incidentes poder ser suspenso por prazo de at 1 (um) ano, prorrogvel por igual perodo. Para bem de capital de longo ciclo de fabricao, a suspenso poder ser concedida por prazo compatvel com o de fabricao e exportao do bem, at o limite de 5 (cinco) anos.

2. Regime Aduaneiro
Drawback Integrado Iseno Na modalidade de iseno, a empresa ter direito a importar ou adquirir no mercado interno a mesma quantidade e qualidade de insumos empregados na produo de um produto comprovadamente j exportado. Trata-se, pois, de uma reposio de estoque. O prazo de validade do ato concessrio de Drawback integrado iseno para a reposio das importaes ou aquisies no mercado interno ser de um ano, contado a partir da data da sua emisso, podendo ser concedida uma nica prorrogao at o limite de dois anos.

2. Regime Aduaneiro
Drawback Restituio A modalidade de restituio refere-se restituio total ou parcial de tributos que incidiram sobre a importao anterior de mercadoria que venha a ser exportada aps beneficiamento ou que seja utilizada na fabricao, complementao ou acondicionamento de outra mercadoria exportada. O regime compreende a restituio do: Imposto de Importao (II); Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Contribuio para os Programas de Integrao Social e de Patrimnio do Servidor Pblico (PIS/PASEP); e Contribuio Social para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

2. Regime Aduaneiro
A restituio dos tributos concedida sob a forma de Crdito Fiscal importao no valor recolhido por meio da Declarao de Importao, a ser utilizado em qualquer importao posterior. Deve ser utilizado no prazo mximo de 90 dias a partir da exportao. 2.5.1 - Drawback Verde-Amarelo Veio para tentar corrigir o tratamento dado s importaes externas. Portanto nessa modalidade possvel realizar, com suspenso de tributos, importaes e compras no mercado interno de itens usados na fabricao de mercadorias a serem exportadas.

2. Regime Aduaneiro
2.5.2 - Drawback Integrado Veio para melhorar problemas do Drawback verde-amarelo. Tais como compra no mercado interno sem a devida exportao. O Drawback integrado prev a compra no mercado interno e a importao, com suspenso de tributos, de forma combinada ou no, de mercadorias para emprego ou consumo no processo produtivo de bens destinados exportao. Porem o Drawback ainda no resolveu a questo do ICMS, pois s atua em relao aos tributos federais.

2. Regime Aduaneiro
O Regime de Drawback poder ser concedido a empresa industrial ou comercial. No caso de empresa comercial, a mercadoria dever ser industrializada sob encomenda em estabelecimento industrial, por conta e ordem da beneficiria do Regime, e posteriormente exportada.

2. Regime Aduaneiro
2.6 - Zonas de Processamento de Exportao As Zonas de Processamento de Exportao (ZPEs) caracterizam-se como reas de livre comrcio com o exterior, destinadas instalao de empresas voltadas para a produo de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primrias para efeito de controle aduaneiro. a empresa industrial instalada em ZPE contar com suspenso de: 1) no mercado interno: IPI; COFINS; e PIS/PASEP.

COFINS - Contribuio para Financiamento da Seguridade 2) na importao: Social II; PIS - Programas de Integrao Social, destinado aos funcionrios de empresas privadas regidos pela CLT, administrado pela CEF. IPI; PASEP Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico, destinado COFINS - Importao; aso servidores pblicos federais regido pelo sistema estatutrio e administrado PIS/PASEP Importao. pelo BB. Quando a aquisio for relativa a mquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos, a suspenso dos tributos ser aplicada tanto para bens novos como para usados, os quais devero ser incorporados ao ativo imobilizado da empresa autorizada a operar em ZPE. No caso de importao de bens usados, a suspenso ser aplicada quando se tratar de conjunto industrial e que seja elemento constitutivo da integralizao do capital social da empresa.

Obrigado!

You might also like