You are on page 1of 15

FRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS

Data: 10 a 13 de Dezembro de 2013 Local: CICB Centro Internacional de Convenes do Brasil Braslia/UF

Nome do Evento: FRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS

Tema central: DILOGO E RESPEITO S DIFERENAS


OBJETIVO: Promover um espao de debate pblico sobre direitos humanos no mundo, em que sejam tratados seus principais avanos e desafios, com foco no respeito s diferenas, na participao social, na reduo das desigualdades e no enfrentamento a todas as violaes de direitos humanos.

ESTIMATIVA DE PBLICO 5 mil participantes nacionais e internacionais. PARTICIPANTES Organizaes da sociedade civil; Movimentos sociais; Sociedade civil;

Organizaes internacionais;
Governos federal, estaduais e municipais; Poder Judicirio; Ministrio Pblico; Defensoria Pblica; Poder Legislativo; Instituies de ensino, pesquisa e afins.

ESTRUTURA DE ORGANIZAO DO FMDH COMIT ORGANIZADOR O CO a ltima instncia para discusso e aprovao das linhas gerais do Frum; A composio do CO ser aberta e a representao ser por instituio, devendo a instituio estar de acordo com os tratados de direitos humanos ratificados pelo Brasil, a prevalncia dos direitos humanos estabelecida pela Constituio e o terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3); Podero fazer parte do CO instituies governamentais e no governamentais, movimentos sociais e organismos internacionais, entre outros; Do CO derivam as comisses de trabalho que atuaro na organizao do Frum: Temtica, Infraestrutura, Cultura, Mobilizao e Comunicao.

SECRETARIA EXECUTIVA A SE do Frum tem carter administrativo e operacional e a funo de acompanhar e apoiar o planejamento e a realizao de todas as atividades que compem o processo de construo do Frum, garantindo a operacionalizao das determinaes do CO e das Comisses de Trabalho.

COMISSES (Principais atribuies)


TEMTICA: Proposio, avaliao e encaminhamento de questes relacionadas ao
ementrio, s conferncias e aos debates, e ao regulamento e propostas de atividades autogestionadas temticas e convergentes.

INFRAESTRUTURA: Organizao e superviso da infraestrutura e da logstica necessrias para


o bom andamento do Frum e das atividades que o antecedem.

CULTURA: Proposio, avaliao e encaminhamento das atividades autogestionadas de


cultura; proposio de questes relacionadas ao regulamento.

MOBILIZAO: Divulgao local, regional, nacional e internacional do Frum; mobilizao de


instituies de diversos segmentos para efetiva participao no encontro; organizao de mobilizaes regionais e caravanas.

COMUNICAO: Elaborao de plano de comunicao; orientao e apoio divulgao do


FMDH em eventos promovidos por outras instituies; monitoramento da divulgao de informaes sobre o FMDH nas redes sociais.

ESTRUTURA DA PROGRAMAO:

O Frum ser organizado em torno de:


Conferncias e Debates temticos; Atividades autogestionadas.

CONFERNCIAS E DEBATES TEMTICOS As conferncias e debates comporo a programao oficial do Frum, com a participao de convidados nacionais e internacionais, que se reuniro para debater e refletir sobre direitos humanos.

ATIVIDADES AUTOGESTIONADAS As atividades autogestionadas permitem o encontro, a apresentao e a fundamentao de propostas de instituies que fizerem adeso ao Comit Organizador CO do FMDH, para a reflexo conjunta, a troca de experincias, a articulao, a formao de redes, de movimentos e de organizaes sociais. Essas atividades ocorrero nos dias 11 e 12 de dezembro e sero agrupadas por TIPO. ATIVIDADES TEMTICAS (tipo 1): visam promoo, discusso e ao debate acerca dos direitos humanos. So elas: painis temticos, oficinas, seminrios, mesas redondas, relatos, palestras e afins. ATIVIDADES CULTURAIS (tipo 2): visam promoo e difuso dos direitos humanos por meio da cultura e das diversas linguagens artsticas, incluindo Mostra de Cinema e de Audiovisual, Mostra de Artes Visuais e Literatura, Artes Cnicas (teatro, dana, circo e performance) e Msica. ATIVIDADES CONVERGENTES (tipo 3): so atividades de articulao e organizao de agendas, campanhas e mobilizaes e compreendem a realizao encontros para construir agendas comuns e/ou mobilizar segmentos sociais e/ou permitir um espao de dilogo a respeito de campanhas e atos em defesa dos Direitos Humanos.

CRONOGRAMA
Data: 10 a 13 de Dezembro de 2013 Inicio da montagem: 07 de dezembro de 2013 Perodo de credenciamento: 09 e 10/12 Desmontagem: 13/12 ( noite) a 14/12

PROGRAMAO

09/12

Manh e Tarde Credenciamento

12/12

10/12

Manh Credenciamento Tarde Solenidade de abertura (Atividade cultural)


Manh Conferncia I Debates Temticos 1, 2 e 3 Atividades autogestionadas Tarde Atividades autogestionadas Noite Agenda cultural 13/12

Manh Conferncia II Debates Temticos 4, 5 e 6 Atividades autogestionadas Tarde Atividades autogestionadas Noite Agenda cultural Manh Conferncia III Debates Temticos 7, 8 e 9 Atividades autogestionadas Encerramento (Atividade cultural)

11/12

CALENDRIO DE REUNIES DO COMIT ORGANIZADOR E MOBILIZAES REGIONAIS:

JULHO Lanamento do FMDH; 1 Reunio do Comit Organizador C.O. AGOSTO 15/08 20/08 21/08 28/08 Bahia Regio Nordeste 1 Braslia Braslia So Paulo Regio Sudeste

31/07

Braslia

Reunio de mobilizao regional.


Reunio das Comisses 2 Reunio do C.O. Reunio de mobilizao regional.

CALENDRIO DE REUNIES DO COMIT ORGANIZADOR E MOBILIZAES REGIONAIS:


SETEMBRO 02/09 03/09 04/09 10/09 Porto Alegre Regio Sul Braslia Braslia Amazonas Regio Norte 1 Tocantins Regio Norte 2 Mato Grosso do Sul Regio Cento-Oeste Rio Grande do Norte Regio Nordeste 2 Reunio de mobilizao regional. Reunio das Comisses.

3 Reunio do C.O. Reunio de mobilizao regional.

18/09

Reunio de mobilizao regional.

25/09

Reunio de mobilizao regional. Reunio de mobilizao regional.

27/09

CALENDRIO DE REUNIES DO COMIT ORGANIZADOR E MOBILIZAES REGIONAIS:


OUTUBRO Reunio das Comisses. 4 Reunio do C.O. NOVEMBRO Reunio das Comisses. 5 Reunio do C.O. DEZEMBRO 6 Reunio do C.O. Solenidade de Abertura. Realizao do Frum.

02/10 02/10

Braslia Braslia

06/11 06/11

Braslia Braslia

10/12 10/12 10 a 13

Braslia Braslia Braslia

EMENTRIO PROPOSTO: EIXO TEMTICO I OS DIREITOS HUMANOS COMO BANDEIRA DE LUTA DOS POVOS CONFERNCIA I. OS DIREITOS HUMANOS COMO BANDEIRA DE LUTA DOS POVOS
A abordagem desse eixo contemplar a luta dos povos pelo reconhecimento de seus direitos, a conquista dos direitos humanos por meio das lutas sociais e as recorrentes violaes que ocorrem pelo mundo. Debate 1: Direitos Humanos e Mobilizao Social A abordagem desse debate contemplar a participao social no mundo, em suas diversas expresses, institucionalizadas ou no, as plataformas de direitos humanos, com foco nas formas de organizao das redes de direitos humanos, na renovao e sustentabilidade dos movimentos sociais, bem como nos mecanismos de ampliao da participao da sociedade civil no debate e na reivindicao da efetivao dos direitos humanos. Debate 2: Reconhecimento e Direitos Humanos A abordagem desse debate contemplar a diversidade, a pluralidade e a relao entre cultura e direitos humanos, incluindo a interao positiva na busca pela superao das barreiras entre povos, grupos humanos e diferentes culturas, o reconhecimento do direito diferena e a luta contra todas as formas de discriminao e desigualdade. Debate 3: Direito Memria, Verdade e Justia A abordagem desse debate contemplar as experincias dos diferentes pases que passaram por regimes autoritrios. Este debate se prope a discutir Justia de Transio, seus avanos e impasses, a luta dos perseguidos, dos sobreviventes e dos familiares dos mortos e desaparecidos e o papel das instituies do Estado.

EIXO TEMTICO II A UNIVERSALIZAO DE DIREITOS HUMANOS EM UM CONTEXTO DE VULNERABILIDADES CONFERNCIA II. A UNIVERSALIZAO DE DIREITOS HUMANOS EM UM CONTEXTO DE VULNERABILIDADES
A abordagem desse eixo apontar as vulnerabilidades e as violaes de direitos humanos em suas diversas dimenses, abrangendo crianas, adolescentes, jovens, pessoas idosas, povos da cidade, do campo e da floresta, indgenas, quilombolas, ciganos e comunidades tradicionais, pessoas em situao de rua, imigrantes, migrantes, refugiados, pessoas com deficincia, assim como questes de gnero, raa, orientao sexual, identidade de gnero, diversidade religiosa, sade mental, entre outros. Debate 4: A Conquista de Direitos por Grupos Vulnerabilizados e a Democracia A abordagem desse debate contemplar a relao entre democracia e direitos humanos, abordando temas como participao poltica representativa e direta, direito informao e o respeito e valorizao dos diferentes grupos humanos como forma de fortalecimento da cidadania e da democracia. Debate 5: Paradigmas de Reduo de Desigualdades com base em Direitos Humanos A abordagem desse debate contemplar a equidade, a igualdade, a indivisibilidade e a interdependncia na efetivao dos direitos, com destaque para as discusses referentes ampliao e realizao dos direitos civis, polticos, econmicos, sociais, culturais e ambientais. Debate 6: Os direitos humanos no mundo do trabalho A abordagem desse debate contemplar a crise do modelo econmico hegemnico e seus reflexos no mundo do trabalho e na precarizao das relaes humanas. Neste contexto, discutiremos a luta dos trabalhadores do campo e da cidade pela conquista, manuteno, e expanso de direitos para classe trabalhadora, atentando para as especificidades dos diferentes grupamentos humanos e suas relaes de trabalho tais como aposentadoria, pensionistas, desemprego. As condies de trabalho; a relao entre sade e trabalho; o trabalho decente; e as violaes dos direitos humanos neste espao, em especial o trabalho infantil e o trabalho anlogo escravido, tambm sero analisadas nesta mesa.

EIXO TEMTICO III A TRANSVERSALIDADE DOS DIREITOS HUMANOS


CONFERNCIA III. A TRANSVERSALIDADE DOS DIREITOS HUMANOS
A abordagem desse eixo contemplar a coordenao das polticas pblicas de direitos humanos, a integrao das bandeiras de luta, o papel dos diferentes atores no processo de enfrentamento s violaes de direitos humanos e a valorizao da participao dos sujeitos de direitos como centro da poltica. Debate 7: Defesa dos Direitos Humanos e o Enfrentamento s Violncias A abordagem desse debate contemplar o enfrentamento s violncias e as polticas pblicas de atendimento s vtimas, envolvendo instituies do Estado dando nfase s foras policiais e demais atores da segurana pblica , o setor privado, os movimentos sociais e a sociedade civil, numa perspectiva de promoo e defesa dos direitos humanos. Debate 8: Por uma Cultura de Direitos Humanos A abordagem desse debate contemplar o papel da educao em direitos humanos para o desenvolvimento e a emancipao do cidado por meio do fortalecimento e consolidao de uma cultura de respeito e valorizao dos direitos humanos. Debate 9: Comunicao e Direitos Humanos A abordagem desse debate contemplar o direito comunicao como essencial para efetivao dos demais direitos e o papel da comunicao como potencial aliada no enfrentamento s violaes e na promoo dos direitos humanos. Partindo de uma perspectiva focada no papel estratgico da comunicao nas mdias tradicionais e novas mdias para a difuso dos direitos humanos e a superao de preconceitos amplamente disseminados na sociedade, discutiremos o aprofundamento do debate sobre direitos humanos e liberdade de expresso, acesso informao, democratizao e desenvolvimento da comunicao, direito comunicao, e as intercesses entre comunicao e violncias.

You might also like