You are on page 1of 214

Autoridade Aeronutica Internacional

ICAO ou OACI
Convention on International Civil Aviation, Chicago 7/dez/1944. - 52 Estados signatrios - 26 Estados pendentes PICAO foi estabelecida 6/jun/1945 a 4/abr/1947 - 5/mar/1947 h a ratificao dos 26 Estados pendentes - ICAO ( International Civil Aviation Organization ) inicia em 4/abr/1947 e em out/1947 torna-se agncia especializada da ONU. - o forum global para aviao civil com sede em Montreal/Canad.

- ICAO TRABALHO
Desenvolvimento e organizao dos transportes areos. Melhorar a segurana, eficincia, economia, proteo ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentvel da aviao civil, atravs da cooperao dos Estados membros.

ICAO - Anexos
Anexos so documentos que baseiam estas normas e recomendaes criadas pela OACI e so num total de 18 anexos. Outros documentos da ICAO: Complementos que so Procedimentos para os Servios de Navegao Area; Suplementos que so publicaes baseadas em conferncias regionais. Diferenas que so documentos ou normas criadas pelos pases membros da ICAO mas no cabveis a outros pases, estes so avaliados pela prpria ICAO e se forem de acordo com os objetivos da ICAO, so aprovados e devem constar em publicaes (Brasil AIP) dos prprios Pases.

ICAO - Anexos
1- Licenciamento de Pessoal 2- Regras de Trfego Areo 3- Meteorologia 4- Cartas Aeronuticas 5- Unidades de Medida 6- Operao de aeronaves 7- Nacionalidade de Aeronaves e Marcas de Registro 8- Aeronavegabilidade de Aeronaves 9- Facilidades 10- Telecomunicaes Aeronuticas 11- Servio de Trfego Areo 12- Busca e Salvamento 13- Investigao de Acidentes e Incidentes de Aeronaves 14- Aerdromos 15- Servios de Informao Aeronuticas 16- Proteo ao Meio Ambiente 17- Segurana 18- Transporte Segura de Cargas Perigosas pelo Ar

Como membro da ICAO o Brasil criou documentos pautados nos Anexos que regularizam a Aviao:

CBAer Cdigo Brasileiro de Aeronutica ICA Instrues MCA Manuais FCA Folhetos RBHA- Regulamento Brasileiro de Homologao Aeronutica.

Autoridade Aeronutica Brasileira


Significado das siglas encontradas no organograma acima: ACC: Centro de Controle de rea AIS: Servio de Informao Aeronutica ANAC: Agncia Nacional da Aviao Civil APP: Controle de Aproximao ATS: Servios de Trfego Areo CERNAI: Comisso de Estudos Relativos Navegao Area Internacional CINDACTA: Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo CMA: Centro Meteorolgico de Aerdromo DCTA: Departamento de Cincia e Tecnologia Aeroespacial DECEA: Departamento de Controle do Espao Areo DTCEA: Destacamento de Controle do Espao Areo EMS: Estao Meteorolgica de Superfcie ETA: Estao de Telecomunicao Aeronutica INRAERO: Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturia MET: Meteorologia SAC/PR: Secretaria da Aviao Civil da Presidncia da Repblica SRPV-SP: Servio Regional de Proteo ao Voo de So Paulo TWR: Servio de Controle de Aerdromo

rgos Normativos
ANAC Agncia Nacional de Aviao Civil :
Autarquia especial (pers.jurdica ) com independncia administrativa Patrimnio e receitas prprias Atividades da Ad. Pblica descentralizada Agncia Reguladora: manter a prestao de servio pblico de mbito nacional; preservar o equilbrio financeiro dos agentes pblicos e privados do sistema de aviao civil; zelar pelo interesse do usurio; cumprir a legislao pertinente ao sistema por ela regulado. Poderes: outorgar concesses de servios areos, infraestrutura aeronutica e aeroporturia; regular as concesses; representar o Brasil internacionalmente no tocante a aviao civil; aprovar planos diretores dos aeroportos; arbitragem administrativa; estabelecer regime tarifrio; preservar patrimnio histrico e memria da aviao civil no seu todo; reprimir e sancionar infraes quanto ao direito dos usurios; atuao na defesa do consumidor e regular as atividades administrativas e explorao de aerdromos pela INFRAERO. continua

rgos Normativos
DECEA Departamento de Controle do Espao Areo: Planejar, gerenciar e controlar: segurana da navegao area; controle do espao areo; telecomunicaes aeronuticas e tecnologia da informao. rgo central do SISCEAB (Sistema de Controle do Espao Areo Brasileiro) onde tem a competncia de: planejar e aprovar a implementao de rgos, equipamentos e sistemas; controlar e supervisionar tcnica e operacionalmente as organizaes, subordinadas ou no, encarregadas das atividades relacionadas ao SISCEAB.

rgos Regionais
CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo): elo permanente entre o SISCEAB e COMDABRA ( Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro). Servios: gerenciamento de trfego areo; defesa area; informaes aeronuticas; meteorologia aeronutica; telecomunicaes aeronuticas busca e salvamento. Atualmente so 4: - CINDACTA I Braslia - CINDACTA II Curitiba - CINDACTA III Recife - CINDACTA IV Manaus Continua..

rgos Regionais
SRPV-SP (Servio Regional de PROTEO AO Voo de So Paulo): uma unidade
regionalizada do DECEA, sendo responsvel pela rea de maior densidade de fluxo de trfego areo do Brasil. Est sediado em Congonhas. Gerencia as TMAs So Paulo e Rio de Janeiro, onde esto os aeroportos: Congonhas (SBSP), Guarulhos (SBGR), Marte (SBMT) Galeo/Tom Jobim (SBGL), Santos Dumont (SBRJ) e Jacarepagu (SBJR). Continua..

rgos Regionais
UR (Unidade Regional): unidade administrativa da ANAC. So 4 unidades atualmente So Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

rgos Regionais - Unidades e Ncleos Regionais da


ANAC
2 - PORTARIA N 1.776, DE 5 DE SETEMBRO DE 2012. Define as unidades administrativas regionais da ANAC e d outras providncias. O DIRETOR-PRESIDENTE DA AGNCIA NACIONAL DE AVIAO CIVIL - ANAC, no uso das atribuies que lhe foram conferidas pelos arts. 16, da Lei n 11.182, de 27 de setembro de 2005, e 35, inciso II, do Anexo I do Decreto n 5.731, de 20 de maro de 2006, tendo em vista o disposto no art. 101 do Regimento Interno aprovado pela Resoluo n 110, de 15 de setembro de 2009, e alteraes posteriores, e no 1 do art. 1 da Instruo Normativa n 62, de 4 de setembro de 2012, e considerando o deliberado na Reunio Administrativa da Diretoria realizada em 4 de setembro de 2012, resolve: Art. 1 Instituir as seguintes unidades administrativas regionais: I - Representao Regional do Rio de Janeiro (RJ); II - Representao Regional de So Paulo e So Jos dos Campos (SP); III - Ncleo Regional de Aviao Civil de Porto Alegre (RS); IV - Ncleo Regional de Aviao Civil de Recife (PE). Art. 2 Para os postos de servio e escritrio de aviao civil atualmente instalados, dever ser observado o disposto no art. 4 da Instruo Normativa n 62, de 4 de setembro de 2012. Art. 3 Esta Portaria entra em vigor a partir do dia 8 de outubro de 2012. MARCELO PACHECO DOS GUARANYS Ana Carolina Pires da Motta Chefe da Assessoria Tcnica

rgos Locais
Postos de Servios: esto nos principais aeroportos do Brasil para atender aeronautas e proprietrios de aeronaves. Exemplo: agendamento de provas, atualizao de seguros e licena de estao. DTCEA (Destacamentos de Controle do Espao Areo): subordinados aos CINDACTAs, onde se localizam os meios, sistemas e equipamentos que do suporte ao controle efetivo do espao areo.

Terminologia Bsica
Deve ser estudada individualmente para ter uma familiaridade com os termos aeronuticos, os quais sero sedimentados durante o curso.

Aerdromos
- Aerdromo toda rea destinada a pouso, decolagem e movimentao de aeronaves. - Aeroporto o aerdromo pblico dotado de instalaes e facilidades para apoio de operaes de aeronaves e embarque / desembarque de pessoas e cargas.

Aerdromo - Classificao
CIVIL E MILITAR - Civil: utilizado por aeronaves civis. - Militar: utilizado por aeronaves militares. Aerdromo civil pode ser utilizado por aeronave militar, bem como o aerdromo militar por aeronave civil, desde que obedecidas as prescries estabelecidas pela autoridade aeronutica. AERDROMO CIVIL: a- Pblico: destinado ao trfego de aeronaves em geral (civil e militar). b- Privado: utilizao dependente de autorizao do proprietrio e vedada a explorao comercial. c- Pblico/Privado: privado, mas aberto ao trfego pblico. d- Pblico/Militar: pblico, mas possui instalaes do Comando da Aeronutica. e- Pblico Restrito: aerdromo civil construdo em rea pblica; uso reservado ao rgo pblico que o tem sob sua jurisdio; explorao comercial vedada; pode ser utilizado com autorizao do respectivo rgo pblico. Ex.: OPR Furnas, OPR Usiminas, SBIT.

Aeroporto - Classificao
Domstico e Internacional
- Domstico: trfego nacional das aeronaves. - Internacional: destinado s aeronaves nacionais ou estrangeiras na realizao de servios internacionais, regulares ou no regulares. Aeronaves provenientes do exterior necessariamente faro seu primeiro pouso e a ltima decolagem nesse tipo de aeroporto. - Internacional de Alternativa: utilizado por aeronaves nacionais ou estrangeiras, havendo a impossibilidade de utilizarem o aeroporto internacional no caso de entrada e sada do pas.

Construo e homologao dos Aerdromos


Construo: parecer do COMAR (Comando Areo Regional) previamente. Aerdromo Privado: construdo, mantido e operado pelos proprietrios, obedecendo-se as instrues, normas e planos da autoridade aeronutica. Aerdromo Pblico - construdo, mantido e explorado: 1- Unio 2- Empresas da Administrao Federal Indireta ou suas subsidirias, vinculadas ao Min. da Aeronutica. 3- Mediante convnio Estadual ou Municipal. 4- Por concesso ou autorizao.

Homologao de Aerdromos
Homologao: ato administrativo que autoriza a abertura de Aerdromo Pblico ao trfego. Competncia da ANAC (modificao ou revogao da homologao tambm). Revogao de Homologao: deixar de satisfazer permanentemente as condies da homologao; interdio por prazo superior a 12 meses e tiver suas caractersticas operacionais modificadas.

Registro de Aerdromos
Ato oficial onde a ANAC, atravs da Superintendncia de Infraestrutura Aeroporturia, autoriza a utilizao de um aerdromo privado. Tem validade de 05 anos, renovvel por iguais perodos, desde que esteja dentro das condies tcnicas normatizadas quando da abertura. Cancelamento se d pela ANAC atravs da SIA.

Caractersticas Fsicas da Pista


Tipos de Piso: AO-ao; ASPH-asfalto; CONC-concreto; MACmacadame; PAR-paraleleppedo; SIL-slica; ARE-areia; BARbarro; GRASS-grama; MAD-madeira; PI-piarra; TER-terra; ARG-argila; CIN-cinza; GRVL-cascalho; MTAL-metal; SAI-saibro e TIJ-tijolo. Resistncia do Piso: quando destinada aeronaves com peso at 5.700kg (12.500lb) a notificao se d pelo peso mximo admissvel (de decolagem) da aeronave e da pressomxima admissvel dos pneus da aeronave. Para aeronaves acima desse peso (5.700kg/12.500lb) utilizase o mtodo ACN PCN.

Caractersticas Fsicas da Pista


ACN (Nmero de Classificao de Aeronaves): exprime efeito relativo da aeronave sobre o pavimento, para determinada resistncia. encontrado no Anexo 14/apndice B e na AIC 05/83. PCN (Nmero de Classificao de Pavimento): indica a resistncia de um pavimento para operaes sem restries.

ACN <= PCN notificado operao sem restrio Limitao relativa apenas presso dos pneus

Caractersticas Fsicas da Pista


Mtodo ACN-PCN notifica as seguintes informaes: Nmero de classificao do pavimento PCN Tipo de pavimento: R (rgido) F (flexvel) Resistncia do subleito: A (alta); B (mdia); C (baixa) e D (ultra-baixa) Presso Mxima dos Pneus: W (alta-s/limite); X ( mdia-1,5MPa); Y (baixa-1,00MPa) e Z (muito baixa-0,5MPa). Mtodo de Avaliao: T (tcnica tecnologia de comportamento e estudo de caractersticas) e U (prtica conhecimento de uso). Exemplo: 60/F/W/T (ROTAER)

Distncias Declaradas das Pistas


TORA Comprimento de pista disponvel para decolagem Take Off Run Available. ASDA Comprimento de pista para acelerao e desacelerao Acelerate/Stop Distance Available. TODA - o comprimento de pista para decolagem, somando-se a pavimentao mais rea de escape Take Off Distance Available. LDA Comprimento disponvel para pouso Landing Distance Avaiable.

Clearway: disponvel para a aeronave efetuar parte da subida inicial, at altura especificada. Stopway: destinada e preparada como zona adequada parada de aeronave.

Orientao e Nmero de Pista


Sentido do vento predominante. Cabeceira numerada com dois dgitos (01 a 36) = direo magntica da cabeceira. Essa numerao designada em rumos de 10 em 10 graus e excluindo o ltimo zero. O arredondamento feito para dezena mais prxima da seguinte maneira: 0 a 4 graus -> dezena inferior 5 a 9 graus -> dezena superior Exemplos: rumo magntico 094 -> cabeceira 09 e oposta 27 rumo magntico 095 -> cabeceira 10 e oposta 28 Pistas paralelas: acrescenta-se L (esquerda/left); R (direita/right) e C (central/center).

Marcas na Pista
A - Stopway: setas amarelas. B - Cabeceira deslocada: no permitido pouso. A faixa branca indica o incio da cabeceira. C - Largura da pista: 4/18; 6/23; 8/30; 12/45; 16/60 D - Nmero da pista e lado da mesma. E Marca da rea de toque distante a 150m/500 do incio da cabeceira. F Marca dos 1000 de distncia do incio da cabeceira. G/H - Marcas indicativas da distncia de pouso disponvel.

Marcas na Pista
Mais saber.

Marcas na Pista de Taxi


Linha Central: amarela contnua no centro da pista. Linha da pista de taxi: amarela dupla e contnua que indica o limite lateral da pista. Marcas no ponto de espera: marcas no solo indicativas do local onde a aeronave dever se manter, antes delas, prosseguindo com o taxi at a cabeceira de decolagem ou efetuar o cruzamento da pista, com autorizao do controle ATC. Dois tipos.

Placas e Sinais

Luzes Aeronuticas
- Luzes de supefcie: A- sero ligadas continuamente entre pr e nascer do sol B- em todo momento que se considere conveniente para segurana do trfego areo. - Podero ser desligadas: A- no havendo probabilidade de operao regular ou de emergncia B- contanto que possam ser religadas 15 minutos antes da chegada prevista de uma aeronave

Luzes Aeronuticas - Pista

Luzes Aeronuticas - Pista


-Iluminao de pista: A- Tipos: Cabeceira; Laterais; Eixo de pista; Zona de Contato B- No sero ligadas se a pista no estiver em uso: pouso, decolagem ou taxi C- Aerdromo controlado com comando central das luzes: luzes da pista permanecero ligadas o tempo considerado necessrio, aps decolagem, para retorno da aeronave, devido a uma possvel emergncia D- Aerdromo sem servio de controle ou naqueles sem controle central das luzes, as luzes permanecero ligadas o tempo que normalmente for necessrio para reativ-las, ante a possibilidade da necessidade de regresso da aeronave que decolou. Tanto para C como D , as luzes devero permanecer ligadas, pelo menos por 15 minutos aps a decolagem.

Luzes Aeronuticas - Pista


Luzes de Cabeceira: verdes, separadas 3/3 metros, delimitando o incio da cabeceira. Podem estar apenas nas laterais da pista. Luzes laterais da pista: definem os limites laterais da pista. Cor branca, mas onde opera-se por instrumentos a cor branca muda para mbar nos ltimos 600 metros. Luzes centrais da pista: cor branca e definem o eixo central. Operao por instrumentos mudam de cor branca e vermelha por 600m e vermelhas nos ltimos 300m. Iluminao da pista de taxi: indicao contnua do trajeto a seguir. Poder ser desligada quando no necessria. Luzes laterais da pista de taxi: cor azul. Ligadas no perodo noturno ou com visibilidade restrita. Luzes centrais da pista de taxi: cor verde e utilizao igual das laterais. Iluminao da zona de parada: sero ligadas quando estiverem acesas as luzes da pista correspondente. Barras de parada: indicar a parada ou continuidade do trfego. Iluminao de obstculos: nas reas de aproximao ou decolagem, poder ser ligada e desligada ao mesmo tempo das luzes da pista, desde que a altura do obstculo no ultrapasse a superfcie horizontal interna do aerdromo. Farol rotativo de aerdromo: (H24) ligado entre o pr e nascer do sol. Aerdromos de operao no contnua, do pr do sol at o encerramento da atividade. IFR ou VFR especial, devido as condies meteorolgicas, ligado entre o nascer e o pr do sol.

Luzes Aeronuticas- Aproximao


Tipos: 1- ALS: sistema de luzes de aproximao 2- VASIS: sistema visual de indicador de rampa de aproximao 3- PAPI: indicador de trajetria de aproximao de preciso 4- Faris luminosos de aproximao 5- Indicadores de alinhamento de pista Devero ser Ligadas: - Durante o dia quando solicitado por uma aeronave - Quando estiver funcionando a iluminao da pista correspondente - O VASIS e o PAPI sero ligadas tanto de dia como a noite, independente das condies visibilidade, quando estiver sendo usada a pista correspondente.

Luzes Aeronuticas- Aproximao

Luzes Aeronuticas- Aproximao

Luzes Aeronuticas- Aproximao

Sinais para o Trfego do Aerdromo


As TWRs podem usar pistolas de sinais luminosos verde, vermelho ou branco. Alcance: 2,7NM (5km) de dia e 8NM (15km) a noite.

Desvantagens: - Piloto pode no estar olhando para a TWR - Limitao das autorizaes em aprovaes e desaprovaes

Sinais Luz Corrente e Pirotcnica

Sinais Luz Corrente e Pirotcnica

Sinais Luz Corrente e Pirotcnica Recebimento pela Aeronave


- Em voo: Dia balanando as asas Noite faris de pouso 2 vezes ou 2 vezes ligando e desligando as NAV - No solo: Dia movendo aileron ou o leme de direo Noite faris de pouso 2 vezes ou 2 vezes ligando e desligando as NAV

reas nos Aerdromos


rea de Manobras: Parte do aerdromo utilizada para a decolagem, pouso e txi de aeronaves, excluindo-se os ptios de aeronaves. rea de Movimento: Parte do aerdromo a ser utilizada para decolagem, pouso e txi de aeronaves, consistindo da rea de manobras e dos ptios de aeronaves. rea de Pouso: Parte de uma rea de movimento destinada ao pouso ou decolagem de aeronaves.

Aeronaves - Conceito
todo aparelho manobrvel em voo, que possa sustentar-se e circular no espao areo, mediante reaes aerodinmicas, apto a transportar pessoa ou coisas.

Aeronaves - Classificao
Civis e Militares
- Aeronaves Civis: so as aeronaves pblicas e as privadas. As aeronaves pblicas so destinadas ao servio do Poder Pblico, inclusive as requisitadas na forma da lei. Todas as demais so aeronaves privadas. - Aeronaves Militares: so as integrantes das Foras Armadas, inclusive as requisitadas na forma da lei para misses militares.

Registro Aeronutico Brasileiro Procedimento para registro de aeronaves


Vistoria tcnica Ato de inscrio no RAB Atribuio de marca de nacionalidade e matrcula identificadora da aeronave O Dirio de Bordo ser apresentado ao Registro Aeronutico Brasileiro para autenticao dos termos de abertura, encerramento e nmero de pginas. O Dirio de Bordo dever ser encadernado e suas folhas numeradas, contendo na primeira e na ltima, respectivamente, o termo de abertura e encerramento com o nmero de suas pginas, devidamente autenticados pelo Registro Aeronutico Brasileiro.

Aeronaves Matrcula Marcas de Matrcula e Nacionalidade Brasileira


Matrcula: Confere a nacionalidade brasileira aeronave. No h prejuzo dos atos jurdicos realizados anteriormente. Marcas de Nacionalidade: * Constitudas pelos grupos de letras maisculas reservadas ao Brasil pela OACI: PP; PR; PT OU PU.

Aeronaves Matrcula Marcas de Matrcula e Nacionalidade Brasileira


Marcas de Matrcula: - Arranjos de trs letras maisculas do alfabeto. Excees: - Arranjos iniciados com a letra Q. - Arranjos tendo como segunda letra o W. - Arranjos -> SOS; XXX; PAN; TTT; VFR; IFR; VMC E IMC. - Arranjos com significados imprprios, pejorativos ou ofensivos. Assim, a Nacionalidade precede a Matrcula e so separadas por um trao horizontal na meia altura das letras: PP-DOS; PRSGO; PR-TAW.

Aeronaves Matrcula Marcas de Matrcula e Nacionalidade Brasileira


Marcas para aeronaves em desenvolvimento, processo de homologao, construdas por amador e experimentais: PP-ZAA..ZZZ e PT-ZAA..ZZZ. Para veculos ultraleves autopropulsados, como definidos no RBHA 103 A: PU-AAA..ZZZ. Nas aeronaves de asas fixas esto expostas: laterais da fuselagem ou na deriva vertical e no intradorso das asas.

Aeronaves - Registro - Certificado de Aeronavegabilidade


Nenhuma aeronave poder ser autorizada para voo sem prvia expedio do correspondente certificado de aeronavegabilidade, o qual ser vlido durante o prazo estipulado e enquanto observadas as condies obrigatrias nele mencionadas. O Certificado de Aeronavegabilidade o documento que comprova que uma aeronave est com sua condio de aeronavegabilidade validamente verificada, devendo estar sempre a bordo da aeronave em uso. Dele constam, ainda, as informaes relativas ao operador.

Aeronaves Propriedade e Explorao Adquire-se a propriedade da aeronave


por construo; por usucapio; por direito hereditrio; por inscrio do ttulo de transferncia no Registro Aeronutico Brasileiro; por transferncia legal

Aeronaves Propriedade e Explorao


Considera-se proprietrio da aeronave a pessoa natural ou jurdica que tiver: construdo, por sua conta. mandado construir, mediante contrato. adquirido por usucapio, por possu-la como sua, baseada em justo ttulo e boa-f, sem interrupo nem oposio durante 5 (cinco) anos. adquirido por direito hereditrio. inscrito em seu nome no Registro Aeronutico Brasileiro, consoante instrumento pblico ou particular, judicial ou extrajudicial.

Aeronaves - Explorao
D-se a explorao da aeronave quando uma pessoa fsica ou jurdica, proprietria ou no, a utiliza, legitimamente, por conta prpria, com ou sem fins lucrativos. Explorador ou Operador: a pessoa jurdica que tem a concesso dos servios de transporte pblico regular ou a autorizao dos servios de transporte pblico no regular, de servios especializados ou de txi-areo; o proprietrio da aeronave ou quem a use diretamente ou atravs de seus prepostos, quando se tratar de servios areos privados; o fretador que reservou a conduo tcnica da aeronave, a direo e a autoridade sobre a tripulao; o arrendatrio que adquiriu a conduo tcnica da aeronave arrendada e a autoridade sobre a tripulao.

Regras do Ar
Aplicao:
A toda aeronave que opere dentro do espao areo brasileiro, incluindo guas territoriais, bem como o espao areo sobreposto ao alto mar que tiver sido objeto de acordo regional de navegao area. A toda aeronave de matrcula brasileira, onde se encontrar, na extenso em que no colida com as regras do Estado sobrevoado e com as regras internacionais em vigor por fora da Conveno de Aviao Civil Internacional. Artigo 12 da Conveno de Aviao Civil Internacional prev que as Regras do Ar sejam cumpridas, sem exceo, sobre guas internacionais. Assim, caso algum procedimento relativo a tais prticas internacionais esteja prevista de forma diferente na regulamentao nacional, os padres internacionais devero ser descritos em publicaes especficas, para que as regras da Conveno sejam aplicadas em guas internacionais.

Poro da atmosfera que se sobrepe ao territrio do pas, incluindo o territrio martimo (atualmente at 200 milhas da Zona Econmica Exclusiva), indo do GND ou MSL at 100km de altitude. Art. 11. O Brasil exerce completa e exclusiva soberania sobre o espao areo acima de seu territrio e mar territorial. (CBAer)

Regras do Ar - Autoridade Competente


-Diretor-Geral do DECEA: 1- estabelecer, modificar ou cancelar espaos areos condicionados de carter permanente 2- estabelecer ou modificar, em carter temporrio e previamente definido, espaos areos condicionados que impliquem ou no em alteraes nas rotas e procedimentos dos Servios de Trfego Areo (ATS), constantes nas publicaes em vigor, por meio do SRPV e dos CINDACTAs que tenham CRN (Centro Regional de Notam) subordinado 3- suspender operaes nos aerdromos em virtude de condies meteorolgicas, alm de interdio e impraticabilidade de rea de manobras, atravs do rgos ATS e fixar mnimos meteorolgicos operacionais. 4- estabelecer as caractersticas dos equipamentos de navegao, aproximao e comunicao a bordo de aeronaves

Regras do Ar - Obedincia
Regras Gerais: operao de aeronaves tanto em voo como na rea de manobras dos aerdromos. Em voo: regras de VOO VISUAL e regras de VOO por Instrumentos.

Regras do Ar Responsabilidade do Cumprimento e Autoridade


Do Piloto em Comando: 1- diretamente responsvel pela operao da aeronave e tem autoridade para tanto, quer esteja ou no manejando os comandos da aeronave. Pode desviar-se das Regras quando absolutamente necessrio, em uma emergncia requerendo ao imediata, para atendimento de exigncias de segurana. 2- planejamento do voo: condies meteorolgicas dos AD envolvidos e da rota; clculo de combustvel para o voo; planejamento ALT; condies pertinentes ao voo previstas na AIP-Brasil, ROTAER e NOTAM. 3- autoridade: decisria em tudo a que se relacione com a aeronave, enquanto estiver no comando.

Uso de Substncias Psicoativas


Regra fundamental: nenhum tripulante poder estar sob efeito de bebidas alcolicas,
narcticos ou drogas que provoquem diminuio na capacidade de agir. Assim, ningum pode atuar ou tentar atuar como tripulante de uma aeronave civil, nas seguintes condies: - perodo no inferior a 8 horas aps ter consumido qualquer bebida alcolica - enquanto estiver sob influncia de lcool - enquanto estiver usando qualquer droga que afete, de alguma maneira, a segurana da pessoa e da aeronave, ou ainda, as faculdade mentais e aes dessa pessoa - enquanto possuir quantidade > ou = a 0,04% (em peso) de lcool no sangue

Exceo: em emergncia, o comandante pode permitir o embarque de pessoa aparentando


embriaguez, ou sob efeito de outra drogas. Alm disso, permitido ao paciente drogado devidamente acompanhado de seu mdico.

Livro menciona fornecimento de sangue para exame - comentar

Regras Gerais
Proteo de pessoas e propriedades: a conduo de aeronave no pode ser com negligncia e imprudncia. Alturas mnimas (conceito geral sobre cidades, povoados, habitaes ou grupo de pessoas ao ar livre): aquela que permita, em caso de emergncia, pousar com segurana e sem perigo para pessoas ou propriedades na superfcie. Exceo: pouso ou decolagem e alturas autorizadas pelo DECEA. Voo VFR: - sobre cidades, povoados, habitaes ou grupo de pessoas ao ar livre em altura = ou > a 300m/1000 acima do mais alto obstculo existente no raio de 600m em torno da aeronave. - Outros lugares poder ser = ou > que 150m/500 acima do solo ou da gua.

Regras Gerais
Nveis de Cruzeiro:
- Nveis de Voo: para os voos que se efetuem em um nvel igual ou superior ao nvel de voo mais baixo utilizvel ou, onde aplicvel, para o voo que se efetue acima da altitude de transio. - Altitudes de Voo: para os voos que se efetuem abaixo do nvel de voo mais baixo utilizvel ou, onde aplicvel, para voos que se efetuem na altitude de transio ou abaixo.

Regras Gerais
Nveis VFR:

PAR

MPAR

Regras Gerais
Lanamento de Objetos e Pulverizao: s ser autorizado nas condies prescritas pela autoridade competente e de acordo com informao, assessoramento e/ou autorizao do rgo ATS pertinente. Reboque: idem anterior. Lanamento de Paraquedas: idem ao anterior, salvo nos casos de emergncia. Voo Acrobtico: idem ao anterior e podendo realizar nas reas estabelecidas para essa finalidade. Autoridade Competente: SRPV ou CINDACTA com jurisdio sobre a rea pretendida para a operao. Essa autorizao tem como finalidade exclusiva a garantia da coordenao e o controle do trfego areo, bem como a segurana de voo. Qualquer autorizao para alguma das operaes mencionadas, ser da competncia do Comandante da Unidade a qual subordina, no caso de aeronave militar ou, pelo rgo competente da ANAC, quando se tratar de aeronave civil.

Regras Gerais
Voo em formao: - As aeronaves no devero voar em formao, exceto quando previamente acordado entre os comandantes e, no espao areo controlado somente de acordo com as condies determinadas pela autoridade competente. As condies incluem o seguinte: 1- a formao opera como aeronave nica quando se trata de navegao e notificao de posio. 2- a separao entre as aeronaves de responsabilidade do lder e dos outros comandantes, bem como dever incluir perodos de transio quando as aeronaves estiverem manobrando para alcanar sua prpria separao dentro da formao e durante as manobras para iniciar ou romper essa formao. 3- distncia entre as aeronaves lateral e longitudinalmente no maior que 0,5NM (1km) e 30m (100) verticalmente em relao ao lder. O voo em formao de aeronaves militares ser autorizado pelo comando da unidade a qual se subordinam e, as aeronaves civis sero autorizadas pela ANAC atravs da UR competente.

Regras Gerais
reas Restritas e reas Proibidas: Nenhuma aeronave voar em espao areo devidamente publicado como Proibido ou Restrito, a menos que se ajuste s condies de restrio ou obtenha a permisso prvia da autoridade competente para o proibido. A competncia de autoridade ser do SRPV ou CINDACTA com jurisdio sobre o espao areo.

Preveno de Colises
As regras no eximem o comandante da responsabilidade de tomar a melhor deciso para evitar uma coliso, incluindo as manobras baseadas no equipamento ACAS ( Sistema anticoliso de bordo). Vigilncia a bordo muito importante. Proximidade: nenhuma aeronave deve voar to prximo da outra, de modo que possa causar coliso.

No faa isso!

Preveno de Colises
Direito de Passagem: a aeronave que tem o direito de passagem deve manter seu rumo e velocidade.
1- Aproximao de frente: ambas devem alterar seus rumos para a direita. 2- Convergncia: quando 2 aeronaves convergirem em nveis aproximadamente iguais, a que tiver a outra sua direita ceder passagem. Exceo: Aeronaves propulsadas mecanicamente cedero passagem as que reboquem aeronaves ou objetos.

Preveno de Colises
Ultrapassagem: aproximao por trs, numa linha de ngulo mximo de 70
com o plano de simetria da aeronave que ser ultrapassada. Aeronave ultrapassada tem direito de passagem. Aeronave ultrapassadora, quer subindo, descendo ou nivelada, manter-se- fora da trajetria da ultrapassada, modificando seu rumo para a direita. Tal procedimento dever ser executado at a completa ultrapassagem.

Preveno de Colises
Pouso:
-

Aeronaves em , operando em terra ou na gua, cedero passagem para as aeronaves que estiverem pousando ou em fase final de aproximao para pouso. Quando 2 aeronaves se aproximam do aerdromo para pouso, a que estiver mais acima ceder passagem para a mais baixa. Porm a que estiver mais abaixo no pode se prevalecer dessa condio para cruzar a frente da aeronave que est acima e em fase de aproximao para pouso e nem ultrapass-la. Aeronaves mais pesadas que o ar e, propulsionadas mecanicamente, cedero passagem aos planadores. Aeronaves em situao de emergncia tambm sero priorizadas.

Decolagem: toda aeronave no txi, na rea de manobras de um


aerdromo, ceder passagem para aeronaves que estejam decolando ou por decolar.

Preveno de Colises
Taxiando na rea de manobras, aplicar-se- o seguinte:
aproximao de frente, ambas retardaro seus movimentos e alteraro seus rumos para a direita e manterem distncia segura. aproximao convergente, a aeronave que tiver a outra sua direita, ceder passagem. aeronave sendo ultrapassada ter direito de passagem, sendo que a ultrapassadora se manter a uma distncia de segurana da trajetria da outra. aeronave taxiando na rea de manobras dever parar em todas as posies de espera e se manter em espera, a menos que seja autorizada para outro procedimento pela TWR. aeronave taxiando na rea de manobras dever parar em todas as barras de parada iluminadas e poder prosseguir quando as luzes se apagarem. circunstncias e condies do caso, inclusive com as limitaes prprias de cada uma.

Operaes na gua: as aeronaves procedero de acordo com as

Preveno de Colises

Luzes a serem exibidas - entre o pr e nascer do sol ou outro perodo julgado necessrio, aeronave em voo dever exibir: luzes anticoliso e luzes de navegao. Operando na rea de movimento de um aerdromo devero exibir luzes de navegao. Toda aeronaves, exceto as paradas e iluminadas adequadamente, na rea de movimento, exibiro luzes que indiquem suas extremidades. Todas aeronaves, que operem na rea de movimento, exibiro luzes para destacar sua presena. Todas aeronaves na rea de movimento com motor(es) acionados devero exibir luzes que indiquem sua situao.

Preveno de Colises
Luzes a serem exibidas continuao. - Todas aeronaves em voo que disponham de luzes anticoliso, as mantero acesas do nascer ao pr do sol. - Todas aeronaves operando ou encontrando-se na rea de movimento, dispondo de luzes vermelhas anticoliso, as mantero acesas entre o nascer e pr do sol. - Ser permitido aos pilotos, apagarem ou reduzirem a intensidade de qualquer luz de brilho intenso a bordo,para atender os requisitos de : direito de passagem, aproximao de frebte, convergncia, ultrapassagem e pouso; se for provvel que afetem adversamente o desempenho satisfatrio de suas funes e ou que venham ofuscar um observador fora da aeronave. Operaes em aerdromos ou em suas imediaes: quer estejam ou no em uma ATZ - observar o trfego do AD a fim de evitar coliso - ajustar-se ao circuito de trfego do AD efetuado por outras aeronaves ou evit-lo - efetuar todas as curvas esquerda (padro) ao aproximar-se para pouso e aps a decolagem. a no que haja instrues contrrias - pousar e decolar contra o vento, a menos que razes de segurana, configurao de pista ou de trfego areo, determinem que outra direo seja recomendvel

Preveno de Colises
Atribuies das tripulaes: - Nenhuma pessoa pode operar uma aeronave civil registrada no Brasil, a menos que:
a- a tripulao mnima da aeronave seja aquela estabelecida pelo seu Certificado de Aeronavegabilidade b- esteja com seus Certificados e licenas vlidos.

Estrutura do Espao Areo

Espao Areo Controlado:

ATZ: zona de trfego de aerdromo CTR: zona de controle de trfego TMA: rea de controle terminal CTA: rea de controle UTA: rea de controle superior

FIR ( Regio de Informao de Voo ) - espao areo no controlado

Espao Areo Controlado


ATZ: em torno de um aerdromo para proteo do trfego do aerdromo. CTR: em torno de um ou mais aerdromos para proteger os procedimentos de aproximao e subida IFR. Limite vertical do solo at limite superior especificado (geralmente limite da TMA). Os limites esto dispostos nas cartas ARC e ERC. TMA: compreende partes do espao areo inferior, assim definidas na AIP-Brasil. Normalmente se estabelecem nas confluncias das aerovias, envolvendo um ou mais aerdromos e uma ou mais CTR. Limites variveis especificados nas cartas ERC e ARC. CTA: aerovias inferiores e outras partes do espao areo inferior, assim definidas na AIP-Brasil. UTA: aerovias superiores e outras partes do espao areo superior, assim definidas na AIP-Brasil

Regio de Informao de Voo - Espao Areo No Controlado


Aeronaves voam em ambiente parcialmente conhecido e sujeitas s Regras do Ar. No h Servio de Controle de Trfego Areo (ATS). Servios de Informao de Voo e de Alerta. As partes onde so providos dos servios citados anteriormente so conhecidas como FIR (Regies de Informao de Voo). So 4 atualmente: Curitiba; Braslia; Amaznica e Recife. Para VFR existem mnimos a serem obedecidos na FIR. Limites: UNL vertical e lateral nas ERC ou AIP-Brasil. GND

Espao Areo Condicionado


rea Perigosa (D): dimenses definidas onde possam existir atividades perigosas para o voo de aeronaves. rea Restrita (R): dimenses definidas dentro do qual o voo de aeronaves restringido conforme certas condies. rea Proibida (P): dimenses definidas dentro do qual o voo de aeronave proibido.
Centro Tecnolgico 2000FT AGL GND AUTH ingresso mediante prvia autorizao do Diretor do CentroTecnolgico da Marinha.

REA RESTRITA SBR 404 ARAMAR rea circular com centro no ponto de coordenadas 2324.03S/04735.03W e raio de 1NM.

rea Restrita COMAR 2 de n 33

rea Perigosa COMAR 6 de n 04

rea Proibida COMAR 2 de n 09

Espaos Areos ATS - Classes


Classe A: IFR; todos sujeitos ao ATS separados. Classe B: IFR/VFR; todos sujeitos ao ATS e separados. Classe C: IFR/VFR; todos sujeitos ao ATS; IFR separados entre si e dos VFR; VFR separados apenas dos IFR e recebem informao de trfego em relao os VFR e aviso para evitar trfego quando solicitado pelo piloto. Classe D: IFR/VFR; todos sujeitos ao ATS; IFR separados entre si e recebem informao de trfego em relao aos VFR ( aviso para evitar trfego quando solicitado pelo piloto); VFR recebe apenas informao de trfego em relao a todos os outros voos (aviso para evitar trfego quando solicitado pelo piloto). Classe E: IFR/VFR; apenas IFR sujeito ao ATS; IFR separado dos outros IFR; todos recebem informao de voo sempre que possvel; VFR pode voar sem prvia autorizao e sem notificao. Classe F: IFR/VFR; IFR recebe servio de assessoramento de trfego areo; todos recebem servio de informao de voo quando solicitado. Classe G: IFR/VFR e recebem informao de voo quando requerido.

Espaos Areos de Forma Genrica


Espaos Areos e respectivos limites, compreendidos dentro das FIR brasileiras, sero classificados: - Todas as FIR GND-UNL ou AMSL-UNL sero Classe G. - Todas as CTA no FL150 ou acima e UTA sero Classe A. - TMA entre FL145ex-FL245 ser Classe A. - AWY superiores e inferiores acima de FL150 sero Classe A. - AWY inferiores abaixo do FL145in sero Classe D. - Rota de assessoramento ser Classe F. - Rota de informao ser Classe G. Consulta aos espaos areos e seus limites nas ARC, ERC e seo ENR da AIP-Brasil.

Rotas ATS
So rotas destinadas a canalizar o trfego por corredores bem definidos. 1- Aerovias - AWY 2- Rotas de: 2.a- Assessoramento localizada dentro de uma FIR, ao longo da qual se presta o Servio de Assessoramento de trfego areo (IFR). 2.b- Informao localizada dentro de uma FIR, onde se prov o Servio de Informao de Voo (FIS). 2.c- Navegao de rea rota para acfts que possam aplicar sistema de navegao de rea como: navegao inercial, omega, etc (FIR) [SUP]. 2.d- Sada e Chegada estabelecida em geral numa rea terminal, com o objetivo de ordenar e facilitar os fluxos de sada e chegada das acfts na TMA. Uma rota ATS definida por especificaes de rota, tais como: designador de rota; trajetria para ou a partir de pontos significativos; distncia entre pontos significativos; requisitos de notificao e a altitude mnima de segurana.

Designao das Rotas ATS


Regio onde se situa o Brasil, utilizar-se- as letras A, B, G e R seguidas de nmeros de 1 a 999. O nmero de caracteres no deve passar de 6 dgitos. Escolha do designador utilizar uma das letras conforme a regra: A, B, G, R rotas ATS regionais que no sejam de navegao de rea ex: G677, G449, B552, R563 L, M, N, P rotas ATS regionais que sejam de navegao de rea. H, J, V, W rotas ATS no regionais que no sejam de navegao de rea ex: W10, W29. Q, T, Y, Z rotas ATS no regionais que sejam de navegao de rea. Letra complementar ser aplicada ao prefixo designador da rota. Como: K uso primrio para helicpteros ex: KB34 U espao areo superior ex: UA317, UW58, UL340. S uso exclusivo de acfts supersnicas.

Dimenses de Aerovias
Aerovias so reas de controle, ou parte delas, em forma de corredor. Classificam-se em Inferiores e Superiores. Inferior: Superior:
Lim. Sup.: FL245 inclusive Lim. Inf.: 150m(500) abaixo FL min. na ERC Lim. Laterais: 16NM(30km) 54NM(100km) do Aux.N -> 8NM (15km) 2 AN a 54NM(100km) largura de 11NM (20km) Lim. Sup.: UNL Lim. Inf.: FL245 exclusive Lim. Laterais: 43NM(80km) 216NM(400km) do Aux.N -> 21,5NM(40km) 2 AN a 108NM (200km) largura = 21,5NM (40km)

Regras de Voo Visual - VMC

Regras de Voo Visual


Manter referncia com o solo ou gua em todo tempo de voo, de modo que as formaes meteorolgicas abaixo do nvel de voo no obstruam mais de 50% da rea de viso do piloto. Teto mnimo de 1500 (450m). Voar entre os nveis de voo FL 035 e FL 145 (inclusive). Voar com velocidade mxima de 380kt (FL 100 FL 145) e de 250 kt ( abaixo do FL 100). Para os voos entre FL100 e FL 145(inclusive) os mnimos exigidos so: visibilidade de 8km; livre de nuvens e veloc. Max de 380kt. Dependente da Classe de Espao Areo. Voar abaixo de 3000 (900m) AMSL, ou at 1000 (300m) acima do solo /gua, o que for maior, os mnimos exigidos so: visibilidade de 5km; livre de nuvens e avistando o solo. Dependente da Classe de Espao Areo.

Regras de Voo Visual


Restries para VFR:
1- Exceto com autorizao do ATC para VFR especial, voos VFR no podero decolar, pousar, entrar em ATZ ou no circuito de trfego de um aerdromo se: a- teto inferior a 1500 (450m) b- visibilidade no solo menor a 5km 2- Exceto em operaes de pouso e decolagem, voo VFR no se efetuar: a- abaixo 1000 (300m) em relao ao obstculo mais alto no raio de 600m da aeronave cidade, povoado, lugar habitado e grupos de pessoas ao ar livre. b- outros lugares alm dos citados em 2.a, em altura inferior a 500 (150m). 3- Nos espaos areos B/C/D obrigatrio a aeronave ter meios para comunicao em radiofonia com o rgo ATC. 4- proibida a operao de aeronaves sem rdio nos aerdromos com TWR ou AFIS, exceto nos seguintes casos: a- aeronaves e planadores de aeroclubes sediados nesses aerdromos. b- voo traslado de aeronaves sem rdio ou com ele inoperante, mediante prvia coordenao com a TWR ou AFIS, em horrios que no causem prejuzos ao trfego do aerdromo. c- voo de aeronave agrcola sem rdio aplicvel apenas para AD com AFIS.

Regras de Voo Visual


Voo VFR Controlado:
a- VFR diurno ou noturno, realizado em ATZ de aerdromos controlados, e o VFR especial, sero considerados voos CONTROLADOS, desde que atendam as exigncias Notificao de Voo e comunio permanente bilateral com o rgo de trfego areo correspondente. b- exceto nos de a ou quando determinado pelo ATC a fim de atender exigncias de controle de trfego areo, o voo VFR no ser controlado, recebendo apenas informao de voo e alertas pelo rgo ATS. c- conforme a classe de espao areo onde o VFR se realize, sero prestados avisos para evitar trfego quando requerido. d- nos espaos areos B, C e D o VFR precisa de autorizao do ATC apropriado. Tambm possuir radiocomunicao. e- nos espaos areos E, F e G o VFR no est sujeito autorizao do ATC, recebendo apenas servio de informao e alerta.

Separao de Aeronaves: piloto em comando visualmente. Obrigao

Regras de Voo Visual


Condies para Realizao do VFR em Rota:
1- Perodo Diurno: 1.a- aerdromos de partida, destino e alternativa registro ou homologao VFR. 1.b- condies meteorolgicas predominantes nos aerdromos DEP/DEST/ALTN devero ser iguais ou superiores aos mnimos para OPR/VFR. 2- Perodo Noturno: todas do 1 e mais: 2.a- Piloto dever possui Habilitao IFR. 2.b- Aeronave homologada IFR. 2.c- AD de DEP/DEST/ALTN devero dispor de: balizamento luminoso das pistas de pouso em funcionamento; farol de AD em funcionamento; indicador de vento iluminado ou rgo ATS em operao; acft dever dispo de transceptor VHF em funcionamento para comunicao bilateral com o ARS apropriado. OBS: 2.a e 2.b no se aplicaro para voo VFR noturno realizado em ATZ, CTR ou TMA e, na inexistncia desses espaos areos controlados, quando realizado dentro do raio de 27NM (50km) do AD de partida.

VFR Especial
Dever ser autorizado pelo APP. Voo controlado podendo ser realizado apenas por acft de asa fixa. Autorizados para entrar ou sair de CTR ou TMA, para pouso ou decolagem de AGA localizados dentro dos limites laterais desses espaos areos. Autorizao para operao local dentro da CTR, com decolagem e pouso no mesmo AD. Condies para realizao de VFR Especial: a) perodo diurno b) acft dever possuir rdio em funcionamento para comunicar-se com o APP (ou outro apropriado) c) Condies meteorolgicas dos AGA envolvidos devero ser iguais ou superiores a: - 300m (1000) de TETO - 3000m ou valor constante na SID de VISIBILIDADE

Regras de Voo Visual - Autonomia


Aeronaves (pequeno porte) ou helicpteros de transporte pblico (txi areo e executivos) em VFR: - diurno: A+B+30 min. avio e A+B+20 min. helicptero - noturno: A+B+45min. avio e A+B+30 min. helicptero Aeronaves de aeroclubes, escolas, privadas e no homologadas para transporte pblico: - A+B+45 min. avio e A+B+20 para helicptero.

Regras de Voo Visual - Nveis de Cruzeiro


Em rota acima de 3000FT (900m) em relao ao solo/gua de acordo com a tabela de nveis Nvel VFR selecionado ser mantido enquanto pude r satisfazer a VMC, cabendo a aeronave as modificaes de nvel e/ou proa para manter a VMC.

PAR

MPAR

Regras de Voo Visual VFR fora de Espao Areo Controlado


VFR que se realiza fora de espao areo controlado, porm dentro de reas ao longo de rotas designadas pelo DECEA e que disponha de equipamento rdio em funcionamento manter escuta permanente na frequncia apropriada do rgo ATS que proporcionar o servio de informao de voo e informar sua posio a esse rgo, quando necessrio ou solicitado.

Para VFR fora de Espao Areo Controlado. Curiosidade.


CAPTULO 5. (GEN 1.7-2) No tem nos livros Analogia.

5.1.2 - responsabilidade do piloto em comando calcular o nvel mnimo para vo IFR fora de aerovia, obedecidos os critrios seguintes: Analogia para VFR. a) procura-se a altitude do ponto mais elevado dentro de uma faixa de 30km (16NM) para cada lado do eixo da rota; Faremos para VFR como raio do AD de partida. b) soma-se a maior correo QNE da rota; e no aplicvel para nossa analogia. c) somam-se 300m (1000 ps) ou 600m (2000 ps), sobre regies montanhosas e, se o valor encontrado no corresponder a um nvel de voo, arredonda-se para o nvel de vo IFR imediatamente acima. Subiremos 3000 (900m) do nvel do AD e ajustaremos QNE.

Servio de Trfego Areo - ATS


Os Servios de Trfego Areo so prestados em todo o espao areo brasileiro, incluindo guas territoriais e jurisdicionais, bem como o espao areo que tenha sido objeto de Acordo Regional de Navegao Area. Os ATS s no Brasil so providos por seus diversos rgos, subordinados s Organizaes Regionais do SISCEAB, dentro dos respectivos espaos areos de responsabilidade. A prestao do ATS vai at o meridiano 10 W.

Servio de Trfego Areo - ATS


Objetivos do ATS: Prevenir colises entre aeronaves Prevenir colises entre acfts na rea de manobras Agilizar e manter a ordem do fluxo de trfego areo Prover informaes teis para a segurana e eficincia na realizao do voo Notificar as organizaes competentes sobre a necessidade dos procedimentos de auxlio na busca e no resgate de aeronaves quando requerido.

Servio de Trfego Areo ATS - Diviso


Controle de Trfego Areo (ATC) :
1- Controle de rea : exercido por um ACC (Centro de Controle de rea) ou um APP (Controle de Aproximao) por delegao, em AWY inf/sup ou partes designadas do espao areo ATS (CTA e UTA). 2- Controle de Aproximao: exercido por um APP (Controle de Aproximao) ou TWR ( Torre de Controle) por delegao, em reas de controle terminal (TMA) e zona de controle (CTR). 3- Controle de Aerdromo: exercido pela TWR dentro da zona de trfego de aerdromo (ATZ).

Servio de Informao de Voo (FIS): tem por finalidade proporcionar avisos e informaes teis

para a realizao segura e eficiente dos voos. 1- Prestao do FIS: AWY at FL145 para VFR; FIR; rotas de informao; TMA CTR VFR; vizinhanas de AD fora dos limites da ATZ; outros espaos areos desde que seja aplicvel o FIS. 2- rgos prestadores do FIS: ACC FIR/AWY inf/abaixo do FL150; APP TMA/ abaixo FL145 VFR/CTR VFR; TWR vizinhanas de AD /limites da ATZ; AFIS Ad sem TWR e que possuam APP ou estaes aeronuticas.

Servio de Assessoramento (ADA): criado como transio para um espao areo controlado para
o voo IFR, visando assegurar separao no espao areo de Assessoramento, sempre que possvel entre voos IFR ACC.

Servio de Alerta: prestado a todas acfts que evolurem no espao areo jurisdicional brasileiro o
ATS necessita conhecer o voo. Ser prestado pelos rgos ATS envolvidos.

Prestao do ATS
ATZ TWR CTR APP TMA APP AWY ACC CTA ACC UTA ACC FIR ACC ATZ sem torre com APP APP AFIZ (zona de informao de AD) AFIS Estao Aeronutica.

Hora do ATS
Aferio dos relgios para se ter a hora certa. Tempo Universal Coordenado (UTC) HH/MM de 24 horas. Arredonda-se para o minuto mais prximo. Ex: 02:45Z 23:32:18 (23:33)

Notas VFR importantes


VFR diurno em ATZ, CTR, TMA e a 50Km (27NM)em locais que no possuam tais espaos areos -> resp. TWR e na falta dessa, ATS existente. necessrio a Notificao de Voo, sendo que para VFR Especial exige-se Plano de Voo. Notificao dever ser preenchida no ATS ou na sala AIS do AD de partida. VFR noturno ou Especial ser transferido para o APP respectivo. VFR diurno, chegando, partindo ou em trnsito em TMA onde estabeleam corredores visuais, dever manter-se nos limites especificados. APP assegura separao vertical e horizontal entre voos VFR noturnos na ATC/CTR/TMA, VFR Especiais e IFR. A separao vertical mnima de 1000 (300m).

Controle de Aerdromo
Torres de Controle - TWR As TWR prestaro ATC, FIS e AS no aerdromo e nas vizinhanas para se obter: fluxo seguro, rpido e ordenado de trfego. O objetivo e prevenir abalroamentos e colises entre aeronaves: voando no circuito de trfego do AD; operando na rea de manobra; pousando ou decolando; veculos operando na rea de manobras, bem como estes e os obstculos existentes na mesma. TWRs so responsveis por: alertar os servios de segurana e notificar APP, ACC e pilotos sobre falhas e irregularidades de funcionamento de tudo que est instalado no AD para orienta o trfego, bem como providenciar o saneamento. TWR o rgo oficial de informao: sada e chegada das aeronaves e encaminhar essas e outras informaes necessrias ao ACC a que estiver subordinada. TWRs informam o APP e ACC a respeito de aeronaves deixarem de estabelecer contato inicial, aps lhes terem sido transferidas, ou que tendo contatado, nenhum outro tenha se efetivado e que, em ambos os casos, deixarem de pousar dentro de 5 minutos.

Suspenso das Operaes VFR pela TWR


VMC < 1500 (450m) de teto e 5000m de visibilidade Providncias da TWR: Suspender todas as partidas VFR Suspender todos os voos VFR ou obter autorizao para operao VFR Especial - Notificar o ACC e APP das medidas tomadas - Notificar sala AIS, administrao do aeroporto e , atravs desta, aos exploradores das aeronaves as razes que motivaram a suspenso, sempre que for necessrio - Quando o AD estiver operando VFR especial ou somente IFR, o farol rotativo ser ligado enquanto perdurar a situao e maiores informaes devero ser solicitadas na frequncia oficial da TWR ou AFIS, caso no haja TWR

Responsabilidade do PILOTO
Quando em Voo nas proximidades do AD ou txi: - Manter escuta com a TWR a partir do acionamento dos motores (partidas) e at a parada total dos motores (chegada). - Manter-se em condies de transmitir, a qualquer momento, na frequncia da TWR. - Cumprir as autorizaes de trfego emitidas pela TWR. - Fazer a chamada inicial TWR e informar ao atingir as posies crticas. - Prestar qualquer informao til ao controle e segurana do trfego areo. - Toda acft devem obter autorizao para: iniciar txi, decolar e pousar. - Controle de solo: inicial para rea de manobras ou ptio de estacionamento.

Posies Crticas
Posio 1: a aeronave partindo ou para dirigir-se a outro local do aerdromo, chama para o txi. Sero dadas as informaes da pista em uso e a autorizao de txi, quando for o caso Posio 2: (PONTO DE ESPERA) - se houver trfego que possa interferir, a aeronave que vai partir ser mantida nesse ponto a 90 com a direo de pouso. Normalmente, nessa posio, sero testados os motores. Quando duas ou mais aeronaves atingirem essa posio, devero manter-se a 45 com a direo de pouso. Posio 3: a autorizao para decolagem ser dada nesse ponto, se no foi possvel faz-lo na POSIO 2. Posio 4: nessa posio, ser dada a autorizao para o pouso ou nmero da sequncia do pouso. Posio 5: nessa posio, ser dada a hora de pouso e a autorizao para o txi at o ptio de estacionamento ou hangares. E o transponder ser desligado. Posio 6: quando for necessrio, ser dada, nessa posio, a informao para o estacionamento.

Circuito de Trfego Padro


Motores reao = 1500 Aeronaves hlice = 1000 de elevao do AD.

Seleo da Pista em Uso


TWR considera: circuito do AD; comprimento das pistas e auxlio para aproximao e pouso disponveis. Direo e velocidade do vento na superfcie (6kt;10km/h calmo) pista que oferea maior vantagem. Direo e velocidade de vento sempre informados. Piloto pode solicitar autorizao para usar outra pista, bem como decidir quanto ao pouso e decolagem, quando as condies de vento forem insatisfatrias para a performance da acft. A TWR manter o APP permanentemente informado da pista em uso.

TWR Informao de Trfego Essencial e Sobre as Condies do Aerdromo


Trfego Essencial Local: 1- Toda acft, veculo ou pessoas que se encontrem na rea de manobras ou prximos. 2- Trfego em voo nas proximidades do AD que possa constituir perigo para as acfts consideradas. A TWR informar quando for necessrio para segurana ou devido a solicitao da aeronave. Dever tambm advertir sobre os riscos inerentes esteira de turbulncia. Condies do Aerdromo: 1- Obras na rea de movimento ou rea adjacente. 2- Irregularidades ou danos nas pistas ou pistas de txi que estejam ou no sinalizados. 3-gua nas pistas, pistas de txi ou nos ptios. 4- Aeronaves estacionadas. 5-Perigos ocasionais como bando de pssaros no solo ou ar. 6- Sistema de iluminao do AD com avarias ou mal funcionamento. 7- Qualquer outra informao pertinente.

TWR - Controle de Trfego de Sada e Chegada


Sada: Autorizar a decolagem acft precedente tem que cruzar o final da pista em uso (normalmente); ou tenha iniciado uma curva; ou at que todas as acfts que tenham pousado anteriormente e aquela prestes a partir, estejam fora da pista em uso. Para acelerar o fluxo de trfego acft poder ser autorizada a decolagem imediata, antes de adentrar pista, sendo que ao aceitar a autorizao, no poder se deter na pista em uso. Acft partindo com Plano de Voo VFR escuta mantida com o ATC responsvel at o limite da TMA ou CTR (qdo no existir TMA), salvo instrues em contrrio da TWR ou APP. Chegada: No ser permitido que uma acft na aproximao final para pouso cruze o incio da pista, antes que a acft decolando cruze o final da pista; ou tenha iniciado uma curva; ou at que todas as acfts que tenham pousado anteriormente estejam fora da pista em uso.

Ordem de Prioridade para Pouso


Normalmente o pouso prioritrio, sendo mais ainda o de emergncia. Sequncia das aeronaves: - Planadores - Enfermo ou rgo para transplante - SAR (Busca e salvamento) - Operao militar (guerra ou segurana interna) - Presidencial - Operao militar (manobra militar/treinamento) - Demais acfts conforme autorizadas pelo controle Aeronave no segmento final de aproximao IFR, normalmente ter prioridade sobre acft no circuito de trfego visual. ** PESOPOD **

Ordem de Prioridade para Decolagem


Independente da sequncia do txi, chegada posio 2, observar-se- a seguinte ordem de prioridade: Defesa aeroespacial Operao militar (guerra ou segurana interna) Enfermo ou rgo para transplante SAR (Busca e salvamento) Presidencial Operao militar (manobra militar/treinamento) Demais acfts conforme autorizadas pelo controle ** DOESPOD **

TWR - Controle de Aeronaves Durante o Txi


Compensa a limitao do campo visual do piloto. Txi pela pista em uso para acelerar o fluxo, sem risco nem demora para outras acfts. Ultrapassagem: A- para atender prioridades de decolagem B- acfts de mesma prioridade quando a da frente parar por motivos prprios C- acft detrs pronta enquanto acft da frente declara-se no pronta Espera nas marcas de ponto de espera. Na falta dessas marcas ou no visveis tem-se que: 1) 50 m da lateral da pista para pista com 900m ou mais 2) 30m da lateral da pista para pista com menos de 900m

TWR - Controle de Pessoas e Veculos


Movimento de pessoas, veculos ou reboque de acft autorizao da TWR. Cruzamento de pistade pouso/decolagem ou txi autorizao da TWR, a menos que se encontre em rea de manobras possuidora de luzes, bandeiras ou outros sinais de advertncia convencionais. AD controlado comunicao rdio bilateral com TWR ou controle de solo. Quando no possuir rdio poder transitar se: a) acompanhar outro veculo equipado com transceptor b) proceder conforme plano preestabelecido pela TWR AD movimentado necessita de comunicao entre os veculos em frequncia diferente da usada pelas acfts. Acfts pousando ou decolando espera igual das aeronaves Veculos de emergncia que assistem as acfts tero prioridade sobre od outros veculos Todos os veculos, inclusive os que rebocam acfts, devero dar passagem para acfts. Os veculos daro passagem aos que estejam rebocando acfts. Observaro sempre as instrues da TWR.

TWR - Controle de Acfts no Circuito de Trfego


Acfts no circuito e na rea de pouso controladas para proporcionar separaes mnimas, exceto: a) acfts em operao militar b) acfts voando em formao c) acfts operando em pistas paralelas ou diferentes reas de pouso Acft que no entrou em contato com o APP, quando da entrada na TMA dever contatar a TWR pelo menos a 5 minutos de voo do AD. Informao sobre o trem de pouso: as acfts devero reportar TWR a situao do trem de pouso (baixado e travado), quando se encontrarem na perna base do circuito de trfego.

Esteira de Turbulncia
Efeitos: balano violento; perda de altura ou de velocidade de asceno; esforos de estrutura.

Categoria de aeronaves segundo a esteira de turbulncia. Categoria da aeronave Pesada H


Mdia M Leve - L

Peso mximo de decolagem 136.000Kg (300.000lbs) ou mais


7000kg (15.500lbs) at 136.000kg (300.000lbs) At 7000kg (15.500lbs)

Mnimos de Separao - Esteira


Aeronaves Pousando: deve-se observar separao mnima de 3 minutos entre aeronave leve ou mdia pousando aps aeronave pesada. Aeronaves Decolando: deve-se observar separao mnima de 2 minutos entre aeronave leve ou mdia decolando aps aeronave pesada. ** Utiliza-se a separao mnima para aeronaves decolando, quando a decolagem ocorrer: a) mesma pista b) pistas paralelas separadas por menos de 760m (2.500) c) pistas transversais, se as trajetrias de voo projetadas se cruzam d) pistas paralelas separadas por 760m ou mais, se as trajetrias de voo projetadas se cruzam.

Servio de Informao de Voo - FIS


Proporcionado toda acft no espao areo brasileiro, desde que o ATS tenha conhecimento do voo. do piloto em comando a responsabilidade de alterar o plano de voo quando estiver sendo prestado o FIS. Atribuies do FIS quanto as informaes para as acfts: a) SIGMET, AIRMET e OTLK b) Lanamento na atmosfera de materiais radioativos e substncias txicas c) Mudana na condio operacional dos auxlios navegao d) Mudanas na condio dos aerdromos e facilidades associadas, inclusive informao sobre a condio das rea de movimento do AD, quando afetadas por condies meteorolgicas notificadas. e) Perigos de abalroamento que possam existir para as acfts que voem fora dos espaos areos controlados. Transmisso de Informao: Transmisso direta pelo aTS com confirmao de recebimento; chamada geral a todas acfts interessadas sem confirmao de recebimento; rdio difuso contnuas ou frequentes.

Servio Automtico de Informao Terminal - ATIS


Reduz o volume de comunicaes de rdio-ATS, aliviando as frequncias do rgo ATC nos AGA onde proporcionado. Contedo das transmisses: a) Necessrias para aeronaves chegando e saindo, ou uma nica transmisso para chegada e sada. b) Transmitidas por um canal de auxlio navegao em VHF relacionado com a aproximao inicial (ex: VOR) ou frequncia VHF especfica. c) As informaes so gravadas em portugus e ingls. d) Refere-se apenas a um AD. e) Radiodifuso contnua e reiterada. f) Sempre atualizadas. g) Identificada por um designador = letra do alfabeto. Sempre ser acusada pela acft quando da comunicao com o Controle de Aproximao ou TWR.

ATIS Informaes Presentes


Direo e velocidade do vento Pista em uso Visibilidade Condies meteorolgicas Quantidade e altura de nuvens Ajuste de Altmetro Temperatura Outras informaes meteorolgicas Instruo para acusar o recebimento de Mensagem ATIS e seu designador.

Servio de Informao de Voo em AD - AFIS

Finalidade: assegurar a conduo eficiente do trfego areo nos AGA homologados ou registrados, que no disponham de ATC. Prestao do servio: estao de telecomunicao localizada no AD e identificada como Rdio. AFIS e AS para o trfego do AD, trfego em operao na rea de movimento e acfts em voo no espao areo inferior num raio de 27NM (50km) do AD. Informaes: meteorolgicas; direo e velocidade do vento; QNH; temperatura da pista; outras informaes que contribuam para a segurana.

Operao VFR em AD No Controlado


Regras do AR e requisitos relacionados com a classe de espao areo ATS. Espao areo inferior num raio de 27NM (50km) do Ad com AFIS a acft dever manter escuta com o rgo responsvel pelo servio de coordenao e informao de voo. Em AD que no disponha de ATS local ou que opere parte do perodo, dever utilizar-se da FCA indicada na AIP, ROTAER. Na falta de FCA dever ser utilizada a frequncia 123,45 MHz como FCA. Desde que no haja procedimento especfico publicado para o AD, a FCA ser utilizada da seguinte forma: a) Aeronave partindo: escuta desde a partida dos motores at 10NM do AD e transmitir sua posio antes de ingresso na pista para decolagem. b) Aeronave chegando: escuta a partir de 10Nm do AD at o corte de motor e transmitir sua posio e inteno ao ingressar na perna do vento, na aproximao final, ao livrar a pista e iniciando arremetida.

Operao VFR em AD No Controlado - Partida


AD com AFIS e acft com rdio: manter escuta e condio para transmisso bilateral. informar o AFIS nas posies crticas e escolher RWY em uso. cuidar de sua prpria separao e movimentos. informar sua hora de decolagem. prestar informaes ao AFIS que visem coordenao ou segurana de voo. AD com AFIS e acft sem rdio: somente vlido para acft em translado; agrcolas e planadores pertencentes a aeroclubes localizados no AD. escolha da RWY e cuidados com separao e movimentos.

Operao VFR em AD No Controlado - Chegada

AD com AFIS e acft com rdio: - manter escuta e condio para transmisso bilateral. - obter do AFIS: operacionalidade do AD; trfego do AD e outras informaes para pouso seguro. - informar posies no circuito de trfego. - informar posies crticas no solo. - situao do trem de pouso. - hora do pouso.

Servio de Controle de Aproximao - APP


Nas comunicaes de rdio chamado de controle. Emite autorizaes para quem est ou pretende estar em TMA ou CTR. VFRs com plano no entram sem autorizao do APP em B/C/D. TMA ou CTR classe E comunicao para informar posio sempre que disponham de rdio. Quando no consegue contato com o APP: TWR do AD principal Outra TWR dentro da TMA ACC caso esteja localizado naquela TMA Jurisdio: TMA e/ou CTR por delegao em CTA Assegura separao: para os voos realizados nos espaos areos sob sua jurisdio, garantido separao vertical ou horizontal. A separao vertical mnima aplicada por um APP de 300m (1000FT).

a) b) c)

Mensagem de Posio
Notificao padronizada transmitida para o ATS responsvel. O voo VFR realizado nos espaos B/C/D tem comunicao compulsria em determinadas posies, sendo responsabilidade do comandante. Posies Exigidas: - Pontos de notificao compulsrios nas ERC e ARC, sobre eles ou imediatamente aps pass-los. - Em rotas no definidas por pontos de notificao, sero transmitidas mensagens de posicionamento aps 30 minutos de voo, e depois em intervalos de 1 hora. - Por solicitao do ATS. - No cruzamento de CTA ou FIR. Contedo da mensagem de posio: - Identificao da aeronave - Posio - Hora (ZULU) - Nvel ou altitude de voo - Prxima posio e hora estimada.

Procedimentos para Ajuste de Altmetro


Altitude de Transio: altitude onde a acft, na subida de decolagem, troca o QNH por QNE. Expressa nas cartas IAL ou SID. O Nvel de transio definido pelo ATC ou pelo piloto (FIS/AFIS) sempre conforme a tabela. Ser a troca do QNE para QNH.

Servio de Controle de rea - ACC


Nas comunicaes chamado de Centro. Jurisdio: dentro da FIR, nas CTAs e nas reas e/ou rotas de assessoramento contidas na FIR ACC: so 4 e coincidentes com as FIR Curitiba/Braslia/Recife e Amaznica. APP e TWR subordinam-se ao ACC. Separao Vertical: em rota obtida atravs da exigncia de ajuste QNE e estipulao de nvel de voo ou observando tabela de nveis de cruzeiro. Os voos progridem na CTA/UTA ou FIR atravs de mensagens de posio, reportadas pelos pilotos em pontos de notificao pr-estabelecidos, ou conforme a necessidade de determinar a posio da acft naquele momento.

Servios para Aeronaves em Caso de Emergncia


Condies de emergncia: - Condio de Urgncia: sinal = PAN, PAN. Uma condio que envolve a segurana da aeronave ou alguma pessoa a bordo, mas que no requer assistncia imediata. - Condio de Socorro: sinal = Mayday . Uma condio onde a aeronave encontra-se ameaada por grave e/ou iminente perigo e requerendo assistncia imediata. Para Indicao de Emergncia Cdigo Transponder: - 7700 = EMERGNCIA - 7600 = FALHA DE COMUNICAO - 7500 = INTERFERNCIA ILCITA

Falha de Comunicao
a) b) c) d) Procedimento: Prosseguir voo mantendo-se em VMC Pousar no AD mais prximo Informar o pouso ao ATC apropriado, pelo meio mais rpido Alocar o transponder com o cdigo 7600.

Sempre que um piloto constatar falha de comunicao apenas na recepo, transmitir s cegas as manobras que pretender realizar, dando ao rgo ATC o tempo suficiente para atender a realizao de tais manobras.

Interferncia Ilcita
Pousar o mais rpido possvel no Ad apropriado mais prximo ou designado pela autoridade competente. Depende da situao a bordo. Acft far o possvel para notificar o ATC/ATS, para que esses possam atender as necessidades da situao. Utilizar os cdigos 7500 ou 7700, modo A ou S. ATC/ATS: - Transmitiro informaes para segurana do voo, sem esperar resposta - Mantero vigilncia, plotando a progresso do voo, coordenando a transferncia de controle dos ATS. - Notificaro a situao da acft: ao explorador/representante credenciado; ao RCC apropriado; autoridade de segurana competente. - Retransmitiro mensagens apropriadas, entre a aeronave e as autoridades competentes.

Interferncia Ilcita - TWR


Dirigir a aeronave para ponto de estacionamento isolado, para convenientemente ser isolada a acft das atividades normais do AD. No havendo ponto isolado, o local ser definido em comum acordo com o rgo de segurana do aerdromo. Trajeto do txi dever ser para o local, onde se reduza ao mnimo os reais perigos s pessoas, outras acfts e s instalaes aeroporturias.

Servio de Alerta
Prestado: - A todo voo IFR - A todo voo VFR notificado - A toda acft que esteja ou que se suspeite estar sob interferncia ilcita. O servio de alerta s aeronaves, que tenham apresentado plano de voo e no tenham chegado ao AD de destino, ser iniciado pelo rgo ATS daquele AD, se esse servio j no estiver sendo prestado por outro rgo ATS. Quando AD de destino no dispuser de rgo ATS -> ser prestado quando solicitado pelo piloto, explorador ou qualquer outra pessoa, ressalvando o seguinte: - TWR, APP ou Estao de Telecomunicaes Aeronuticas com conhecimento da emergncia, notificar o ACC, o qual notificar o RCC. Porm, se a situao exigir, sero acionados os rgos locais para um atendimento imediato. - O ACC ser a base central das informaes relativas emergncia que se encontre dentro da FIR ou CTA, e transmitir ao RCC. Exceto se outro rgo ATS j estiver prestando o servio.

Fases de Perigo
Fase de Incerteza: INCERFA - 30 minutos aps a hora estimada a receber comunicao e posio ou de voo normal; ou aps o primeiro em que, pela primeira vez, tentou-se fazer contato e sem resultado o que ocorrer primeiro. - 30 minutos aps a ETA, estimada pelo piloto ou calculada pelo rgo ATS a que resultar posterior. Fase de Alerta: ALERFA - Transcorrida a INCERFA, no obteve comunicao com a acft, ou atravs de outras fontes no se consiga notcias da acft. - Acft autorizada a pousar e no o fizer dentro dos 5 minutos seguintes e no se restabelea a comunicao com a acft. - Recebimento de informaes indicativas de operao anormal da acft, mas no indicando a possibilidade de pouso forado. - Sabendo-se ou suspeitando-se de interferncia ilcita.

Fases de Perigo
Fase de Perigo: DETRESFA Transcorrida a ALERFA, as novas tentativas de comunicao serem infrutferas, sendo que outros meios mais externos de pesquisa tambm sem resultado, possa supor que a acft esteja em perigo. Evidncia da no suficincia de combustvel a bordo ou que no seja suficiente para permitir o pouso em lugar seguro. Recebimento de informaes de anormalidade de funcionamento da acft indicam a possibilidade de pouso forado. Informao ou deduo de que a acft far pouso forado ou que j o tenha realizado.

Busca e Salvamento - SAR


Operaes SAR finalidade: localizar, socorrer e retornar segurana, ocupantes de aeronaves ou embarcaes, em situao de perigo. Misses SAR: Principais: Busca; Salvamento e Interceptao e Escolta. Secundrias: Apoio; Humanidade; Misericrdia e Especial. Padres de Busca: - Rotas paralelas: rea extensa sem provvel posio. - Pente: informaes entre 2 pontos, porm posio desconhecida. - Longitudinal: rota ou linha de posio onde a unidade area deve interromper a busca no mesmo extremo onde comeou. - Quadrado Crescente: posio conhecida dentro de limites precisos e rea no extensa. - Setor: posio conhecida dentro de limites precisos e rea pequena. - Contorno: em terreno montanhoso ou acidentado.

Busca e Salvamento - SAR


Primeira chamada de Socorro: frequncia que estiver usando. No sendo atendida: 121,50 VHF/fonia Frequncia Internacional de Emergncia. Sinais de Socorro: - SOS: telegrafia; MAYDAY (3 x seguidas): fonia; Bombas e foguetes: luz vermelha; Luz pirotcnica vermelha: paraquedas. Sinais de Urgncia: - Necessitando pousar sem assistncia imediata: Apagando e acendendo os faris de pouso Apagando e acendendo as luzes de navegao - Necessitando transmitir mensagem urgente relativa a barco, acft ou pessoa: XXX em radiotelegrafia Sinal transmitido por fonia PAN, PAN por trs vezes seguidas.

Falhas de Comunicao
Falha do Equipamento rdio de solo: Contatar frequncias secundrias do rgo ou setor de controle Frequncia 121,50 Mhz Informar sem demora a falha posies adjacentes ou rgos ATC. Manter informao referente ao item anterior. Se possvel, pedir ajuda s referidas posies ou rgos, com respeito a acfts que possam estabelecer comunicao com aquelas posies ou rgos para estabelecer separao e manter o controle de tais aeronaves. Frequncia Bloqueada: - Identificada a acft que bloqueia, tentativas de comunicao com a mesma via 121,5 Mhz, por SELCAL, frequncia do operador, frequncia VHF designada para arar, atravs de tripulao de voo ou qualquer outro meio. Em solo atrav de contato direto. - Se a comunicao for estabelecida provdncias para o desbloqueio.

Falhas de Comunicao

Uso sem autorizao de frequncia do ATC: - Transmisses falsas o ATC dever corrigir essas transmisses. - Instruir todas acfts para verificarem as autorizaes ou instrues antes de cumpri-las. - Se praticvel, mudana de frequncia. - Se possvel, comunicar a todas acfts o fim das transmisses piratas.

Emprego do Radar nos Servios de Trfego Areo


Servios Radar: a) Vigilncia: proporciona s aeronaves informao e assessoramento sobre desvios significativos da rota do voo. b) Vetorao: servio no qual o controlador ser responsvel pela navegao da aeronave, devendo transmitir para a mesma as orientaes de proa e as mudanas de nvel que se tornarem necessrias. Objetivos: a) Estabelecer separaes adequadas b) Orientao na execuo de procedimentos especiais c) Proporcionar vantagens operacionais (controlador e acft) d) Desvia acft de formaes meteorolgicas e esteira de turbulncia e) Corrigir desvios de rotas f) Atender a uma solicitao do piloto, quando possvel

Emprego do Radar nos Servios de Trfego Areo


Utilizao do servio: - Controlador dever estabelecer e manter contato com a aeronave envolvida. - O piloto dever ser informado do contato radar e o tipo de servio que ser prestado. Isso ocorre aps estabelecida a identificao inicial e aps ao estabelecimento da identificao posterior perda de contato radar. - O controlador informar ao comandante a perda do contato radar imediatamente. - O trmino do servio sempre informado exceto no procedimento de descida IFR ou plano IFR cancelado. - Ao terminar a vetorao, piloto dever ser instrudo para assumir a navegao. - Para aproximao visual ou vetorao para rumo de aproximao final, no ser necessrio informar o trmino do servio.

Emprego do Radar nos Servios de Trfego Areo


Identificao do Alvo: - Alvo Primrio: gerado por sinais de rdio refletidos, ou seja, o retorno dos sinais da estrutura da aeronave. - Alvo Secundrio: utiliza-se de transmissores-receptores (interrogadores de solo e respondedores de bordo) e em conformidade com a OACI. o Transponder que conversar com o radar.

Emprego do Radar nos Servios de Trfego Areo


Obrigatoriedade do Transponder: - Modo A/C ou S, com capacidade de reportar altitude presso, quando operando nos espaos areos classes A, B, C, D ou E e classe G acima do FL100 excluindo a poro abaixo de 2500FT (inclusive) de altura. - Basicamente operam em 2 modos A e C. - Algumas TMA exigem A e C consulta na AIP-Brasil.

Operao do Transponder
Devero ser mantidos ligados em voo e da seguinte forma: - Cdigo 2000: antes de receber instrues do rgo ATC - Cdigo 7500: interferncia ilcita - Cdigo 7600: falha de comunicao - Cdigo 7700: emergncia ANTI ICE : Antes = 2000 Interferncia = 7500 Comunicao = 7600 Emergncia = 7700

Separao Radar
Podem ser aplicadas: - Aeronaves sob vigilncia ou vetorao radar - Aeronave decolando e outra sob vetorao ou vigilncia radar, desde que a aeronave decolando seja identificada dentro de 1NM do final da pista. - Aeronave sob vigilncia ou vetorao e outra no identificada, quando a primeira estiver subindo ou descendo atravs do nvel da segunda. Condies: performance do radar primrio; acft no identificada ser mantida com as demais at separao no radar ser estabelecida; controlador garantir 10NM para executar a separao radar; acft quando em rumo convergente ser instruda a efetuar manobras para que os mnimos de separao radar sejam mantidos.

Separao Radar
Mnimos de Separao Radar: - Radar Terminal: 5NM e em casos excepcionais, a critrio do DECEA poder ser de 3NM. - Radar de Rota: 5NM ou 10NM. No caso de somente o radar de rota estar funcionando na TMA ou CTA, a separao de 10NM dever ser observada.

Mnimos de Separao quanto a Estira de Turbulncia: - Pesada -> Pesada = 4NM / Mdia = 5NM / Leve = 6NM - Mdia -> Pesada = 3NM / Mdia = 3NM / Leve = 5NM - Leve - > Pesada = 3NM / Mdia = 3NM / Leve = 3NM Vlido para: rota na mesma altitude ou a menos de 1000FT abaixo; mesma pista ou paralelas separadas ao menos por 760m; cruzamento de rota na mesma altitude ou a menos de 1000FT abaixo.

Separao Radar
Mnimos de Ajuste de Velocidade: Operando: - FL 280 a FL 100 = 250kt - Descida abaixo do FL 100 = 210kt (turbojato) - Turbo jato dentro de 20NM do AD de destino = 170kt - Hlice e turbo hlice = 200kt - Hlice e turbo hlice dentro de 20NM do AD de destino = 150kt Partindo: - Turbo jato = 230kt - Hlice e turbo hlice = 150 kt Obs: pode-se solicitar autorizao para velocidades menores quando em operao e partindo controlador dever avisar quando ajuste no sejam necessrios.

Fraseologia
Transmisso de mensagem observar-se-: Frequncia correta Nenhuma outra estao transmitindo Prvio preparo do que ser transmitido Mensagem longa previamente escrita conforme se recomenda Autorizaes condicionais na seguinte ordem: Identificao Condio Autorizao

Fraseologia
Cotejamento: - Autorizaes: entrar na pista em uso; pousar; decolar; cruzar a pista em uso; regressar pela pista em uso; condicionais e nveis de voo ou altitude. - Instrues: proas e velocidades; ajuste de altmetro; cdigo SSR e pista em uso. Se um piloto cotejar erroneamente, o controlador transmitir a palavra negativo seguida com a verso correta. Idiomas: - Portugus ser normalmente usado. O ingls o idioma internacional. O espanhol utilizado nos espaos areos designados pelo DECEA em funo de acordos internacionais. Nunca se misturam idiomas nas transmisses.

Alfabeto Fontico
-

Algarismos

Nmeros Inteiros
Nmero 10 76 Portugus Uno zero Sete meia Ingls One zero Seven six

100
408 800 7000 11000

Uno zero zero


Quatro zero oito Oito zero zero Sete mil Uno uno mil

One hundred
Four zero eight Eight hundred Seven thousand One one thousand

Teste de Equipamentos

nmero

portugus

significado

1
2 3 4 5

Clareza uno
Clareza dois Clareza trs Clareza quatro Clareza cinco

Ininteligvel
Inteligvel por vezes Inteligvel com dificuldade Inteligvel Perfeitamente inteligvel

Indicativo de Chamada dos rgos ATS

rgo ACC APP TWR AFIS GND CLR - TRFEGO

Indicativo Centro - nome Controle nome Torre nome Rdio nome Solo nome Trfego nome

Servio de Informao Aeronutica

Finalidade: - Reuni e divulgar a informao necessria segurana, regularidade e eficincia da navegao area. Obteno da Informao: - Responsabilidade do piloto com a mnima participao do tcnico AIS. Proporcionado: - Diviso de Informaes Aeronuticas (D-AIS), rgo do DECEA. Centros de NOTAM e as salas AIS de aerdromo fazem parte do servio.

Servio de Informao Aeronutica

Publicaes preparadas e divulgadas pelo AIS: AIP -> Informao Aeronutica e suas emendas NOTAM -> Notice To Air Man AIC -> Circulares de Informao Aeronutica Cartas Aeronuticas -> ERC, ARC, VAL, IAL, SID etc Outras publicaes

Servio de Informao Aeronutica


AIP Publicao de Informao Aeronutica - Satisfaz a necessidade internacional de intercmbio de informao aeronutica de carter permanente e essencial para a navegao area. - Atualizadas conforme o progresso e modernizao da aviao mundial. - publicada em portugus e ingls. - Divide-se em: 1- Generalidades GEN 2- Em Rota ERC 3- Aerdromos AGA Notas: HJ do nascer do sol; HN do pr ao nascer do sol; HO atende as necessidades das operaes; HS somente para horas de voos regulares; HX horas indeterminadas; H24 ininterrupto.

Servio de Informao Aeronutica

Manual Auxiliar de Rotas Areas - ROTAER - Contedo: - Lista de aerdromos brasileiros homologados e registrados, auxlios navegao constantes das cartas e rgos ATS e servios disponveis. - Frequncia das comunicaes, auxlio ao pouso, radares disponveis. - Rotas especiais, diagrama de altitude de cruzeiro e tabela de converses. - As informaes contidas no ROTAER atendem principalmente a aviao domstica e de pequeno porte em substituio AIP. Sempre ser til ter: Rotaer, ERC, ARC, VAL, IAL e SID.

Servio de Informao Aeronutica

Centros de NOTAM - CRN: - Designados por letras: Belm = A; Recife = B; Rio de Janeiro = C; So Paulo = D; Porto Alegre = E; Braslia = F; Manaus = G. Centro Geral de NOTAM CGN: tambm funciona como Centro Internacional de NOTAM (NOF) e que so representados pela letra Z.

Servio de Informao Aeronutica


Suplemento de AIP: - Finalidade de divulgar modificaes temporrias de grande durao (3 meses ou mais). - Informaes importantes para operaes que impliquem em textos amplos ou grficos que influenciem em uma ou mais partes da AIP.

As modificaes de importncia para as operaes devem ser publicadas de acordo com o sistema AIRAC (Regulamentao e Controle de Informao Aeronutica). AIRAC: Calendrio internacional e permanente, estabelecido pela OACI Organizao de Aviao Civil Internacional, que fixa as datas para a divulgao antecipada de dados sobre situaes ou mudanas relacionadas com aeroportos e a infraestrutura da navegao area ou sobre novos procedimentos, tais como o emprego do GPS. O calendrio definido por ciclos de 28 dias, institudos com a finalidade de divulgar com suficiente antecedncia a nova informao.

Servio de Informao Aeronutica


Publicao do Suplemento AIP: - Informao temporria de durao superior a 3 meses. - Informao temporria de durao inferior a 3 meses, mas o usurio possa receb-la antes que entre em vigor. - Informao que seja permanente e no haja condio de public-la diretamente como emenda aos Manuais AIS (AIP, ROTAER, AIL e SID) e Cartas Aeronuticas (ARC e ERC), publicadas pelo DECEA. - Informao que contenha grfico ou procedimento ATS. Suplemento AIP que publica uma informao j divulgada por NOTAM dever conter referncia ao nmero desse ltimo, mas no o cancelar. O NOTAM publicado como suplemento AIP continuar em vigor, at que seja cancelado por outro NOTAM, por data ou por ter seu texto incorporado a uma publicao.

Servio de Informao Aeronutica


Notas: - Suplemento com referncia a NOTAM e este substitudo ou cancelado, o Suplemento tambm ser considerado cancelado. - Suplemento publicado, de acordo com o sistema AIRAC, ostentar a sigla AIRAC em local de destaque. - Suplementos tero a mesma distribuio das emendas AIP. - Suplementos so publicados em 2 verses: a) SRIE N -> informaes de interesse domstico, em portugus e distribudas somente no Brasil. b) SRIE A -> informaes de interesse internacional, em portugus e ingls e distribudas somente para o exterior.

Plano de Voo
TIPOS: Plano de voo Completo (PLN) Plano de Voo Simplificado Notificao de Voo (NTV) (VFR em ATZ, CTR e TMA) Plano de Voo Repetitivo

Obrigatoriedade de Apresentao: Antes da partida de aerdromo provido de rgo ATS Antes da partida de AD desprovido de rgo ATS, de acordo com procedimentos especficos. Imediatamente aps a partida de AD desprovido de rgo ATS por rdio, excetuando o disposto no item anterior. (AFIL) Sempre que se pretender voar atravs de fronteiras internacionais. IFR ou FL150 ou acima.

Plano de Voo
Dispensa de apresentao: - Misso SAR ( RCC deve ter condies de fornecer o plano aos rgos ATS envolvidos). - Voo VFR em rota sendo os AD envolvidos desprovidos de ATS. - Aeronave que no disponha de rdio, desde que decolando de aerdromo desprovido de rgo ATS e a aeronave no cruze fronteiras internacionais. Local de Apresentao: - Sala AIS pessoalmente ou em outro setor devidamente credenciado pelo DECEA. - Apresentado em qualquer sala AIS de AD, independentemente do local de partida do voo. - Por telefone, fax / telex ou rede de computador, conforme publicao especfica. - Quando do contato com o rgo ATS, sem ter apresentado plano at esse momento, o rgo dever solicitar a apresentao do mesmo. - Se for o ATS do AD de destino -> cdigo ANAC e dados de origem (local de partida e a hora de decolagem.

Plano de Voo
Antecedncia de Apresentao: - Mnima de 45 minutos antes da EOBT. Ex: 12:15Z para EOBT = 13:00Z Validade: - At 45 minutos aps a EOBT. - Em caso suspenso regular das operaes no AD, esse prazo ser considerado a partir da hora de restabelecimento das operaes. Ex: EOBT = 13:00Z -> vlido at 13:45Z 13:40Z suspende as operaes e restabelece operaes as 15:10Z 15:10Z + 45min = 15:55Z nova validade Nota: poder ser autorizado antes da EOBT, desde que o rgo ATC possua os dados do PLN aprovado, sem restrio quanto ao fluxo de trfego areo para a rota ou AD de DEP e DEST.

Plano de Voo
Modificaes, Atrasos e Cancelamentos: - Apresentado s sala AIS de AD, e os outros meios de apresentao, at 35 minutos alm da EOBT. - Excees podero ser aplicadas a determinados AD, a critrio do DECEA, visando o gerenciamento do fluxo de trfego areo. - Caso o piloto no tenha certeza de alguma informao a ser prestada (ex : nmero de passageiros), o mesmo dever at o momento da partida informar ao rgo ATS, por rdio, a informao exata. Nota: FPL = plano de voo apresentado

Plano de Voo
Encerramento: - Para AD controlado = automaticamente ao se completar o tempo total previsto para o voo (EET). - Em AD de destino desprovido de ATS = piloto notifica pessoalmente, por qualquer meio, atravs de informao contendo: identificao da aeronave e hora de pouso. - Quando pouso acontecer em AD outro (com ATS)ao de destino, sendo que a informao para o ATS dever conter: identificao da aeronave, AD de partida, AD de destino e hora de chegada (exceto se o AD possuir TWR). - Quando pouso acontecer em AD outro (sem ATS) ao de destino, o piloto informar o rgo ATS, por qualquer meio o mais rpido possvel, sendo que a informao conter: identificao da aeronave, AD de partida, destino, chegada e hora da chegada.

Plano de Voo - Preenchimento

Preenchido em 2 vias: 1- rgo ATS 2- Para o piloto em comando (opcional) 3- Plano RPL pessoa credenciada pelo explorador Itens a serem preenchidos 7 a 19 Preenchido da esquerda para direita, iniciando no primeiro espao e os excedentes sero mantidos em branco Datilografados, caneta azul ou preta, mas sem rasura A hora ser UTC Durao de voo com 4 algarismos hora e minutos.

Plano de Voo

Identificao da aeronave item 7 - Mximo de 7 caracteres, a qual usada pelo rdio Ex: PRTAW; GOL1234 e FAB2004 P R S G O - Excepcionalmente, no caso em que o indicativo de chamada a ser utilizado em radiotelefonia ultrapassar 7 (sete) caracteres, o piloto deve inserir a marca de nacionalidade ou a marca comum e a marca de matrcula da aeronave ou outro designador oficial de matrcula, neste ITEM, e no ITEM 18 o designador RMK/ seguido do indicativo de chamada a ser utilizado

Plano de Voo
Regras e Tipo de Voo item 8 - I = IFR - V = VFR - Y = IFR inicialmente seguida por 1 ou + mudanas de regras de voo - Z = VFR inicialmente seguida por 1 ou + mudanas de regras de voo No caso de utilizao de Y ou Z, o piloto deve inserir, no ITEM 15, o ponto de mudana de regra de voo. Tipos de Voos item 8 - S = transporte areo regular - N = transporte areo no regular - G = aviao geral - M = aeronave militar - X = categorias distintas das indicadas Especificar no item 18 o estado do voo aps o indicador STS, caso se requeira tratamento especial pelo ATS ou quando for necessrio para denotar outras razes que se requeira tratamento especial pelo ATS. Nesse caso inserir o motivo depois do indicador RMK no item 18.

Plano de Voo
Nmero e Tipo de aeronaves e Categoria de Esteira de Turbulncia item 9 Nmero: Ex: 3 ou 0 3 - Dever ser inserido 1 ou 2 caracteres e preenchido apenas quando voo em formao. Tipo: Ex: C 1 5 0 - 2 ou 4 caracteres. Insere-se o designador do tipo da aeronave ou ZZZZ (quando no houver designador estabelecido, voo em formao com mais de um tipo de acft e designador especfico de acft militar). Quando utilizado ZZZZ, indicase no item 18 precedido de TYP/NAVION Categoria de Esteira: - L = LEVE -> at 7.000kg - M= Mdia -> 7.000kg a 136.000kg - H = Pesada -> 136.000kg ou mais

Plano de Voo

Equipamento e Capacidades item 10 As capacidades abrangem os seguintes elementos: a) a presena de equipamento pertinente em funcionamento a bordo da aeronave. b) equipamento e capacidades compatveis com as qualificaes da tripulao de voo. c) a aprovao correspondente da autoridade competente, quando aplicvel.

Plano de Voo
Equipamento e Capacidades item 10 - Equipamento e capacidades de radiocomunicaes, de auxlios navegao e aproximao. Preenchimento: - N -> quando a acft no possui equipamentos exigidos para a rota considerada ou se estes no funcionarem. - S -> quando a acft possui equipamentos normais exigidos para a rota considerada e estes funcionarem. S/A - Outros equipamentos: inseridos ou substitutivos para o S. - Tabela no prximo slide: S/C

Se for utilizada a letra Z, deve ser especificado, no ITEM 18, quaisquer outros tipos de equipamento ou capacidades instalados a bordo, precedido de COM/, NAV/ e/ou DAT/

Plano de Voo
A Sistema de pouso GBAS B LPV (APV com SBAS) C LORAN C D DME E1 FMC WPR ACARS E2 D-FIS ACARS E3 PDC ACARS F ADF G (-GNSS-) (vide 2.2.4.2.4) H HF RTF I Navegao inercial J1 CPDLC ATN VDL Modo 2 J2 CPDLC FANS 1/A HFDL J3 CPDLC FANS 1/A VDL Modo A J4 CPDLC FANS 1/A VDL Modo 2 J5 CPDLC FANS 1/A SATCOM (INMARSAT) J6 CPDLC FANS 1/A SATCOM (MTSAT) J7 CPDLC FANS 1/A SATCOM (Iridium) K MSL L ILS M1 ATC RTF SATCOM (INMARSAT) M2 ATC RTF (MTSAT) M3 ATC RTF (Iridium) O VOR P1-P9 Reservado para RCP R Aprovado PBN (vide 2.2.4.2.6) T TACAN U UHF RTF V VHF RTF W Aprovado RVSM X Aprovado MNPS Y VHF com capacidade de separao de canais de 8,33 kHz Z Outro equipamento instalado a bordo ou outras capacidades

Plano de Voo
Equipamento e capacidades de vigilncia item 10 Equipamento de Vigilncia - SSR Transponder em funcionamento Tipos: Inserir, no lado direito do ITEM, um ou mais dos seguintes designadores, at um mximo de 20 caracteres, para indicar o tipo de equipamento e/ou capacidades de vigilncia instalados na aeronave em funcionamento. Inserir a letra N, se no houver equipamento de vigilncia a bordo para a rota a ser voada ou o equipamento estiver inoperante. - SSR nos Modos A e C: A transponder Modo A (4 dgitos 4096 cdigos); C transponder Modo A (4 dgitos 4096 cdigos) e Modo C;

Plano de Voo
SSR em Modo S E transponder Modo S, compreendendo a identificao da aeronave, a altitude de presso e a capacidade dos sinais espontneos ampliados (ADS-B); H transponder Modo S, compreendendo a identificao da aeronave, a altitude de presso e a capacidade de vigilncia melhorada; I transponder Modo S, com a identificao da ACFT, porm sem a capacidade de altitude de presso; L transponder Modo S, compreendendo a identificao da aeronave, a altitude de presso, a capacidade dos sinais espontneos ampliados (ADS-B) e a capacidade de vigilncia melhorada. P transponder Modo S, com a altitude de presso, porm sem a capacidade de identificao da ACFT; S transponder Modo S, com a altitude de presso e a capacidade de identificao da ACFT; e X transponder Modo S, sem a identificao da ACFT e sem capacidade de altitude de presso; NOTA: A capacidade de vigilncia melhorada a capacidade que a aeronave possui para transmitir os dados dos enlaces provenientes da aeronave via transponder Modo S.

Plano de Voo
ADS-B Vigilncia Dependente Automtica por Radiodifuso a verso de ADS na qual o sistema de bordo das aeronaves transmite as informaes do sistema de navegao de forma automtica, de tal forma que podem ser captadas por qualquer aeronave equipada ou por outro receptor no raio de alcance da transmisso. A frequncia dos informes pode chegar a uma ou mais de uma mensagem ADS-B por segundo. ADS-B se destina a complementar e, eventualmente, substituir com vantagem a vigilncia por meio de radares secundrios. ADS-C Vigilncia Dependente Automtica por Contrato Sistema em que o equipamento a bordo das aeronaves transmite, automaticamente, informaes do sistema de navegao para o sistema instalado em terra por meio de um enlace de dados (datalink) e em conformidade com certas regras (contrato) quanto periodicidade das transmisses e contedo das informaes. Essas informaes so apresentadas ao controlador de trfego areo de forma semelhante aos dados obtidos pelo radar. O emprego da ADS-C se d, em princpio, em reas ocenicas e em reas continentais remotas onde a instalao de radares seria invivel devido a custos ou aspectos tcnicos.

Plano de Voo
Equipamento ADS: ADS-B B1 ADS-B com capacidade especializada ADS-B out de 1090 mHz. B2 ADS-B com capacidade especializada ADS-B out e in de 1090 mHz U1 Capacidade ADS-B out usando UAT. U2 Capacidade ADS-B out e in usando UAT. V1 Capacidade ADS-B out usando VDL, em modo 4. V2 Capacidade ADS-B out e in usando VDL, em modo 4. ADS-C D1 ADS-C com capacidades FANS 1/A G1 ADS-C com capacidades ATN As aplicaes adicionais ou capacidades de vigilncia no especificadas no Item 10 devem ser relacionadas no Item 18, aps o indicador SUR/.

Plano de Voo
Aerdromo de Partida e Hora item 13 - AD de Partida: 4 caracteres S D C O se no for atribudo indicador de localidade, inserir ZZZZ e especificar, no Item 18, o nome do municpio, Unidade da Federao (UF) e a localidade de partida precedida de DEP/. - Hora: 4 caracteres Inserir a hora estimada de calos fora (EOBT), para o Plano de Voo apresentado (PLN) antes da partida, ou a hora estimada ou real de decolagem para o caso de AFIL. No esquecer que hora UTC

Plano de Voo
Os Nveis de Cruzeiro devem ser referenciados a NVEL para os voos planejados para serem conduzidos em um nvel igual ou superior ao nvel de voo mais baixo utilizvel ou, quando aplicvel, para os voos conduzidos acima da Altitude de Transio. Os Nveis de Cruzeiro devem ser referenciados a ALTITUDE para os voos planejados para serem conduzidos abaixo do nvel de voo mais baixo utilizvel ou, quando aplicvel, para os voos conduzidos abaixo ou na Altitude de Transio. Exemplos: a) Para um voo planejado para ser conduzido em NVEL: a letra F + 3 algarismos. b) Para um voo planejado para ser conduzido em ALTITUDE: a letra A + 3 algarismos (A050; A035).

Plano de Voo
Nvel de Cruzeiro planejado tambm deve ser referenciado a ALTITUDE, quando o voo for realizado na Altitude de Transio (TA) publicada ou abaixo desta e inteiramente dentro de uma ATZ, CTR, TMA, incluindo as projees de seus limites laterais at o solo/gua ou, na inexistncia desses espaos areos, em um raio de 50 km (27NM) do aerdromo de partida. Exemplo: Local de realizao de voo: Terminal Belo Horizonte (SBWJ) Altitude de Transio: 6000 FT Rumo Magntico do Voo: 260 Regra de Voo: VFR Altitudes de Voos possveis: A025 ou A045 Quando o voo VFR no for conduzido conforme a Tabela de Nveis de Cruzeiro (Nvel ou Altitude de Voo), o Item 15 deve ser preenchido com sigla VFR, especificando-se no Item 18, por meio do indicador RMK/, a altura planejada para a realizao do voo.

Plano de Voo
Rota item15 - Velocidade de Cruzeiro: mximo de 05 caracteres. Trs unidades: K 0 5 0 0 Km/h = letra K + 4 algarismos Kt = letra N + 4 algarismos N 0 1 0 0 Mach = letra M + 3 algarismos M 0 7 8 Nvel de Cruzeiro: mximo de 04 caracteres. Possibilidades: F 1 4 5 Nvel de voo = letra F + 3 algarismos VFR = no havendo nvel pr-determinado ou voo abaixo de 3000 V F R Altitude = indicada em centena de ps, desde que em VFR, A 0 2 0 letra A seguida de 3 algarismos.

Plano de Voo
Rota item 15 Rota = rotas ATS designadas : a) inserir o designador da primeira rota ATS, se o aerdromo de partida estiver situado na rota ATS ou conectado a ela ou, ainda, se o aerdromo de partida no estiver na rota ATS nem conectado a ela, inserir as letras DCT seguidas pelo ponto de juno da primeira rota ATS, seguido pelo designador da rota ATS. Ex: UW58; REA ou REH; DCT REC UW58. b) a seguir, inserir cada ponto em que seja planejado o incio de uma mudana de velocidade e/ou de nvel ou, ainda, em que uma mudana de rota ATS e/ou das regras de voo esteja prevista. Ex: DCT REC UW58 SVD/N0440F360. Quando for planejada uma transio entre uma rota ATS inferior e uma superior (e vice-versa), e as rotas forem orientadas na mesma direo e sentido, no ser necessrio inserir o ponto de transio.

Plano de Voo

Voos fora de rota ATS designada: - Inserir os pontos separados por no mais de 30 (trinta) minutos de voo ou por 370KM (200NM), incluindo cada ponto onde se planeja mudana de velocidade, nvel, rota e/ou regras de voo; e inserir DCT entre pontos sucessivos, separando cada elemento por um espao, a no ser que ambos os pontos estejam definidos por coordenadas geogrficas ou por marcao e distncia. Ex: FOZ DCT URP DCT. Mudana das regras de voo (mximo 3 caracteres): a) VFR, se for de IFR para VFR - G677 MSS/N0230F065 VFR DCT b) IFR, se for de VFR para IFR - DCT MSS/N0230F060 IFR G677

Plano de Voo
Aerdromo de Destino item 16 - 4 caracteres = S D B K ou Z Z Z Z sem designador. - Caso Ad destino no possua designador (item 18)= DEST/Garimpo Sto. Antonio. Total estimado de voo (EET) item 16 - 4 caracters = tempo total de durao previsto para o voo - 0 1 4 5 hora e minutos. PLN AFIL a durao total de voo ser a partir do ponto em que foi transmitido ao ATS. Aerdromo de Alternativa item 16 S D C O - 4 caracteres = ou Z Z Z Z sem designador = preenchimento no item 18 = ALT/Faz. Estrela. OBS: Alternativa 2 opcional aconselha-se no IFR

Plano de Voo

Outros Dados item 18 - Toda informao necessria, preferencialmente na ordem apresentada, com os indicadores apropriados e uma barra oblqua acompanhada do texto com informaes codificadas ou linguagem clara. Sequncia: STS/ - Motivo do tratamento especial por parte do rgo ATS. Indicada na tabela abaixo:

Plano de Voo
ALTRV ATFMX
FFR FLTCK HAZMAT HEAD HOSP HUM
Para um voo operado de acordo com uma reserva de altitude ou nvel de voo Para um voo no atingido pelas medidas ATFM, aps coordenao e aprovao pela autoridade ATS competente.
Voo de combate a incndio Voo de inspeo para calibrao dos auxlios navegao area Para um voo que transporta material perigoso a bordo Para um voo com status de Chefe de Estado a bordo Para um voo mdico declarado por autoridades mdicas Para um voo operando em misso humanitria. Adicionalmente, dever ser inserida a codificao SEGP ou DEFC, precedida do indicador RMK/, para as operaes areas, respectivamente, de segurana pblica ou de defesa civil, com o objetivo de socorrer ou salvaguardar a vida humana ou o meio ambiente. Para um voo para o qual uma entidade militar assume responsabilidade pela separao de aeronaves militares Voo para evacuao de emergncia mdica crtica para salvaguardar a vida. Adicionalmente, dever ser inserida a codificao TREN ou TROV, precedida do indicador RMK/, caso o voo seja destinado, respectivamente, ao transporte de enfermo ou de rgo vital. Para um voo no aprovado RVSM que pretenda operar em espao areo RVSM Para um voo engajado em uma misso de busca e salvamento Para um voo engajado em servios militares, de alfndega ou policiais

MARSA MEDEVAC

NONRVSM SAR STATE

Plano de Voo

PBN/ - Indicao das especificaes RNAV e/ou RNP. Incluir a quantidade necessria de designadores que figuram abaixo, aplicados ao voo, at o mximo de 8 inseres, isto , um total de at 16 caracteres. NAV/ - Equipamento adicional de navegao, se indicada a letra Z no ITEM 10. COM/ - Equipamento adicional de radiocomunicaes, se indicada a letra Z no ITEM 10. DAT/ - Indicar as aplicaes ou capacidades de dados no especificadas no ITEM 10. SUR/ - Incluir as aplicaes ou capacidades de vigilncia no especificadas no ITEM 10.

Plano de Voo
DEP/ - Nome do municpio, seguido de um espao, a Unidade da Federao (UF),seguido de um espao e a localidade de partida, se indicado ZZZZ no ITEM 13. Ex: DEP/POUSO ALEGRE MG FAZENDA ESTRELA AZUL. - Para aerdromos que no constem nas Publicaes de Informao Aeronutica pertinentes, indicar a localidade como mencionado a seguir: a) Com 4 algarismos, que indiquem a latitude em graus e dezenas e unidades de minutos, seguidos da letra N (Norte) ou S (Sul), seguida de 5 algarismos, que indiquem a longitude em graus e dezenas e unidades de minutos, seguida de E (Este) ou W (Oeste). Completar o nmero correto de algarismos, quando necessrio, inserindo-se zeros, por exemplo: 4620N07805W (11 caracteres); b) Com a marcao e distncia a partir do ponto significativo mais prximo, como a seguir: a identificao do ponto significativo, seguida da marcao do ponto em forma de 3 algarismos que forneam os graus magnticos, seguidos pela distncia do ponto, em forma de 3 algarismos que expressem milhas nuticas. Completar o nmero correto de algarismos, quando necessrio, inserindo-se zeros, por exemplo, um ponto a 180 magnticos a uma distncia de 40 milhas nuticas do VOR DUB deve ser expresso deste modo: DUB180040; c) O primeiro ponto da rota (nome ou LAT/LONG) ou radiobaliza, se a aeronave no decolou de um aerdromo.

Plano de Voo
DEST/ - Nome do municpio, a Unidade da Federao (UF) e a localidade de destino, se indicado ZZZZ no ITEM 16. Adicionalmente, para aerdromos que no constem nas Publicaes de Informao Aeronutica pertinentes, indicar a localidade, conforme descrito anteriormente. DOF/ - A data de partida do voo em formato de seis letras (YYMMDD), onde: YY o ano; MM, o ms; e DD, o dia. Ex: DOF/121009 REG/ - A marca comum ou de nacionalidade e a marca de matrcula da aeronave, se diferentes da identificao da aeronave que figura no Item 7. Ex: REG/PPQLR; Formao - REG/FAB1308 FAB1309 FAB1310 FAB1311 EET/ - Designadores de pontos significativos ou limites de FIR e durao total prevista de voo, desde a decolagem at tais pontos ou limites de FIR. Ex: EET/SBRE0155 SVD0245 REC0330 SEL/ - Cdigo SELCAL, para aeronaves com esse equipamento. TYP/ - Tipo(s) de aeronave(s) precedido(s), caso necessrio, sem espao, pelo nmero de aeronaves e separados por um espao, quando houver tipos diferentes de aeronaves, se registrado ZZZZ no ITEM 9. Ex: TYP/EMB123

Plano de Voo
CODE/ - Cdigo identificador da aeronave (expresso na forma de um cdigo alfanumrico de seis caracteres hexadecimais), quando requerido pela autoridade ATS competente. Exemplo: F00001 o cdigo identificador mais baixo contido no bloco administrativo especfico da OACI. Ex: CODE/F00001 DLE/ - Atraso ou espera em rota: inserir os pontos significativos da rota onde se tenha previsto que ocorrer o atraso, seguidos da durao do atraso, utilizando-se quatro algarismos para o tempo em horas e minutos (hhmm). Ex: DLE/ RDE0030 OPR/ - Designador radiotelefnico ou nome do explorador da aeronave (para aeronaves civis) ou a sigla da Unidade Area qual pertence a aeronave (para aeronaves militares), se no estiver evidente na identificao registrada no ITEM 7.Ex: OPR/Aeroclube de Sorocaba

Plano de Voo
ALTN/ - Nome do municpio, a Unidade da Federao (UF) e a localidade de alternativa de destino, se indicado ZZZZ no ITEM 16. Adicionalmente, para aerdromos que no constem nas Publicaes de Informao Aeronutica pertinentes, indicar a localidade. Ex: ALTN/RIO LARGO AL USINA UTINGA LEO RMK/ - Outras informaes, quando requeridas pela autoridade ATS competente ou quando julgadas operacionalmente necessrias, codificadas ou em linguagem clara.

Plano de Voo

Informaes Suplementares item 19 - No caso do AFIL, o ITEM 19 poder ser omitido, com exceo do nome e cdigo ANAC do piloto em comando, pessoas a bordo e autonomia. - Autonomia 4 caracteres em horas e minutos - Pessoas a bordo at 3 caracteres - Inserir o nmero total de pessoas a bordo (passageiros e tripulantes) ou TBN (para ser notificado), quando o nmero de pessoas a bordo for desconhecido no momento da apresentao do FPL, o qual ser transmitido aos rgos ATS envolvidos por radiotelefonia at o momento da decolagem.

Plano de Voo

Informaes Suplementares item 19 - Equipamento de emergncia e sobrevivncia R/(RDIO) - Riscar U, se a frequncia UHF 243.0MHz no estiver disponvel - Riscar V, se a frequncia VHF 121.5MHz no estiver disponvel - Riscar E, se no dispuser de Transmissor Localizador de Emergncia(ELT) para localizao de aeronave. S/(EQUIPAMENTO DE SOBREVIVNCIA) - Riscar todas as letras, se no possuir equipamento de sobrevivncia a bordo - Riscar uma ou mais letras indicadoras dos equipamentos que no possuir a bordo.

Plano de Voo
J/(COLETES) - Riscar todas as letras, se no possuir coletes salva-vidas a bordo - Riscar L, se os coletes no estiverem equipados com luzes - Riscar F, se os coletes no estiverem equipados com fluorescncia - Riscar U ou V, segundo assinalado em R/, para indicar o equipamento rdio dos coletes - Riscar U e V, se os coletes no estiverem equipados com rdio D/BOTES - Riscar as letras D e C, se no possuir botes a bordo (NMERO) - Inserir o nmero de botes que possuir a bordo (CAPACIDADE) - Inserir a capacidade total de pessoas de todos os botes (ABRIGO) - Riscar a letra C, se os botes no dispuserem de abrigo (COR) - Inserir a cor dos botes

Plano de Voo
A/(COR E MARCAS DA AERONAVE) - Inserir a cor ou cores da aeronave e marcas importantes. N/(OBSERVAES) - Riscar a letra N, se no houver, ou indicar, aps a barra oblqua, outros equipamentos de sobrevivncia que possuir a bordo. C/PILOTO EM COMANDO - Inserir o nome do piloto em comando, como se segue: Piloto Militar posto e nome de guerra, seguidos das iniciais dos outros nomes Piloto Civil nome e cdigo ANAC. NOTA: Excepcionalmente, para atender a operaes areas policiais e de defesa civil, previstas em legislao especfica, no sero exigidos o nome e cdigo ANAC do piloto em comando.

Plano de Voo

RESPONSVEL, CDIGO ANAC E ASSINATURA Preenchido por: Inserir o nome do responsvel pelo preenchimento do Plano de Voo, quando no for o piloto em comando. Cdigo ANAC: Inserir o cdigo ANAC do responsvel pelo preenchimento do Plano de Voo, quando no for o piloto em comando. Assinatura: Assinatura do responsvel pelo preenchimento.

Notificao de Voo - FORMULRIO DE PLANO DE VOO SIMPLIFICADO (IEPV 100-7)


Aplicao: - VFR realizado inteiramente em ATZ, CTR, TMA ou 27NM (50km) do AD de DEP. Apresentao: - Pessoalmente na sala AIS do local de partida, ou na inexistncia desta, ao rgo ATS local - Telefone, fax ou telex sala AIS credenciada, de acordo com os procedimentos estabelecidos em AIC especfica - Radiotelefonia ao rgo ATS local de partida, se no houver proibio para aerdromo em causa Antecedncia da Apresentao: - 10 minutos antes da EOBT quando apresentada na sala AIS. - No exigida: NTV realizada por radiotelefonia diretamente ao ATS.

Notificao de Voo - FORMULRIO DE PLANO DE VOO SIMPLIFICADO (IEPV 100-7)

Cancelamento, modificao e atraso: - Notificao sala AIS do local de partida ou diretamente ao ATS at 35 minutos alm da EOBT. Encaminhamento: - Sala AIS recebe a NTV e a encaminha imediatamente ao ATS. Preenchimento: - Critrio usados no PLN

Sistema de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos - SIPAER


Competncia: - Planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades de investigao e de preveno de acidentes aeronuticos,nos termos expostos no CBA. Estrutura: - Cenipa (Centro de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos): rgo central a quem cabe a orientao normativa do Sistema. Possui estrutura definida em regulamento e regimento interno prprios. - DPAA (Diviso de Preveno de Acidentes Aeronuticos): setor pertencente s estruturas do: a) COMGAR Comando Geral de Operaes Areas b) COMGAP Comando Geral de Apoio c) DEPENS Departamento de Ensino da Aeronutica d) CTA Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial

Sistema de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos - SIPAER


Estrutura: continuao - SERIPA (Servio Regional de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos): organizao do COMAER (Comando da Aeronutica) que subordinado administrativamente ao COMAR (Comando Areo Regional) e sediada nessa regio. Tcnica e operacionalmente subordinado ao CENIPA. Possui estrutura definida, regulamento e regimento interno prprios. - SPAA (Seo de Preveno de Acidentes Aeronuticos): setor pertencente a estrutura do COMAR, da DIRMAB (Diretoria de Material Aeronutico e Blico) e da FAB. - SIPAA ( Seo de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos): setor pertencente a s Unidades Areas, Organizaes Militares que sejam sede de unidade area ou que possuam aeronave orgnica.

Acidente Aeronutico
Perodo da operao da aeronave: momento em que a pessoa embarca com inteno de realizar o voo, at o momento de desembarque total. Situaes de ocorrncia: a) Pessoa sofra leso grave ou morra resultante de: estar na aeronave; contato direto com qualquer parte da aeronave (inclusive as desprendidas); submetida exposio direta do sopro de hlice, rotor ou escapamento de jato, ou s suas consequncias. b) A aeronave sofra dano ou falha estrutural que: afete adversamente a resistncia estrutural, ou seu desempenho ou as caractersticas de voo; normalmente exija a realizao de grande reparo ou a substituio do componente afetado. c) A aeronave seja considerada desaparecida ou completamente inacessvel.

Incidente Aeronutico

Toda ocorrncia que no seja caracterizada como acidente, mas que afete ou possa afetar a segurana da operao.

Fatores Contribuintes
Ato, fato ou combinao. Sequncia ou consequncia. Fatores humanos: aspectos a) Mdico: variveis mdicas e fisiolgicas presentes no evento e a forma de sua participao no evento. b) Psicolgico: variveis psicolgicas individuais, psicossociais ou organizacionais que afetam o desempenho do indivduo envolvido no evento. c) Operacional: desempenho direto do indivduo na atividade relacionada ao voo. Fatores materiais: refere-se a aeronave componentes, equipamentos, sistemas da informao empregados no controle do espao areo, projeto, fabricao, manuseio do material e falhas no relacionadas servio de manuteno.

Processo de Investigao - SIPAER

Relatrio Preliminar RP rgo de investigao Relatrio Final RF elaborado pelo CENIPA Investigao sigilosa ou reservada, sendo o RF ostensivo.

Sinaleiro

Sinaleiro

Sinaleiro

Pilotos Privados
Boa Sorte no Exame! Aqui e na ANAC.

You might also like