You are on page 1of 49

DROGAS, VIOLNCIA, E ESTADO DE INSEGURANA

Classificao das drogas: - Produo; - Legalidade.

Classificao das drogas: - Produo:

- Naturais; - Sintticas; - Mista.

Classificao das drogas: - Legalidade:

- Lcitas; - Lcitas com uso ilcito; - Ilcitas.

Drogas lcitas so aquelas comercializadas livremente de forma legal, podendo ou no estar submetidas a algum tipo de limitao de sua comercializao. Ex.: bebida alcolica (venda proibida a menores). Lcito Aquilo que conforme a lei. Permitido juridicamente. O que no est proibido legalmente, segundo a justia. Justo consentido. De acordo com a moral e os bons costumes. O que se pode fazer, por no estar vedado em lei. Regular. Drogas ilcitas so aquelas comercializadas margem da lei e sem padro de regulamentao de sua utilizao adequada. Ex.: maconha, anabolizantes sem receiturio mdico. Ilcito O que contrrio lei, moral e aos bons costumes. O que vedado, defeso ou proibido por lei. Ato praticado em desacordo com a ordem jurdica, a ponto de violar direito subjetivo individual.

Subclassificao das drogas:


As drogas psicotrpicas, conforme os aspectos legais podem ser classificadas em dois grupos: lcitas e ilcitas, e estas, divididas em trs subgrupos de acordo com

os efeitos no sistema

nervoso central:

depressoras, estimulantes ou perturbadoras.

Separando os assuntos
Drogas
Drogas psicotrpicas

O que so drogas Psicotrpica???

Drogas psicotrpica so aquelas que agem no sistema nervoso central produzindo alteraes de comportamento, humor e cognio, possuindo grande propriedade reforadora sendo, portanto, passveis de auto- administrao(uso no sancionado pela medicina). Em outras palavras, essas drogas levam ao hbito, vcio, ou dependncia.

Classificao das drogas quanto a seu efeito no sistema nervos central

Principais drogas e a legislao brasileira

A novela das polticas de combate e controle de drogas no mundo e no Brasil.

Facilidade de acesso as drogas

Facilidade de acesso as drogas

PLANTAS PSICOTRPICAS DE USO OU CULTIVO PERMITIDO NO BRASIL

A fauna brasileira possui aproximadamente 50 espcies de plantas entegenas com alguma substncia psicotrpica ativa.

CACTO PEYOTE: Utilizado desde remotos tempos na Amrica Central, em rituais religiosos indgenas, sendo originrio desta mesma regio. Este cacto mexicano (Lopophora Williansi), que no existe no Brasil, produz a substncia alucingena "MESCALINA". PEYOTE seu nome popular, de origem asteca, que significa"planta divina

AYAHUASCA (Ch do Santo Daime):As origens do uso da Ayahuasca na bacia Amaznica remontam Pr-histria. No possvel afirmar quando tal prtica teve origem, no entanto, h evidncias arqueolgicas atravs de potes, desenhos que levam a crer que o uso de plantas alucingenas ocorra desde 2.000 a.C

COGUMELOS: Os cogumelos apresentam espcies comestveis e outras altamente txicas, das quais se extraem venenos e substncias alucingenas

PLANTAS E DROGAS PSICOTRPICAS DE USO OU CULTIVO PROIBIDO OU CONTROLADO NO BRASIL

Principais efeitos da drogas

Principais Drogas Estimulantes

ANFETAMINAS: As anfetaminas so drogas sintticas, ou seja, so produzidas em laboratrio.

COCANA: A cocana um alcaloide presente numa planta sulamericana, a coca, cujo nome cientfico Erythroxylon coca.

CRACK: O crack preparado a partir da extrao de uma substncia alcaloide da planta Erythroxylon coca, encontrada na Amrica Central e Amrica do Sul. Chamada benzoilmetilecgonina, esse alcaloide retirado das folhas da planta, dando origem a uma pasta: o sulfato de cocana. Chamada, popularmente, de crack, tal droga fumada em cachimbos.

CIGARRO TABACO NICOTINA

ECSTASY:Droga psicoativa com alto poder estimulante e propriedades alucingenas. A substncia chave do ecstasy o MDMA, tal substncia faz com que o ecstasy seja confundido com metanfetaminas e outras drogas sintticas.

ICE CRISTAL MEET: Metanfetamina extremamente pura. Parecem pequenos cristais, semelhante a gelo quebrado. Em geral fumado, mas tambm pode ser aspirado ou injetado. (ver mais em Metanfetamina).

MERLA: A merla derivada da cocana. uma juno das folhas da coca com alguns produtos qumicos como cido sulfrico, querosene, cal virgem entre outros que ao ser misturado se transforma numa pasta onde se concentra em torno de 40 a 70% de cocana. ingerida pura ou misturada num cigarro normal ou num cigarro de maconha.
CAFENA:A cafena tambm chamada metil-xantina, derivada das xantinas, est presente em plantas amplamente distribudas nas vrias regies geogrficas. Krokodil:

Krokodil
Surgida na Sibria, em 1992, a Krokodil foi criada como uma alternativa mais barata herona. Ela feita a partir da desomorfina, um sedativo e analgsico 10 vezes mais forte que a morfina. Para produzir a droga, so usados alguns componentes improvisados (porm, fceis de serem adquiridos), como gasolina, querosene, solventes de pinturas, comprimidos de codena e at fsforo (tirado da lateral das caixinhas de fsforos). Usuria com o brao totalmente corrodo pela droga Krokodil.

Krokodil

Vdeo

Principais Drogas depressoras

LCOOL: Embora seja uma droga, frequentemente o lcool no considerado como tal, principalmente pela sua grande aceitao social e mesmo religiosa.A permissividade ao lcool leva falsa crena de inocncia do uso do lcool, mas o consumo excessivo tem se tornado um dos principais problemas das sociedades modernas.
SEDATIVOS e Hipnticos no Barbitricos (ANSIOLTICOS): Incluem-se nesse grupo agentes, que em certos casos, substituram os barbitricos, ou que apesar de terem uso restrito ainda so utilizados na medicina atual.As drogas que podem ser assim classificadas so: benzodiazepnicos, paraldedos e brometos. BARBITRICOS: Os barbitricos (ou derivados do cido barbitrico) foram por muito tempo, a droga de escolha para o tratamento da insnia. O declnio de seu uso deu-se por vrios motivos como: mortes por ingesto acidental, o uso em homicdios e suicdios.

INALANTES E SOLVENTES: Um nmero grande de produtos comerciais tm em sua formao vrias substncias volteis (evaporam-se facilmente), os chamados solventes. Como essas substncias tm a capacidade de evaporar facilmente, a sua inalao pode ocorrer voluntria, principalmente entre adolescentes e crianas, ou involuntariamente, como nos casos de trabalhadores da indstria de sapato. Ex: Cola de sapateiro, lana perfume.

OPICEOS: Os opiides incluem tanto drogas opiceas naturais, quanto as drogas sintticas relacionadas, como a meperidina e a metadona. Os opiceos so substncias derivadas da papoula. A codena e a morfina so derivadas do pio, e a partir destas produzse a herona.

O criador do "Canna Cola (EUA) o empresrio Clay Butler, que assegura que nunca fumou maconha e que elaborou a bebida por "acreditar que os adultos tm o direito de pensar, comer, fumar, ingerir ou vestir o que quiserem", disse em entrevista publicao "Santa Cruz Sentinel"

Medicao (EUA) a base de cannabis sativa

Aproximadamente 2 (dois) milhes (0,1%) de brasileiros consomem maconha todos os dias. Levantamento divulgado pela Unifesp aponta que 62% das pessoas tinham menos de 18 anos quando entraram em contato com a droga

Outros tipos de drogas

Outras drogas de abuso

Drogas: Problemas sociais ou modismo?

Drogas: Problemas sociais

Impacto social das drogas: A violncia.

Narcotrfico no Brasil

IMPACTO SOCIAL DAS ARMAS DE FOGO

Drogas: Problemas sociais


Relao entre crime e desenvolvimento Segundo recentes desenvolvimento. estudos, h uma relao clara entre crime e

Os pases com grandes disparidades nos nveis de renda esto quatro vezes mais sujeitos a serem atingidos por crimes violentos do que em sociedades mais equitativas. Por outro lado, o crescimento econmico contribui para evitar crimes violentos, como mostram os dados dos ltimos 15 anos na Amrica do Sul. A criminalidade crnica ao mesmo tempo causa e consequncia da pobreza, da insegurana e do subdesenvolvimento. A criminalidade diminui as possibilidades de negcios, deteriora o capital humano e desestabiliza a sociedade. So necessrias aes especficas. Para alcanar os Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM), as polticas de preveno ao crime devem ser combinadas com o desenvolvimento econmico e social, e a governabilidade democrtica, baseada no Estado de Direito, disse o Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov.

Drogas: Problemas sociais


Educao e perspectiva de crescimento scio-econmico

Drogas: Problemas sociais


Trfico de drogas, criminalidade juvenil e crime organizado Em 2010, 42% dos homicdios foram cometidos por armas de fogo (74% nas Amricas e 21% na Europa). Os crimes a mo armada esto aumentando os crimes violentos na Amrica Central. O crime organizado, especialmente o trfico de drogas, responsvel por um quarto das mortes causadas por armas de fogo nas Amricas, enquanto que na sia e na Europa responsvel por apenas 5 por cento dos homicdios (de acordo com os dados disponveis). O crime envolvendo drogas e a violncia esto fortemente associados existncia de um grande nmero de populao juvenil, especialmente nos pases em desenvolvimento. Enquanto 6,9 por grupo de 100 mil pessoas so assassinadas em nvel mundial, a taxa de homens jovens vtimas trs vezes maior (21,1 por 100 mil). Os homens jovens tm mais probabilidades de possuir armas e participar de crime de rua, de guerras de gangues e cometer crimes relacionados com as drogas.

Narcotrfico: Uma das atividades mais

rentveis do mundo

O narcotrfico faz parte de todas as naes, a comercializao de drogas o segundo ramo de atividade econmica do planeta, sendo superada somente pelo comrcio de armas, gerando uma receita de aproximadamente 500 bilhes de dlares anual. A Amrica do Sul enfrenta muitos problemas de ordem social e econmica, como as crises sucessivas, a falta de trabalho e oportunidades, as desigualdades sociais e diversos outros problemas que so comuns em todos os pases que integram essa parte da Amrica. Essas caractersticas geram outros problemas oriundos da criminalidade, tais como o trfico de drogas, armas, sequestros, atentados, corrupo. As drogas, em especial, motivam quase que todos esses crimes graves. Na Amrica do Sul a droga mais produzida a cocana, desse modo, os grandes produtores so: Colmbia, Peru e Bolvia que garantem a distribuio da droga no planeta, o Brasil est inserido na rota internacional do trfico. A droga entra no pas pela floresta Amaznica, como as fronteiras no so totalmente monitoradas no existem impedimentos, depois disso segue para os portos, aeroportos e pistas de pouso clandestinas espalhadas pelo territrio, a partir desses locais so enviadas toneladas para os grandes centros, em diferentes continentes.

Enfim, quando chegam ao seu destino os grandes traficantes realizam a distribuio para o usurio que compra e contribui com o trfico e as atividades ligadas a ele.

O grande volume de dinheiro gerado pelo trfico de drogas deve ser transformado em recursos legais, esse processo conhecido por lavagem de dinheiro que ocorre atravs do investimento do recurso financeiro adquirido no trfico de drogas em aes, obras de arte, jogos, restaurantes, hotis e muitas outras atividades.
No entanto, uma boa parcela do dinheiro fica reservada para dar continuidade ao trfico e s atividades ilcitas ligadas, como a prostituio, corrupo, alm de financiar grupos guerrilheiros como as FARC (Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia), e o PCC e Comando Vermelho no Brasil.

Drogas e legislao:

Descriminalizao a soluo?

Legalizar ou no legalizar?

A indstria da cannabis sativa

Legalizar ou no legalizar?

Atual situao jurdica das drogas: - A portaria 344 da ANVISA; - A legislao contra drogas antes de 2006; - A legislao vigente contra drogas; - A hipossuficincia das foras de segurana pblica.

You might also like