You are on page 1of 40

ECONOMIA CLSSICA

O PENSAMENTO ECONMICO NA ANTIGUIDADE; O PENSAMENTO ECONMICO NA IDADE MDIA

O PENSAMENTO ECONMICO NA GRCIA

OS FATOS ECONMICOS
Grcia na poca homrica conhecia somente uma vida econmica domstica.
Na poca helnica observa-se o desenvolvimento de uma vida econmica propriamente dita, ou seja uma vida econmica de trocas. Porm, existem algumas ideias econmicas fragmentrias. No h um obra propriamente dita de Economia Poltica, no h um estudo aprofundado do sistema e das leis econmicas.

AS IDEIAS ECONMICAS
A ausncia de um pensamento econmico explicado pelo predomnio da filosofia:
1) Ideia de preponderncia do geral sobre o particular; 2) Ideia de igualdade; 3) Ideias de desprezo da riqueza.

PRINCIPAIS CORRENTES DO PENSAMENTO


Mesmo sem um sistema econmico propriamente dito na Grcia, existiam fragmentos germes das grandes doutrinas.
So as correntes individualista, socialista e intervencionista.

CORRENTE INDIVIDUALISTA
Surge como reao ao meio ambiente, caracteriza o fato de contrapor razo de Estado a razo de individual. formulado o problema do direito das pessoas em relao ao da cidade. As vantagens da produo servil so postas em dvida; contesta-se o desprezo da riqueza e h uma primeira tentativa de reabilitao do trabalho.

CORRENTE SOCIALISTA
Principal representante Plato (427-347 a.C.)
Este socialismo assume diferentes aspectos nas suas duas grandes obras: Repblica e Leis.

CORRENTE SOCIALISTA
Repblica
Implantao de um Estado onde reina a justia, no qual o cidado possa dedicar o mximo de seu tempo aos estudos filosficos e atividade poltica. A parte reservada economia devia limitar-se ao mnimo necessrio.

CORRENTE SOCIALISTA
Leis

Expe um socialismo diferente e bem mais moderado. A finalidade a mesma, isto , estabelecer mais justia e organizar a sociedade de modo que possibilite os meios de moderar o homem e seus desejos materiais e assim, ficar livre para dedicar-se aos cuidados de esprito.
Tratava-se de colocar o Estado em primeiro plano, garantindo-lhe o poder econmico atravs da solidariedade dos indivduos.

CORRENTE INTERVENCIONISTA
Representada por diversos pensadores, dentre os quais o mais importante foi Aristteles.
Sua Poltica faz severas crticas ao comunismo de Plato, insistindo na oposio existente entre o comunismo, de um lado, e a propriedade e a famlia do outro. tambm partidrio da supremacia do Estado, e de certo modo do igualitarismo. Na sua teoria sobre populao, recomenda medidas severas de limitao da reproduo afim de manter a estabilidade demogrfica.

FATOS MONETRIOS
O aparecimento da moeda metlica cunhada na Grcia se deu entre os sculos VIII e VII a.C.
Moeda se torna o instrumento necessrio expanso econmica nesse perodo.

VARIAES DA MOEDA
a) Variedade em relao ao metal: as primeiras tinha ferro como matria prima, depois os metais preciosos ouro e prata assim como o chumbo, o cobre e o bronze; b) Variedade em relao aparncia: embora a unidade fosse a dracma, as peas de moedas traziam os mais diferentes cunhos;

c) Variedade no que se refere ao valor das peas: O Estado Grego submete moeda a constantes alteraes.

IDEIAS MONETRIAS
Aristteles, na sua Poltica, ressalta a importncia da moeda nas trocas diretas.
Estabelece, Aristteles, sua fundamental distino entre as duas economias sucessivas: a crematstica natural e a crematstica no natural.

AS CREMATSTICAS DE ARISTTELES
1)
2)

A crematstica natural representa a economia domstica, a qual julga boa e necessria.


A crematstica no natural representa a economia mercantil, censurvel por levar ao homem a auferir da troca um provento. Aristteles condena os trs processos dessa crematstica: o lucro comercial, o lucro usurio (o juro) e o lucro industrial.

Em resumo, as ideias monetrias dos gregos se apresentam de forma muito mais desenvolvida e precisa do que as ideias econmicas propriamente ditas. O pensamento grego, econmico e monetrio permanece assim subordinado ao filosfico.

O PENSAMENTO ECONMICO EM ROMA

O PENSAMENTO ECONMICO ROMANO


O pensamento econmico romano est subordinado poltica.
Encontramos tambm a ausncia de um pensamento econmico geral e independente.

OS FATOS ECONMICOS
O meio econmico mais intenso do que na Grcia.
O estabelecimento da Pax Romana foi um dos fatores mais favorveis expanso das trocas. Reina o esprito de dominao, a riqueza constitua apenas um meio de assegurar esse domnio, nunca uma promessa de bem estar. As grandiosas realizaes da poca tinham sempre o ponto de vista poltico, nunca o econmico.

IDEIAS ECONMICAS
Nas obras dos tericos romanos pode-se perceber duas tendncias doutrinrias opostas: uma intervencionista e outra individualista.

TENDNCIA INTERVENCIONISTA
Essa tendncia prepondera na antiguidade, poltica chamada anonria. A interveno do Estado provocado por dificuldades de abastecimento, lentido dos transportes e um estado de guerra bastante prolongado.

TENDNCIA INDIVIDUALISTA
Tendncia representada pelos jurisconsultos fundamentos essenciais do individualismo. romanos que lanaram

O PENSAMENTO ECONMICO NA IDADE MDIA

FATOS ECONMICOS
Subordinado moral. Ressurge uma vida econmica de trocas. As causas dessa reapario encontram-se no esforo desenvolvido pela Igreja e pela Realeza. O quadro onde se d esse reaparecimento a regio. O agente dessa nova vida econmica ser a cidade, que se desperta e se desenvolve. O mercado se expande, o comrcio se torna inter-regional (feiras).

FATOS ECONMICOS
O impulso que se imprimiu ao comrcio, teve com as cruzadas, desenvolvimento ainda maior:
a) Criam as cruzadas uma atmosfera propcia ao deslocamento para regies distantes e ao grande comrcio, ponto em contato as civilizaes oriental e ocidental. Estimulam a economia: o comrcio, pelo fomento das trocas, a indstria.

b)

O comrcio retoma um novo impulso. idade mdia cabe pois, o grande mrito de haver criado, desenvolvido e organizado o mercado regional.

AS IDEIAS ECONMICAS
A igreja exerce poderosa influncia na vida de toda a Idade Mdia, cujo pensamento tambm domina.
O pensamento econmico subordinado concepo moralista. Esse princpio de moderao imprimir o seu cunho principalmente s ideias relativas propriedade e ao lucro.

AS IDEIAS ECONMICAS
Princpio de moderao: tornar moral o interesse pessoal.
A propriedade privada admitida como legtima, mas como direito mais moderado, baseado em argumentos individuais (direitos) e argumentos sociais (deveres).

AS IDEIAS ECONMICAS
a) Argumentos de ordem individualista: reconhece direito ao homem da posse.
Argumentos de ordem social: a imposio da moderao moderao esta considerada divida).

b)

AS IDEIAS ECONMICAS
O pensamento medieval admite o direito de propriedade quando contido dentro de dois limites extremos: um mximo que vai at onde o interesse social comear a ser lesado e outro mnimo que comea aonde surge uma ameaa para o rendimento econmico.

AS IDEIAS ECONMICAS
Idade Mdia reconhece a plena dignidade do trabalho:
A ociosidade formalmente condenada. Exalta-se tanto o trabalho manual quanto o intelectual.

IDEIAS ECONMICAS
Dois grupos de atividades (baseados nas crematsticas de Aristteles).
a) Compreende o primeiro todas aquelas nas quais o trabalho aplicado produo da riqueza diretamente utilizvel pelo homem o trabalho agrcola louvado como mais importante, a seguir os trabalhos industriais e os de administrao. O segundo grupo o daqueles nos quais o trabalho se aplica a obteno de riquezas artificiais. H preconceito contra essas atividades, pois o manuseio do dinheiro, que as caracteriza, busca pelo lucro excessivo.

b)

IDEIAS ECONMICAS
Esprito de moderao se faz sentir, comrcio moderado entre dois limites: um superior e outro inferior.
O princpio de moderao visa sobretudo o agente econmico, o ato econmico e particularmente troca aplica-se o princpio do equilbrio.

PRINCPIO DO EQUILBRIO
Aqui o objetivo principal tornar justa a troca.
Pensamento econmico girava em torno da justia: o pensamento econmico est subordinado moral.

PRINCPIO DO EQUILBRIO
Preo justo aquele bastante baixo para poder o consumidor comprar, sem extorso e suficientemente alto para ter o vendedor o interesse em vender e poder assim, viver de maneira decente. Salrio justo aquele que possa permitir ao operrio viver, com sua famlia, de acordo com a tradio da sua classe com os costumes locais.

PRINCPIO DO EQUILBRIO
Lucro justo deve resultar do equilbrio do trabalho empregado, a aplicao da inteligncia e utilidade do servio. No deve permitir ao arteso enriquecer.
Esta ideia de justia comutativa que determina ento a proibio do emprstimo a juros.

AS IDEIAS MONETRIAS
Moeda era referente ao Rei, que detinha o controle de fazer com ela o que bem quisesse.
Sendo sua matria escassa estaria a moeda sujeita a impostos.

AS IDEIAS MONETRIAS
Orsme critica as mutaes monetrias e contesta ao soberano a legitimidade desse direito, estuda suas formas e expe seus inconvenientes.
Orsme mostra o valor do cunho moeda e diz que o direto de alterar o valor da moeda cabe a ser da comunidade (comerciantes, coletividade).

AS DIFERENTES FORMAS DE MUTAES MONETRIAS


Mutao da efgie: obtida mediante da transformao total ou parcial da efgie das peas. Mutao da proporo: consiste na mudana da relao legal estabelecidas para os valores dos dois metais ouro e prata empregado como moeda. Mutao nominal: a modificao dos preos em moeda corrente.

Mutao do peso: consiste em reduzir o peso da moeda sem lhe mudar o nome.
Mutao da matria: consiste na substituio de um metal por outro.

CONSEQUNCIAS DAS MUTAES


As consequncias so raramente favorveis, s deviam ser admitas em casos raros, em casos de guerra ou resgate de um prisioneiro: a) b) c) d) Perda de confiana na moeda; Fraudes; Encolhimento das relaes comerciais; Criam desequilbrio em certas classes da sociedade: juzes, cavaleiros etc.

CONSIDERAES FINAIS
Dessa forma, acabamos de ver que o pensamento medieval em todas suas expresses, est findado (alicerado) sobre a moderao e equilbrio.
Por essa caractersticas se mantm igualmente afastada do socialismo e do individualismo.

CONSIDERAES FINAIS
No socialista porque reconhece as vantagens da propriedade privada.
No tambm individualista porque concebe um interesse pessoal limitado, em todas as suas manifestaes, pelo interesse da comunidade humana.

You might also like