You are on page 1of 20

- A misso artstica francesa e influncias. - Resumo do Impressionismo. Professora: Gliciane S. Arago Oliveira.

Est ligado diretamente com a arte das academias, responsveis pela formao artstica padronizada, com o ensino por meio de tcnicas para criar a iluso da realidade. O retrato uma forma consagrada da arte acadmica. Figura ao Centro; Seu fundo reproduz paisagem ou ambiente; Forma realista; Veja um exemplo, parece at uma fotografia de to perfeita.

Giovent, de Eliseu Visconti 1898. Flagelao de Cristo, 1856 Victor Meireles

Bblicos
Histricos

Independncia ou Morte, 1888 Pedro Amrico.

Natureza-morta

Natureza-Morta com Vaso e Frutas, 1895 Pedro Alexandrino.

Paisagens Gneros

da corte

Coroao de D. Pedro II , 1845 Manuel de Arajo Porto Alegre.

Fazenda do Belm , em S. Jos do Rio Preto-RJ, Georg Grimm 1886.

Nu

Desenho nu era obrigatrio, para perfeio anatmica dos corpos.

Depois do Banho, 1881. Almeida Jnior.

Claro

e Escuro Perspectiva Harmonia Perfeio da luz Perfeio das cores Perfeio das texturas dos elementos
Inspirar nos mestres estrangeiros e adotar o seu padro esttico, foi uma das marcas do academismo brasileiro.

Conserva

as principais caractersticas formais da arte acadmica, por outro lado os assuntos abordados j no se enquadram nos temas privilegiados pelo academismo. Comea a se interessar pelo homem comum, e a vida familiar .

Veja os exemplos:

O violeiro, 1899. Almeida Jnior

Arrufus , 1887. Belmiro de Almeida

Recado Difcil - Almeida Jnior

O impressionismo foi um movimento artstico que surgiu na Frana no final do sculo XIX. Em uma poca onde a pintura era regida por regras acadmicas, um grupo de Jovens pintores romperam as regras no se preocupando mais com os preceitos de realismo, e sim em explorar a luz e o movimento com pinceladas soltas. Em uma poca de evoluo industrial, dois fatores contriburam para o movimento: A inveno do tubo de tinta a leo que facilitava a pintura fora do estdio; A Fotografia, pois atravs de pesquisas pode descobrir os efeitos pticos sobre a composio de cores puras que colocadas lado a lado, so misturadas pelos olhos do observador, durante o processo de formao da imagem.

Sendo assim, os artistas no mais misturavam as tintas para obter cores diferentes, mas utilizavam as pinceladas puras colocadas lado a lado a fim de produzir o efeito da mistura pela ptica do observador. O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Claude Monet (18401926) Impression, solel levant - (Impresso Nascer do Sol), por causa de uma crtica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy"Impresso, Nascer do Sol - eu bem o sabia! Pensava eu, se estou impressionado porque l h uma impresso. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede mais elaborado que esta cena marinha". A expresso foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o ttulo, sabendo da revoluo que estavam iniciando.

Impresso Nascer do Sol, 1872. Claude Monet.

Jeanne Samary Aka La Raverie, Pierre August Renoir

Nessa

primeira exposio coletiva expem os artistas que, mais tarde, a crtica viria a qualificar de impressionistas: Edgar Degas, Claude Monet, Auguste Renoir, Camille Pissarro, Paul Czanne, Sysley, Boudin e Berthe Morisot.

Edgar Degas: Ballet, seen from a Loge, 1885.

Pierre-Auguste Renoir - Le Pont de Chatou 1875.

Camille Pisarro.

Le Moulin de la galette. Auguste Renoir.

You might also like