You are on page 1of 19

AMPLIFICADORES OPERACIONAIS

Elaborao e apresentao: Adriano Furquim

AMP OP

O nome Amplificador Operacional (A.O.) deve-se ao fato do dispositivo ser empregado para realizar operaes matemticas, utilizando a tenso como uma analogia de uma outra quantidade. Com esse dispositivo podem ser conseguidos amplificadores capazes de operar com sinais que vo desde corrente contnua at vrios megahertz.
AmpOp em embalagem DIP (Dual In-Line Package)

Amp Op

Os amplificadores operacionais, tais como os outros componentes, so identificados PIN (part identification number), colocado no interior do triangulo, que identifica o fabricante do circuito e o modelo particular. No caso da figura, o ampop representado, genericamente designado por 741, um dos mais populares.

Amp Op
A estrutura interna de um amplificador operacional muito complexa, sendo constitudo por dezenas de transistores e resistncias contidos numa muito pequena pastilha de Silcio (chip) com cerca de 1 mm2. Este chip depois encapsulado numa caixa metlica, de cermica ou de plstico, dotada de contactos metlicos que facilitam a sua montagem nos circuito. Quanto s ligaes internas, elas dependem do fabricante, do modelo e da caixa, sendo indicadas nas respectivas folhas de caractersticas (data sheets)

Amp Op

Para alimentar um amplificador operacional deve ser usada uma fonte simtrica, porm, h casos em uma fonte simples poder ser usada. A alimentao simtrica pode ser obtida atravs de duas fontes iguais, um divisor de tenso resistivo ou uma fonte simtrica.

Amp Op
Todos AmpOp so representados por um tringulo, com duas entradas e uma sada. A alimentao no desenhada (em geral) nos esquemas. Uma das entradas inversora (-) e outra no-inversora (+). O sinal na sada (vrtice do tringulo), Vout, igual um ganho A multiplicado pela diferena entre as tenses nas entradas inversora e no inversora, Vout= A (V+-V-). Idealmente, o ganho A seria infinito, na prtica da ordem de 105. A apresentao de um AmpOp em geral um encapsulamento com oito entradas

Pino 1: Off-set - o pino 1 e o pino 5 costumam ser conectados a um resitor varivel, juntamente com a entrada negativa da alimentao, buscando equilibrar as tenses da entrada . Compensa a diferena entre os sinais de entrada Pino 2: Esta a entrada inversora, uma das mais importantes do AmpOp. Pino 3: Entrada no inversora; conectada ao terra em vrias montagens. Pino 4: Alimentao negativa (-15 V, em nosso caso, com um capacitor de 100 nF acoplado, para minimizar oscilaes nos sinais). Pino 5: Outro pino do off-set. Pino 6: Tenso de sada. Pino 7: Alimentao positiva (+15 V, tambm com capacitor). Pino 8: no conectado.

Caractersticas eltricas
O amplificador operacional ideal apresenta as seguintes caractersticas: 1. Impedncia de entrada infinita; 2. Impedncia de sada nula; 3. Ganho de tenso infinito; 4. Tempo de atraso nulo; 5. Tenso de sada nula para a situao em que a tenso na entrada V2 seja igual da entrada V1; 6. Curva de resposta em freqncia infinita.

Amp Op como Amplificador

Esta a montagem bsica mais utilizada com amplificadores operacionais no interior de equipamentos que amplificam sinais. A tenso de sada ser negativa ou no, dependendo da aplicao do sinal de entrada. Se R1 = R2, o circuito comporta-se como um simples inversor: VO = -VS Se R1 < R2, o circuito amplifica e inverte. Se R1 > R2, o circuito atenua e inverte.

Aplicaes dos amplificadores operacionais

1. 2. 3. 4. 5.

APLICAES LINEARES: So circuitos que exercem funes analgicas. Circuitos analgicos ou lineares so os que processam ou manipulam sinais cujas amplitudes variam continuamente dentro de um certo perodo. Nessa categoria encontram-se os osciladores, os amplificadores, os circuitos somadores entre outros. Amplificador com Inverso Amplificador sem Inverso Amplificador com ganho unitrio Circuito Somador Circuito Subtrator

Aplicaes dos amplificadores operacionais


APLICAES NO LINEARES: so aqueles que ao contrrio dos analgicos, sempre nos fornecerem sadas totalmente diferentes da forma de onda de entrada. Circuitos Comparadores Comparador com tenso de referncia nula

Aplicaes Lineares

Amplificador com Inverso (Multiplicador)

O ganho do amplificador inversor depende dos resistores da linha de realimentao, R1 e R2. A= -Vo = - R2 Vi R1 Este amplificador apresenta uma defasagem de 180 do sinal de sada com relao ao sinal de entrada.

Exemplo: R1 = 20K e R2 = 100K Ento A = 5, mas como a entrada inversora o circuito amplificar e inverter o sinal. Portanto o ganho A = 5

Amplificador sem Inverso


Exemplo: O ganho deste amplificador R1 = 20K e R2 = dado pela frmula: 100K A= Vo = 1 + R2 Ento A = 6 Vin R1 Neste amplificador, o sinal de sada est em fase com o sinal de entrada.

Amplificador com ganho unitrio


O amplificador operacional nessa configurao empregado como isolador ou buffer (usado para acoplar impedncias e fornecer ganho de corrente). O circuito isolador permite que possamos medir tenses em circuitos de alta impedncia utilizando voltmetros de baixa impedncia. Apresenta uma elevada impedncia de entrada (cerca de 400 M), devido a alta realimentao e baixa impedncia de sada (inferior a 1).

No circuito

Como Vo = Vi, ento Vo = 1

Circuito Somador
Tem por objetivo fornecer na sada uma tenso cujo valor igual soma das tenses aplicadas s entradas. Vo = - (V1 + V2 + V3) x R R1 R2 R3 Se considerarmos R1=R2+R3=R, teremos: VO = - (V1 + V2 + V3 )

Circuito Subtrator
projetado para fornecer na sada um valor de tenso igual a diferena entre as tenses das entradas. A tenso de sada dada pela frmula: Vo = V2 V1

Aplicaes No Lineares

Circuitos Comparadores

So circuitos cuja funo principal comparar o sinal de entrada V1 com um sinal de referncia VR.

Coparador com tenso de Referncia Nula

No comparador com tenso de referncia nula, se a tenso V2 for positiva a tenso de sada ser negativa. E quando a tenso V2 for negativa, a tenso de sada ser positiva.

You might also like