You are on page 1of 70

Filosofia

A histria do pensamento filosfico pretende atingir pelos menos trs nveis alm do simples o que disseram os filsofos ( doxogrfico ), buscando explicar por que os filsofos disseram o que disseram e, finalmente, indagando alguns dos efeitos provocados pelas teorias filosficas.

UMA VIDA SEM BUSCA NO DIGNA DE SER VIVIDA. Scrates.

O porque das afirmaoes dos filsofos no algo simples, porquanto motivos sociais, econmicos e culturais se entrecruzam. Os filsofos so importantes no s pelo que dizem, mas tambm pelas tradies que geram e pem em movimento.

Algumas das posies dos filsofos favorecem o nascimento de algumas idias, mas, juntas, impedem o nascimento de outras. Portanto, os filsofos so importantes quer pelo que dizem, quer pelo que evitam dizer.

A importncia dos gregos


Sob o impulso dos gregos, a civilizao ocidental tomou uma direo diferente da oriental. A filosofia tornou possvel a cincia e em certo sentido a gerou. INVESTIGAO E ESCLARECIMENTO. A sabedoria at ento existente orientais, estava vinculada a convices religiosas, mitos teolgicos, mas no uma cincia filosfica baseada na razo pura O LOGOS.

Diferena na espiritualidade e na racionalidade. ( oriente x ocidente ). Os poemas homricos ( fundamentais ) j se preocupavam com harmonia, proporo, limite, medida. O poeta no se limita a narrar uma srie de fatos, mas tambm pesquisa suas causas e razes, ou seja, princpio e o porque ltimo das coisas.

O poeta se preocupou em analisar de forma total, inteireza No quesito religio, interessante destacar a INTERVENO e a HUMANIZAO DOS DEUSES. Os deuses so formas naturais personificadas em formas humanas. A religio grega sempre fora naturalista. Lembrar Nietzsche e Sartre.

Sartre pretende que o homem enxergue que, independente de Deus existir ou no, este no o ponto fundamental, necessrio que o homem compreenda que nada poder livra-lo dele prprio, nem mesmo a concretude de Deus. Nietzsche dir, independente de Deus existir ou no , somos humanos, demasiadamente humanos.

Primeira preocupao grega


Explicao da totalidade das coisas, ou seja, toda a realidade. Qual o princpio de todas as coisas ? Qual a origem constitutiva ? Ora, mas por que o homem sentiu a necessidade de filosofar ? ADMIRAO os homens maravilhavamse.

Primeiro problema COSMOLGICO


Como surgiu o cosmos ? Quais as foras originais deste processo ? Com os sofistas, o quadro mudou. O centro da problemtica passou a se concentrar no homem. Com Plato, houve a diferena do conhecimento sensvel com o conhecimento intelegvel.

METAFSICA
Coube a Aristteles a distino clssica entre a realidade fsica e a realidade supra-fsica. Os achados da biblioteca de Aristteles. A metafsica no um termo aristotlico. Coube a Andrnico de Rodes a tarefa de organizar os livros de Aristteles.

Tales , o iniciador
Indito, foi o primeiro a afirmar a existncia de um princpio originrio nico. O primeiro fsico. Fsica e Filosofia. Segundo ele, a nutrio de todas as coisas mida. As sementes e os germes tem a natureza mida, portanto a secagem total morte. Mas no se deve acreditar que a gua de Tale seja a gua que bebemos.

A gua de Tales a phisis lquida originria ANAXIMANDRO sustenta que a gua algo derivado e que, ao contrrio, o princpio o infinito. O termo utilizado por este filsofo APEIRON ( privado de limites, ou seja, aquilo que INDETERMINADO.

ANAXMENES pensa que o princpio deve ser infinito, sim, mas que deve ser pensado como ar infinito. Escreve ele: exatamente como nossa alma que ar, se sustenta e se governa, assim tambm o sopro e o ar abarcam o cosmos inteiro. E ainda, o ar est prximo ao incorpreo, pois no tem forma, nem limites e invisvel.

O homem deixa sair da boca , o frio e o quente, com efeito, a respirao esfria se for comprimida pelos lbios cerrados, mas, ao contrrio, torna-se quente pela dilatao se sair da boca aberta . ( Anaxmenes).

Herclito, o obscuro.
Tudo se move. No se pode descer duas vezes o mesmo rio e no se pode tocar duas vezes uma substncia mortal no mesmo estado. Ns somos e no somos. Para ser aquilo que somos em um determinado momento, devemos no ser mais aquilo que ramos no momento anterior, do mesmo modo que , para continuarmos a ser, devemos continuamente no ser mais aquilo que somos em cada momento. EITA HERCLITO ...

Harmonia de contrrios. A doena torna doce a sade, a fome torna doce a saciedade e o cansao torna doce o repouso. (...) No se conheceria sequer o nome da justia, se ela no fosse ofendida. O FOGO. Chama viva, sempre em movimento, simbolizar o nascimento da dialtica.

Pitgoras e o nmero.
Via que as notas e os acordes musicais consistiam em nmeros; e por fim, como todas as coisas, em toda a realidade, parecia-lhe que fossem feitas imagem dos nmeros. Segundo Pitgoras so leis numricas que determinam os anos, as estaes, os meses, os dias e assim por diante.

E mais, so leis numricas que regulam os tempos da incubao do feto nos animais, os ciclos do desenvolvimento biolgico e vrios fenmenos da vida. Segundo os pitagricos, o carter de persitncia e imobilidade, a inteligncia e a cincia eram feitas coincidir com o nmero 1, ao passo que a mvel opinio , que oscila em direes opostas, era identificada pelo nmero 2 e assim por diante.

Todas as coisas derivam dos nmeros. Entretanto, os nmeros no so o primum absoluto, mas eles mesmos derivam de outros elementos. Com efeito, os nmeros so uma quantidade que pouco a pouco se determina ou delimita ao infinito.Assim, dois elementos constituem o nmero: um indeterminado ou ilimitado e outro determinante ou limitante.

Parmnides
O ser imutvel e imvel, porque tanto a mobilidade quanto a mudana pressupem um no ser para o qual deriva se mover ou no qual deveria se transformar. O ser e no pode no ser; o no ser no e no pode ser de modo algum. Grande adversrio das idias de Herclito.

Um suposto nascimento da lgica: monismo X mobilismo


Necessidade de um esclarecimento. Entre o ser em movimento e o ser uno preciso definir com clareza a lgica das coisas.

Demcrito e o conceito de tomo


Os atomistas reafirmam a impossibilidade do no ser, sustentando que o nascer nada mais do que um agregar-se de coisas que j existem e o morrer um desagregar-se, ou melhor, um separar-se das coisas. Trata-se de um infinito nmero de corpos, invisveis pela pequenez e o volume. Tais corpos so indivisveis, sendo por isso -tomos ( o no divisvel ).

A sofstica e a mudana do eixo


DO COSMOLGICO AO ANTROPOLGICO Sofista um termo que significa sbio e especialista do saber. Os socrticos sustentavam que o saber dos sofistas era aparente e no efetivo e que , ademais, no era professado tendo em vista a busca desinteressada da verdade, mas sim com objetivos de lucro.

Aspecto positivo dos sofistas: o deslocamento do eixo da fsica e do cosmos para o homem, utilizando como temas predominantes a tica, a poltica, a retrica, a arte, a lngua, a religio e a educao, ou seja, aquilo que chamamos de cultura do homem. correto compreender o nascimento do humanismo.

Mito de Protgoras o homem a medida de todas as coisas. Artificialismo ou naturalismo ? Verdade parcial ou verdade absoluta ? A participao dos sofistas essencialmente humanstica e gnosiolgica

Argumentao X retrica. a fora do melhor argumento ( Habermas .. A fora do melhor vocabulrio ... , a fora da melhor linguagem ....( Rorty) Ou o argumento que funciona melhor para uma dada audincia .... ( Rorty )

Os sofistas ensinavam a habilidade necessria para impor em um regime democrtico. Os valores, diziam eles, so os homens que criam. Segundo Protgoras, o homem interpreta os dados dos sentidos a seu modo e de acordo com seus interesses. Lembrar a Ps-Modernidade de hoje.

O sofista, usando a persuaso, consegue fazer com que apaream como melhores no as opinies mais chegada verdade, mas as mais vantajosas. A tcnica argumentativa de Protgoras se encontra sobretudo em seu tratado antilogia, em que desenvolve a antilgica como tentativa de argumentao pr e contra determinada posio, sendo ambas igualmente verdadeiras e defensveis. ( debate - argumento de autoridade - argumentos duplos. Grgias mestre da retrica mais importante do que o verdadeiro o que pode ser provado ou defendido.

Scrates e algumas prolas.


O orculo de Delfos, o mais sbio o que tem conscincia de sua prpria ignorncia. A vocao socrtica ensinar a verdade aos homens. Seus escritos outras fontes. ( Xenofonte, Plato e Aristteles ).

Mtodo da ironia uma espcie de simulao que tem por finalidade por a descoberto a vaidade, de desmascarar a impostura e de seguir a verdade. Atacando a vaidade, as reputaes enraizadas e os cannes oficiais, a ironia socrtica tem s vezes uma aparncia negativa e revolucionria.

Irreverncia socrtica se aproxima da autenticidade.Trata-se de um mtodo de anlise crtica. Com suas perguntas Scrates deixa embaraado e perplexo aquele que se julga seguro. Maiutica mdico que ajuda nos partos do esprito.Servem para por o interrogado no caminho da soluo. O dilogo o lugar da gestao do conhecimento.

Ensinamentos Socrticos
No das riquezas que nasce a virtude, mas da virtude que nasce as riquezas e todas as outras coisas que so bens para os homens. Ningum peca voluntariamente: quem faz o mal, f-lo por ignorncia do bem, de modo a considerar impossvel conhecer o bem e no faz-lo. Quando faz o mal, na realidade no o faz porque se trate do mal, mas porque da espera extrair um bem. O homem verdadeiramente livre aquele que sabe dominar seus instintos, o verdadeiro homem escravo aquele que , no sabendo dominar seus instintos, tornase vtima deles.

Distino de opinio e verdade. Geralmente os conhecimentos que temos das coisas falam de nossos interesses. No falam as coisas no seu sentido nascente-originrio. O que voc entende por sentido nascente-originrio ?

O ser verdadeiro est no que aparece. Mas o brilho da aparncia o esconde e o deixa retrado. Para chegar a ele, importa que nossa sensibilidade ande pelos caminhos da aparncia. Mas no basta. preciso o salto do pensamento. E o salto deve ser dado naquele lugar onde a sensibilidade encontra mais apoio. A sensibilidade se apia no que aparece ( dxa) . Para alcanar o ser verdadeiro ( altheia ) , deve-se mergulhar na aparncia.

Essncia
a contribuio de Scrates acerca da essncia do ser humano e manifeste-se . Scrates vai tentar responder , o que a essncia do homem ? A resposta precisa e inequvoca: o homem a sua alma, enquanto precisamente a sua alma que o distingue especificamente de qualquer outra coisa. evidente que, se a essncia do homem a alma, cuidar de si mesmo significa cuidar da prpria alma mais do que do corpo. Um dos raciocnios fundamentais feitor por Scrates para provar essa tese o seguinte: uma coisa o instrumento que se usa e outra sujeito que usa o instrumento.

Um atributo essencial essencial porque aquilo que est numa coisa que , que, se no estivesse , a coisa no seria. O que por si mesmo, ou seja, o que primeiro numa substncia , no podendo ser tirado desta sem que o ser perca o ser. JULGAMENTO DE SCRATES.

Plato
O encontro com Scrates mudou sua vida e sua personalidade. ( Encontro marcado). Vrias obras Dilogos socrticos ( expe a doutrina de Scrates); Apologia de Scrates ( auto-defesa). Crton ( obrigao de obedecer as Leis). Lsias ( sobre a amizade) Dilogos polmicos combate os sofistas.

Obra Protgoras virtude e conhecimento so a mesma coisa. Grgias sobre a retrica. Crtilo sobre a linguagem. Mnon sobre a virtude. Hpias maior sobre a beleza.

Dilogos da maturidade: Banquete sobre o amor; Fdon sobre a imortalidade da alma. Repblica sobre o Estado ideal.

Dilogos da velhice: o autor faz uma reviso crtica da doutrina das idias e do Estado. As principais so Teeteto sobre o conhecimento; Parmnides sobre a defesa da teoria das idias; Poltica o verdadeiro estadista o filsofo.

Timeu sobre cosmologia e o Demiurgo. Leis a legislao do Estado ideal.

A INTUIO FUNDAMENTAL DE PLATO: uma coisa bela porque participa da idia de beleza. O sensvel e o intelegvel.

Trs argumentos para o mundo das Idias


A) Argumento da reminiscncia - temos a idia de verdade. Ora, esta idia ns no a tiramos da experincia. Logo o conhecimento atual recordao de uma intuio que se deu em outra vida. B) Argumento do verdadeiro conhecimento no existe cincia a no ser do verdadeiro; ora a verdade exige correspondncia entre o conhecimento e a realidade, mas o nico conhecimento humano que merece o nome de cincia o que diz respeito aos conhecimentos universais.

C) Argumento da contingncia - deve existir a idia necessria e esttica para que se explique o nascer e o perecer das coisas: uma coisa bela bela no por certa combinao de cores, mas porque uma apario terrena de belo em si.

Propriedades das idias


Incorpreas, imateriais, no sensveis, incorruptveis, eternas, divinas, imutveis, auto-suficientes, transcendentes. A origem do mundo sensvel. ( Timeu). Plato afirma que no princpio existiam, alm das idias, o CAOS e o Demiurgo. Este contemplando as idias ( tornandoas modelo) plasma a matria e assim produz o mundo material.

Reforo da Reminiscncia
Nosso conhecer recordar. A vista das coisas belas faz despertar na alma a recordao das idias. Poltica filosofia como seu instrumento. O indivduo no basta a si mesmo. Classes ideais: trabalhadores , guerreiros e magistrados. A importncia do filsofo rei. ( Aristocracia do saber ...

04 tipos de maus governos


Timocracia - ambiciosos; Oligarquia ricos; Democracia turbulncia. Tirania dspostas.

Concepes Platnicas:
Opinio X Verdade Desejo X Razo Interesse particular X interesse universal Senso comum X Filosofia As obras de Plato podem ser entendidas como uma longa reflexo sobre a decadncia da democracia ateniense.

Aristteles ...
Vamos apelid-lo ... ARI DOS TLES. Tal como seu mestre Plato, Aristteles tambm pretende alcanar a inteligibilidade do mundo, isto , estabelecer as condies de um conhecimento racional que v alm das aparncias ou do contato imediato com as coisas.

Mas, diferentemente de Plato, Aristteles no busca atingir esse objetivo por meio da separao entre aparncias sensveis e idias inteligveis, existncias contingentes e essncias absolutas; opta por um outro caminho que o de tentar encontrar o que h de essencial e de inteligvel no prprio mbito da realidade que nos dada.

Podemos dizer, simplificando bastante, que Plato busca a verdade em um mundo transcendente (o mundo das idias, distinto do mundo sensvel) e Aristteles a procura em uma ordem imanente ao mundo percebido.

Aristteles, ao abordar as suas obras esotricas, deixa de lado o componente msticoreligioso-escatolgico muito evidente s obras de Plato. Esta vereda platnica tem um p nos ritos rficos, ou seja, prende-se mais ao sentido religioso e transcendente do que, puramente racional (ou o do Logos). Com isso, Aristteles pretendeu, sem dvida alguma, proceder a uma rigorizao do discurso filosfico.

Afinidades
ambos consideram que h uma ntida distino entre o conhecimento sensvel e o intelectual, e que o segundo hierarquicamente superior ao primeiro.

Mrito de Aristteles
possvel transformar a experincia imediata em compreenso terica mediada por categorias e princpios que nos permitem saber no apenas que as coisas existem, mas tambm como e por que elas so tais como se apresentam aos nossos sentidos e ao nosso intelecto.

A importncia da causalidade
Segundo Aristteles quando entendemos que a gnese e a estrutura de tudo que existe depende de causas, atingimos um patamar de ordem e de articulao em que todos os elementos das coisas tornam-se explicveis.

Cincia
Entendemos que algo existe porque feito de uma determinada matria; que obedece a uma certa forma; que o fato de algo vir a existir depende de uma ao e de um agente e que se destina a alguma finalidade. Assim podemos articular a imensa variedade do real com a unidade intelectual de uma noo que nos permite compreender a pluralidade e a composio pela unidade e pela simplicidade.

Destaque para a lgica, para as constituies, para a tica ( a Nicmaco ) e a Metafsica. Defende o real ... as categorias ... Substncia, qualidade, quantidade, relao, tempo, lugar, posio , dentre outras.

Escritos
Concebe-se os escritos de Aristteles como sendo em dois troncos: Escritos exotricos, ou seja, escritos de fora. Constituam-se em escritos feitos em forma de dilogo (contribuio socrtico-platnica), destinados ao grande pblico de fora da escola; Escritos esotricos, ou seja, aqueles que se destinavam ao ensinamento didtico dos alunos do Liceu, constitudos ao mesmo tempo e fruto do pensamento aristotlico. Seriam escritos particulares aos alunos, de forma alguma vazavam ao grande pblico.

Teoria do Movimento
Movimento ou mutao em geral precisamente a passagem do ser em potncia para o ser em ato (o movimento o ato ou a transformao em ato daquilo que potncia enquanto tal, diz-nos Aristteles). Para sermos mais enfticos, o movimento no pressupe em absoluto o no-ser como nada, mas sim o no-ser como potncia, que uma forma de ser e, assim, se desenvolve no mbito do ser, sendo passagem do ser (potencial) para ser (atuado).

O DEVIR
Nada do que foi ser de novo do jeito que j foi um dia... tudo passa, tudo passar. (Como uma onda Lulu Santos/Nlson Motta)

Ato e potncia
Discurso de ato e potncia ... H uma grande diferena entre o cego e quem tem os olhos sadios, mas os mantm fechados: o primeiro no vidente; o segundo , mas em potncia e no em ato, pois s quando abre os olhos em ato. Do mesmo modo dizemos que uma plantinha de trigo trigo em potncia , ao passo que a espiga madura trigo em ato.

Essncia e acidente
Essncia, aquilo que faz com que a coisa seja o que ; j acidente a caracterstica mutvel e varivel da coisa, que explica portanto a mudana, sem que isto afete sua natureza essencial.

Metafsica
As quatro definies Aristteles enumerou como sendo quatro as definies plausveis do termo os quais: . Indaga as causas e os princpios primeiros ou supremos (lembram-se dos pr-socrticos?); . Indaga o ser enquanto ser (busca a fonte na escola eletica); . Indaga a substncia (uma prpria definio aristotlica); . Indaga Deus e a substncia supra-sensvel (d-lhe Aristteles).

As causas ....
Causa formal: trata-se da forma ou modelo, que faz com que a coisa seja o que . Ex. O que x ? Causa material: o elemento constituinte da coisa, a matria do que feita. Ex. De que feito x ? Causa eficiente: consiste na fonte primria da mudana, o agente de transformao da coisa. Por que x x ??? Causa final: Trata-se do propsito, da finalidade. Ex. Para que x ??

ALMAS
Vegetativa: a alma vegetativa preside a reproduo, que o objetivo de toda forma de vida finita no tempo. Sensitiva:A sua primeira funo a da sensao, que, em certo sentido, a mais importante e certamente a mais caracterstica dentre as funes acima distintas. Alguns de seus antecessores haviam explicado a sensao como transformao, paixo ou alterao que o semelhante sofre por obra do semelhante

Intelectiva: por si mesma, a inteligncia capacidade e potncia de conhecer as formas puras

tica a Nicmaco
Nem s de razo vive o homem, mas tambm de afeto e emoes. O problema que os impulsos, as paixes e os sentimentos tendem ao excesso ou falta (ao muito ou ao muito pouco); intervindo, a razo deve impor a justa medida, que o meio caminho ou a mediania entre os dois excessos. A coragem, por exemplo, o meio caminho entre a temeridade e a vileza, ao passo que a liberalidade o justo meio entre a prodigalidade e a avareza.

Filosofia na UFPR
As questes versaro sobre temas e problemas de diferentes reas da filosofia (lgica, tica, esttica, epistemologia, metafsica e filosofia poltica, entre outras) e sero formuladas a partir de textos clssicos da histria da filosofia, de diferentes pocas e orientaes tericas.

Modelo de questo objetiva


1. Escolha a nica alternativa correta Segundo Sartre, "A existncia precede a essncia"; pode ser interpretado como: a)O homem se define pelo caminho que vai trilhando em sua existncia e no pelo significado do conceito de homem. b)A existncia humana depende do plano que Deus determina a cada criatura. c)O materialismo define a vida e o esprito no existe. d)O entendimento que se tem de "natureza humana" o que vai direcionar a existncia humana. e)A liberdade no participa do contexto da existncia do homem.

Modelo de questo subjetiva


Leni Riefenstahl destacou-se nos anos 20 e 30 como cineasta, dirigindo, entre outros, documentrios encomendados pelo lder da propaganda nazista, Joseph Goebbels. Com os filmes Triunfo da Vontade (1935), sobre o culto ao Fhrer Adolf Hitler, e Olmpia (1938), um exemplo da devoo nacional-socialista em torno do corpo e da beleza, Riefenstahl ganhou fama em todo o mundo. Mas tambm a estampa de ideloga nazista. ( Indstria Cultural ).

You might also like