You are on page 1of 34

FSICA UNIDADE 1 DO SOL AO AQUECIMENTO

1. ENERGIA DO SOL PARA A TERRA

Escola Secundria Maria Lamas Torres Novas Fsica e Qumica A 10 Ano Nelson Alves Correia

OBJECTIVOS
Explicar o fenmeno de manuteno da temperatura mdia da Terra. Indicar que todos os corpos irradiam energia. Reconhecer e interpretar a Lei de Stefan-Boltzmann. Identificar e explicar o deslocamento de Wien. Relacionar as zonas do espectro em que mxima a potncia irradiada pelo Sol e pela Terra com as respectivas temperaturas.

OBJECTIVOS
Identificar um sistema termodinmico. Identificar e caracterizar situaes de equilbrio trmico. Explicitar o significado da Lei Zero da Termodinmica. Determinar a temperatura mdia de equilbrio radiativo da Terra como um todo e interpretar o valor real da sua temperatura mdia. Interpretar o papel fundamental da utilizao da energia solar na sociedade actual.

CONTEDOS
Balano Energtico da Terra

Emisso e Absoro de Energia


Corpo Negro Lei de Stefan-Boltzmann

Deslocamento de Wien
Sistema Termodinmico Lei Zero da Termodinmica

Temperatura Mdia de Equilbrio Radiativo da Terra


Energia Solar: Colector Solar e Painel Fotovoltaico

Balano Energtico da Terra


O Sol a principal fonte de energia da Terra.

Esta energia (na forma de radiao electromagntica) necessria para a vida e o aquecimento da Terra.
Se a Terra absorvesse toda a radiao solar, a sua temperatura aumentava muito e no era possvel existir vida. A temperatura mdia superfcie da Terra de 15 C (288 K) e este valor tem estado constante (no aumentou).

Isto acontece porque a Terra absorve energia do Sol, mas tambm emite energia.

Balano Energtico da Terra


Quando a radiao solar chega Terra:

30% reflectida para o espao, pela atmosfera (24%) e pela superfcie (6%);
26% absorvida pelos gases da atmosfera; 44% absorvida pela superfcie (solo e gua). A reflexo maior e a absoro menor quando a atmosfera tem nuvens.

Balano Energtico da Terra


A radiao solar que atinge a superfcie da Terra aumenta a sua energia interna e a sua temperatura. A superfcie da Terra emite radiao infravermelha. A maior parte da radiao emitida pela superfcie absorvida pelos gases da atmosfera (principalmente o vapor de gua e o CO2, que esto na troposfera e que so gases de estufa). Estes gases emitem a radiao absorvida para a superfcie da Terra e para o espao. A restante radiao emitida pela superfcie perde-se no espao.

Balano Energtico da Terra


A quantidade de energia que emitida para o espao pela atmosfera e pela superfcie cerca de 70% da energia da radiao solar que chega Terra. Juntando estes 70% aos 30% que so reflectidos para o espao, pela atmosfera e pela superfcie, verifica-se que: a quantidade de energia solar que a Terra recebe igual quantidade de energia reflectida e emitida para o espao.

Balano Energtico da Terra


Assim, a Terra est em equilbrio trmico com o espao, e por isso a sua temperatura mdia constante (15 C).

Absoro e Emisso de Energia


A absoro, reflexo e emisso de radiao dependem da superfcie (forma e tipo de material). Poder de absoro - Capacidade que um corpo tem para absorver radiao.

Poder de emisso ou emissividade (e) - Capacidade que um corpo tem para emitir radiao. Pode ter valores entre 0 e 1.

Absoro e Emisso de Energia


Os corpos que no emitem radiao tm emissividade zero. Os corpos que emitem o mximo de radiao a uma dada temperatura tm emissividade um. Quando um corpo absorve e emite radiao no mesmo comprimento de onda: Um baixo poder de absoro Um baixo poder de emisso Um alto poder de absoro Um alto poder de emisso

Absoro e Emisso de Energia


Cubo de Leslie - Cubo com 4 superfcies diferentes (preta, branca, polida e baa) e um termmetro, que mede o aumento da temperatura do cubo ao longo do tempo, quando uma das superfcies absorve radiao visvel.

Absoro e Emisso de Energia


O aumento da temperatura do cubo maior quando as superfcies preta e baa so iluminadas.

Quanto maior for o aumento da temperatura num corpo, devido a uma radiao, maior o seu poder de absoro e o seu poder de emisso para essa radiao.

Absoro e Emisso de Energia


A superfcie preta absorve muita radiao visvel, aquece mais e emite radiao infravermelha. um bom absorsor de radiao visvel e um bom emissor de radiao infravermelha. A superfcie branca absorve pouca radiao visvel (reflecte a maior parte e aquece menos) e emite radiao infravermelha.

Corpo Negro
Os corpos no absorvem toda a radiao que incide sobre eles.

Corpo negro Corpo terico que absorve e emite toda a radiao incidente. Tem emissividade 1 e um emissor perfeito (emite a mxima radiao possvel temperatura a que se encontra).
Potncia irradiada Energia emitida por um corpo em cada unidade de tempo. Para uma dada temperatura, a maior potncia irradiada, por unidade de rea, a do corpo negro.

Lei de Stefan-Boltzmann
Lei de Stefan-Boltzmann A potncia total irradiada por uma superfcie directamente proporcional rea da sua superfcie e quarta potncia da sua temperatura absoluta:

Quando um corpo absorve energia de uma radiao, a sua temperatura e a sua potncia irradiada aumentam.

Lei de Stefan-Boltzmann

Deslocamento de Wien
Os corpos emitem radiao a qualquer temperatura, mas para cada temperatura h um comprimento de onda em que emisso de radiao mxima. Deslocamento de Wien O comprimento de onda ( mx) do mximo de radiao emitida pelo corpo desloca-se para valores menores quando a temperatura (T) aumenta:

Se Se

diminui A temperatura aumenta mx aumenta A temperatura diminui


mx

Deslocamento de Wien
Um corpo quente emite radiao com uma potncia maior do que um corpo frio, mas o comprimento de onda da radiao mxima emitida menor. Se a radiao emitida for visvel, a sua cor corresponde da radiao mxima ( mx). A cor da radiao emitida varia com a temperatura do corpo. Quando um corpo aquece e emite luz visvel, a temperatura aumenta e mx diminui. A cor da radiao emitida muda de vermelho, para amarelo e depois para azul esbranquiado.

Deslocamento de Wien
O deslocamento de Wien permite relacionar as zonas do espectro, em que mxima a potncia irradiada pelo Sol e pela Terra ( mx), com as suas temperaturas. O Sol apresenta uma temperatura de cerca de 5780 K. Pelo deslocamento de Wien:

Este comprimento de onda corresponde potncia mxima emitida pelo Sol e localiza-se na zona da luz visvel do espectro electromagntico.

Deslocamento de Wien
A Terra apresenta uma temperatura de cerca de 288 K (15 C).

Pelo deslocamento de Wien:

Este comprimento de onda corresponde potncia mxima emitida pela Terra e localiza-se na zona do infravermelho do espectro electromagntico.

Deslocamento de Wien
O deslocamento de Wien permite relacionar a cor ( mx) de uma estrela com a sua temperatura superfcie:

Uma estrela vermelha emite mais radiao vermelha ( mx maior) e tem uma temperatura menor;
Uma estrela amarela emite a mesma energia em todo o espectro visvel; Uma estrela azul emite mais radiao azul ( uma temperatura maior.
mx menor)

e tem

Deslocamento de Wien

Deslocamento de Wien

Sistema Termodinmico
Sistema termodinmico um sistema em que ocorrem transferncias de energia entre outros sistemas e em que se verifica a variao da energia interna do sistema. Obedece s leis da termodinmica. Tipos de sistemas termodinmicos:

Lei Zero da Termodinmica


Lei Zero da Termodinmica - Dois sistemas em equilbrio trmico (com a mesma temperatura), em contacto com um terceiro sistema, esto tambm em equilibrio trmico entre si. Ocorre uma transferncia de energia entre os corpos, do mais quente para o mais frio, at que todos os corpos apresentam a mesma temperatura (at que se atinja o equilbrio trmico). Quando os corpos esto em equilibrio trmico, a energia que eles absorvem igual energia que emitem. Os corpos colocados no mesmo local tm todos a mesma temperatura, que igual temperatura do meio que os rodeia.

Lei Zero da Termodinmica

Lei Zero da Termodinmica

Temperatura Mdia de Equilbrio Radiativo da Terra


A Terra absorve e emite energia e encontra-se em equilbrio trmico (equilbrio radiativo) com a sua vizinhana. A sua temperatura mdia superfcie constante (15 C), porque a potncia da radiao do Sol que a Terra absorve igual potncia da radiao emitida pela Terra (a taxa de absoro de radiao igual taxa de emisso de radiao).

Energia Solar: Colector Solar e Painel Fotovoltaico


O Sol uma fonte de energia gratuita, limpa (no polui) e renovvel (no se esgota). A energia do Sol deve ser aproveitada de modo a diminuir alguns dos problemas de poluio e de diminuio de reservas dos combustveis fsseis. Pode ser aproveitada para o aquecimento de fluidos (painel solar trmico ou colector solar) e a produo de energia elctrica (painel fotovoltaico).

Energia Solar: Colector Solar e Painel Fotovoltaico


Os colectores solares so muito utilizados em edifcios e piscinas para aquecer gua. Possuem tubos em contacto com uma superfcie receptora negra, coberta por uma ou mais placas de vidro, que actuam como estufas. A radiao solar absorvida pela superfcie negra, que aquece e transfere a energia na forma de calor para o tubo com o fluido. A energia interna do fluido aumenta, o que provoca o aumento da sua temperatura.

Energia Solar: Colector Solar e Painel Fotovoltaico

Energia Solar: Colector Solar e Painel Fotovoltaico


Os painis fotovoltaicos so constitudos por clulas fotovoltaicas que produzem energia elctrica a partir da radiao solar, devido ao efeito fotovoltaico. Estas clulas so formadas por materiais semicondutores (silcio ou o germnio). So utilizados como fontes de energia elctrica para aparelhos elctricos e electrnicos. Os colectores solares e os painis fotovoltaicos tm a desvantagem de no funcionarem nos dias de mau tempo e noite.

Energia Solar: Colector Solar e Painel Fotovoltaico

You might also like