You are on page 1of 21

DENGUE

O que Dengue?
uma doena causa pelo vrus da dengue que transmitido pela picada da fmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depsitos de gua parada acumulada nos quintais e dentro das casas. Existem 4 tipos diferentes desse vrus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doena.

Espectro Clinico
A grande maioria assintomtica. importante ressaltar que pacientes podem evoluir para o choque sem evidncias de sangramento espontneo ou prova do lao Quando surgem, os sintomas costumam positiva, reforando que o fator determinante evoluir em obedincia a trs formas clnicas: das formas graves da dengue so as alteraes dengue clssica, forma benigna, similar do endo-tlio vascular, com extravasamento gripe; dengue hemorrgica, mais grave, plasmtico, que leva ao choque. caracterizada por alteraes da coagulao sangunea; e a chamada sndrome do choque associado dengue, forma rarssima, mas que pode levar morte, se no houver atendimento especializado. das infeces

Esquema evolutivo
Infeco pelo vrus dengue

Assintomtica

Sintomtica

Febre Indiferenciada

Febre do dengue

Febre hemorrgica do dengue

Sem sangramento

Com sangramento

sem choque

Com choque

Outros sintomas
Alm de febre, os pacientes com suspeita de dengue podem apresentar: Forte dor de cabea. Dor atrs dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos. Perda do paladar e apetite. Manchas e erupes na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no trax e membros superiores. Nuseas e vmitos e tonturas. Extremo cansao. Moleza e dor no corpo. Muitas dores nos ossos e articulaes.

Diagnstico
O diagnstico de certeza da dengue laboratorial. Pode ser obtido por isolamento direto do vrus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais da doena ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vrus (testes sorolgicos). A prova do lao est indicada nos casos com suspeita de dengue, porque avalia a fragilidade capilar e pode refletir a queda do nmero de plaquetas.

Tratamento
No existe tratamento especfico contra o vrus da dengue. Tomar muito lquido para evitar desidratao e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgsicos so as medidas de rotina para aliviar os sintomas.

Pacientes com dengue, ou com suspeita da doena, precisam de assistncia mdica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer automedicao.
O uso de antitrmicos que contenham cido acetilsaleclico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.) e anti-inflamatrios (Voltaren, diclofenaco de sdio, Scaflan), interferem no processo de coagulao do sangue.

Epidemiologia
O quadro epidemiolgico atual da dengue no pas caracteriza-se pela ampla distribuio do Aedes aegypti em todas as regies, com uma complexa dinmica de disperso do seu vrus, circulao simultnea de trs sorotipos virais (DENV1, DENV2 e DENV3) e vulnerabilidade para a introduo do sorotipo DENV4.
O Brasil adota, desde 2002, o protocolo de condutas que valoriza a abordagem clnicoevolutiva, baseado no reconhecimento de elementos clnico-laboratoriais e de condies associadas, que podem ser indicativos de gravidade, com sistematizao da assistncia, que independe da discusso de classificao final de caso, com o objetivo de orientar a conduta teraputica adequada A classificao epidemiolgica dos casos de a cada situao e evitar o bito. dengue, que feita habitualmente aps desfecho clnico, na maioria das vezes Apesar da existncia desta ferramenta retrospectiva e depende de informaes validada para conduo de casos, a clnicas e laboratoriais disponveis ao final letalidade pela dengue permanece elevada do acompanhamento mdico. no Brasil.

PROGRAMAS ESTRATGICOS EM SADE


DENGUE

Procedimento de atendimento para pacientes com Dengue:


Caso suspeito de

dengue Anamnese Exame fsico

Todo caso suspeito de dengue deve ser notificado Vigilncia Epidemiolgica, sendo imediata a notificao das formas graves da doena. A histria clnica deve ser a mais detalhada possvel e os itens a seguir devem constar em pronturio.

Seguir os procedimento do protocolo fundamental para reduzir o tempo de espera; acelerar o atendimento, diagnstico e tratamento e assim organizao do servio prioridade de acordo com a gravidade

Protocolo de investigao de bitos suspeitos de dengue


Em 2009, diante da necessidade de conhecer Dever ser realizada uma investigao de os fatores determinantes dos bitos por cada caso suspeito de dengue que evoluiu dengue no pas, o Ministrio da Sade para bito. A investigao deve ser conduzida elaborou um formulrio de investigao de imediatamente aps a notificao do caso. bitos, cuja finalidade facilitar a sistematizao da investigao dos bitos suspeitos, e principalmente identificar no conformidades na conduo de casos e desencadear imediata correo nos processos de trabalho nos diferentes nveis de assistncia sade.

Classificao de Risco
A classificao de risco do paciente com dengue visa a reduzir o tempo de espera no servio de sade. Para essa classificao, foram utilizados os critrios da Poltica Nacional de Humanizao do Ministrio da Sade e o estadiamento da doena.

Os dados de anamnese e exame fsico sero utilizados para fazer esse estadiamento e para orientar as medidas teraputicas cabveis.
O manejo adequado dos pacientes depende do reconhecimento precoce dos sinais de alarme, do contnuo acompanhamento, do reestadiamento dos casos (dinmico e contnuo).

Classificao de risco de acordo com os sinais e sintomas.

Suspeito de dengue

Sem sangramento Com e sem sinais de sangramento alarme

Com sinais de alarme

Com sinais de choque

Unidades de Sade - Salvador

Diretrizes Nacionais para a Preveno e Controle


Objetivo Geral: Evitar a ocorrncia de bitos por Definir estratgias para reduo da fora de dengue, prevenir e controlar processos epidmicos. transmisso da doena, por meio do controle do vetor e de seus criadouros. Objetivos Especficos: Especficos : Apoiar a capacitao dos profissionais de sade e dos Organizar as aes de preveno e controle da dengue. gestores. Classificar riscos nos servios de sade. Promover assistncia adequada ao paciente, garantindo acesso, diagnstico e manejo clnico ade- Aprimorar a anlise de situao epidemiolgica e de quado por profissionais de sade habilitados. organizao da rede de ateno para orientar a tomada de deciso. Aprimorar a vigilncia epidemiolgica, garantindo notificao, investigao dos casos e monito- ramento Fortalecer a articulao das diferentes reas e dos sorotipos virais, sempre de forma oportuna. servios, visando integralidade das aes para Padronizar os insumos estratgicos enfrentamento da dengue. necessrios. Reforar aes de articulao intersetorial em todas as Definir estratgias para reduo da fora de esferas de gesto. transmisso da doena, por meio do controle do vetor e de seus criadouros. Sistematizar comunicao. as atividades de mobilizao e

Componentes das Diretrizes


Assistncia: A quase totalidade dos bitos por Controle vetorial: O controle da dengue na dengue evitvel e depende, na maioria das atualidade uma atividade complexa, tendo em vezes, da qualidade da assistncia prestada e da vista os diversos fatores externos ao setor sade. organizao da rede de servios de sade. A . Dentre esses fatores, destacam-se o surgimento realizao de triagem, utilizando-se a de aglomerados urbanos, inadequadas condies classificao de risco baseada na gravidade da de habitao, irregularidade no abastecimento doena, uma ferramenta fundamental para de gua, destinao imprpria de resduos e as melhorar a qualidade da assistncia. mudanas climticas provocadas pelo aquecimento global. Vigilncia epidemiolgica: A dengue uma doena viral aguda e de rpida disseminao. A Comunicao e mobilizao: O notificao oportuna dos casos medida desenvolvimento das prticas educativas no SUS essencial para que a vigilncia seja capaz de tem por base as aes de comunicao, acompanhar o padro de transmisso da doena imprescindveis para fomentar os processos de na rea e a curva endmica. mobilizao. As aes subdividem-se em trs eixos: assessoria de imprensa, publicidade e comunicao intersetorial e mobilizao junto sociedade.

Gesto
Recomenda-se a constituio formal de grupo de trabalho, nas secretarias estaduais e municipais de Sade, para a coordenao e gesto do processo. No mbito federal, o Ministrio da Sade instituiu o Grupo Executivo da Dengue, constitudo pelas secretarias de Vigilncia em Sade, de Ateno Sade, de Gesto do Trabalho e da Educao em Sade, de Cincia, Tecnologia e Insumos Estratgicos e de Gesto Estratgica e Participativa. Caber s secretarias estaduais de sade apoiar o processo de elaborao dos planos municipais e coordenar os planos regionais, especialmente em regies metropolitanas.

Gesto
necessrio compreender que o sucesso no controle da dengue se dar apenas quando a gesto as- sumir o pleno comando da integrao das aes setoriais e intersetoriais. Os eixos prioritrios da gesto so:

Organizao da assistncia;
Vigilncias epidemiolgica e sanitria e controle de vetores; Apoio administrativo e logstico;

Constituio de comit tcnico e de comit de mobilizao;


Capacitao e educao permanente; Gesto de pessoas; comunicao; Planejamento estratgico e programao (elaborao dos planos estaduais e municipais) e monitoramento.

Concluso

Referncias
Diretrizes Nacionais para a Preveno e Controle de Epidemias de Dengue. Braslia-DF-Brasil/2009. Dengue manejo adulto criana; Ministrio da Sade; Braslia - DF - Brasil/2011 http://drauziovarella.com.br/clinica-geral/dengue Dengue no Brasil: desafios para o seu controle; MEDRONHO, Roberto de Andrade; Cad. Sade Pblica vol.24 no.5 Rio de Janeiro May 2008

You might also like