You are on page 1of 26

SEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011 O TELHAMENTO

qualidade manica e o seu lugar na escala inicitica. Na realidade, esse exame, que uma cobertura contra fraudes, e realizado portanto pelo Cobridor , com mais propriedade, denominado TELHAMENTO, pois cobertura se faz com telhas e no com trolhas. Tanto que muitas vezes o Cobridor Externo chamado de Telhador; como ocorre nos pases de fala inglesa (Tyler, de tile = telha), de fala francesa (Tulleur, de tuile = telha), de fala italiana (Tegolatore, de tegola = telha) e assim por diante. Trolhar, por sua vez, significa outra coisa: como a trolha a desempenadeira, ou desempoladeira, destinada a aparar as rugosidades, da argamassa espalhada pelo pedreiro, o trolhamento o apaziguamento de Obreiros em litgio, ou seja: , figuradamente, o alisamento das arestas, das rugosidades que so as divergncias existentes entre aqueles que se pretende colocar em paz. Simbolicamente, portanto, mais adequado Telharmos o candidato para nos protegermos de um eventual intruso e nos certificarmos que se trata de um bom, legitimo e fiel Irmo, apto a entrar no Templo, lugar em que a Loja se rene! Esta a opinio defendida pelos grandes simbolistas, que buscaram a origem da funo e terminologia usada no perodo Operativo para fundamentar sua tese, o que tem levado as Potncias do Brasil sensatamente a atualizarem-se. Telhamento, portanto, a forma ritualstica constituda por perguntas e respostas, para comprovar o grau e a qualidade de Maom de quem solicite ingresso no Templo, no sendo membro da Ordem. O termo usado, tambm, para experimentar membros do quadro que postulem Aumento de Salrio, oportunidade em que, alm do Cobridor de Grau, o postulante inquirido sobre o conhecimento que assimilou no Grau. Telhamento; a forma ritualstica constituda por perguntas e respostas, pela qual podemos comprovar o grau e a qualidade de Maom de um Irmo visitante desconhecido,

O Telhamento um ato de examinar um Irmo desconhecido para certificar-se de sua condio de maom e sua regularidade.

incorreta a expresso Trolhamento, visto que toda obra protegida da intempries do mundo exterior pelas telhas (ou pelo telhado). Trolhar passar a Trolha (colher de pedreiro), termo mais adequado a um caso de desentendimento entre Irmos, com o significado de remover as arestas, espalhando e nivelando a massa, pois se usa a Trolha para espalhar a massa sobre a qual a pedra ser acomodada. Portanto erguemos o edifcio com a ajuda da Trolha, mas na hora de proteg-lo das intempries com a telha que o cobrimos, ou seja, que a protegemos.

Jos Castellani diz o seguinte a respeito do uso equivocado do termo Trolhamento. O termo, um neologismo manico, existe, mas usado de maneira incorreta, para designar o exame de algum, atravs dos Toques, Sinais e Palavras, para aquilatar a sua

servindo para verificar se o Ma.. um bom, legitimo e fiel Ir.., e este Irmo dever ter as respostas respondidas na integra e em memria. Trolhar (Colher de Pedreiro); passar a Trolha, tirar as arestas, apaziguar os nimos quando ele est exaltado entre os Irmos ou em qualquer outro lugar. Nada tendo a ver com Telhar, Cobrir, Examinar.

A..R..G..B..L..S.. Justia n 12 Rito REAA Oriente de Maring A..R..L..S.. Frederico Chalbaud Biscaia n 119 Rito Francs Oriente de Maring Postado por TRABALHOS MANICOS s 9:38:00 PM

Sabado, 14 de setembro de 2013

Por que "Loja" Manica ?

Em espanhol, logia, derivada do termo italiano loggia, denomina alpendre ou quarto de repouso. As palavras mais adequadas para estabelecimento comercial so tienda e comercio. Por ltimo, podemos pegar o exemplo alemo, loge, que no tem apenas a grafia em comum com o francs, mas tambm o significado: um pequeno cmodo mobiliado para porteiro ou caseiro, ou um camarote. J os melhores termos para estabelecimento comercial em alemo so kaufhaus, geschaft ou laden. Com base nesses termos, que denominam as Lojas Manicas nas lnguas francesa, italiana, espanhola, alem e inglesa, pode-se compreender que as expresses referem-se a uma edificao rstica utilizada para alojar trabalhadores, e no a um estabelecimento comercial. Verifica-se ento uma relao direta com a Maonaria Operativa, em que os pedreiros costumavam e at hoje costumam construir estruturas rsticas dentro do canteiro de obras, onde eles guardam suas ferramentas e fazem seus descansos. Essas simples edificaes que abrigam os pedreiros e suas ferramentas nas construes so chamadas de loge, lodge, loggia, logia nos pases de lngua francesa, alem, inglesa, italiana e espanhola.

Por que "Loja" Manica ???


Qual maom nunca foi questionado por um profano do porqu do termo LOJA? Muitos so aqueles que perguntam se vendemos alguma coisa nas Lojas, para justificar o nome. Alguns, fanticos e ignorantes, chegam a ponto de indagar que na Loja que os maons vendem suas almas! Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que, s porque loja, em portugus, denomina um estabelecimento comercial, isso no significa que o mesmo termo em outras lnguas tem o mesmo significado. Vejamos:

Loge, palavra francesa, pode se referir casa de um caseiro ou porteiro, um estbulo, ou mesmo o camarote de um teatro. Mas os termos franceses para um estabelecimento comercial so magasin, boutique ou commerce. Da mesma forma, o termo usado na lngua inglesa, lodge, significa cabana, casa rstica, alojamento de funcionrios ou a casa de um caseiro, porteiro ou outro funcionrio. Os termos mais apropriados para um estabelecimento comercial em ingls so store ou shop. J o termo italiano loggia significa cabana, pequeno cmodo, tenda, mas tambm pode designar galeria de arte ou mesmo varanda. Os termos corretos para um estabelecimento comercial so magazzino, bottega ou negozio.
A palavra na lngua portuguesa que mais se aproxima desse significado no seria loja e sim alojamento. Nossas Lojas Manicas so exatamente isso: alojamentos simblicos de construtores especulativos. Isso fica evidente ao se estudar a histria da Maonaria em muitos pases de lngua espanhola, que algumas vezes utilizavam os termos Alojamiento em substituio Logia, o que denuncia que ambas as palavras tm o mesmo significado.

luz dos significados dos termos que designam as Lojas Manicas em outras lnguas, podemos observar que a teoria amplamente divulgada no Brasil de que o uso da palavra Loja herana das lojas onde os artesos vendiam o handcraft, ou seja, o fruto de seu trabalho manual, alm de simplista, furada. Se fosse assim, os termos utilizados nas outras lnguas citadas teriam significado similar ao de estabelecimento comercial, se seria usado em substituio s outras palavras que servem a esse fim. Na prxima vez que voc passar em frente a um canteiro de obras e ver margem aquela estrutura simples de madeira compensada ou placas de zinco, cheia de trolhas, nveis, prumos e outros utenslios em seu interior, muitas vezes equipada tambm com um colcho para o pedreiro descansar noite, lembre-se que essa estrutura a verso atual daquelas que abrigaram nossos antepassados, os maons operativos, e que serviram de base para nossas Lojas Simblicas de hoje.

FONTE: http://www.noesquadro.com.br/2011/02/por-que-loja-maconica.html

A Importncia do MESTRE de Harmonia em Sesses Manicas


A msica uma das sete artes liberais. Tem o dom de preparar o ambiente para a meditao, para o culto espiritual, no s acalma, ameniza, conforta, como pode curar certos tipos nervosos e ajudar na cura de processos orgnicos. Esotericamente, os sons penetram de tal forma no ntimo dos seres humanos que lhes do Harmonia e Paz. Em funo do ritmo, da melodia e da mensagem, o inverso possvel, ou seja, a desestabilizao emocional, a aflorao de sentimentos menos nobres. A Harmonia, em seu sentido mais amplo, a cincia da combinao dos sons, o que forma os acordes musicais e tem por finalidade a formatao de uma das expresses na criao da Beleza. No passado, a Coluna da Harmonia era composta por Irmos msicos que tocavam, buscando propiciar a harmonia que deve reinar entre os Obreiros e equilibrar as emoes durante os rituais manicos. Hoje, os msicos foram substitudos por aparelhagem eletrnica, operada pelo Mestre de Harmonia.

Outra corrente orienta que o fundo musical deve ser ouvido desde o incio, quando da sala dos Passos Perdidos, com melodias que elevem os Irmos aos mais nobres sentimentos, preparando-os para o incio dos trabalhos, lugar onde devem estar paramentados e com as suas insgnias. A melodia pode ser de cunho religioso, de cmara, por ser um local onde todos se limpam mental e espiritualmente, deixando para trs as coisas do mundo profano, momentos de introspeco e a conscientizao para a entrada no Templo, onde desenrolar-se- a reunio de grande elevao espiritual. Compreendem normas na Maonaria que suas reunies se realizem com msicas adequadas e propcias. As msicas so invariavelmente colocadas por hbito, por gosto ou por imitao, dificilmente associando o profundo trabalho de introspeco que a litrgica Manica a uma trilha sonora que estimule nos instantes de euforia, acalme nos momentos de meditao, espiritualize profundamente nos momentos de abertura e fechamento do Livro da Lei, que seja melodiosa e nos leve profunda meditao do ato que fazemos quando os Irmos Mestre de Cerimnias e Hospitaleiro circulam com o Saco de Propostas e o Tronco de Benificncia e, viva alegre e, no momento do encerramento. A msica utilizada tem que ser analisada, em razo da mensagem que se pretende transmitir, como exemplo, dever causar impresses inesquecveis na mente do iniciado, pois nestas sesses se transmite a sntese filosfica da Instituio em que se ingressa, pois os ensinamentos seculares que so transmitidos, quando associados a uma msica adequada, sero sempre recordados quando da audio de tal melodia. Em funo do discorrido, o Mestre de Harmonia dever desenvolver o entendimento da psicologia da Harmonia na Maonaria, pois assim auxiliar, influenciando na manuteno do estado de conscincia espiritualmente limpa dos Irmos que adentram ao Templo Sagrado colocando msicas melodiosas e suaves, convidativas meditao. Programando msicas cantadas, porque acha que so bonitas, muitas das vezes no est contribuindo para a Harmonia da sesso e a formao da concentrao necessria, pois induz sentimentos outros que levam os Irmos a fazerem imagens mentais que os tirem da manuteno da egrgora pelo efeito dos sons e do ritmo. Por esse motivo, as msicas devem ser de carter neutro, pois a melodia manica deve ser aquela que induza o Irmo a entrar dentro de Si, elevando-se reflexo do seu Eu, e no propiciando o desvio dos pensamentos de Irmos para ir ao ambiente externo no qual costumeiramente aquela melodia ouvida.

Os discpulos de Pitgoras estudavam a msica como disciplina moral, pois ela atuava no controle dos mpetos das paixes agressivas e no afloramento dos sentimentos nobres e elevados; por meio da msica buscavam desenvolver a unio, pois entendiam que ela instruia e purificava a mente, desse modo eliminando, pela audio de melodias suaves e agradveis, a angstia, anseios frustrados, agresses verbais e stress mental. Portanto, em uma reunio Manica deve-se tocar a msica que melhor traduza os sentimentos dos Irmos em cada momento do ritual. Correntes de Irmos defendem a no programao de msicas de carter religioso nas sesses ritualsticas, visto o carter universal da nossa Ordem, evitando assim algum constrangimento de Irmos que adotam outra religio. Corrente outra, sugere a no execuo de msicas cantadas, salvo algumas entoadas por Coral, ou seja, na maioria das vezes deve se utilizar a msica instrumental.

Com idade de Trs Anos e ainda no sabendo falar, concluo mui primariamente que muito h o que desvendar e de ser entendido numa preparao de Harmonia para um Templo Manico, pois os sons so energias que nos aproximam do G..A..D..U.., estimulam-nos os sentidos e que devem ser conduzidas pelo Esprito com mos hbeis e sensveis para a devida sustentao do ambiente favorvel ao trabalho dos Irmos, mantendo o livre fluxo de energia que dever circular, provendo-nos da Sabedoria, da Fora e da Beleza, trade que compe as colunas que sustentam nossos intuitos de tornando-nos Homens de Bem, Harmoniosos, Justos e Perfeitos no nosso dizer e com os nossos passos do dia a dia. Autor Enviado pelo Ir..Campos

NO SEJA MAOM...
Ter, 23 de Novembro de 2010 12:28 Se queres descanso, no seja maom, pois o trabalho do maom deve ser contnuo. Se queres ser beneficiado, no seja maom, pois o maom deve primeiro promover benefcios em prol de outros. Se queres paz, no seja maom, pois o maom deve estar em guerra constante contra os vcios. Se sois egosta, no seja maom, pois, para o maom, compartilhar deve ser um hbito. Se apenas pensas em ti, no seja maom, pois pensar apenas em si mesmo invivel e o maom deve pensar e agir para todos. Se desejas enriquecer, no seja maom, pois o patrimnio de um maom no avaliado pelos seus bens, mas sim pelas suas atitudes. Se sois arrogante, nunca seja um maom, pois a humildade deve ser uma virtude constante, demonstrada em todos os momentos. Se sois demasiadamente religioso, no seja maom, pois o maom deve ser tolerante em suas diferenas religiosas. Se no crs em Deus, esquea, no h como ser maom, pois os maons nada fazem sem antes O invocarem. Se gostas das luxrias que o mundo proporciona, no seja maom, pois os maons devem ignor-las, vez que so temporrias. Se simplesmente fazes parte de algo, no seja maom, pois o maom no pode s fazer parte, deve trabalhar para fazer a diferena. Se queres ser maom, no tente ser o pior nem o melhor, seja apenas voc mesmo. Se s arrogante, no seja maom, pois o desprezo est em sintoma de maldade e a maldade a principal inimiga do maom. Se s omisso, no seja maom, pois a iniciativa deve ser notvel em um maom. Se s preconceituoso, no seja maom, pois a igualdade deve ser um pilar marcante na vida do maom.

Ir.. Gilberto Martins da Silva

A expresso JUSTO E PERFEITO encontrada pela primeira vez no L.. L.., mais especificadamente no Livro de Gnesis, onde retratada a histria do Dilvio.
O G..A..D..U.., que DEUS, arrependendose de ter criado o homem, eis que havia se esquecido de participar o bem trilhando pelos caminhos da iniqidade corrompendo a humanidade, resolveu destruir a terra com um Dilvio de proporo imensurvel.

No capitulo 6, versus 9, encontramos:


Esta a histria de No. No era um homem Justo e Perfeito no meio dos homens de sua gerao. Ele andava com DEUS.

Em Gnesis, capitulo 7, versus 1-3, assim o G..A..D..U.. Se manifesta:


toda tua casa... porque te reconheci JUSTO diante dos meus olhos... entre os de tua gerao.
O Senhor disse a No: Entre na arca...tu e

Mas onde, quando e como surgiu para a MAONARIA...

A expresso: JUSTO E PERFEITO, segundo o Ir.. Jos Castellani, remonta s organizaes medievais de canteiros (trabalhadores em cantaria, ou seja, no enquadramento da pedra bruta). Como os bons profissionais eram muito requisitados, havia muita rivalidade entre as corporaes, valendo, nesse caso, at a sabotagem do trabalho, a qual consistia em penetrar no terreno do concorrente e fazer um leve desbastamento da pedra j cbica, difcil de constatar pelo olho humano, porm, quando usada na construo, daria diferena, comprometendo aquele ncleo de pedreiros e maculando sua imagem.

Assim, no fim do dia de trabalho, por ordem do Mster (o proprietrio, ou um seu preposto), um Warden (zelador, ou vigilante), media a horizontalidade da obra, com o nvel, enquanto o outro media a perpendicularidade, com o prumo, e, se tudo estivesse em ordem, comunicavam ao Master, Tudo Est Justo e Perfeito.
Na manh do dia seguinte, a operao era repetida, da mesma maneira, para prevenir eventuais sabotagens durante a noite, pois da forma cbica das pedras, dependia a estabilidade das construes. Se tudo estivesse JUSTO E PERFEITO os trabalhos eram iniciados.

A expresso Esta Tudo Justo e Perfeito tambm utilizada como cumprimento e reconhecimento entre os MAONS, inclusive de graus dos IIr... Mas ser que Est Tudo Justo e Perfeito com a MAONARIA...? E as queixas de IIr.. De que nada vai bem na MAONARIA de hoje, que ela anda adormecida. MAONARIA de hoje ainda permanece como a MAONARIA de ontem. Sua Filosofia eterna... Assim como seus ensinamentos. O QUE MUDOU ENTO...?

EST SIM...! TUDO JUSTO e PERFEITO... pois a

Como disse nada mudou na MAONARIA, mudou sim a atitude de alguns IIr.. que no conseguem assimilar seus ensinamentos deixando de incorporlos no seu Templo Interior, ou seja, no praticam, no andam na sina das virtudes, muitas vezes vilipendiando-a, deixando de ser um MAOM Autentico. So vaidosos, anti ticos e hipcritas que vivem em nosso meio.
Esses Profanos de Aventais se esquecem de renunciar TER para passar a acreditar e ter atitude, no SER. Essa a essncia do que acontece na MAONARIA de hoje.

No levam consigo para o mundo profano os preceitos e ensinamentos da Sublime ARTE REAL. Muito pelo contrrio, trazem do mundo profano todas as imperfeies possveis semeando a desarmonia na LOJA, pregando a desagregao entre os IIr.. E o desequilbrio nos nossos trabalhos. Quando passamos pelo ritual da Iniciao, renunciamos ao TER passando a SER til aos nossos pares, rfos e vivas que o grande objetivo da MAONARIA. Ningum nos obrigou a assumir esse srio compromisso, mas quando o assumimos juramos sempre busc-lo a fim de contribuir para o engrandecimento do nosso EU interior e contribumos para o bem estar da HUMANIDADE...!

Portanto, temos que colocar em prtica no mundo profano a doutrina e os ensinamentos Manicos transformando-os em uma Filosofia de Vida, como muito trabalho e ao.

O Grande Maom Ir.. Albert Pike, nos deixa uma lio. Assim ele discorre:

surpreendente ver como os homens falam das virtudes e da honra e no pautam sua vidas nem por uma nem outra. A boca exprime o que o corao devia ter em abundncia, que quase sempre o inverso do que o homem pratica.

ESPERAA

CARIDADE

CONTRIBUIO IR.`. WAGNER DA CRUZ .`. M .`. I .`.

You might also like