You are on page 1of 16

CHUMBO

METALURGIA

Trabalho de Metalurgia
Chumbo
T: E351M

Componentes do Grupo Petrus Falco F Do Nascimento Mrcio Passos Marcio Velasco Luiz

Introduo

Conhecido desde a antiguidade, o chumbo foi um dos primeiros metais utilizados pelo homem. A pea de chumbo mais antiga j encontrada data de 3.800 anos a.C. e est exposta no Museu Britnico. Existem registros de que os chineses extraam e produziam o chumbo na forma metlica em 3.000 a.C. e os fencios exploravam seus depsitos minerais na Espanha desde 2.000 a.C.

Introduo

O chumbo (do latim plumbum) um metal pesado (densidade relativa de 11,4 a 16 C),de colorao branca-azulada, tornando-se acinzentado quando exposto ao ar.Muito macio , altamente malevel, baixa condutividade eltrica e altamente resistente corroso. O chumbo se funde com facilidade (327,4 C),com temperatura de vaporizao a 1725 C.

Caractersticas principais do chumbo


Os estados de oxidao que pode apresentar so +2 e +4. relativamente resistente ao ataque dos cidos sulfrico e clordrico, porm se dissolve lentamente em cido ntrico. O chumbo um anftero, j que forma sais de chumbo dos cidos, assim como sais metlicos do cido plmbico.O chumbo forma muitos sais, xidos e compostos organoplmbicos. Resiste ao ataque das guas do mar, dos agentes telricos e do cido sulfrico. Resiste tambm ao ataque de solues salinas e alcalinas, mas atacado pelo HCl, HNO3 e cidos orgnicos.Sob ao da gua pura e em presena do ar, forma um carbonato bsico do tipo xPbCO3.yPb(OH)2 que solvel. Portanto no se pode utilizar canalizaes de chumbo para transportar gua destilada ou deionizada, mas no caso de gua potvel ou de uso corrente, por conterem determinados sais, como silicatos, sulfatos ... H formao de uma pelcula salina protetora.

Caractersticas principais do chumbo


Por ser um metal denso e plstico muito utilizado na fixao de bases de

mquinas, como absorvedor de choques e vibraes, da o termo


chumbamento.

tambm empregado como absorvedor de .

radiaes do tipo raios X e

Ps de chumbo ou sais de chumbo so altamente

prejudiciais sade humana. A inalao dos mesmos pode causar saturnismo ou clicas do chumbo

Caractersticas principais do chumbo.


Substncia Elementar mais comum : Pb Classe de Substncias Elementares : Metal Origem : Natural Estado Fsico : Slido Densidade [298K] : 11350 kg m-3 Rede Cristalina : cbica de faces centradas Ponto de Fuso : 601 K Ponto de Ebulio : 2013 K Condutividade Eltrica[298K] : 4.84x106 Ohm-1m-1 Condutividade Trmica [300K] : 35.3 W m-1K-1 Calor de :

Fuso: 5.121 kJ mol-1 Vaporizao: 179.4 kJ mol-1 Atomizao: 196 kJ mol-1

Compostos Industriais

O chumbo um dos mais utilizados metais na indstria, apenas sendo ultrapassado por outros metais como o ferro, o cobre, o zinco e o alumnio. A principal aplicao do chumbo e do seu xido (PbO), no fabrico de baterias eltricas para veculos automveis. Pelo aquecimento do Pb ao rubro, obtm-se o PbO que um p amorfo, amarelo, denominado massicote. Se aquecido a temperaturas mais elevadas, funde-se e depois pelo resfriamento, cristaliza-se, formando o chamado litargrio. Este um excelente fundente (p fuso 880C) pois forma com xidos de difcil fuso, como CaO, BaO, MgO, Al2O3 ... , eutticos cujas temperaturas de fuso so inferiores do prprio litargrio. Em pintura o litargrio usado como secante.

Aplicaes principais do chumbo.

Aplicaes - alguns exemplos Aditivo para lato, a fim de melhorar capacidade de usinagem (menor desgaste de ferramentas). Baterias chumbo cidas (amplamente usadas em automveis e diversos outros equipamentos) contm chumbo e seu dixido nos eletrodos. Elemento auxiliar para colorir cermicas esmaltadas. Galena (PbS) teve uma aplicao marcante na histria das telecomunicaes: foi usada como retificador para demodulao do sinal nos primeiros receptores de rdio. Material de lastro para embarcaes em razo da elevada massa especfica. Tambm em cintos para mergulhadores e aplicaes similares. Meio de refrigerao para alguns reatores nucleares. Projteis de arma de fogo, contrapesos para pesca. Proteo contra radiaes (raios-X e outras) devido elevada capacidade de absoro.

Obteno.

Panorama Nacional e internacional relativo a prospeco e produo.

A produo de baterias eltricas responde atualmente por mais de 75% do consumo global do metal e o notvel crescimento da indstria automobilstica mundial registrada nas ltimas dcadas impulsionou a demanda pelo metal. Deste modo, o futuro da demanda por chumbo merece uma anlise mais detalhada das perspectivas atuais e futuras da indstria automotiva.A demanda mundial por chumbo refinado no curso da presente dcada tem sido impulsionado particularmente pelos seguintes fatores: - Acelerado crescimento da indstria automotiva; - Rpido incremento da indstria de computao

1. 2. 3.

- Elevado incremento da indstria de telecomunicaes

Panorama Nacional e internacional relativo a prospeco e produo.

O Brasil importador de chumbo desde 1960. O pas vem demonstrando uma tendncia de agravamento desta situao, caso permanea a ausncia de uma poltica de investimento em pesquisa mineral para este metal, tendo em vista o desenvolvimento do parque automobilstico, o crescimento da renda per capita e o aumento da populao brasileira. Um outro fator complicador o fechamento de vrias minas causado pela m qualidade do minrio, baixo teor, e por exausto de outras. O fechamento das minas e a proibio de importao de sucata, por determinao da proteo ambiental, provocaram o desaliamento das usinas metalrgicas em 1996 e, consequentemente, sua desativao.
As reservas nacionais de chumbo tm se mantido aproximadamente constantes ao longo dos ltimos anos, variando entre 450.000 e 500.000 t de chumbo contido e no so colocadas perspectivas de aumento de reservas a curto ou mdio prazo .

Panorama Nacional e internacional relativo a prospeco e produo.

A China, Austrlia, Estados Unidos, Canad, Kazaquisto e Peru detm, juntos, cerca de 74% das reservas conhecidas do planeta. As reservas brasileiras esto localizadas nos estados de Minas Gerais com 254mil t, Paran com 48 mil t; A Companhia Mineira de Metais a nica empresa de minerao, que responde pela produo nacional de minrio de chumbo, no Municpio de Paracatu (MG). A produo secundria no Brasil de 4 a 5 vezes maior que a primria.

Panorama Nacional e internacional relativo a prospeco e produo.

Panorama Nacional e internacional relativo a prospeco e produo

Bibliografia

http://www.mme.gov.br www.dnpm.gov.br (Departamento nacional de Produo mineral) www.wikipedia.com.br

You might also like