You are on page 1of 140

METROLOGIA

IMAGINE ESTA AERONAVE ATERRISSANDO NUM DIA COM POUCA VISIBILIDADE, E COM O ALTMETRO MARCANDO 1000 Ft ACIMA DO CORRETO!

METROLOGIA
CINCIA DA MEDIO

A metrologia abrange todos aspectos tericos e prticos relativos a medio, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da cincia e ou tecnologia.

CONCEITOS BSICOS DA METROLOGIA


Grandeza atributo de um fenmeno que pode ser qualitativamente distinguido e quantitativamente determinado. Pode ser classificada em grandeza de base ou derivada.

Grandeza de Base uma grandeza independente de outra grandeza, ex: massa, comprimento, tempo, etc.
Grandeza Derivada uma grandeza definida a partir da correlao entre grandezas de base, ex: a grandeza fora uma grandeza derivada, pois formada pelas grandezas massa, comprimento e tempo.

CONCEITOS BSICOS DA METROLOGIA


Unidade de Medida utilizada para expressar magnitude com relao a grandeza em diversos sistemas, e ainda diferenciar grandezas de natureza diferentes. Seu nome e smbolo so definidos e adotados por conveno. Sistema de Unidades de Medida o conjunto das unidades de base e unidades derivadas, definido de acordo com regras especificas. Ex: Sistema internacional, CGS, Etc. Sistema de Unidades Coerente um sistema cujas unidades derivadas so oriundas de um nico sistema de unidades.

MEDIO
Conjunto de operaes que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza utilizando-se de mtodos e procedimentos adotados e padronizados. Durante uma medio podemos encontrar diversos fatores que contribuem para um grau de confiabilidade da mesma, tais como: incerteza de medio (nvel de preciso), desvio padro (devido a vrias medies), erro de mtodo, erro de medio, etc.

PADRO METROLGICO
Dispositivo capaz de conservar e reproduzir uma unidade para servir de referncia na calibrao; ex: massa padro de 1kg, padro de freqncia de csio, etc.

PADRO METROLGICO
Padro primrio - Padro que reconhecido como tendo a mais alta qualidade metrolgica e cujo valor aceito sem referncia a outros padres de mesma grandeza.

Padro secundrio padro cujo valor estabelecido atravs de comparao com um padro primrio de mesma grandeza.

PADRO METROLGICO
Padro de referncia padro geralmente tendo a mais alta qualidade metrolgica disponvel em um dado local ou em uma dada organizao, a partir do qual as medies l executadas so derivadas. Padro de trabalho padro utilizado rotineiramente para calibrar instrumentos de medio. Geralmente calibrado por comparao a um padro de referncia.

CALIBRAO
Conjunto de operaes que estabelece, sob condies especificadas, a relao entre os valores indicados por um instrumento de medio e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padres. A calibrao deve ser efetuada periodicamente, devendo possuir controle e identificao adequados previstos na Norma Tcnica do Sismetra (Sistema de Metrologia Aeroespacial) NTS 9-11 de 1996.

ETIQUETAS DE CALIBRAO

INSTRUMENTOS

ETIQUETAS DE CALIBRAO

PADRES

ORGOS RESPONSVEIS PELA CALIBRAO


O SISMETRA (Sistema de Metrologia Aeroespacial) tem como finalidade a normatizao das atividades metrolgicas dentro do Comando da Aeronutica. Faz parte do Sismetra:

LABORATRIO CENTRAL DE CALIBRAO (LCC) um laboratrio que detm os padres de mais alto nvel dentro do COMAER, pertencente a estrutura do CTA. Os padres do CTA devem ser rastreados a padres nacionais (INMETRO) ou internacionais (Bureau Paris).

ORGOS RESPONSVEIS PELA CALIBRAO


LABORATRIO REGIONAL DE CALIBRAO (LRC) o laboratrio integrante do SISMETRA autorizado pelo LCC a calibrar e certificar padres LSC. Devem ser rastreados aos padres LCC. LABORATRIO SETORIAL DE CALIBRAO (LSC) o laboratrio localizado em unidades do COMAER e rastreado aos padres do LRC.

HISTRICO DA METROLOGIA
Cerca de 4.000 anos atrs para medir comprimentos, as unidades de medio eram baseadas em partes do corpo humano, como referncias universais, pois ficava fcil chegarse a uma medida que podia ser verificada por qualquer pessoa. Foi assim que surgiram medidas padro como a polegada, o palmo, o p, a jarda, a braa e o passo.

HISTRICO DA METROLOGIA

HISTRICO DA METROLOGIA

HISTRICO DA METROLOGIA
Algumas dessas medidas-padro continuam sendo empregadas at hoje. Veja os seus correspondentes em centmetros:

1 polegada = 2,54 cm
1 pe' = 30,48 cm 1 jarda = 91,44 cm

O Antigo Testamento um dos registros mais antigos da histria da humanidade, quando No construiu uma arca com dimenses muito especificas, medidas em cvados. O cvado era uma medida-padro da regio onde morava No, e equivalente a trs palmos, aproximadamente, 66 cm.

HISTRICO DA METROLOGIA

HISTRICO DA METROLOGIA
Em geral, essas unidades eram baseadas nas medidas do corpo do rei, sendo que tais padres deveriam ser respeitados por todas as pessoas que, naquele reino, fizessem as medies.

Ha cerca de 4.000 anos, os egpcios usavam, como padro de medida de comprimento, o cbito: distncia do cotovelo ponta do dedo mdio.

HISTRICO DA METROLOGIA

HISTRICO DA METROLOGIA
Como as pessoas so de tamanhos diferentes, o cbito variava de urna pessoa para outra, ocasionando as maiores confuses nos resultados nas medidas.
Para serem teis, era necessrio que os padres fossem iguais para todos. Diante desse problema, Os egpcios resolveram criar um padro nico: em lugar do prprio corpo, eles passaram a usar, em suas medies, barras de pedra com o mesmo comprimento. Foi assim que surgiu o cbito-padro. Com o tempo, as barras passaram a ser construdas de madeira, para facilitar o transporte.

HISTRICO DA METROLOGIA
Como a madeira logo se gastava, foram gravados comprimentos equivalentes a um cbito-padro nas paredes dos principais templos. Desse modo, cada um podia conferir periodicamente sua barra ou mesmo fazer outras, quando necessrio. Nos sculos XV e XVI, Os padres mais usados na Inglaterra para medir comprimentos eram a polegada, o p, a jarda e a milha.
Muitas outras etapas se passaram at que hoje em dia o padro de metro em vigor est na Frana, depositado no B.I.P.M (Bureau Internacional de Poids et Msures), sendo uma barra de platina e irdio com seo transversal em X.

HISTRICO DA METROLOGIA

HISTRICO DA METROLOGIA
No Brasil o sistema mtrico foi implanta pela Lei Imperial n 1157 de 26 de junho de 1862. Hoje o padro primrio brasileiro (recomendado pelo INMETRO) baseado na velocidade da luz, e assim definido: Metro o comprimento do trajeto percorrido pela luz no 1 vcuo, durante o intervalo de tempo de do 299.792.458 segundo

HISTRICO DA METROLOGIA

Padro em Platina e Irdio que determina a massa exata do quilograma, conservado no Bureal Internacional de Pesos e Medidas, em Svres na Frana.

SISTEMAS DE UNIDADES
Sistema Internacional de Unidades (SI)
um sistema coerente de unidades adotado e recomendado pela Conferncia Geral de Pesos e Medidas (CGPM). Criado para padronizar o sistema de medio no mundo, ainda sofre algumas restries por partes dos paises mais desenvolvidos, pois a implantao de um novo sistema provoca um alto investimento. O SI baseado, atualmente nas sete unidades de base seguinte.

SISTEMAS DE UNIDADES
Sistema Internacional de Unidades (SI)

SISTEMAS DE UNIDADES
Sistema Internacional de Unidades (SI)
MLTIPLOS E SUBMLTIPLOS DO METRO Quilmetro-------------km---------------103 Hectmetro-------------hm---------------102 Decmetro--------------dam--------------101 Metro------------------- m Decmetro---------------dm---------------10-1 Centmetro---------------cm--------------10-2 Milmetro----------------mm--------------10-3 Decimilmetro----------dmm-------------10-4---------(dcimo de milmetro) Centimilmetro---------cmm--------------10-5-------(centsimo de milmetro) Mcron------------------ m ---------------10-6------- (milsimo de milmetro)

SISTEMAS DE UNIDADES
SISTEMA INGLS (BRITNICO)
O sistema ingls de medio usa dois processos de leitura, um pelo sistema polegada fracionrio e o outro pelo sistema polegada decimal.

Sistema Ingls Fracionrio


Nesse processo de leitura, o espao relativo a uma polegada dividido em dezesseis partes iguais, resultando na frao 1 / 16 (um, dezesseis da polegada) que o menor submltiplo de uma polegada. Contudo, podemos encontrar os submltiplos de 1 / 16, dividindo-o em oito partes iguais, resultando na frao 1 / 128 (um, cento e vinte e oito da polegada) que o menor submltiplo de 1 /16.

SISTEMAS DE UNIDADES
SISTEMA INGLS (BRITNICO) Sistema Ingls Fracionrio
Ex. I: 1/16, 1/8, 3/16, 1 /4, 5/16, 3/8, 7/16, 1 /2, 9/16, 3 /4, 13/16, 7/8, 15/16, 1 . Ex. II: 1/128, 1/64, 3/128, 1/32, 5/128, 3/64, 7/128, 8/128 ( 1/16). Os mltiplos so infinitos: 2 (duas polegadas), 3 (trs polegadas) e assim por diante. Ex.: 1 P -------------- 12 (doze polegadas) 1 Jarda ----------- 36 (trinta e seis polegadas) ------- 3 Ps

SISTEMAS DE UNIDADES
SISTEMA INGLS (BRITNICO)

Sistema Ingls Decimal


Nesse processo de leitura o espao relativo a uma polegada dividido em quarenta partes iguais, chegando a uma medida que dividida novamente em vinte e cinco partes iguais, resultando no menor submltiplo de uma polegada decimal que 0,001 ( um milsimo da polegada). Ex.: 1/40 = 0,025 0,025/25 = 0,001 Os mltiplos, infinitos, so definidos da seguinte forma: 1,000 ( mil milsimos ou uma polegada), 2,000 ( dois mil milsimos ou duas polegadas) e assim por diante.

SISTEMAS DE UNIDADES
EQUIVALNCIA ENTRE OS SISTEMAS

Equivalncia entre os Sistemas Ingls Fracionrio e Decimal


Para encontrarmos essa equivalncia basta fazermos a diviso da medida fracionria. Ex.: 1/16 = ( um dividido por dezesseis) = 0,0625 (seiscentos e vinte e cinco dcimos de milsimos da polegada. 5/16 = 0,3125 (trs mil, cento e vinte e cinco dcimos de milsimos da pol.) ou multiplicarmos por 128/128 o sistema decimal: Ex: 0,3125 x = => 128/128 = 40/128 = 5/16

SISTEMAS DE UNIDADES
EQUIVALNCIA ENTRE OS SISTEMAS Equivalncia entre os Sistemas Mtrico e Ingls
1 (uma polegada) igual a 25,4 mm, assim para converter polegada em milmetro basta multiplicar o valor em polegada por 25,4 . Ex.: 0,001 x 25,4 = 0,0254 mm (duzentos e cinqenta e quatro dcimos de milsimos de milmetro ou vinte e cinco milsimos e quatro dcimos de milmetro). E para converter milmetro em polegada basta dividir o valor em milmetro por 25,4. Ex.: 0,0254 : 25,4 = 0,001 (um milsimo da polegada).

SISTEMAS DE UNIDADES
EQUIVALNCIA ENTRE OS SISTEMAS Algumas equivalncias importantes e curiosas:
Massa : 1 Ona (oz)-------------------28,352g 1 Libra (lb)------------------16 oz ou 453,6g

Distncia :

1 pol.---------------------------25,4 mm
1 P-----------------------------304,8 mm ( ou 30,48 cm) 1 Jarda (yd)----------------------------0,914 m 1 Milha---------------------------------1,6093 km 1 Milha Martima---------------------1,852 km--------Knots 1 Braa---------------------------------2,2 m 1 Lgua---------------------------------6,6 km

INSTRUMENTOS DE MEDIO
Aps uma importante viagem pela histria da metrologia, pelos sistemas de medio, vamos estudar agora alguns instrumentos de medio muito importantes para aplicao no nosso dia-a-dia. Podem ser os mais variados possveis, de acordo com sua operacionalidade. So equipamentos frgeis que necessitam de um determinado cuidado, a fim de se manterem em condies de uso, portanto no devem ser guardados junto a ferramentas utilizadas na mecnica. Resta lembrar que estes instrumentos devem sofre uma calibrao, de acordo com o cronograma dos laboratrios regionais, setoriais ou rgos responsveis, a fim de que possamos confiar na leitura indicada por eles.

INSTRUMENTOS DE MEDIO
As condies de utilizao dos instrumentos de medio devem ser as mesmas para qual eles foram projetados; temperatura, umidade, etc; ex: a maioria dos instrumentos so confeccionados de metal, o qual indicar uma medida errnea em um dia de muito calor, caso no haja um ambiente climatizado.

INSTRUMENTOS DE MEDIO
ESCALA

Usada para tomar medidas lineares, quando no h exigncia de grande rigor ou preciso.
A escala ou rgua graduada um instrumento de medio, fabricado em ao, que apresenta em geral, graduaes do sistema mtrico (centmetro e milmetro) e graduaes no sistema ingls (polegada e subdivises)..

INSTRUMENTOS DE MEDIO
ESCALA

As menores divises que permitem clara leituras nas graduaes da escala, so as de milmetro e as de 1/32 (polegada). Mas estas ltimas, quase sempre, somente existem em parte da escala, que se apresenta em tamanho diverso, sendo mais comum as de 6 (152,4 mm) e 12 (304,8 mm).

INSTRUMENTOS DE MEDIO
USO DA ESCALA

Medio de comprimento c/ face de referncia.

INSTRUMENTOS DE MEDIO
USO DA ESCALA

Medio de comprimento sem encosto de referncia.

INSTRUMENTOS DE MEDIO
USO DA ESCALA

Medio de dimetros.

INSTRUMENTOS DE MEDIO
PAQUMETRO

Paqumetro utilizado para medio de peas cujo o grau de incerteza no justifique o uso do micrmetro e quando a tolerncia requerida no for menor que 0,01 mm, 1/128 ou 0,001.

INSTRUMENTOS DE MEDIO
TIPOS DE PAQUMETRO

INSTRUMENTOS DE MEDIO
CONSERVAO
- Deve ser manejado com todo cuidado, evitando-se quedas; - Evite quaisquer choques, o paqumetro no deve entrar em contato com as ferramentas usuais de trabalho mecnico; - Evite arranhaduras ou entalhes, pois podem prejudicar a graduao; - Deve ser guardado em estojo prprio; - Limpeza total aps o uso; - No pressione excessivamente o cursor: - Calibrar periodicamente.

INSTRUMENTOS DE MEDIO
UTILIZAO CORRETA 1- Faa a limpeza do paqumetro e da pea; 2- Posicione a pea, de preferncia, apoiada sobre uma mesa;

INSTRUMENTOS DE MEDIO
3- Segure com a mo direita;

INSTRUMENTOS DE MEDIO
4- Faa a medida:
a) b)

Desloque o cursor, at que as garras apresentem uma abertura maior que a medida por fazer na pea. Encoste o centro da garra fixa em uma das extremidades do dimetro ou comprimento por medir.

INSTRUMENTOS DE MEDIO
c- Feche o paqumetro suavemente at que a garra mvel toque a outra extremidade do dimetro. d- Exera uma presso suficiente para manter a pea ligeiramente presa entre as garras. e- Posicione as garras do paqumetro na pea, de maneira que estejam no plano de medio. f- Utilize a mo esquerda, para melhor sentir o plano de medio.

g- Faa a leitura. h- Abra o paqumetro e retire-o da pea, sem que as garras a toquem.

MEDIO

LEITURA DO VERNIER

Para entendermos esta escala do cursor, chamada nnio ou vernier, inicialmente estudaremos: 1- Clculo de resoluo Para se calcular a resoluo, divide-se o menor valor da escala principal (fixa)pelo nmero de divises da escala mvel (vernier). OBS: o clculo da resoluo obtido pela diviso do menor valor da escala principal pelo nmero de divises do vernier, aplicado a todo e qualquer instrumento de medio, possuidor de vernier, tais como: paqumetro, micrmetro, gonimetro, etc.

MEDIO
CLCULO DA RESOLUO

MEDIO
SISTEMA MTRICO Graduao da escala fixa (mm)

MEDIO
USO DO NNIO (Vernier)

MEDIO
SISTEMA INGLS DECIMAL Graduao da escala fixa (polegada decimal).

MEDIO

MEDIO
2- Uso do nnio (Vernier)

Clculo da resoluo: sabendo-se que o menor valor

da escala fixa 0,025 e que o vernier possui 25 divises, temse:

0,025 / 25 = 0,001

MEDIO

MEDIO
Leitura de medidas

MEDIO
Leitura de medidas

MEDIO
SISTEMA INGLS FRACIONRIO Graduao da escala
Nonio

Escala fixa

MEDIO
Uso do nnio (Vernier)
a=e/n e = 1/16 n = 8 divises a = 1/128 a = 1/16 : 8 = 1/16 x 1/8 = 1/128

MEDIO
Leitura de medidas

11 mm

16,02 mm

15,34 mm

16,54 mm

31,94 mm

93,48 mm

70,76 mm

49,24 mm

16 mm

20,08 mm

MEDIO
35,38 mm 21,52 mm

26,94 mm

93,44 mm

55,76 mm

54,28 mm

0,175

0,405

MEDIO
3,038

1,061

8,884

9,997

5,474

6,635

1/32

1/8

MEDIO
7 1/4 10 1/16

1 11/64

4 1/4

57/64

5 25/32

ERROS DE MEDIO
1- Influncia objetivas: So aqueles motivados pelo instrumento - Planeza - Paralelismo - Diviso da escala - Diviso do Vernier - Colocao em zero

ERROS DE MEDIO
2- Influncias subjetivas:

PARALAXE

PRESSO DE MEDIO

INSTRUMENTOS DE MEDIO
MICRMETROS

um instrumento que permite medir por leitura direta as dimenses reais, com uma aproximao de 0,01 mm ou mesmo de 0,001 mm ou o equivalente em polegada. A sua utilizao se faz necessria quando a exatido requerida for superior obtida com o paqumetro.

INSTRUMENTOS DE MEDIO
Tipos de micrmetros

EXTERNO UNIVERSAL

EXTERNO DE PROFUNDIDADE

INSTRUMENTOS DE MEDIO
Tipos de micrmetros

INTERNO

EXTERNO DE ARCO PROFUNDO

INSTRUMENTOS DE MEDIO
Tipos de micrmetros

EXTERNO COM DISCOS

EXTERNO PARA ESPESSURA DE PAREDES DE TUBOS

INSTRUMENTOS DE MEDIO
USO CORRETO DO MICRMETRO

a- Limpe os contatos de micrmetro; b- Observe a concordncia do zero da escala da luva (cilindro) com o zero do tambor; c- Faa a verificao do micrmetro no 0 ou usando Padres de referncia para micrmetros; d- Feche o micrmetro, girando a catraca at que se faa ouvir o funcionamento da mesma;

Blocos Padro

INSTRUMENTOS DE MEDIO
USO CORRETO DO MICRMETRO
e- Segure o micrmetro com a mo esquerda, pressionando-o pelo polegar;

INSTRUMENTOS DE MEDIO
USO CORRETO DO MICRMETRO
f- Posicione a pea; g- Gire o tambor at que os contatos apresentem uma abertura maior que a dimenso por medir; h- Encoste o contato fixo em uma das extremidades da pea. Feche o micrmetro, girando a catraca, at que o contato mvel toque na extremidade oposta da pea; i- Faa a leitura, abra o micrmetro e retire-o da pea evitando o atrito dos contatos com a mesma.

INSTRUMENTOS DE MEDIO
CUIDADOS COM OS MICRMETROS a- Evitar batidas ou atritos bruscos; b- Evitar contatos indevidos com as ferramentas usuais de trabalho; c- Manter o instrumento no seu respectivo estojo ou em lugar apropriado; d- Manter o instrumento sempre limpo, ou seja, limpar o instrumento todas as vezes que for usado. OBS: A pea a ser medida dever estar sempre limpa e isenta de rebarbas, p abrasivo, lubrificantes, etc.

LEITURA DE MICRMETRO
Para se efetuar, com o micrmetro, no sistema ingls decimal, necessrio conhecer inicialmente as divises da escala da luva. A escala da luva formada por uma reta longitudinal, na qual o comprimento de 1 dividido em 40 partes iguais. Da conclui-se que a escala da luva de 0,025, que corresponde ao passo do parafuso micromtrico.

LEITURA DE MICRMETRO
LEITURA DO TAMBOR
Sabendo-se que uma volta completa do tambor equivale a 0,025, tendo o tambor 25 divises, conclui-se que cada diviso equivale a 0,001.

Uma volta do tambor = 0,025 Nmero de divises do tambor = 25 Cada diviso do tambor = 0,025 / 25 = 0,001

LEITURA DE MICRMETRO
LEITURA NO SISTEMA MTRICO
A diferena entre os micrmetros a diviso no tambor, ou seja, no sistema mtrico tm 50 divises e no sistema ingls tm 25 divises. Menor valor da escala da luva = 0,5 mm Nmero de divises do tambor = 50 0,5 mm / 50 = 0,01 mm Menor diviso do tambor = 0,01 mm

LEITURA DE MICRMETRO
ERROS DE MEDIO
Conforme o Princpio de Abbe, obtm-se a mxima exatido de medida quando o eixo de medio do instrumento estiver paralelo ao eixo de medida da pea.

-Folga no parafuso micromtrico -M ajustagem do instrumento (descalibrado). -No paralelismo das faces de contato.

0,075

0,025

0,275

0,359

0,520

0,301

0,262

0,642

TORQUMETRO
O torqumetro uma ferramenta de preciso que mede o torque aplicado numa porca ou parafuso. Deve ser comparado a um micrmetro ou a outros instrumentos de preciso no que diz respeito a cuidados. TORQUE = sinnimo de momento de uma fora em relao a um ponto.

TORQUMETRO

TORQUE = FORA X DISTNCIA

Torque = 1 Lb.ft

Torque = 12 Lb.pol

TORQUMETRO
REQUISITOS DE TORQUE

1- Verifique se o torqumetro adequado ao tipo de trabalho. 2- Faixa de trabalho. 3- Ajuste adequado. 4- Aperto (Torque). 5- Valore de Torque. 6- Posicionamento do Torqumetro. 7- Validade da Leitura. 8- Lubrificao.

TORQUMETRO
TIPOS DE TORQUMETRO 1- Haste Flexvel

Principalmente utilizado em grandes torques, geralmente sua escala em lb.ft

TORQUMETRO
2- Com mostrador tipo Dial

A leitura efetuada diretamente no relgio

TORQUMETRO
3- Estalo
Apresentam um ajuste tipo micrmetro, a qualquer valor de torque, dentro da capacidade da chave.

OBS: Aps o uso, o torqumetro dever ser mantido com presso de da sua maior escala

TORQUMETRO
4- Estalo com Catraca

TORQUMETRO
ADAPTADORES E EXTENSES

Possibilita o uso do torqumetro em diversas aplicaes, so utilizados adaptadores que, conforme o nome, adaptam o instrumento ao uso desejado

TORQUMETRO
APLICAO
1- Aplicao direta (soquete e/ou extenso).

Onde: Ti= Torque de instalao Tc= Torque lido no instrumento

TORQUMETRO

2-Com adaptador (barra de flexo).

FERRAMENTAS MANUAIS
CHAVES FIXAS E AJUSTVEIS a- Chave de fenda Possui a largura da ponta maior que o dimetro da haste. b- Chave de fenda fina

Possui a largura da ponta igual ao dimetro.

FERRAMENTAS MANUAIS
c- Chave de fenda em cruz
Possui a ponta rombuda com ngulos internos cncavos.
PHILLIPS

Possui a ponta aguda com ngulos internos retos.


REED PRINCE

FERRAMENTAS MANUAIS
d- CHAVE DE FENDA EM Z

aquela que tem dois ngulos retos em relao ao cabo.

FERRAMENTAS MANUAIS
e- Chave de Boca

Seus mordentes formam ngulos de 15 em relao a linha longitudinal imaginria que passa pelo centro do cabo da chave. O crescimento de 1/16.

FERRAMENTAS MANUAIS
f- CHAVE MISTA OU COMBINADA

constituda de boca de um lado e, estrela ou estriado do outro. Ambos os lados possuem mesma medida.

FERRAMENTAS MANUAIS
g- CHAVE ESTRELA OU ESTRIADA

a chave ideal para o mecnico de avio, pois sua fina espessura, entre o dimetro interno e externo, permite que seja usada em um espao estreito. fabricada com 6 ou 12 pontos ou estrias de Agarramento. Isto faz com que a chave de estrias trabalhe em um ngulo mnimo de 60 e a de 12 estrias em 30.

FERRAMENTAS MANUAIS
SOQUETES

um cilindro de ao, com encaixe fmea quadrada em uma das extremidades para receber o macho do cabo, e estrias do outro para encaixar em porcas ou parafusos hexagonal. Possui a parte estriada em 6 ou 12 estrias. Cresce em 1/16.

FERRAMENTAS MANUAIS
CABO CATRACA

H uma pequena alavanca que, quando colocada na posio ON permite que o cabo gire somente no sentido horrio, ou seja, no sentido de aperto; quando colocado na posio OFF, o cabo estar preparado para soltar a porca ou o parafuso.

FERRAMENTAS MANUAIS
CABO EM T

A parte macho desliza de um lado para outro aumentando ou diminuindo a sua alvanca.

FERRAMENTAS MANUAIS

CABO DOBRADIA OU ARTICULADO

Tem uma dobradia entre o cabo e o macho. Isto faz com que o cabo gire num crculo, em qualquer ngulo, entre 0 e 90, quanto a linha central do parafuso.

FERRAMENTAS MANUAIS

ARCO DE VELOCIDADE

Tem o formato igual ao arco de pua de carpinteiro, e usado, quando se deseja rapidez.

FERRAMENTAS MANUAIS
BARRA DE EXTENSO

usada para alcanar porcas e parafusos em lugares de difcil acesso. O tamanho da barra de extenso dado pelo comprimento total em legadas e pelos encaixes macho fmea. Ex: 6 X 3/8

FERRAMENTAS MANUAIS
ADAPTADOR

O adptador serve para quando se tem uma soquete, extenso, catraca ou cabo em T com encaixes de tamanhos diferentes.

FERRAMENTAS MANUAIS
JUNTA FLEXVEL UNIVERSAL

usada na aplicao de fora em uma direo angular. Seu tamanho dado pelos encaixes macho e fmea. Faz com que a barra gire em qualquer ngulo de 0 a 45 com o eixo do parafuso.

FERRAMENTAS MANUAIS
CHAVES AJUSTVEIS
Devem ser utilizadas em caso de no se ter em mos as chaves de boca ou as mistas, pois estas permitem um melhor encaixe.

1- CRESCENTE 2- INGLESA 3- GRIFO

FERRAMENTAS MANUAIS
CRESCENTE

a chave de emergncia mais popular para o mecnico de avio. Seus mordentes brandos esto dispostos num ngulo de 25 em relaoa linha longitudinal imaginria do cabo. Seu tamanho dado pelo seu comprimento total.

FERRAMENTAS MANUAIS
INGLESA

semelhante a chave crescente, porm, seus mordentes esto em ngulos retos em relao ao cabo, isto , formam ngulos de 90 com a linha longitudinal imaginria do cabo. O mecnico de avio deve us-la em aberturas grandes como, tampas de filtros e respiradores.

FERRAMENTAS MANUAIS
GRIFO

tambm uma chave de boca regulvel, desenhada para girar tubos redondos. Os mordentes so serrilhados, e esto em ngulos retos em relao ao cabo. O tamanho dado pelo comprimento total estando a mesma totalmente aberta. Na aviao rara a utilizao desta ferramenta, sendo o seu uso restrito a equipamentos de apoio a manuteno, pois seus mordentes marcam a tubulao.

FERRAMENTAS MANUAIS
ALICATES DE BICO

So usados para segurar fios, pequenos objetos, curvar metal leve e repor pequenos objetos nos lugares inacessveis.Nunca devemos usar esses alicates para agarrar objetos grandes, para porcas ou parafusos, visto que tais operaes resultam na quebra de mordentes.

FERRAMENTAS MANUAIS
ALICATE DE CORTE DIAGONAL

o mais importante para o mecnico de avio, empregado para cortar arame de segurana (freno), rebite macio, e colocar ou retirar contra-pinos. Possui mordentes curtos e lminas pequenas, num ngulo pequeno em relao ao cabo.

FERRAMENTAS MANUAIS
ALICATE FRANCS, COMBINADO OU DUAS POSIES.

Esse tipo de alicate usado para segurar objetos chatos e circulares, assim como para cortar fios.

FERRAMENTAS MANUAIS
ALICATE BOMBA-DGUA, BICO DE PAPAGAIO OU GAZISTAS

Este tipo de alicate especialmente empregado para trabalhar com porcas circulares serrilhadas dos conectores eltricos das aeronaves.

FERRAMENTAS MANUAIS
ALICATE DE FRENO

Devido a aeronave gerar muita vibrao, h uma tendncia de parafusos e porcas se afrouxarem. Para evitar que se soltem feito amarrao com arame de segurana (freno).

FERRAMENTAS MANUAIS
MARTELOS
Entre as ferramentas de uso mais generalizado encontramos os martelos. O tamanho de todos os martelos dado pelo seu peso em onas, excluindo-se o cabo, e este variando de 12 a 15 de comprimento.

1 ona = 28 gramas
-

COMUNS = so aqueles feitos de ao forjado no quebradio (bola, pena cruzada e pena longitudinal) MACIOS = so aqueles feitos de material plstico, borracha, etc.

FERRAMENTAS MANUAIS
MARTELO DE BOLA

feito para trabalhos de rebitagens, cravar peas atravs de sua face reta, ou outros servios com ele relacionados.

FERRAMENTAS MANUAIS
MARTELO DE PENA CRUZADA

A pena deste martelo empregada para trabalhos em ngulo reto com a cabo. A outra face utilizada como o martelo de bola comum.

FERRAMENTAS MANUAIS
MARTELO DE PENA LONGITUDINAL

utilizado para trabalhos no sentido do comprimento do cabo, isto ,em linha com o cabo. So usados, especificamente para trabalhar em peas que possuam cantos vivos.

FERRAMENTAS MANUAIS
MARTELO DE PLSTICO

geralmente leve, tem duas faces feitas de plstico e serve para bater em peas que se deformariam se usssemos um martelo comum.

FERRAMENTAS MANUAIS
MACETES
So feitos de material macio,tais como, borracha, plstico, etc, e so geralmente de tamanho maior que os martelos comuns, sendo empregados para trabalhos que deformariam, se usssemos um martelo de cabea metlica.

FERRAMENTAS MANUAIS
PUNES
Bico = ser usado para marcar ponto em chapas metlicas onde ser empregado um compasso de pontas; Centro = ser utilizado para em peas que iro ser brocadas; Toca-pino = usado para introduzir ou retirar pinos. Slido = usado para desandar peas que estiverem agarradas ou emperradas.

FERRAMENTAS MANUAIS
PUNES ESTAMPADORES
Podem ser de dois tipos: a- Numrico = de 0 (zero) a 9 (nove) b- Alfabtico = de A Z O tamanho do puno determinado pela medida do nmero, ou da letra.

FERRAMENTAS MANUAIS
SERRA DE ARCO A serra de arco empregada para cortar metais ou qualquer outro material, sendo constituda de arco e lmina de serra.
ARCO = Slido: so mais resistentes e recebem um nico tamanho de serra. Ajustvel: so mais frgeis e recebem vrios tamanhos de serra.

FERRAMENTAS MANUAIS
SERRA Ao carbono: aquela que contm alm do ferro, pequenas porcentagens de carbono, mangans, silcio, fsforo e enxofre. Menos resistente ao corte e mais tenas. Ao rpido: aquela que possui os elementos acima e mais combinaes de metais como cobalto, tungstnio, silcio, molibdnio, etc.

FERRAMENTAS MANUAIS
Disposio dos dentes da serra:

FERRAMENTAS MANUAIS
O nmero de dentes, numa lmina de serra, varia de 14 a 32 dentes por polegada. A serra de arco deve ser segurada perpendicularmente ao objeto a ser cortado, e deve-se lev-la frente com um leve golpe. No fim do mesmo, aliviar a presso e puxar a serra para trs. No fazer presso para baixo no golpe de retorno, pois a serra s corta quando se desloca para frente.

FERRAMENTAS MANUAIS
LIMAS
Generalidades: O tamanho das limas dado em polegadas, sendo a distncia do talo extremidade oposta, ou seja, no inclui o espigo.

As limas tais como as serras, tm seu corte no deslocamento frente, portanto no devemos pressionar uma lima no seu retorno.

FERRAMENTAS MANUAIS
AES DE LIMAGEM
Limagem reta ou em diagonal consiste em passar a lima em direo perpendicular pea (reta), ou ligeiramente inclinada (diagonal). Sempre mantendo a lima na posio horizontal.

Limagem de arrasto consiste em segurar a lima em cada ponta e arrast-la para a frente e para trs sobre o trabalho. A cadncia correta de limagem de 30 a 40 golpes por minuto.

FERRAMENTAS MANUAIS
BROCA HELICOIDAL
A broca helicoidal a ferramenta que, adapta mquina de furar, produz na pea um furo cilndrico, em conseqncia de dois movimentos que se realizam ao mesmo tempo: rotao e avano. O nome helicoidal por causa do aspecto da broca cujo corpo se apresenta com arestas e canais em forma de curva denominada hlice. A broca helicoidal tambm chamada broca americana.

FERRAMENTAS MANUAIS
Caractersticas:
fabricada geralmente de ao carbono. Para trabalhos que exijam alta rotao, usam-se brocas de ao rpido.

FERRAMENTAS MANUAIS
FUNES E CARACTERSTICAS DAS PARTES DA BROCA A ponta constituda por duas superfcies que, no seu encontro, formam as arestas da ponta ou arestas cortantes (fios ou gumes da broca). O ngulo destas duas superfcies cnicas denominado ngulo da ponta ou ngulo da broca. As guias so estreitas superfcies helicoidais que mantm a broca em posio correta de furo, sem produzir corte. O tamanho da broca medido entre as duas guias.

FERRAMENTAS MANUAIS
CONDIES PARA QUE UMA BROCA FAA BOM CORTE O ngulo da ponta da broca deve ser de 118, para os trabalhos mais comuns.

FERRAMENTAS MANUAIS
Valores especiais que a prtica j consagrou:
-

150= aos duros 125= aos tratados ou forjados 100= cobre e o alumnio 90 = ferro fundido macio e ligas leves 60 = baquelita, fibra e madeira

EQUIPAMENTOS
MORSA
Possuem mordentes fixados a uma base giratria ou fixa. Os mordentes so geralmente speros, para segurar o trabalho mais firmemente. CUIDADOS: No bater no cabo com martelo. Manter os mordentes prximos o cabo na posio vertical. No se deve manter os mordentes apertados se no estiver usando. Quando for bater, bater sempre no mordente fixo. Quando for instalar, manter sempre na altura do cotovelo.

EQUIPAMENTOS
GRAMPO C usado para segurar o trabalho, quando no for possvel o uso da morsa, geralmente em peas mveis.

EQUIPAMENTOS
GRAMPO PARALELO usado na impossibilidade de emprego da morsa ou do grampo C.

EQUIPAMENTOS
ESMERIL

CHICOTE

BANCADA

PORTTIL

EQUIPAMENTOS
PEDRAS ABRASIVAS

EQUIPAMENTOS
CULOS DE PROTEO

EQUIPAMENTOS
FURADEIRA DE COLUNA

No podemos tomar parte nesse ato misterioso que viver com alguma esperana de nos sentirmos realizados se no compreendemos algumas poucas regras bem simples.

METROLOGIA

Og Mandino

You might also like