You are on page 1of 46

TICA POLCIA MILITAR

ASP OF PM VIEIRA

Filosofia moral: tica, do ser ao que deve-ser


I. Distino entre moral e tica; II. Moral e direito; III. Moral e liberdade; IV. Virtude: liberdade com responsabilidade; V. Liberdade X determinismo; VI. As transformaes da moral; VII. Escolhas morais; VIII. A tica na histria: concepes filosficas sobre o bem e o mal;

Filosofia moral: tica, do ser ao que deve-ser


IX. Antiguidade: a tica grega - A tica do equilbrio de Aristteles; X. Idade Mdia: a tica crist - A tica do livre-arbtrio de Santo Agostinho; XI. Idade Moderna: a tica antropocntrica - A tica do dever de Kant; XII. Idade Contempornea: a tica do homem concreto - A fundamentao histrico-social de Hegel - A fundamentao ideolgica de Marx - A tica discursiva de Habermas.

Filosofia moral: tica, do ser ao que deve-ser


No nosso dia-a-dia, encontramonos frequentemente diante de situaes nas quais a nossa deciso depende daquilo que consideramos bom, justo ou moralmente correto. Toda vez que isso ocorre, estamos diante de uma deciso que envolve um julgamento moral, a partir do qual vamos orientar nossa ao.

Filosofia moral: tica, do ser ao que deve-ser


Como afirmou Aristteles:
A caracterstica especfica do homem em comparao com os outros animais que somente ele tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto e de outras qualidades morais.

ARISTTELES. Poltica, p. 15.

Filosofia moral: tica, do ser ao que deve-ser


Assim, o ser humano age no mundo de acordo com valores. Isso significa que as coisas e as aes que se realizam podem ser hierarquizadas de acordo com as noes de bem e de justo compartilhadas por um grupo de pessoas, em um determinado momento.

Filosofia moral: tica, do ser ao que deve-ser


Em outras palavras, o homem um ser moral: um ser que avalia sua conduta a partir de valores morais.

Distino entre moral e tica


O que moral? E qual a diferena entre moral e tica?

Distino entre moral e tica


A palavra moral vem do latim mos mor-, costumes, e refere-se ao conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores prprios a uma dada comunidade ou cultura.

Distino entre moral e tica


Como as comunidades humanas so distintas entre si, tanto no espao quanto no tempo, os valores podem ser distintos de uma comunidade para outra, o que origina cdigos morais diferentes.

Distino entre moral e tica


Pertencem ao vasto campo da moral a reflexo sobre questes fundamentais, como:
O que devo fazer para ser justo? Quais valores devo escolher para guiar minha vida? H uma hierarquia de valores que deve ser seguida? Que tipo de ser humano devo ser nas minhas relaes comigo mesmo, com meus semelhantes e com a natureza? Que tipo de atitudes devo praticar como pessoa e como cidado?

Distino entre moral e tica


A palavra tica, por sua vez, vem do grego ethikos, modo de ser , comportamento, e se aplica disciplina filosfica que investiga os diversos sistemas morais elaborados pelos homens, buscando compreender a fundamentao das normas e proibies (interdies) prprias a cada um e explicitar seus pressupostos, ou seja, as concepes sobre o ser humano e a existncia humana que os sustentam.

Distino entre moral e tica


A tica uma disciplina terica sobre uma prtica humana, que o comportamento moral. No entanto, as reflexes ticas no se restringem apenas busca de conhecimento terico sobre os valores humanos, cuja origem e desenvolvimento levantam questes de carter sociolgico, antropolgico, religioso etc.

Distino entre moral e tica


Como filosofia prtica, isto , disciplina terica com preocupaes prticas, a tica orienta-se pelo desejo de unir o saber ao fazer, isto , busca aplicar o conhecimento sobre o ser para construir aquilo que deve ser. E, para isso, indispensvel boa parcela de conhecimento terico.

Moral e direito
Se a moral o conjunto de normas de conduta de uma sociedade, qual a diferena entre normas morais e normas jurdicas?

Moral e direito
As normas morais e as normas jurdicas so estabelecidas pelos membros da sociedade, e ambas se destinam a regulamentar as relaes nesse grupo de pessoas. H, ento, vrios aspectos comuns entre normas morais e jurdicas.

Moral e direito
Por exemplo:
apresentam-se como imperativos, ou seja, normas que devem ser seguidas por todos; buscam propor, atravs de normas, uma melhor convivncia entre os indivduos; orientam-se pelos valores culturais prprios de uma determinada sociedade; tm um carter histrico, isto , mudam de acordo com as transformaes histrico-sociais.

Moral e direito
No entanto, a despeito dessas semelhanas, h diferenas fundamentais entre a moral e o direito:
1. as normas morais so cumpridas a partir da convico pessoal de cada indivduo, enquanto as normas jurdicas devem ser cumpridas sob pena de punio do Estado em caso de desobedincia;

Moral e direito
2. a punio, no campo do direito, est prevista na
legislao, ao passo que, no campo da moral, a sano eventual pode variar bastante, pois depende fundamentalmente da conscincia moral do sujeito que infringe a norma;

Moral e direito
a esfera da moral mais ampla, atingindo diversos aspectos da vida humana, enquanto a esfera do direito se restringe a questes especficas nascidas da interferncia de condutas sociais. O direito costuma ser regido pelo seguinte princpio: tudo permitido que se faa, exceto aquilo que a lei expressamente probe;

Moral e direito
3. a moral no se traduz
em um cdigo formal, enquanto o direito sim; 4. o direito mantm uma relao estreita com o Estado, enquanto a moral no apresenta essa vinculao.

Moral e direito
As normas jurdicas se diferenciam das normas morais pelo seu carter coercitivo, advindo do poder do Estado. A Justia (1961) Alfredo Ceschiatti (diante do edifcio do Supremo Tributo Federal, em Braslia).

Moral e direito
De todas essas diferenas, talvez uma merea maior destaque: a coercibilidade da norma jurdica, que conta com a fora e a represso potencial do Estado (atravs da ao da Justia e da polcia) para ser obedecida pelas pessoas.

Moral e direito
J a norma moral no sustentada pela coero do Estado, isso implica que ela depende, de certo modo, da aceitao de cada indivduo para ser cumprida. Por isso, a norma moral costuma ser vinculada, por alguns filsofos, ideia de liberdade.

Moral e liberdade
A conscincia talvez a melhor caracterstica que distingue o ser humano dos outros animais. Ela permite o desenvolvimento do saber e da racionalidade que se empenha em separar o falso do verdadeiro.

Moral e liberdade

Alm dessa conscincia lgica, o ser humano possui tambm conscincia moral, isto , a faculdade de observar a prpria conduta e formular juzos sobre os atos passados, presentes, e as intenes futuras.

Moral e liberdade
A essa possibilidade que o homem tem de escolher seu caminho, construir sua maneira de ser e sua histria chamamos liberdade.

Moral e liberdade
Se conscincia moral e liberdade esto intimamente relacionadas, s tem sentido julgar moralmente a ao de uma pessoa se essa ao foi praticada em liberdade.

Moral e liberdade
Quando no se tem escolha (liberdade), quando se coagido a praticar uma ao, impossvel decidir entre o bem e o mal (conscincia moral).

Moral e liberdade
A deciso, nesse caso, imposta pelas foras coativas, isto , que determinam uma conduta.
Exemplo: tendo o filho
sequestrado, a me cumpre ordens do sequestrador. A ao dessa me est determinada pela coao do criminoso.

Moral e liberdade
Quando, entretanto, estamos livres para escolher entre esta ou aquela ao e fazemos uma escolha, tornamonos responsveis pelo que praticamos e podemos ser julgados moralmente por isso.

Moral e liberdade
Observemos que o termo responsabilidade vem do latim respondere, responder, e significa estar em condies de responder pelos atos praticados, isto , de justific-los e assumi-los. essa responsabilidade, enfim, que pode ser julgada pela conscincia moral do prprio indivduo ou do grupo social.

Virtude: liberdade com responsabilidade


Outra caracterstica da conscincia moral a de que ela geralmente nos fala como uma voz interior que nos inclina para o caminho da virtude. Mas o que virtude?

Virtude: liberdade com responsabilidade


Nem sempre fcil distinguir entre o que bom e o que mal. At mesmo os santos no estiveram livres desse dilema, como Jesus e Anto (C. 1500) Hieronymus Bosc

Virtude: liberdade com responsabilidade


A palavra virtude deriva do latim virtus, fora ou qualidade essencial, e significa, no contexto da moral, a qualidade ou a ao que dignifica o homem. E qual essa qualidade ou ao?

Virtude: liberdade com responsabilidade

H muitas interpretaes sobre esse tema, mas podemos dizer, basicamente, que a prtica constante do bem, correspondendo ao uso da liberdade com responsabilidade moral. Assim, so considerados virtudes a polidez, a fidelidade, a justia, a coragem, a generosidade etc.

Virtude: liberdade com responsabilidade

ideia de virtude se ope a de vcio, que consiste na pratica do mal, correspondendo ao uso da liberdade sem responsabilidade moral. Assim, so considerados vcios a violncia, a infidelidade, a insensatez, a injustia, a covardia, a mesquinhez etc.

Virtude: liberdade com responsabilidade

Analisando essa relao entre responsabilidade e virtude, Erich Fromm concluiu que a responsabilidade primordial do ser humano est relacionada com a prpria condio humana, isto , com a realizao de suas potencialidades de vida.

Virtude: liberdade com responsabilidade


Assim:
O bem a afirmao da vida, o desenvolvimento das capacidades do homem. A virtude consiste em assumir a responsabilidade por sua prpria existncia. O mal constitui a mutilao das capacidades do homem; o vcio reside na irresponsabilidade perante si mesmo.
FROMM, Erich. Anlise do homem, p. 30.

Liberdade X determinismo

Pelo que vimos at aqui, h responsabilidade moral quando existe liberdade pessoal. Isso nos coloca diante de outra questo: Somos realmente livres para decidir? Que liberdade essa?

Liberdade X determinismo
podemos sintetizar trs respostas diferentes para essa questo:
A nfase no determinismo A liberdade no existe, pois o homem sempre determinado, seja por sua natureza biolgica (necessidades e instintos), seja por sua natureza histrico-social (leis, normas, costumes). As aes individuais seriam causadas e determinadas por fatores naturais ou constrangimentos sociais, e a liberdade seria apenas uma iluso. Essa concepo encontra-se presente no pensamento de filsofos materialistas do sculo XVIII.

Liberdade X determinismo
A nfase na liberdade O homem sempre livre. Sustentam a tese de que o indivduo possui uma liberdade moral que est acima dessas determinaes. Ou seja, apesar de todos os fatores sociais e subjetivos que atuam sobre cada indivduo, ele sempre possui uma possibilidade de escolha e pode agir livremente a partir de sua autodeterminao. A maior expresso dessa concepo filosfica acerca da liberdade encontrada no pensamento de Jean-Paul Sartre, que afirmou que o homem est condenado a ser livre.

Liberdade X determinismo
A dialtica entre liberdade e determinismo O homem determinado e livre ao mesmo tempo. Determinismo e liberdade no se excluem, mas se complementam. Nessa perspectiva no faz sentido pensar em uma liberdade absoluta nem em uma negao absoluta da liberdade. A liberdade sempre uma liberdade concreta, situada no interior de um conjunto de condies objetivas de vida.

Liberdade X determinismo
Embora a nossa liberdade seja restringida por fatores objetivos que cercam a nossa existncia concreta, podemos sempre atuar no sentido de alargar as possibilidades dessa liberdade, e isso ser tanto mais eficiente quanto maior for a nossa conscincia a respeito desses fatores. Essa concepo encontrada nos pensamentos de Espinosa, Hegel e Marx.

FIM

You might also like