You are on page 1of 23

Natalidade(N): nmero total de ocorridos numa dada regio, num perodo de tempo.

nascimentos determinado

Mortalidade (M): nmero total de bitos ocorridos numa dada regio, num determinado perodo de tempo. Crescimento natural (CN) ou saldo fisiolgico (SF): diferena entre a natalidade e a mortalidade.
Calcula-se utilizando a seguinte frmula:

CN=N-M

Taxa de natalidade TN nmero de nados-vivos (nascimentos) por cada mil habitantes.


Taxa de Mortalidade TM nmero de bitos por cada mil habitantes. Taxa de crescimento natural TCN - diferena entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

Taxa de Mortalidade Infantil: o nmero de bitos de crianas com menos de um ano, por cada mil nascimentos. Esperana mdia de Vida: o nmero mdio de anos que cada indivduo tem probabilidade de viver. ndice de Fecundidade: o nmero mdio de filhos por cada mulher em idade frtil (dos 15 aos 49 anos). ndice de Renovao de Geraes: a capacidade de renovao de uma populao.

TMI =

bitos < 1 ano N nascimentos

X 1000

Para que haja renovao de geraes necessrio que cada mulher frtil tenha pelo menos, em mdia, 2,1 filhos.

Distribuio da Taxa de Natalidade

TN mais elevadas - PED (em muitos pases de frica, alguns da sia e da Amrica Central); em alguns pases, como, por ex. Cuba e China a TN semelhante de muitos PD enquanto em pases como o Afeganisto e Angola ainda ultrapassa os 40 %0. TN mais baixas PD (inferiores a 12%0, registam-se na maioria dos pases europeus, como por ex. Rssia, Japo e Canad).

Fatores explicativos
Taxa de Natalidade elevada - (PED)
Tradio de famlias numerosas; Casamento precoce (entre os 15 e os 18 anos); Os filhos podem ser importantes para ajudar no trabalho familiar; A religio contesta o uso de contraceptivos e o recurso ao aborto; O analfabetismo dificulta o acesso informao sobre planeamento familiar; A prtica da poligamia.

Taxa deNatalidade baixa (PD)


A idade tardia do casamento; Melhoria do nvel de vida e maior preocupao com a educao dos filhos; Entrada das mulheres no mercado de trabalho; Desejo de realizao pessoal e profissional dos casais; Planeamento familiar e generalizao do uso de contraceptivos; A reduo do n de casamentos e o aumento de divrcios.

A > e < Taxa de Natalidade

O ndice de Fecundidade

ndice de fecundidade - mais alto nos PED (em muitos pases africanos e alguns asiticos as mulheres tm, em mdia, mais de 5 filhos); mais baixo nos PD (h alguns PED como a China e o Brasil, onde as mulheres tm, em mdia, menos de 2,1 filhos).

O ndice de fecundidade

A evoluo do ndice de fecundidade, entre 1950 e 2050 (previso).

Os Pases em Desenvolvimento de frica do Mdio Oriente do Sul da sia

ELEVADA FECUNDIDADE
Superior a 4 filhos/mulher

A RENOVAO DE GERAES EST ASSEGURADA

Agravam-se os problemas j existentes tais como: Fome; Falta de emprego e de habitao; Acesso aos cuidados de sade;

()

Os Pases Desenvolvidos da Europa da Amrica do Norte da Ocenia e o Japo

BAIXA FECUNDIDADE
Inferior a 2,1 filhos/mulher

NO H RENOVAO DE GERAES

Aumento do nmero de idosos dependentes; Aumento das despesas com a sade; Necessidade de criao de equipamentos de apoio; ()

Distribuio da Taxa de Mortalidade

TM mais altas - Ucrnia, Afeganisto e em muitos pases africanos, sobretudo da frica Subsariana (Angola, Moambique, frica do Sul, Botswana ) TM mais baixas - nalguns pases desenvolvidos e tambm nos PED como os da Amrica Central e do Sul, da sia e do Norte de frica.

Fatores explicativos
Taxa de Mortalidade elevada - (PED)
-

Escassez de alimentos e fome; Deficiente assistncia mdica; Sida e outras doenas infeto contagiosas de difcil tratamento; Falta de condies de higiene ; Conflitos armados (guerras) e conflitos sociais; Catstrofes naturais. Melhoria da alimentao; Melhoria da assistncia mdica (vacinas e novos medicamentos) e o desenvolvimento dos servios de sade; Boas condies sanitrias; Existncia de uma alimentao mais equilibrada.

Taxa de Mortalidade baixa (PD e alguns PED)


-

Nota: Nalguns PD a TM tem registado um pequeno aumento devido:


essencialmente ao envelhecimento da populao (aumento da esperana mdia de vida); crise econmica e social que tem afetado as condies de vida da populao nalguns pases ( como por ex. a Ucrnia).

A > e < Taxa de Mortalidade

Distribuio da Taxa de Crescimento Natural

TCN (taxas de crescimento natural) altas - maioria dos pases de frica, alguns pases da sia, sobretudo do Mdio Oriente, e da Amrica Central e do Sul.

Isto deve-se a TN (taxas de natalidade) elevadas e de TM (taxas de mortalidade) baixas, o que origina um elevado crescimento natural. Elevado crescimento demogrfico Rejuvenescimento da populao.
TCN baixas - Europa, Japo e Canad. A Rssia, a Alemanha, a Itlia e outros pases da Europa, sobretudo da Europa de Leste, tm actualmente TCN negativas, assim como certos pases da frica Subsariana muito afetados com SIDA.

Esta situao resulta de uma TN baixa e de uma TM baixa, o que resulta num crescimento natural baixo e nalguns casos negativo. Reduzido crescimento demogrfico Envelhecimento da populao.

A Taxa de Mortalidade Infantil

TMI mais baixas - PD TMI mais altas PED ( muitos pases de frica e em alguns asiticos)

Fatores Explicativos
Nos PD a TMI baixa devido a: Melhoria na alimentao da me e do recm
nascido; Desenvolvimento da medicina preventiva; Melhoria das condies de higiene; Os partos so assistidos em maternidades ou hospitais; Alargamento das campanhas de vacinao; Melhor assistncia durante a gravidez e no parto.

Nos PED a TMI elevada devido a:


Deficientes condies de assistncia materno-infantil; Alimentao insuficiente e pobre em nutrientes; Fracas condies de higiene; Os partos so realizados em casa, assistidos por pessoas sem qualquer para o efeito e sem o mnimo de condies de higiene; Inexistncia de campanhas de vacinao; Inexistncia de assistncia mdica durante a gravidez e no parto; Conflitos e guerras.

qualificao

Esperana Mdia de Vida

Mais elevada - PD (EUA, Europa e Ocenia, chega a atingir os 80 anos); Menos elevada - PED, sobretudo nos pases do continente africano (as condies de vida ainda so ms nestes pases) nalguns a EMV inferior a 50 anos. Tem vindo a aumentar em todo o mundo como consequncia da diminuio da mortalidade.

Diferenas entre os Sexos


Na maioria dos pases a esperana mdia de vida das mulheres superior dos homens, no entanto, os pases do Mdio Oriente e do Sul da sia so uma exceo, devido ao estatuto inferior da mulher na sociedade.

Razes que justificam a EMV superior das mulheres:

Os homens so mais sujeitos a determinadas doenas devido ao tabagismo e ao consumo de lcool;

Os homens tm mais acidentes de trabalho pois desempenham profisses de maior risco;


As mulheres tm mais cuidados com a alimentao e sade.

EMV - PORTUGAL

Para saber mais

http://sicnoticias.sapo.pt/1842498 http://youtu.be/e7itRkpMjAg http://youtu.be/V12nO-7ViCA http://youtu.be/imJJuQWVZIw

You might also like