You are on page 1of 27

COM 211 METODOLOGIA CINTFICA - BSI

Andr Luiz Zambalde

zamba@ufla.br DCC/UFLA

CONCEITOS CINCIA
CINCIA
a tentativa sistemtica de interpretao dos fenmenos biolgicos, sociais e/ou tecnolgicos visando o conhecimento de seus princpios em busca da melhoria da qualidade de vida.
Biologia, filosofia, administrao, computao/fsica/matemtica Fenmenos, existncia humana, organizaes, Fsica (plos magnticos tomos / eltrons).

TECNOLOGIA
a aplicao do conhecimento cientfico e emprico destinada ao aperfeioamento e desenvolvimento de novos produtos, processos e/ou servios. um termo que envolve o conhecimento tcnico e cientfico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento
2

CINCIA

TECNOLOGIA

FILOSOFIA A ME DE TODAS AS CINCIAS


A partir da Filosofia surge a Cincia, pois o Homem reorganiza as inquietaes que assolam o campo das idias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua prpria realidade. Assim, a partir da inquietao, o homem atravs de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipteses e exercita a razo.

Lgica: trata da preservao da verdade e dos modos de se evitar a inferncia e raciocnio invlidos.
Metafsica ou ontologia: trata da realidade, do ser e do nada. Epistemologia ou teoria do conhecimento: trata da crena, da justificao e do conhecimento. tica: trata do certo e do errado, do bem e do mal. Filosofia da Arte ou Esttica: trata do belo.
4

CONCEITOS PESQUISA
PESQUISA BSICA
Estudo terico ou experimental com o objetivo de contribuir tanto para a compreenso de fatos e fenmenos observveis, analisar propriedades, estruturas e conexes, comprovar e/ou gerar hipteses e teorias, sem preocupao com uso ou aplicao imediata de seus resultados.

PESQUISA APLICADA
Investigao original concebida pelo interesse em adquirir novos conhecimentos, dirigida a objetivo prtico especfico e realizada tanto para determinar possveis usos para descoberta da pesquisa bsica quanto para definir novos mtodos ou maneiras de alcanar determinado objetivo.
5

PESQUISA BSICA
Protena resilina das asas da liblula para proteses humanas e solado de tenis.

Camundongos, o macho faz serenata


para atrair as fmeas Gentica ? Compreenso dos disturbios de comunicao: - medicina: autismo.
6

PESQUISA APLICADA

CONCEITOS
INVENO QUASE INOVAO
a concepo de idias, mtodos, sistemas, aes, pensamentos, maneiras, formas, comportamentos, materiais, entre outros, novos ou significativamente melhorados.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (P&D)


Investigao criativa e sistemtica que objetiva ampliar e/ou aplicar o conhecimento na construo de um prottipo.

INOVAO MERCADO
Introduo no mercado de produtos, processos, servios, mtodos ou sistemas no existentes anteriormente ou com caractersticas novas e diferentes das at ento em existentes.
8

INVENO

INOVAO

LINKS
Mobilizar para inovar Brasil Competitivo http://www.inovar.org.br/ Agencia de inovao da Unicamp http://www.inova.unicamp.br Ministrio da Cincia e Tecnologia http://www.mct.gov.br

Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia http://www.ibict.br/index.htm


Inovao Tecnolgica e Organizao Industrial (ITOI) http://www.itoi.ufrj.br Clube dos inventores Brasileiros http://www.inventar.com.br/navegador.htm Instituto Nacional da Propriedade Industrial http://www.inpi.gov.br/
10

METODOLOGIA DE PROJETO
PROJETO DE INVESTIMENTOS/CAPTAO Elaborado para propor/justificar um investimento seja em pesquisa, desenvolvimento, equipamentos, software e/ou formao ou contratao de pessoal. PROJETO DE PESQUISA Elaborado para propor/justificar a realizao de uma investigao bsica ou aplicada, visando o estudo de um fenmeno ou a descoberta e desenvolvimento de produto, processo e/ou servio. Artigo cientfico ou monografia de final de curso. o resultado de um projeto de final de curso, ou seja, de um projeto de pesquisa.
11

Planejamento Estratgico
No Brasil, o imediatismo um dado cultural muito forte. Poucos indivduos se dedicam a um planejamento estratgico pessoal e quando o fazem, normalmente vislumbram um horizonte de curtssimo prazo. Falta uma viso mais integrada e de longo termo.

Para estudantes que enxergam longe, delinear o futuro significa conferir mais sentido a existncia, aproveitando de forma consciente as oportunidades que surgem no caminho.
Atingir objetivos em cinco nveis distintos: Fsico, emocional, mental, existencial e espiritual.
12

Planejamento Estratgico
Planejamento: decidir antecipadamente as aes que sero
implementadas no futuro.

Planejamento Estratgico: Anlise de SWOT


Strenghts (pontos fortes) Opportunities (oportunidades)

Tcnica administrativa que utiliza a anlise de SWOT para que a organizao possa cumprir sua misso e atingir seus objetivos e metas.

Weaknesses (pontos fracos) Threats (ameaas)

Ambiente interno pontos fortes e fracos Ambiente externo oportunidades e ameaas

13

Planejamento Estratgico
MISSO
razo da existncia da organizao.

OBJETIVO
direcionam os esforos da organizao para um determinado resultado.

META
quantificao dos objetivos ao longo do tempo.
14

A BASE FACULDADE
AS COISAS DEVEM SER EXPLICADAS COM SIMPLICIDADE.
NO SE TEM CONHECIMENTO, SE NO SE CONHECE A BASE E O ESTADO DA ARTE NO SE APRENDE A ANDAR DE BICICLETA COPIANDO OU EM GRUPO. NA ESCOLA SE TEM AS DIRETRIZES DO QUE ESTUDAR, MAS NO O DETALHE E A RESPOSTA EXATA. FAA O SEU PLANEJAMENTO ESTRATGICO COMPROMETIMENTO PLANEJAMENTO, ESTUDO, PRTICA, VONTADE, PERSEVERANA E OBSTINAO PERCEPO E CONHECIMENTO = COMPETNCIA
15

A SEQUNCIA DAS DISCIPLINAS


Cincia: Calculo, Geometria, Lgica, Estatstica. Software:
Introduo a Sistemas de Informao AED I Laboratrio de Programao AED III Linguagens Tcnicas de programao Laboratrio de Programao II - Banco de dados - Engenharia de software Interface homem-mquina LFA Pesquisa Operacional - PAA IA Sistemas operacionais SI - Segurana e auditoria em SI.

Admininstrao:
Empreendedorismo.

Teoria Geral da Adm Teoria Econmica Filosofia e tica

OSM ou O&M Adm de RH Teoria Organizacional Adm Prod & Servios Adm. Mercadolgica Consultoria Empresarial Adm Estratgica Gerencia de Projetos Gesto da Qualidade

Hardware:

Organizao de computadores Sistemas Operacionais Sistemas

Distribudos Gerncia de Redes de Computadores Introduo a Compiladores.

Formao geral:
sociedade Projeto Orientado I e II.

Filosofia e tica - Metodologia Cientfica Informtica e


16

BASE DE CONHECIMENTO
O QUE VOC J DEVE SABER HOJE
Conectar, desconectar e instalar o conjunto de hardware computacional Conhecer no mnimo 2 sistemas operacionais Dominar uma linguagem de programao Dominar um pacote aplicativo: softwares de Texto, Planilha e Apresentao. Dominar algortmos I e II e ter iniciado o conhecimento de um BD.

A BASE DESSA DISCIPLINA


Elaborar um projeto de captao de recursos e um projeto de pesquisa. Elaborar um currculo Lattes. Buscar o seu Autoconhecimento, a tica, a cidadania e a responsabilidade. Planejar uma carreira com base em Planejamento Estratgico. Visitar uma empresa e levantar uso, aplicaes, impactos, equipamentos, software e treinamento em informtica.
17

REAS DE ATUAO
Docncia, Pesquisa e desenvolvimento
Ps-Graduao: Lato-Sensu (especializao) - Strictu-Sensu (mestrado e doutorado) - Ps-Doutorado.

Mercado de Trabalho
Software: domnio de sistema e linguagem de programao Implantao: domnio do pacote Qualidade de Software e Software embarcado Otimizao/Programao Matemtica/Jogos Hardware: Projeto de software/hardware embarcado Manuteno/Assistncia e vendas - Redes/Tel.

Iniciativa empreendedora
Prestao de servios, empresa de consultoria, desenvolvimento, hardware, cabeamento estruturado, Tv a cabo, operadoras, etc..
18

LINHAS DE PESQUISA
Gesto do Conhecimento, Estratgia e Inovao:
Olinda, Bermejo. Andr, Rmulo, Reginaldo,

reas: Agronegcio educao redes governo software.

Otimizao e sistemas inteligentes:


Ricardo, Thiago

Guilherme, Claudio, Joaquim, Rudini, Ahmed,

reas: Matemtica, Inteligencia artificial, Otimizao, Minerao, Bioinformtica

Engenharia e Qualidade de Software:


Olinda, Bruno, Andr Saude

Heitor, Andr, Antonio Maria, Ahmed,

reas: Modelagem, Qualidade de produto e processo, IHM, Desenvolvimento, Mtricas

Redes e Sistemas digitais: Luiz Henrique, Remulo, Giacomim, Willian, Marluce


reas: Redes sem fio, cabeamento estruturado, eletrnica digital, rede de sensores, Laser
19

DIRETRIZES
DIRETRIZES DE POLTICA INDUSTRIAL,TECNOLGICA E DE COMRCIO EXTERIOR

A Poltica Industrial, Tecnolgica e de Comrcio Exterior tem como objetivo o aumento da eficincia econmica e do desenvolvimento e difuso de tecnologias com maior potencial de induo do nvel de atividade e de competio no comrcio internacional. Ela estar focada no aumento da eficincia da estrutura produtiva, aumento da capacidade de inovao das empresas brasileiras e expanso das exportaes. Inovao e desenvolvimento tecnolgico Insero externa Modernizao industrial Capacidade e escala produtiva Opes estratgicas
20

DIRETRIZES
Inovao e desenvolvimento tecnolgico: Lei da inovao, fluxo de recursos, integrao entre os agentes. Temas estratgicos como biotecnologia, novos materiais, tecnologias de informao e comunicao, energia e meio ambiente (recursos hdricos, biodiversidade e florestas).

Insero externa: apoio s exportaes, com financiamento, simplificao de procedimentos e desonerao tributria; promoo comercial e prospeco de mercados; estmulo criao de centros de distribuio de empresas brasileiras no exterior e sua internacionalizao; apoio insero em cadeias internacionais de suprimentos; apoio consolidao da imagem do Brasil e de marcas brasileiras no exterior.
21

DIRETRIZES
Modernizao industrial: deve ser vista de forma abrangente, incluindo financiamento para aumento de capacidade, modernizao de equipamentos, programas de modernizao de gesto, de melhoria de design, de apoio ao registro de patentes e de extenso tecnolgica.
Capacidade e escala produtiva: instrumentos legais que facilitem a obteno de financiamento por consrcios de empresas ou assemelhados; estimulando a fuso de empresas ou a atuao conjunta para possibilitar desenvolvimento tecnolgico e inovao cooperativas ou uma insero mais ativa no comrcio internacional. Opes estratgicas: semicondutores, software, frmacos e medicamentos e bens de capital.
22

OPORTUNIDADES - SISTEMAS
SOFTWARE
AMPLIAR AS EXPORTAES PARA US$ 2 BILHES PARTICIPAO NO MERCADO INTERNO PARA 25%

ALAVANCAR A EXPORTAO EM SEGMENTOS EMERG.


Outsourcing - software pacote e semi-customizado Incluso digital (PC conectado, Telecentros, Software Livre) Compras governamentais - Certificao e Qualidade Formao nvel mdio (Programadores) Residncia de Software Doutores e Mestres Bibliotecas componentes de software Modelagem hipermdia e interfaces homem-mquina.
23

OPORTUNIDADES
SEGMENTOS EMERGENTES
Computao em Grid TV digital Comunicao sem fio Visualizao e entretenimento

Aplicaes educacionais
Software para o agronegcio

Informtica embarcada
24

OPORTUNIDADES
SOFTWARE LIVRE
Administrao de MPEs Administrao Pblica Educao e entretenimento Tv Digital, lazer e jogos

Software embarcado
Software de contedo

RH de nvel mdio
25

INOVAO - CRIATIVIDADE
SEGURANA PBLICA, SEGURANA E CONTROLE MAIL
RFID IDENTIFICAO RDIO FREQUENCIA SAUDE PSFs e ATENDIMENTOS A SADE

AGRONEGCIO GOOGLE
MODELOS DE NEGCIOS CELULARES TV DIGITAL

INTERFACES BANCOS/IDOSOS/ESPECIAIS
REDES CABEAMENTO ESTRUTURADO QUALIDADE DE SOFTWARE

SOFTWARE EMBARCADO (ROBO, CARRO)


MEIO AMBIENTE/AGUA
26

FIM
OBRIGADO PELA ATENO
Prof. D.Sc. Andr Luiz Zambalde
Tecnologia da informao e Inovao

Universidade Federal de Lavras UFLA Departamento de Cincia da Computao

Caixa Postal 3037


37200-000 35 3829-1545 LAVRAS MG

zamba@ufla.br
27

You might also like