You are on page 1of 21

PAULA CANDIDO DE MELO 7 SRIE B

O processo de produo da voz orgnico, porm como tudo em nosso corpo, sofre influncia de situaes emocionais e do meio ambiente. A voz um produto natural, resultado da ao das estruturas fsicas encontradas no interior da laringe (as cordas vocais) na coluna de ar da expirao. Ela influenciada pelo estado de humor, pela fadiga, pelas tenses emocionais e at pelo nvel de poluio, tanto no que se refere aos rudos quanto a outros tipos de poluentes.

Diz-se que a produo da voz um processo por que acontece em uma sequncia constituda de etapas distintas e sistematicamente repetidas, que ocupam diferentes estruturas orgnicas. Participam dessa produo o Sistema Respiratrio, o Sistema Digestrio, nervos, ossos e msculos.

A primeira etapa da produo vocal est associada a respirao. Para ter uma boa voz imprescindvel respirar bem. Durante a respirao, o diafragma, um msculo que fica na base dos pulmes, se movimenta para baixo (enquanto o ar entra nos pulmes) e para cima (quando o ar est saindo dos pulmes).

Por isso recomendvel que se mantenha os ombros relaxados e se direcione o ar inalado na direo do abdmen. Durante a exalao o diafragma sobe e o ar sai dos pulmes, criando o que chamamos de coluna de ar, como mostra a prxima figura

A coluna de ar sobe em direo laringe, onde esto as cordas vocais. As cordas vocais so duas pregas que ficam abertas durante a inalao (quando o ar entra) e se aproximam durante a exalao(quando o ar sai dos pulmes), fazendo resistncia coluna de ar e com isso, produzindo os sons. Essa etapa chamada de fonao.

Por fim, os sons sero amplificados nas cavidades de ressonncia, que como so consideradas a laringe, a faringe, as fossas nasais e sero trabalhados mais detalhadamente na cavidade oral (a boca). Cada uma dessas estruturas participa da produo da voz, influenciando seu tom, sua altura e seu alcance.

Voc deve ento estar se perguntando: - Se todos produzimos a voz de uma mesma maneira, por que existem tantas vozes diferentes?

Vrios aspectos contribuem para a grande diversidade de vozes que existem. Por exemplo: homens tm vozes mais graves por que tem cordas vocais mais espessas e fortes; mulheres tm vozes mais agudas por terem pregas vocais mais delicadas e flexveis. Isso faz com que a frequncia de vibraes tambm seja diferente: em torno de 80 a 150 vezes por segundo nos homens e de 150 a 250 nas mulheres. As cordas vocais de uma criana vibram entre 250 e 300 vezes por segundo.

Com o avano das cincias e da tecnologia dos exames por imagens, hoje podemos observar as cordas vocais em seu funcionamento habitual e identificar precocemente quaisquer alteraes, como mostra o vdeo seguinte do Dr. Renato Rezende, mdico otorrinolaringologista da UNITINS (Fundao Universidade do Tocantins),

VDEO

Para evitar problemas futuros, muito importante cuidar com a voz. Alm de us-la com bom senso, alguns alimentos contribuem com a produo de uma melhor qualidade vocal. Citamos alguns dele e explicamos por que so recomendados:

Por outro lado, alguns hbitos e situaes so muito prejudiciais a voz e ao Aparelho Fonador e, por isso, devem ser combatidos e evitados. Alguns exemplos so:

Mais algumas curiosidades sobre a voz:

Mas, em se tratando da voz, isso ainda no tudo. No se deve deixar de lembrar que para profissionais como professores, cantores, religiosos e radialistas entre outros, a voz um instrumento de trabalho e para todos ns, ela um poderoso recurso de interao com as outras pessoas e com tudo que h. Por isso cuide bem dela. E caso sinta algum incmodo como fadiga ou rouquido, procure um fonoaudilogo e evite que uma simples alterao possa se agravar e prejudicar essa ddiva que a nossa voz.

You might also like