You are on page 1of 16

Centro de Educao Tecnolgica do Rio Grande do Norte Curso de Eletrotcnica

CORREO DE FATOR DE POTNCIA

Clvis Bsco Mendona Oliveira

Potncia reativa a potncia utilizada para produzir o fluxo magntico necessrio ao funcionamento das cargas indutivas (motores, transformadores, reatores, etc.) expressa em quilovolt-ampre reativo (kVAr).

Ativa

Reativa

VG1 Z EQ

; Z EQ jX G1 jX T 1 RL1 jX L1 jX T 2 RC1 jX C1

Ativa

Reativa

Reativa

Qc S

Q QC Q '
S

Q
Q
'

P
' Q tan ' P

Q Q tan ; P P tan

Q' ; P tan '

PP ;

Q Q' tan tan '

Q ' tan '

Q tan

; QC Q Q '

Q ' Q QC

; Q QC tan '

Q tan

Q QC Q tan tan
'

S
Q S

'
P

P S cos '
'

; Q ' S ' sen ' ; QC Q Q '

Meios utilizados para correo de fator de potncia

Banco de capacitores

www.epcos.com

Meios utilizados para correo de fator de potncia

Geradores sncronos sobreexcitados

Meios utilizados para correo de fator de potncia

Eletrnica de potncia

mo to rin g

3~

a.c. mo to r

g en eratin g

Resoluo 456
Pontos relevantes: Art. 34. O fator de potncia das instalaes da unidade consumidora, para efeito de faturamento, dever ser verificado pela concessionria por meio de medio apropriada, observados os seguintes critrios:
I - unidade consumidora do Grupo A: de forma obrigatria e permanente; II - unidade consumidora do Grupo B: de forma facultativa, sendo admitida a medio transitria, desde que por um perodo mnimo de 7 (sete) dias consecutivos.

Art. 65. Para unidade consumidora faturada na estrutura tarifria horo-sazonal ou na estrutura tarifria convencional com medio apropriada, o faturamento correspondente ao consumo de energia eltrica e demanda de potncia reativas excedentes, ser calculado de acordo com as seguintes frmulas:

Art. 68. Para unidade consumidora do Grupo B, cujo fator de potncia tenha sido verificado por meio de medio transitria nos termos do inciso II, art. 34, o faturamento correspondente ao consumo de energia eltrica reativa indutiva excedente s poder ser realizado de acordo com os seguintes procedimentos:

I - a concessionria dever informar ao consumidor, via correspondncia especfica, o valor do fator de potncia encontrado, o prazo para a respectiva correo, a possibilidade de faturamento relativo ao consumo excedente, bem como outras orientaes julgadas convenientes; II - a partir do recebimento da correspondncia, o consumidor dispor do prazo mnimo de 90 (noventa) dias para providenciar a correo do fator de potncia e comunicar concessionria; III - findo o prazo e no adotadas as providncias, o fator de potncia verificado poder ser utilizado nos faturamentos posteriores at que o consumidor comunique a correo do mesmo; IV - a partir do recebimento da comunicao do consumidor, a concessionria ter o prazo de 15 (quinze) dias para constatar a correo e suspender o faturamento relativo ao consumo excedente.

Exemplo:

Em um determinado ms uma livraria teve um consumo de 1200 kWh e 1150 kVAr. Quanto ser a cobrana de excesso de reativo considerando TCA = R$ 0,32.

You might also like