You are on page 1of 46

A Observao em Transtorno Mental

A Observao em Transtorno Mental


A observao do comportamento de cliente que

apresenta transtorno mental instrumento valioso para a interveno teraputica, pois possibilita a identificao de possveis alteraes, prev complicaes e at previne a reincidncia de surtos. Reconhecer precocemente as alteraes significa abreviar o sofrimento psquico, pois cria a oportunidade de iniciar o tratamento ou, ainda, de reavali-lo e adequ-lo s exigncias do momento, visto que grande parte dos transtornos mentais crnica e regida por seu prprio dinamismo.

A observao criteriosa e direcionada nos permite verificar:


Aparncia - A observao sobre a maneira como o cliente

com transtorno mental se apresenta pode revelar condies muito diferentes do padro dito normal. Esse olhar abrange o estado geral do cliente, sua postura, seu cuidado com a higiene corporal, o estado de suas roupas e a maneira como se veste, o uso de adornos e maquiagem, idade que aparenta ter, as expresses faciais, movimentos e gestos. Estabelecer comparao das caractersticas do cliente com outras pessoas da mesma faixa etria, condies socioeconmicas e culturais, pode facilitar a conduo do caso, na medida em que possibilita distinguir a sua singularidade. Outra alternativa para levantar dados significativos por meio de contato com seus familiares e amigos.

Atividade psicomotora e comportamento - Observar a

maneira como as informaes, acontecimentos e atividades so processadas pelo cliente. bem possvel que a atividade psicomotora esteja alterada. Contato com a equipe multiprofissional - por meio da interao com o cliente que a equipe estabelece formas de ajud-lo a enfrentar a situao e a superar os seus problemas. A participao da famlia nesse processo fundamental, porm, nem sempre sua adeso ocorre naturalmente, pois o comportamento de muitas pessoas com transtorno mental extremamente desgastante, o que, diga-se, compromete toda a dinmica familiar. Dizemos que tanto o cliente como a famlia necessitam ser cuidados e tratados. Entretanto, muitos familiares, depois de conviverem com tantas crises, acabam se tornando pessoas resilientes e bastante motivadas e interessadas no tratamento.

Reconhecendo as alteraes
grande a prevalncia de transtornos mentais e

comportamentais na populao em geral, assim como os transtornos associados ao uso de lcool e demais substncias psicoativas,exercendo considervel impacto sobre as pessoas, famlias e comunidades, com implicaes psquicas, sociais, econmicas, culturais e polticas. Vrias funes psquicas podem estar alteradas em uma pessoa acometida por transtorno mental e os profissionais responsveis pelos seus cuidados e tratamento necessitam estar atentos s suas manifestaes. Embora as principais funes psquicas do ser humano sejam aqui apresentadas de forma isolada, na prtica isso no ocorre - impossvel separar a atividade mental em reas distintas.

Alteraes da conscincia
definio neuropsicolgica considera a conscincia como o

estado vigil, ou seja, o estado de estar desperto, em viglia, acordado, lcido. A definio psicolgica leva em considerao a capacidade de a pessoa entrar em contato com a realidade, perceber e conhecer os seus objetos. A conscincia pode sofrer alteraes patolgicas, ou, mais especificamente, rebaixamento do nvel de conscincia, o qual pode apresentar diversos graus: obnubilao, caracterizada pela lentido na compreenso e dificuldade de concentrao; estupor, estado de sonolncia que pode ser apenas despertado por forte estmulo (geralmente doloroso), acompanhado de inibio da psicomotricidade; coma, estado no qual no h nenhuma atividade voluntria consciente. O rebaixamento do nvel de conscincia ocorre tambm nos quadros de delirium e estado onrico.

Alteraes da ateno
A ateno uma dimenso da conscincia definida como a

capacidade de se concentrar em uma atividade ou ao. Pode ser voluntria ou ativa, relacionada ao desejo de se concentrar em algo e, involuntria ou passiva, quando ocorre independentemente do desejo da pessoa, voltandose para determinada situao, ente ou objeto. Exemplos de alteraes: desateno a pessoa manifesta incapacidade de direcionar o foco para determinado estmulo; distrao revela a incapacidade de manter o foco da ateno em determinado estmulo.

Alteraes da orientao
A orientao expressa a conscincia que a pessoa tem

de si e tambm a capacidade de se situar no tempo e no espao (lugar). Constam do rol das alteraes a desorientao cronopsquica a pessoa perde a referncia de data (dia, ms e ano) e a dupla orientao a pessoa vivencia dois mundos ao mesmo tempo, o real e o psictico.

Alteraes da Memria
A memria a capacidade de reter experincias

passadas e evoc-las no momento presente. A capacidade de memorizar est intimamente ligada ao nvel de conscincia, ateno e interesse afetivo. Dentre as alteraes de memria destacam-se a amnsia - incapacidade parcial ou total de recordar fatos e experincias passadas; e a paramnsia ocorrem distores dos dados de memria em que o fato evocado no tem relao com o objeto original da percepo.

Alteraes da Afetividade
Afetividade diz respeito capacidade de experimentar

sentimentos e emoes. Uma pessoa pode apresentar apatia diminuio da excitabilidade emotiva e afetiva; embotamento afetivo perda de todo tipo de vivncia afetiva, labilidade afetiva - mudanas sbitas e imotivadas do estado afetivo; e ambivalncia afetiva sentimentos opostos ao mesmo objeto ou estmulo.

Alteraes do Pensamento
O processo do pensar envolve o curso do pensamento, ou

seja, a maneira como o pensamento flui; a forma, que representa a estrutura bsica do pensamento; e contedo identificado como o assunto em si. So exemplos de alteraes do curso de pensamento: a acelerao, a lentificao e o bloqueio (parada sbita e inesperada de seus pensamentos, quando vinham fluindo normalmente); da forma: a fuga de ideias (uma ideia se segue a outra de forma extremamente rpida); a desagregao do pensamento (perda da coerncia do pensamento, ideias fragmentadas); e do contedo, relacionado a temas sobre perseguio, religiosos, etc.

Alteraes de Sensopercepo
Sensopercepo a capacidade de perceber e

interpretar as sensaes e percepes advindas dos sentidos. Os estmulos podem ser: auditivos, visuais, olfativos, tteis e gustativos. So exemplos de alteraes: iluso percepo deformada de um objeto existente; alucinao sensaes e percepes em que o objeto no existe.

Alteraes da Linguagem
A linguagem o principal instrumento de

comunicao do ser humano. Exemplos de alteraes: disartria problemas em articular as palavras; ecolalia - repetir as ltimas palavras proferidas por algum; afasia - no conseguir falar; logorreia fala acelerada e compulsiva; e mutismo manter-se mudo.

Delirium o termo atual mais utilizado para designar a

maior parte das sndromes confusionais agudas. H rebaixamento leve a moderado do nvel de conscincia, acompanhado dos seguintes sintomas: desorientao temporoespacial, com dificuldade em se concentrar, ansiedade, agitao ou lentificao psicomotora, iluses e/ou alucinaes, quase sempre visuais. Estado onrico: alterao da conscincia, com turvao da conscincia e confuso mental, condizente a um sonho muito vvido (com predomnio das alucinaes visuais), presente, por exemplo, em psicoses txicas e sndromes de abstinncia das drogas.

Principais Transtornos Mentais


Transtornos do pensamento - Esquizofrenia
A esquizofrenia um dos mais graves transtornos mentais e

o que mais se distncia de nosso ideal sobre normalidade, por isso a mais identificada pelas pessoas como loucura. A alterao da percepo produz alucinaes a pessoa v, ouve e sente coisas que no so reais; a afetividade fica comprometida, embotada ou inapropriada; o pensamento se encontra invariavelmente esvaziado e sem sentido discurso desorganizado, comunicao bastante prejudicada, dificuldade no convvio social e tendncia ao isolamento.

Muitas vezes tal comportamento alcunhado de

estranho. No rara a aparncia do portador de esquizofrenia ser precria e bizarra, pois, imerso em percepes distorcidas do mundo e de si mesmo, acaba deixando sua auto-imagem de lado. Veste-se em conformidade com pensamentos delirantes que apresenta. A atividade psicomotora tambm pode estar alterada - comum o cliente efetuar movimentos constantes, ficar se balanando, fazer movimentos estranhos, ou, ainda, permanecer totalmente imvel

ALUCINAES
Alucinao a percepo real de um objeto que no existe, ou seja, so percepes sem um estmulo externo.
Tipos: auditivas, visuais, tteis, olfativas, sinestsica (deformaes corporais, presena de animais dentro do corpo).

Delrio
Conjunto patolgico de ideias e de crenas absurdas,

sem relao com a realidade e que se afasta do senso comum. Designa, ainda, o estado de confuso mental acompanhada por distrbios da conscincia e de excitao psicomotora

A esquizofrenia uma desordem cerebral crnica, grave e incapacitante, que afeta em torno de 1% da populao. Pessoas com esquizofrenia podem escutar vozes e acreditar que outros esto lendo e controlando seus pensamentos ou conspirando para prejudic-las. Essas experincias so aterrorizantes e podem causar medo, recolhimento ou agitao extrema.

http://www.youtube.com/watch#!v=AswEClIcX4g&feature=related

Esquizofrenia chamado de psicose funcional, definindo a perda da realidade ou a incapacidade de diferenciar o real do imaginrio. Aps anos de pesquisa no h evidncias entre o transtorno e os processos fsicos do crebro, porm com o avano da medicina, principalmente no campo da pesquisa farmacolgica os pacientes hoje esto sendo melhor tratados, ficando menos tempo em surto e tambm o espao de tempo entre um surto e outro esto aumentando.

Pessoas com esquizofrenia podem ter falas que no fazem sentido, ficarem sentadas por horas sem se mover ou falando muito pouco, ou podem parecer perfeitamente bem at falarem o que realmente esto pensando. Uma vez que muitas pessoas com esquizofrenia podem ter dificuldade de manter um emprego ou cuidar de sim mesmas, a carga em sua famlia pode ser significativa.

http://www.youtube.com/watch#!v=UOxX8Dz8pwY&feature=related

SINTOMAS DA ESQUIZOFRENIA
Sintomas positivos, que so pensamentos e percepes diferentes como alucinaes, delrios e desordens no pensamento e movimento

Sintomas negativos, que representam a perda ou diminuio na capacidade de iniciar planos, falar, expressar emoes ou encontrar prazer na vida cotidiana. Esses sintomas so difceis de reconhecer como parte da esquizofrenia e podem ser confundidos por preguia ou depresso

Sintomas cognitivos, que so problemas com: ateno, certos tipos de memria e funes de execuo que nos permite planejar e organizar. Dficits cognitivos tambm podem ser difceis de reconhecer como parte da esquizofrenia, porm so os mais incapacitantes para levar uma vida normal.

Esquizofrenia
Epidemiologia
Sexo: No h predominncia de sexo. Idade: Aparece no final da adolescncia e incio da

idade adulta . Incidncia: Em torno de 1% da populao geral.

Caractersticas Clinicas
Indivduos quietos, passivos, com poucos amigos de

infncia, fantasiosos, introvertidos e retrados, crianas obedientes e boazinhas, adolescentes com poucos amigos ntimos e poucos relacionamentos romnticos, indivduo que se exclui de atividades de grupo ( jogos e encontros sociais), preferem atividades isoladas (ouvir msica, assistir televiso).
Amigos e parentes podem notar que a pessoa mudou e que

no est mais funcionando como antigamente. Durante este perodo pode comear a sentir-se ansioso perplexo e desenvolver interesse por idias abstratas: filosofia, ocultismo, questes religiosas, etc.

Os transtornos esquizofrnicos so caracterizados, em

geral, por distores fundamentais caractersticas do pensamento e da percepo e por afeto inadequado ou embotamento.
O humor torna-se superficial ou incongruente.

Esquizofrenia
Sintomas

Eco do pensamento, insero ou roubo do

pensamento, irradiao do pensamento.

Delrios de controle, influncia ou passividade

claramente se referindo ao corpo ou movimentos dos membros ou pensamentos especficos, aes ou sensaes.

Alucinaes auditivas comentando o comportamento

do paciente ou discutindo entre elas sobre ele.


Delrios persistentes inapropriados e impossveis,

como identidade poltica ou religiosa ou poderes sobre-humanos (por ex: ser capaz de controlar o tempo ou de se comunicar com aliengenas)

Esquizofrenia

Alteraes no curso do pensamento resultando em discurso incoerente, irrelevante ou neologismos.

Comportamento catatnico tal como: postura inadequada, negativismo, mutismo e estupor.


Sintomas negativos, tais como apatia marcante, pobreza do discurso, embotamento afetivo, resultando em retraimento e diminuio do desempenho social. Alteraes no comportamento pessoal, como perda de interesse, falta de objetivos, inatividade e retraimento social.

tipos:

Paranoide: a mais comum. O quadro dominado por delrios estveis, com frequncia paranides, acompanhados por alucinaes (auditiva) e perturbaes da percepo. Ex.: delrios de perseguio, referncia, ascendncia importante, misso especial, mudanas corporais; alucinaes auditivas que ameaam ou do ordens, assobios, zunidos ou risos.

Hebefrnica (Desorganizada)
Carateriza-se por mudanas afetivas, comportamento irresponsvel, maneirismos. Afeto superficial e inadequado, pensamento desorganizado e incoerente. Tem incio no final da adolescncia e incio da vida adulta, mau prognstico devido ao embotamento afetivo, perda da volio e pelo rpido desenvolvimento dos sintomas negativos.

Catatnica;

apresenta perturbaes psicomotoras e podem se alterar entre extremos como hipercinesia e estupor ou obedincia automtica e negativismo. Observa-se: estupor (diminuio marcante da reao ao meio ambiente, de movimentos e atividades espontneas) ou mutismo; excitao; postura inadequada; negativismo, rigidez, flexibilidade crea, (plasticidade muscular nos movimentos passivos, podendo-se moldar a pessoa numa posio que ela depois mantm, o que susceptvel de se verificar na catalepsia ou na esquizofrenia de tipo catatnico. A flexibilidade crea associada catalepsia caracteriza a posio catatnica), obedincia automtica e perseverao de palavras e frases.

Simples:
h um desenvolvimento insidioso mas progressivo de conduta estranha, incapacidade de atender as exigncias da sociedade e um declnio no desempenho total. Delrios e alucinaes no so evidentes. Ele pode se tornar absorto em si mesmo, inativo e sem objetivo. Residual: um estgio crnico no desenvolvimento da esquizofrenia, caracterizado por sintomas negativos.

Tratamento
So vrios os tratamentos hoje empregados na

esquizofrenia que vo desde:


Terapia medicamentosa Mtodos fsicos como a ECT Psicoterapias Esses tratamentos podero ser desenvolvidos no

mbito hospitalar ou no, dependendo da gravidade em que a doena est manifestando.

Hoje preconizado que o paciente s interne em surtos

agudos, cuja gravidade no permita o mesmo ser tratado no consultrio, caps e comunidades teraputicas. As internaes devem ser criteriosas e de curta durao.

Assistncia de Enfermagem
O plano de assistncia para um indivduo com

Transtorno do pensamento deve atender o levantamento do problema feito do paciente; a ser atendido respeitando sua singularidade
Trazer e manter o paciente na realidade.

Mant-lo na realidade valendo-se de objetos, assuntos

ou fatos concretos.

Esforar-se para compreender a comunicao verbal

e no verbal.
Quando apresentar alucinaes permanecer ao lado,

tentar traz-lo para a realidade. Se pedir confirmao deixar claro que a experincia s dele.
No usar a sintomatologia para obter a cooperao.

Assistncia de enfermagem
Envolve:
Requer aes conjuntas para:
planejar; tomar decises;

Cliente

Famlia

Equipe Interdisciplinar

resolver problemas; estabelecer objetivos; assumir responsabilidades.

Assistncia de Enfermagem
EMPATIA
capacidade de ver o mundo como o outro v sem perder a prpria identidade. Ou seja, colocar-se no lugar do outro tentando entender o momento vivido pelo outro.

ENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Possibilita a individualizao da assistncia prestada, entretanto requer objetividade: Anlise constante de suas atitudes,comportamento e sentimentos

Transtornos Alimentares
Transtornos alimentares Os transtornos alimentares so mais comuns em mulheres, porm, tm

aumentado significativamente tambm entre os homens. Em geral traz srios comprometimentos sade, destacando-se a anorexia e a bulimia nervosa. Anorexia nervosa Uma alterao caracterstica do portador de anorexia a distoro da imagem corporal. Em consequncia, a pessoa se enxerga gorda, apesar de muito magra. Mesmo com o peso muito abaixo do normal, o receio de engordar atormenta a pessoa o tempo todo. comum nessas pessoas a existncia de baixa estima, necessidade compulsiva de fazer exerccios e ginstica para perder peso, sintomas de depresso e perturbaes do sono. Pessoas com anorexia nervosa podem apresentar desnutrio grave.

Segundo Wilson e Pike (1999), pode ser definida levando-se em conta trs aspectos: Peso corporal anormalmente baixo de 15% ou mais abaixo do esperado; Amenorria (ausncia de trs ciclos menstruais consecutivos); Perturbao no modo como o peso ou a forma corporal experimentado.

Bulimia nervosa Na bulimia nervosa h um comportamento varivel,

ora a pessoa mantm jejum prolongado e quando no suporta a privao, ingere grandes quantidades de alimento de uma s vez (episdios bulmicos) s escondidas, o que, fatalmente, desperta sentimentos de culpa e vergonha. Sente que no tem controle sobre a situao. Tambm faz uso de laxantes, diurticos e enemas de forma indiscriminada, induo de vmitos e prtica exagerada de exerccios. H uma extrema preocupao com a forma e o peso. Pessoas com comportamento bulmico geralmente so tidas como perfeccionistas e dependentes da aprovao dos outros para a manuteno da auto-estima.

Wilson e Pike (1999) tambm a caracterizam por trs aspectos clnicos: Compulso peridica (consumo descontrolado de alimento); Recorrncia regular a mtodos destinados a influenciar o peso e a forma (vmito auto-induzido, uso de laxantes, jejum, prtica de exerccios fsicos); Auto-avaliao, a qual influenciada indevidamente pela forma e o peso.

You might also like