You are on page 1of 37

Agora eles vo me ouvir cantando.

Que coisa mais maante.

MICROMANIPULAO DE EMBRIES

Produtos obtidos por microsseao

Produtos obtidos por microsseao e sexagem

Microsseco

Equipamentos utilizados para microsseao

Equipamento para micromanipulao

Bipsia por microaspirao

Equipamentos para produo de pipetas para micromanipulao

Rato mutante foram provocadas mutaes em seu DNA mitocondrial, provando que as mitocndrias esto relacionadas ao envelhecimento.

Meu paipai!

Somos machos e o que vocs tem a ver com isso?

HIPERCROMIA Ocorre por depsito de pigmento (que pode ser melanina ou outro pigmento) na epiderme. A hiperpigmentao pode ser generalizada (sndrome de Cushing, Doena de Addison, porfiria, pelagra), localizada (cloasma, eritema pigmentar fixo) ou com espessamento ou hiperqueratose associados (acantose nigricante).

Hiperpigmentao localizada, com aumento da espessura e vegetaes na superfcie da pele: acantose nigricante

A adrenalina uma das cinco catecolaminas - adrenalina, noradrenalina, dopamina, dobutamina e isoproterenol comumente usadas na terapia. As trs primeiras ocorrem naturalmente, as duas ltimas so compostos sintticos. A adrenalina sintetizada da medula adrenal e liberada juntamente com pequenas quantidades de noaradrenalina, na corrente sangunea. Adrenalina interage com os receptores alfa e beta. A baixas doses os efeitos beta (vasodilatao) no sistema cardiovascular predominam, enquantoque em altas dos os efeitos alfa (vasoconstrio) so mais fortes. 1. Aes: a) Cardiovascular : A maioria das aes da adrenalina so no sistema cardiovascular. A adrenalina aumenta a fora de contrao cardaca (efeito inotrpico positivo: ao beta 1) e aumenta a frequncia cardaca (efeito cronotrpico positivo: ao beta 1). Estes efeitos levam a uma demanda maior de oxignio no miocrdio. Adrenalina faz constrio das arterolas da pele, das mucosas, e vceras (efeitos alfa 1) e dilata os vasos que irrigam o fgado e a musculatura esqueltica (efeitos beta 2). O fluxo sanguneo renal diminudo. Ocorre um aumento na presso sistlica e uma pequena diminuio na presso diastlica. b)Respiratrio: Adrenalina causa uma potente broncodilatao por agir diretamente na musculatura lisa bronquial (ao beta 2). Esta ao alivia todos os sintomas alrgicos ou induzidos pela histamina que provocam broncoconstrio. Em casos de choque anafiltico este efeito pode salvar uma vida. Em indivduos que sofrem de ataque asmtico agudo, a adrenalina alivia a dispnia (respirao forada) e aumenta o volume de gases inspirados e expirados. c)Hiperglicemia: Adrenalina tem um efeito hiperglicemiante acentuado. Aumenta a glicogenlise no figado (Efeito beta 2), aumenta a liberao de glucagon (Efeito beta 2) e diminui a liberao de insulina (efeito alfa 2). Estes efeitos so mediados pelo macanismo via AMPc. d)Lipolise: Adrenalina inicia a liplise atravs dos receptores beta do tecido adiposo, que ativa a adenilato ciclase e aumenta o AMPc o que leva ao efeito final de hidrlise dos triacilgliceris em cidos graxos livres e glicerol.

2. Biotransformao: A adrenalina assim como as outras catecolaminas metabolizada por duas vias enzimticas: COMT (catecol orto metil transferase) e MAO (monoaminooxidase). Os produtos finais encontradas na urina so principalmente a metanefrina e cido vanilmandlico. (obs: A urina contm tambm normetanefrina, um produto do metabolismo da noradrenalina). 3.Usos teraputicos a) Broncoespasmo: A adrenalina a droga de escolha no tratamento de emergncias em que ocorre broncoconstrio e diminuio das trocas gasosas (choque anafiltico, ataque agudo de asma). Nestes casos ela usada por via subcutnea que pode ser repetida dependendo do quadro clnico. Porm o tratamento de asma crnica ou DPOC feito com agonista beta 2 mais especficos como a terbutalina, uma vez que tem uma ao mais duradoura e causa menos efeito cardacos. b) Glaucoma : Em oftalmologia, uma soluo a 2% de adrenalina pode ser usada topicamente para reduzir a presso intraocular em glaucoma de ngulo aberto. Ela reduz a produo de humor aquoso por vasoconstrio do vasos ciliares. c) Choque anafiltico: Adrenalina a droga de escolha para o tratamento de reaes de hipersensibilidade Tipo I em resposta a antgenos. d) Em anestsicos locais: Adrenalina pode ser misturada a solues de anestsico locais para prolongar o efeito anestsico, uma vez que ocorrer uma vasoconstrio no local evitando a distribuio e inativao do anestsico. 4. Farmacocintica: Adrenalina age rapidamente porm produz um efeito de curta durao. Em situaes de urgncia a adrenalina administrada por via endovenosa, pode ser dada tambm por via subcutnea, no tubo endotraqueal, por inalao ou topicamente nos olhos. A administrao oral inefetiva, uma vez que a adrenalina e outras catecolaminas so inativadas por enzimas intestinais. Somente os metablitos so excretados na urina. 5. Efeitos adversos: a. Distrbios do SNC: Adrenalina pode produzir efeitos adversos a nvel de SNC que incluem ansiedade, tremores, tenso, cefalia. b. Hemorragias: A droga pode induzir a AVC como resultado da elevao da presso arterial. c. Arritmias cardacas: Adrenalina pode produzir arritmias, particularmente em pacientes que estejam recebendo digitlicos. d. Edema pulmonar: Adrenalina pode induzir edema pulmonar, tambm pela elevao da presso e possvel estravazamento de lquidos para os pulmes. 6. Interaes: a. Hipertiroidismo: Adrenalina pode tem seus efeitos cardivasculares exagerados em pacientes com hipertiroidismo. O mecanismo que est envolvido parece ser o aumento da produo de receptores adrenrgicos que leva a uma resposta hipersensvel. b. Cocana: Na presena de cocana, a adrenalina tem seus efeitos aumentados. Isto devido a capacidade da cocana de inibir a recaptao das catecolaminas no neurnio adrenrgico, assim a adrenalina e noradrenalina permanece mais tempo na fenda sinptica.

A noradrenalina (Nor) o neurotransmissar do sistema nervoso simptico, teoricamente ela deveria agir em todos os tipos de receptores. Na prtica, quando se administra noradrenalina em doses teraputicas, os receptores alfa adrenrgicos so mais afetados. 1. Aes cardiovasculares a. Vasoconstrio: Nor causa um aumento na resistncia perifrica devido a uma intensa vasoconstrio da maioria dos leitos vasculares, incluindo os rins. As presses sistlicas e diastlicas esto aumentadas. b. Reflexo barorreceptor: Em tecidos cardacos isolados a Nor aumenta a fora de contrao cardaca, porm in vivo, pequena ou nenhuma estimulao produzida. Isto ocorre devido ao aumento da presso arterial que induz o reflexo vagal atravs de barorreceptores. A bradicardia produzida por este mecanismo suficiente para anular a ao da Nor no corao. c. Pr tratamento com atropina: Se a atropina (inibidor competivo da Ach) adiministrada antes da Nor, a estimulao do corao (como taquicardia) evidente. 2. Usos teraputicos: Nor usada para tratamento de choque hipotenso, em casos bem especficos. A dopamina usada com mais frequncia que a Nor, uma vez que a dopamina no reduz o fluxo renal como a Nor.

Agonista de ao direta, estimula predominantemente receptores beta 1 e baeta 2 adrenrgicos, sua ao nos receptores alfa insignificante. metabolizado pela COMT, ma no sofre ao da MAO, seu tempo de ao rpida, pois quando administrado por via oral ou parenteral rapidamente degradado pela enzima. 1-Efeitos: Cardiovascular: Aumenta a taxa de contrao, aumenta a freqncia cardaca ( efeito cronotrpico positivo), devido a permeabilidade para o influxo de sdio e clcio, h um aumento na despolarizao, a fase de repouso para clulas cardacas est prolongado. Vaso Sanguneo: atua sobre os receptores beta 2 causando vasodilatao, a presso diastlica cai, o dbito cardaco eleva-se em conseqncia do retorno venoso, o dbito cardaco exacerbado pela ao inotrpica positva e pela ao cronotrpica positiva. Respiratrio: ativa beta 2 causa relaxamento da musculatura lisa, no usado como descongestionante nasal. Efeito metablico: causa liplise encontra-se associado a estimulao de beta 1 onde ativa a lpase pela ao de AMPc, ocorre degradao de triglicerdeos em glicerol mais cido graxo. Glicogenlise no fgado aumento com estmulo de beta 2 que determina a liberao de glicose na circulao causando hiperglicemia.

Precursor da noradrenalina, catecolamina simpatomimtica endgena, exerce efeito inotrpico, principalmente beta 1. 1-Efeitos: Cardiovascular: altas doses tem efeito inotrpico positivo, atua sobre beta 1 causando aumento de presso. Resistncia perifrica total no afetada quando administrada baixas doses, provavelmente por reduzir a resistncia arterial regional no mesentrio e nos rins, produzindo pequenos aumentos nos outros leitos vascular. Altssima dose atua em alfa 1 adrenrgicos vascular provocando vasoconstrio. Atuam nos receptores dopaminrgicos: atua como antipsicticos. Apesar de ser catecolamina endgena quando administrada por via oral ou parenteral no atravessa a barreira hemato-enceflica. E- DOBUTAMINA: Derivado sinttico da dopamina, droga agosnista adrenrgica atua a nvel de receptores beta 1 preferencialmente, usada uma mistura racmica da dubutamina, aumenta a fora de contrao sem aumentar a freqncia cardaca.

- DROGAS NO CATECOLAMINAS
Droga

Ao

Rece ptor Alfa 1

Efeitos

Fenilefrina ( adrenrgica sinttica)

Direta

Produz vasoconstrio prolongada, aumentando as presses sistpolica e diastlica.Termina episdios de taquicardia supraventricular. usada como descongestionante nasal e em solues oftlmicas.Alta dose pode causar dor de cabea hipertensiva eirregularidades cardacas. Produz aumento da presso sangnea por estimular receptores alfa 1 nas arterolas, causando vasoconstrio e um aumento na resistncia perifrica total.Por causa do efeito no nervo vago usado para aliviar ataques detaquicardia supraventricular. usada tambm para vencer hipotenso causada por anestsico halotano. Efeitos diversos imcluem dor de cabea hipertensiva e vmitos.Obs. Em contraste com a maioria das dorgas adrenrgicas. no tende a causar arritmia cardaca no corao sensvel a este anestsico geral.
Usada na hipenenso essncial para baixar a presso sangnea pela ao do SNC. usada para minimizar indcios que acompanham a retirada do pio ou benzodiazapinas. Sua ao central inibe o Centro vasomotor simptico. Agmantita(ligante).

Methoxamina (adrenrgica sinttica)

Direta

Alfa 1

Cloridina

Direta

Alfa 2

O eixo hipotlamo-hipfiseadrenal. O sistema HPA regula a secreo de cortisol da glndula adrenal em resposta ao estresse. O CRH o mensageiro qumico entre os ncleos paraventriculares do hipotlamo e a hipfise anterior. A liberao de ACTH pela hipfise viaja pela circulao sangunea at a glndula adrenal, localizada acima do rim, estimulando a liberao de cortisol. O cortisol contribui para a resposta fisiolgica do corpo ao estresse

Ciclo mensal dos hormnios TRHPara induzir o sangramento por interrupo e reduzir o risco de cncer do endomtrio, o estrgeno deve ser tomado durante 28 dias do ciclo e a progesterona por 12 dias.

a) O estrgeno tomado durante os 28 dias do ciclo b) O sangramento inicia-se no 27 dia do ciclo c) A progesterona tambm tomada por 12 dias

17a-Hidroxi-6a-metilpregn-4-eno-3,20-diona ou Progesterona

(E)-4,4'-(1,2-dietil-1,2-etenediil)bisfenol ou simplesmente etinil estradiol

As glndulas endcrinas e o clcio

Pncreas uma glndula mista ou anfcrina apresenta determinadas regies endcrinas e determinadas regies excrinas (da poro secretora partem dutos que lanam as secrees para o interior da cavidade intestinal) ao mesmo tempo. As chamadas ilhotas de Langerhans so a poro endcrina, onde esto as clulas que secretam os dois hormnios: insulina e glucagon, que atuam no metabolismo da glicose.

You might also like