You are on page 1of 6

O que a sida

Comportamentos de risco
Toxicodependentes que se injectam e partilham agulhas, seringas e outro material usado na preparao da droga para injeco.

Pessoas que no praticam sexo seguro, isto , que no usam preservativos e tm mais do que um parceiro sexual.

Profissionais de sade - acidentes com contacto com objectos cortantes contaminados (agulhas) ou com sangue, ou outros lquidos orgnicos, contaminados.

O vrus da sida

A Sndrome de Imunodeficincia Adquirida (SIDA) provocada pelo Vrus da Imunodeficincia Humana (VIH ou HIV), que, ao entrar no organismo humano e ao penetrar no sistema sanguneo, comea de imediato a reproduzir-se dentro dos linfcitos T4 (ou clulas CD4) acabando por mat-las.

Sobre os Vrus da sida


A Sida provocada pelo Vrus da Imunodeficincia Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmisso pode acontecer de trs formas: relaes sexuais; contacto com sangue infectado; de me para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentao. O VIH um vrus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguneo, onde comea de imediato a replicar-se, atacando o sistema
imunolgico, destruindo as clulas defensoras do organismo e deixando a pessoa

infectada (seropositiva), mais debilitada e sensvel a outras doenas, as chamadas infeces oportunistas que so provocadas por micrbios e que no afectam as pessoas cujo sistema imunolgico funciona convenientemente. Tambm podem surgir alguns tipos de tumores (cancros). A SIDA provoca ainda perturbaes como perda de peso, tumores no crebro e outros problemas de sade que, sem tratamento, podem levar morte. Esta sndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa.

Educao para a Sade e invitar a sida

Dia Mundial Da Luta Contra a Sida

Nos dias 2 e 3 de Dezembro assinalou-se o Dia Mundial da Luta Contra a Sida no Colgio Senhor dos Milagres, com actividades preparadas pelos alunos do 6. ano, no mbito do Clube de Sade. Os alunos realizaram uma apresentao multimdia com recurso ao PowerPoint sobre: o que a Sida, como se previne e quais os comportamentos de risco uma exposio de cartazes patente no trio do Colgio. Para alm desta apresentao, os alunos elaboraram uma faixa alusiva ao dia a qual esteve colocada no gradeamento do Colgio durante o fim-desemana. No dia 2 de Dezembro, os alunos do Clube distriburam, aos restantes alunos e professores do Colgio, laos vermelhos de modo a assinalar este dia, o qual contou tambm com uma exposio de cartazes patente no trio do Colgio. Cludia Pereira, aluna do Clube de Sade

You might also like