You are on page 1of 7

1.

A palavra Fenomenologia

1.1. O sentido etimolgico (Ser e Tempo Heidegger):


# Fainw (Verbo) - Trazer luz, manifestar, mostrar mesma raiz Fws - Luz # Fainomenon - O que se manifesta, estava escondido

# Edmund Husserl - * O Estudo de tudo que intencionalmente est presente conscincia (fenmeno), sendo para esta uma significao * Tem por base uma anlise reflexiva do ato de pensar enquanto manifesta a realidade (fenmeno)

A FENOMENOLOGIA HUSSERLIANA
Como Descartes, Husserl enxergava, na Filosofia, a capacidade de proporcionar humanidade uma cultura que a guiasse e lhe servisse de luz no seu caminho vivencial; A Fenomenologia husserliana encontra-se no interior das rediscusses das concepes filosficas positivistas realizadas na Alemanha nas ltimas dcadas do sculo vinte; Critica o dogmatismo positivista na concepo do conhecimento, a confiana religiosa que os positivistas nutriam pela cincia, atentando-se para o desenvolvimento das cincias positivistas, da matria e das cincias histrico-sociais; Apesar de Husserl se voltar contra o logicismo, o psicologismo e o historicismo, no podemos compreender a Fenomenologia husserliana simplesmente tendo o seu fundamento na apario de certas condies histricas, mas no captar de novo das motivaes que a delimitaram enquanto atividade filosfica e que impuseram a esta atividade sua forma particular; Tem por lema o seguinte convite: Voltemos s coisas mesmas

Qual a sua inteno?

* Desembaraar o conhecimento das vestes de idias e das interpretaes que dissimulam o objeto do pensamento, o que est em questo
* Imprimir um impulso novo investigao filosfica em oposio ao esprito de sistema (Conforme Kant, sistema pode ser compreendido como uma unidade de conhecimentos mltiplos sob uma nica idia).

A Fenomenologia marca, para Husserl, o ponto de ruptura em que a Filosofia passa do estado pr-cientfico ao estado cientfico. A certeza dessa passagem permite-lhe que se apresente no como uma concepo do mundo ou uma ideologia entre outras, mas como a primeira realizao da filosofia como cincia. A compreenso da Fenomenologia se d, antes de mais nada, no exame dessa ambio de faz-la constantemente reviver; A cientificidade husserliana pode ser situada a partir da funo atribuda, no conhecimento, ao fenmeno; Define-se a a partir de sua ateno dada vivncia (fenmeno).

Substitui as construes explicativas para a descrio do que se passa efetivamente do ponto de visto daquele que vive tal situao concreta.

Filosofia Tradicional
Elimina-se a vivncia em benefcio da abstrao e dos conceitos.

Fenomenologia
* Tem consideravelmente, por interesse, uma volta para o concreto.

DIFERENAS ENTRE UM FENOMENLOGO E UM PSICLOGO / EDUCADOR : Fenomenlogo


Manipula: - Essncias;

Psiclogo/ Educador
- Dados;

Interessa-se:

- Idias universais; - Pretende conhecer o que vem a ser moral;

- Comportamento; - Comportamento moral de uma ou outra pessoa;

A Intencionalidade da Conscincia
Suponhamos que o nosso olhar volta-se, com um sentimento de prazer, para uma macieira em flor no jardim...
Na atitude comum ou natural, tal percepo consiste em colocar primeiro a existncia da macieira representada na conscincia correspondente real. Como conseqncia, haveria duas macieiras: uma no jardim e outra na conscincia. Para Husserl, as coisas no acontecem assim. Recorrendo analise intencional, no partimos da macieira em si, porque dela nada sabemos, nem da macieira representada, porque tambm dela nada sabemos. preciso partir das coisas

mesmas, isto , da macieira-enquanto-percebida, ou seja, do ato de percepo da macieira no jardim, pois essa a vivncia originria.

Onde est a macieira?

A verdadeira macieira no est nem na conscincia, nem fora dela, e nisto precisamente que mais presente A intencionalidade husserliana corresponde correlao conscincia mundo, sujeito-objeto, mais originria que o sujeito ou o objeto, pois esses s se definem nesta correlao. A intencionalidade fenomenolgica visada de conscincia, produo de um sentido que nos permite perceber os fenmenos humanos em seu teor vivido.

A Presena da Fenomenologia na Psicologia

A fenomenologia apresenta-se como mtodo de abordar a realidade diferente do mtodo das cincias naturais, que visa entender o seu objeto por meio de explicaes formais. Aqui, a novidade est em que o fenomenlogo busca compreender as razes que suscitam determinada atitude. Dartigues (1992) define com preciso que compreender um comportamento perceb-lo, por assim dizer, do interior, do ponto de vista da inteno que o anuncia, logo, naquilo que o torna propriamente humano e o distingue de um movimento fsico. Nessa atitude so tomadas como objeto tanto a coisa que se torna objeto para o sujeito, quanto a conscincia que opera relaes desse conhecimento. Isso significa que o Eu e suas experincias subjetivas so assumidos como coisas em si, como parte do mundo. E o mundo representado por imagem ou por signos, representao essa considerada to mais correta quanto mais se adequar ao que representa. Captar, na sua profundidade, a relao especfica entre o objeto visto e o sujeito que visa ao objeto o desafio primordial de uma abordagem fenomenolgica.

A Presena da Fenomenologia na Psicologia

A fenomenologia um mtodo compreensivo, pois busca explicitar a inteno especfica da visada( a maneira de como o homem dirige sua ateno implicada na percepo) que cada ser humano tem ao entender algo. Como exemplo: duas pessoas, um viajante e um madeireiro, olham para uma rvore de maneira diferente. O primeiro mira a rvore como algo que lhe servir para abrandar o cansao da caminhada fatigante, enquanto o segundo olhar a arvore na perspectiva de que ela poder lhe oferecer uma madeira de qualidade para a fabricao de um mvel. A inteno, ao abordar a rvore, completamente diferente, embora os dois personagens dizem a mesma frase: que rvore maravilhosa!, a tarefa da fenomenologia a captao dessa intencionalidade, desse sentido orientador.

Para Husserl, a conscincia possui trs sentidos:


a) Conjunto de todas as vivncias (unidade). b) Percepo interna das vivncias psquicas (ser consciente). c) Vivncia intencional.

Portanto, a conscincia : Uma corrente de experincias vividas, ou seja, as cogitata (imaginar, desejar, recordar, etc.), que se do na percepo como absoluta e no mais como identidade das aparncias que esto escondidas.

O fluxo dos raios noticos

Percepo: Conscincia-mundo

Portanto, toda conscincia conscincia de alguma coisa, determinando-se como atividade constituda por atos (percepo, imaginao, volio, paixo, etc.) com as quais visa algo e no como substncia, pois possui um modo de ser definido pela capacidade de transcender, quer dizer, de dirigir-se a outra coisa que no seja ela mesma. Com isto, Husserl distingue duas espcies de intencionalidade, a saber:
a) Intencionalidade temtica - Saber do objeto e saber do saber do objeto; b) Intencionalidade operante - Visada do objeto em ato, ainda no refletida. # Portando, como vimos, a concepo de intencionalidade merece uma especial ateno em se tratando de Fenomenologia!
A Fenomenologia caracteriza-se como uma reabilitao do direito da conscincia ao conhecimento de si prpria e do mundo!

- A conscincia orientada para as coisas - Ela est toda nessa orientao - Conscincia conscincia de Idealista: A conscincia est encerrada em

suas representaes - Elimina os preconceitos Fisiolgico: A conscincia no seno um reflexo na superfcie do mundo

You might also like