You are on page 1of 28

Introduo Informtica (Continuao

Estrutura Interna do Computador

Estrutura Interna do Computador

Entrada

Processamento

Sada

Processamento
Entrada
UCP
Unidade de Controle

Memria
Unidade Lgica Unidade Aritmtica

Sada

Unidade Central de Processamento (U.C.P.)

Unidade de Controle Unidade Lgica Unidade Aritmtica Memria (Principal)

Processamento
Entrada
UCP
Unidade de Controle

Memria
Unidade Lgica Unidade Aritmtica

Sada

Memrias Integradas

Palavra (de computador)


a menor unidade de acesso memria do computador existem computadores com palavra de: 8 bits (1 byte) 16 bits (2 bytes) 32 bits (4 bytes) 64 bits (8 bytes)

Fonte de alimentaao
A fonte de alimentao do computador projetada para transformar as tenses comuns da rede eltrica em nveis compatveis da CPU, alm de filtrar rudos e estabilizar. As fontes utilizadas nos computadores modernos so do tipo chaveada, sendo mais eficientes e , em geral, mais baratas por dois motivos: a regulagem chaveada mais eficaz porque gera menos calor; em vez de dissipar energia, o regulador comutado desliga todo o fluxo de corrente. Alm disso, as altas freqncias permitem o uso de transformadores e circuitos de filtragem menores e mais baratos.

61

As tenses geradas pela fonte so quatro:

A tenso de 5 VOLTS de corrente contnua alimentam principalmente os processadores, memrias e alguns outros circuitos digitais. A tenso de 12 VOLTS de corrente contnua alimentam os motores dos acionadores de discos flexveis, discos rgidos e outro motores. As tenses de 12 e -12 VOLTS de corrente contnua alimentam os circuitos das portas serias. A tenso de -5 VOLTS utilizada por alguns componentes perifricos ligados a CPU.
62

TENSO, CORRENTE E POTNCIA. A potncia utilizada pelo computador em funo de quanto de energia ele utiliza ou dissipa, dado pela equao P= V.I onde P potncia, V tenso e I corrente. As tenses da rede so de 127 V e 220 V. Grande parte dos computadores possuem um chave comutadora atrs do gabinete possibilitando a transio das tenses. Para se saber quanto de potncia o computador consome necessrio somar todas as potncias dos componentes conectados CPU e a sua prpria potncia. A potncia, ento, depende dos componentes conectados CPU. Exemplificando a CPU precisa de 15 a 30 WATTS; um unidade de disco flexvel utiliza 15 a 20 WATTS; um disco rgido, entre 10 a 20 WATTS, etc. As potncias padres do mercado para as fontes so de 200 WATTS, 220 WATTS, 250 WATTS, 300 WATTS e etc. Potncia abaixo de 200 WATTS no recomendado utilizar, mesmo sabendo que um computador com configurao bsica utiliza pouco mais de 100 WATTS.
63

Sistema Operacional
Um Sistema Operacional um programa que supervisiona e controla a operao de um computador. Os sistemas operacionais so complexos e consistentes em muitas partes. Um elemento de um sistema operacional o sue BIOS, ou Sistema Bsico de Entrada/Sada. O BIOS responsvel por lidar com os detalhes das operaes de entrada/sada, incluindo a tarefa de relacionar os registros lgicos de um programa aos registros fsicos de um dispositivo perifrico. No nvel mais detalhado, o BIOS contm rotinas moldadas aos requisitos especficos de cada dispositivo perifrico.
64

BIOS (Basic Input Output System)


O BIOS um conjunto de pequenos programas ou rotinas cuja funo auxiliar os demais programas, inclusive o sistema operativo, a realizar as suas tarefas. O BIOS controla diretamente os elementos de hardware, e com isto poupa os demais programas do contato direto com o hardware. O BIOS normalmente residente em ROM e independente de Sistema Operacional.
65

SOFTWARE

um conjunto de programas, rotinas e procedimentos envolvidos na operao de um computador.


66

SOFTWARE

Podemos agrupar os softwares utilizados em um computador em trs categorias principais. 1 - Software de Base 2 - Linguagem de Programao 3 - Programas Aplicativos
67

SOFTWARE DE BASE
Tal qual pressuposto pelo nome, o software de base (ou bsico) uma categoria de programa cuja funo servir de base ou suporte, criando um ambiente de trabalho sobre o qual os processos possam ser executados de forma mais simples e longe dos detalhismos tcnicos do hardware.
68

Linguagem de Programao

Uma linguagem de programao um conjunto de comandos e regras que permitem a construo de programas de forma que possam ser entendidos e executados pelo computador.
69

Programas Aplicativos
So programas desenvolvidos para possibilitar o uso ou aplicao dos computadores em atividades diversas, visando atender o usurio final na automatizao de alguma tarefa, na qual este seja diretamente beneficiado. Conforme o tipo de aplicao produzida pelos programas aplicativos eles podem ser enquadrados em categorias distintas
70

Linguagens de Programao
1 gerao: Linguagem de mquina
programas escritos em binrio ou programados diretamente em painis

2 gerao: Linguagens de baixo nvel


Assemblers (montadores) usam cdigos mnemnicos com letras e nmeros para representar os comandos

3 gerao: Linguagens de alto nvel


usam comandos com nomes geralmente auto-explanativos (ex: READ, WRITE, IF, OPEN, CLOSE...) principais linguagens: FORTRAN (1954) COBOL (1959) BASIC (1965) PASCAL (1975) C (1980)

Linguagens de Programao
4 gerao: altssimo nvel ou 4GL
usam comandos mais poderosos onde o usurio indica o que quer fazer, sem necessidade de dizer como fazer os aplicativos se encaixam nesta classificao as chamadas linguagens visuais (Visual Basic, Delphi)

5 gerao: inteligncia artificial


so criadas bases de conhecimentos, obtidas a partir de especialistas e as linguagens fazem dedues, inferncias e tiram concluses baseadas nas bases de conhecimento principais linguagens: PROLOG GOLDWORKS ART VISUAL AGE

Perodo de uso das linguagens de programao

5 gerao
4 gerao

3 gerao
2 gerao
1 gerao

1950

1960

1970

1980

1990

2000

2010

Usurio

Software
Programas do Usurio

Aplicativos

Linguagens de Programao Ambiente Operacional

Sistema Operacional

Hardware

Linguagens de Programao
Linguagem Humana 5 gerao

4 gerao
3 gerao 2 gerao 1 gerao Hardware

Tradutores
Os programas escritos em determinadas linguagens de programao precisam ser traduzidos para uma linguagem que o computador entenda e possa executar. Tais tradutores podem ser do tipo:
assemblers (montadores) compiladores interpretadores

Assim, tem-se 2 tipos de programas no computador: Programa Fonte - escrito pelo usurio Programa Objeto - gerado pelos tradutores

Programa Fonte
um programa escrito pelo programador, em linguagem de programao (Pascal, C, Fortran, etc) e que ser submetido a um compilador ou interpretador para exame de sua sintaxe. Se a sintaxe estiver OK, ser gerado o cdigo objeto correspondente a cada linha escrita no programa fonte. Os programas fonte gerados nos PCs, em geral tm nos nomes dos arquivos, sufixos como: .PAS, .C, .FOR, .COB, .BAS

Interpretador
Tipo de tradutor que examina a sintaxe do programa fonte, linha a linha, e se no houver erros de sintaxe, gera o cdigo objeto correspondente a esta linha e o executa imediatamente. A cada nova passagem por esta linha o processo repetido novamente. Linguagem mais comumente encontrada em interpretadores: BASIC

Compilador
Tipo de tradutor que analisa todas as linhas do programa fonte, e se no houver nenhum erro de sintaxe, gera o Programa Objeto, que o correspondente programa em linguagem de mquina, que pode ser executado pelo computador. Os programas objeto gerados nos PCs geralmente tm nos seus nomes sufixos como: .EXE e .COM

Aplicativos
Processador de Textos
WORD WORDPERFECT

Planilha Eletrnica
EXCEL Lotus 1-2-3

Gerenciador de Banco de Dados


ACCESS dBase

Apresentaes
POWER POINT Harvard Graphics

You might also like