You are on page 1of 7

E-MAIL PROFISSIONAL

FORMAS DE TRATAMENTO E ENDEREAMENTO

Umas das caractersticas do estilo da correspondncia oficial e empresarial a polidez, entendida como o ajustamento da expresso s normas de educao ou cortesia.

Material interessante http://www.pucrs.br/manualred/tratamento.php

IMPORTANTE...
A boa comunicao imprescindvel para qualquer tipo de relacionamento. Seja a comunicao corporativa ou pessoal, a forma com a qual ser realizada ir obter o sucesso ou fracasso na mensagem desejada. Vale lembrar que e-mail um documento. Quando se trata de um e-mail direcionado a algum da mesma empresa que voc trabalha deve ser mais formal, lembrando-se que se trata de um ambiente corporativo, ou seja, profissional.

IMPORTANTE...

1- Independente do tipo de e-mail enviado seja sempre educado e cordial. A apresentao inicial de seu e-mail colaborar pela existncia de interesse por parte do destinatrio, bem como pela dedicao de retorno do mesmo. 2- Os e-mails corporativos devem sempre ser mais formais e muitas vezes so considerados documentos. Nada impede que voc seja mais informal com quem tenha afinidades, porm dentro dos limites profissionais. 3- Ainda sobre e-mails corporativos importante evitar a linguagem utilizada na internet, de abreviaturas e smbolos que demonstram falta de profissionalismo. 4- Mantenha-se atualizado atravs de livros, revistas e jornais pois os mesmos possuem meios de comunicao distintos e voc passar a ter maior facilidade de interpretao e desenvolvimento de seus textos.

5- Atente-se ao contedo que voc ir desenvolver. Na maioria das vezes, o texto do e-mail deve ser claro e objetivo. No entanto, em algumas eventualidades, voc poder vir a ser mais abrangente, detalhando as informaes para que fiquem mais claras ao destinatrio. Tudo depender do assunto a ser tratado e da facilidade de entendimento do destinatrio. 6- Evite escrever com todas as letras em caixa alta (maiscula). Elas representam que voc est sendo indelicado e/ou gritando. 7- Demonstre no campo assunto a informao que conter no e-mail de forma clara e objetiva. Jamais deixe o ttulo do assunto em branco. 8- Sempre avise no corpo do e-mail quando estiver enviando documentos anexados. 9- Ao final de seus e-mail utilize termos formais como atenciosamente, cordialmente, etc. 10- No se esquea de assinar seu e-mail com seu nome, cargo, empresa e telefone se julgar adequado.

DOCUMENTO Lembre-se de que e-mail um documento, por isso, tudo que for redigido fica registrado e pode ser usado contra/a favor de voc mesmo. Ao comear, escreva o assunto dele de forma clara, objetiva e concisa. RESPEITO Coloque-se no lugar de quem receber sua mensagem para verificar se a mensagem est clara, polida e assertiva. No escreva palavras em caixa alta. Essa formatao pode dar a impresso, em vrios idiomas, de que o locutor est "gritando". Se quiser destacar alguma ideia, use negrito, cor de destaque, sublinhado.

You might also like