You are on page 1of 13

A ORDEM DO DISCURSO Michel Foucault

Ao invs de tomar a palavra, gostaria de ser envolvido por ela... (p. 5)

Desejo X Instituio/Poder Hiptese: suponho que em toda sociedade a produo do discurso ao mesmo tempo controlada, selecionada, organizada e redistribuda por certo nmero de procedimentos que tm por funo conjurar seus poderes e perigos, dominar seu acontecimento aleatrio, esquivar sua pesada e temvel materialidade. (p. 8-9)

Procedimento de excluso (exterior): a interdio: no se tem o direito de dizer tudo... tabu do objeto, ritual da circunstncia, direito privilegiado ou exclusivo do sujeito que fala... (p. 9) (...) o discurso no simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominao, mas aquilo por que, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar. (p. 10) separao e rejeio Se necessrio o silncio da razo para curar os monstros, basta que o silncio esteja alerta, e eis que a separao permanece. (p. 13)

Terceiro sistema de excluso: a oposio do verdadeiro e do falso Ora, essa vontade de verdade, como os outros sistemas de excluso, apoia-se sobre um suporte institucional: ao mesmo tempo reforada e reconduzida por todo um compacto conjunto de prticas como a pedagogia, claro, como o sistema dos livros, da edio, das bibliotecas, como as sociedades de sbios outrora, os laboratrios hoje. (p. 17) (...) essa vontade de verdade... exercer... uma espcie de presso e como que um poder de coero. (p. 18)

O discurso verdadeiro, que a necessidade de sua forma liberta do desejo e libera do poder, no pode reconhecer a vontade de verdade que o atravessa; e a vontade de verdade, essa que se impe a ns h bastante tempo, tal que a verdade que ela quer no pode deixar de mascar-la. (p. 20) Procedimentos internos de controle: o comentrio: os discursos que se dizem e os que retomam, transformam ou falam deles so ditos os textos religiosos, jurdicos, literrios e textos cientficos

O autor, no entendido, claro, como o indivduo falante que pronunciou ou escreveu um texto, mas o autor com princpio de agrupamento do discurso, como unidade e origem de suas significaes, como foco de sua coerncia. (p. 26) Indivduo na funo de autor: aquilo que ele escreve e o que no escreve, aquilo que desenha, mesmo a ttulo de rascunho provisrio, como esboo da obra, e o que deixa, vai cair como conversas cotidianas. (p. 29) O comentrio limitava o acaso do discurso pelo jogo de uma identidade que teria a forma da repetio e do mesmo. O princpio do autor limita esse mesmo acaso pelo jogo de uma identidade que tem a forma da individualidade e do eu. (p. 29)

Outro princpio de limitao: as disciplinas A organizao das disciplinas se ope tanto ao princpio do comentrio como ao do autor. (...) uma disciplina se define por um domnio de objetos, um conjunto de mtodos, um corpus de proposies consideradas verdadeiras, um jogo de regras e de definies, de tcnicas e de instrumentos. (p. 30)
(...) uma disciplina no a soma de tudo o que pode ser dito de verdadeiro sobre alguma coisa; no nem mesmo o conjunto de tudo o que pode ser aceito, a proprsito de um mesmo dado, em virtude de uma princpio de coerncia ou de sistematicidade.

(...) como qualquer outra disciplina, so feitas tanto de erros como de verdades... (p. 31)
H mais ainda: para pertencer a uma disciplina uma proposio deve poder inscrever-se em certo horizonte terico... (p. 33)

Um terceiro grupo de procedimentos que permitem o controle dos discursos. trata-se de determinar as condies de seu funcionamento, de impor aos indivduos que os pronunciam certo nmero de regras e assim de no permitir que todo mundo tenha acesso a eles.

Rarefao, desta vez, dos sujeitos que falam; ningum entrar na ordem do discurso se no satisfizer a certas exigncias ou se no for, de incio, qualificado para faz-lo. (...) o ritual define a qualificao que devem possuir os indivduos que falam (e que, no jogo de um dilogo, da interrogao, da recitao, devem ocupar determinada posio e formular determinado tipo de enunciados)... (p. 39) Com forma de funcionar parcialmente distinta h as sociedades de discurso, cuja funo conservar ao produzir discursos, mas para faz-los circular em um espao fechado, distribu-los somente segundo regras estritas, sem que seus detentores sejam despossudos por essa distribuio. (p. 39)

(...) as doutrinas (religiosas, polticas, filosficas) constituem o inverso de uma sociedade de discurso: nesta, o nmero dos indivduos que falavam, mesmo se no fosse fixado, tendia a ser limitado; e s entre eles o discurso podia circular e ser transmitido. A doutrina, ao contrrio, tende a difundir-se; e pela partilha de um s e mesmo conjunto de discursos que indivduos, to numerosos quanto se queira imaginar definem sua pertena recproca. ( p. 41-42)

O discurso nada mais do que a reverberao de uma verdade nascente diante de seus prprios olhos; e, quando tudo pode, enfim, tomar a forma do discurso, quando tudo pode ser dito e o discurso pode ser dito a propsito de tudo, isso se d porque todas as coisas, tendo manifestado e intercambiado seu sentido, podem voltar interioridade silenciosa da conscincia de si. (p. 49) (...) o discurso nada mais do que um jogo, de escritura, no primeiro caso, de leitura, no segundo, de troca, no terceiro, essa leitura e essa escritura jamais pem em jogo seno os signos. O discurso de anula, assim, em sua realidade, inscrevendo-se na ordem do significante.

Mtodo

Um princpio de inverso: (...) preciso reconhecer, ao contrrio, o jogo negativo de um recorte e de uma rarefao do discurso. (p. 51-52) Um princpio de descontinuidade: Os discursos deve ser tratados como prticas descontnuas, que se cruzam por vezes, mas tambm se ignoram ou se excluem. (p. 52-53) Um princpio de especificidade: Deve-se conceber o discurso como uma violncia que fazemos s coisas, como uma prtica que lhes impomos em todo o caso; e nesta prtica que os acontecimentos do discurso encontram o princpio de sua regularidade. (p. 53)

Quarta regra, a da exterioridade: no passar do discurso para o seu ncleo interior e escondido, para o mago de um pensamento ou de uma significao que se manifestariam nele; mas, a partir o prprio discurso, de sua apario e de sua regularidade, passar s suas condies externas de possibilidade, quilo que d lugar srie aleatria desses acontecimentos e fixa suas fronteiras.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 12. ed. So Paulo: Loyola, 2005.

You might also like