You are on page 1of 14

INTRODUO AO ESTUDO DO DIREITO

FONTES JURDICAS

FONTES JURDICAS

a origem primria do direito (fonte material). a norma superior que regula a produo da norma inferior (fonte formal). um conjunto de fatores que influem sobre a formulao da norma que serve de fundamento deciso do juiz.
CLASSIFICAO 1) Fontes Materiais ou Reais se referem aos fatores sociais, bem como aos valores de cada poca, dos quais fluem as normas jurdico-positivas. So elementos que emergem da prpria realidade social e dos valores que inspiram o ordenamento jurdico.

Atuam como fontes de produo do direito positivo, uma vez que condicionam o aparecimento e as transformaes das normas jurdicas. 2) Fontes Formais so os modos de manifestao do direito mediante os quais o jurista conhece e descreve o fenmeno jurdico. Podem ser: a) Estatais que subdividem-se em: I - Legislativas a atividade que faz as leis a fonte primacial do direito, a fonte jurdica por excelncia. Abrange, de forma primria, a lei:

Lei constitucional- Constituio Federal; Lei complementar alusiva estrutura estatal ou aos servios dos Estados, constituindo as leis de organizao bsica. muito utilizada no setor tributrio. Lei ordinria - ato legislativo tpico, editada pelo Poder Legislativo da Unio, Estados e Municpios. Inquilinato, falncias, salrio famlia, etc. Lei delegada elaborada e editada pelo Presidente da Repblica( delegao externa corporis), por Comisso do Congresso Nacional ou de qualquer de suas Casas (delegao interna corporis).

medidas provisrias normas expedidas pelo Presidente da Repblica, no exerccio de competncia constitucional e substituram o antigo decreto-lei. decreto legislativo norma aprovada por maioria simples do Congresso, sobre matria de sua exclusiva competncia, como ratificao de tratatos e convenes internacionais e de convnios interestaduais, julgamentos de contas do Presidente da Repblica, etc.

resolues do Senado so deliberaes de uma das Cmaras do Poder Legislativo ou do prprio Congresso Nacional, que tem fora de lei ordinria, sobre assunto de seu peculiar interesse.

E abrange, de forma secundria:


decretos regulamentares so normas jurdicas gerais, abstratas e impessoais estabelecidas pelo Poder Executivo, com a finalidade de esclarecer o contedo de uma lei j existente, facilitando sua execuo ou aplicao. instrues ministeriais expedidas pelos Ministros de Estado para promover a execuo de leis, decretos e regulamentos atinentes s atividades de sua pasta. circulares consistem em normas jurdicas que visam ordenar de maneira uniforme o servio administrativo. portarias normas gerais que o rgo superior edita para serem observadas por seus subalternos.

ordens de servio constituem estipulaes concretas para certo tipo de servio a ser executado por um ou mais agentes credenciados para isso. A rigor, a fonte jurdica formal o processo legislativo, que compreende a elaborao de leis. Os trmites constitucionalmente previstos so: Iniciativa, Discusso e Deliberao, Sano ou Veto, Promulgao e Publicao.

II Produo Jurisprudencial atividade jurisdicional que se expressa na Jurisprudncia.

Jurisprudncia conjunto de decises uniformes e constantes dos tribunais, resultantes da aplicao de normas a casos semelhantes, constituindo uma norma geral aplicvel a todas as hipteses similares ou idnticas, enquanto no houver nova lei ou modificao na orientao jurisprudencial. o conjunto de normas emanadas dos juzes em sua atividade jurisdicional. Emanada do STF (Supremo Tribunal Federal), hoje o nico que detm competncia para tal, a smula vinculante a fonte do direito com maior influncia na jurisprudncia. Dever ser aprovada por 2/3 dos membros do STF, que se pronunciar ex officio ou por provocao (requisito formal) e sua edio dever subordinar-se aos seguintes requisitos materiais:

a) Existncia de controvrsia atual sobre validade, interpretao e eficcia de normas, entre os rgos judicirios ou entre esses e a administrao pblica, que acarrete grave insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos sobre questo idntica; b) Natureza constitucional da controvrsia; c) Ocorrncia de reiteradas decises sobre a matria. E a partir de sua publicao na imprensa oficial ter efeito vinculante relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. H influncia na jurisprudncia as sentenas exaradas pelos juzes em casos concretos, uma vez que subsidiam construo de smulas e enunciados.

III Conveno Internacional cria norma geral (tratado) disciplinadora das relaes entre Estados. b) No estatais abrangem o direito consuetudinrio (costume jurdico), o direito cientfico (doutrina) e as convenes em geral ou negcios jurdicos. I Prtica consuetudinria decorre da prtica reiterada de certo ato com a convico de sua necessidade jurdica. fonte de cognio subsidiria ou supletiva para completar a lei e preencher lacunas deixadas por esta, pois serve de recurso em caso de se esgotarem todas as potencialidades legais para a aplicao do direito.

O costume se forma pela prtica dos interessados, pela prtica judiciria e pela doutrina, sendo condies para sua vigncia: sua continuidade, sua uniformidade, sua diuturnidade, sua moralidade e sua obrigatoriedade. Prova dos Usos e Costumes. No direito civil: A) O magistrado, de ofcio, pode aplicar o costume, se for notrio ou de seu conhecimento, invocando-o quando admitido, como qualquer norma jurdica; B) Se o desconhece, lcito lhe exigir, de quem o alega, que o prove; C) De qualquer modo, parte interessada permitido, sem aguardar a exigncia do juiz ou a contestao do adversrio, produzir essa prova, por todos os meios permitidos pelo direito. No direito comercial: mediante certido da Junta Comercial.

Espcies de costume: Secundum legem o preceito costumeiro est previsto em lei, que reconhece sua eficcia obrigatria. Praeter legem quando o costume se reveste de carter supletivo, suprindo a lei nos casos omissos. Contra legem aquele que se forma em sentido contrrio ao da lei. Ex.: Uma lei em desuso.

II Atividade cientfico-jurdica origina-se pela doutrina que formada pela atividade dos juristas.

Decorre dos estudos cientficos realizados pelos juristas:

na anlise e sistematizao das normas jurdicas: na elaborao das definies dos conceitos jurdicos; na interpretao das leis, facilitando e orientando a tarefa de aplicar o direito; na apreciao da justia ou convenincia dos dispositivos legais, adequando-os aos fins que o direito deve perseguir, emitindo juzos de valor sobre o contedo da ordem jurdica, apontando as necessidades e oportunidades das reformas jurdicas.

III Poder negocial a atividade negocial fora geradora de normas jurdicas particulares e individualizadas (contratos) que vinculam apenas os participantes da relao jurdica. A norma jurdica individual, negocialmente criada, que no estatui sano, mas uma conduta; o comportamento oposto pressuposto da sano prevista pela norma jurdica geral, uma norma no autnoma, pois s ser jurdica em combinao com norma geral estatuidora de sanes. IV Poder normativo dos grupos sociais o Estado no criador nico de normas, os grupos sociais, como a Igreja, o clube, o sindicato, etc., tambm tm o poder de estabelecer suas prprias ordenaes jurdicas, desde que conformes com a ordenao da sociedade poltica.

You might also like