You are on page 1of 28

INTRODUO

Disciplina
Manuteno Mecnica 2008

Pea

Conceitos Bsicos

Todo e qualquer elemento fsicoINTRODUO no divisvel de um mecanismo. a parte do equipamento onde, de uma maneira geral sero desenvolvidas as trocas e, eventualmente, em casos mais especficos, os reparos. Exemplos: rotor; mola, parafuso etc.

Componente
Engenho essencial ao funcionamento de uma atividade mecnica, eltrica ou de outra natureza fsica, que, conjugado com outro(s) cria(m) o potencial de realizar um trabalho. Exemplos: um motor a exploso, um motor eltrico, uma caixa de transmisso, um redutor, um teclado de computador etc.

Equipamento
Conjunto de componentes interligados com que se realiza materialmente uma atividade de uma instalao. Exemplos: um trator, uma ponte rolante, um disjuntor, um britador, um computador etc..

Conceitos Bsicos Sistema Operacional INTRODUO

Conjunto de equipamentos necessrios para realizar uma funo em uma instalao. Exemplos: uma frota de caminhes, um conjunto de laminadores, uma oficina eltrica ou mecnica de apoio etc.

Unidade de Processo / Servio


Conjunto de Sistemas operacionais para gerao de um produto ou servio. Exemplos: uma siderrgica, uma refinaria, uma usina de acar, uma agncia bancria, um supermercado, um edifcio comercial, uma usina de gerao de energia, uma subestao etc.

Famlia de Equipamentos
Equipamentos com mesmas caractersticas construtivas (mesmo fabricante, mesmo tipo, mesmo modelo). Exemplos: Bombas Mausa BC5-PL; Impressora HP Laserjet 6L

Conceitos Bsicos Item de Manuteno (Ou simplesmente ITEM) INTRODUO Equipamento, Obra ou Instalao Defeito
Ocorrncia em itens que no impedem seu funcionamento, todavia podem, a curto ou longo prazo, acarretar sua indisponibilidade.

Falha
Trmino da habilidade de um item para desempenhar funo requerida.

Manuteno
Todas as aes necessrias para que um item seja conservado ou restaurado, de modo a poder permanecer de acordo com uma condio especificada.

Manuteno Preventiva
Todos os servios de inspees, ajustes, conservao e eliminao de defeitos,visando evitar falhas.

Conceitos Bsicos Manuteno Preventiva por Tempo INTRODUO

Servios preventivos estabelecidos atravs de programao (sistemtica, lubrificao, inspeo), definidos por unidade calendrio (dias, semana ou meses) ou por unidade no-calendrio (horas de funcionamento, quilmetros rodados, nmero de peas, nmero de operaes).

Manuteno Preventiva por Estado


Servios preventivos executados em funo da condio operativa do equipamento (reparos de defeito, preditiva, seletiva e reviso geral).

Manuteno Corretiva
Servios executados em itens com falha.

Classe

Importncia operacional dos itens. Classe A - Fundamental ao processo (ou servio) Classe B - Participa do processo (ou servio) porm pode ficar desligado por algum tempo sem prejudica-lo Classe C - No participa do processo (ou servio)

Conceitos Bsicos Prioridade


Intervalo de tempo que deve decorrer entre a constatao da necessidade de manuteno e o incio dessa atividade (emergncia, urgncia, necessria, desejvel, prorrogvel).
INTRODUO

Manutenabilidade
Facilidade de um item em ser mantido.

Servios de Apoio
Servios feitos pelo pessoal de manuteno visando: Melhoria da segurana industrial; Melhoria das condies de trabalho; Treinamento; Novas Instalaes; Atendimento a outros setores no relacionados com sua atividade fim.

SUBDIVISES DA PREVENTIVA
INTRODUO

INSPEO ROTINA

REVISO DE GARANTIA

SISTEMTICA

REVISO GERAL

SELETIVA PREDITIVA

REPARO DE DEFEITO

Subdivises da Manuteno Preventiva:


INTRODUO

1.Inspeo ou Manuteno de Rotina:


Servio caracterizado pela alta freqncia (Baixa periodicidade) e curta durao, normalmente efetuada utilizando os sentidos humanos e sem acarretar indisponibilidade do equipamento com o objetivo de acompanhar o desempenho de seus componentesManuteno Preventiva por Tempo.Esta atividade pode ser desenvolvidas pela manuteno, ou por, inspetores, ligados area de manuteno com essa funo especifica.Devido sua curta durao, exige controle simplificado que deve entretanto ser processado, pois oferece grande contribuio ao diagnstico do estado dos equipamentos.

Subdivises da Manuteno Preventiva:


INTRODUO

2.Manuteno Periodica Sistemtica:


Atividade em que cada equipamento pra aps um perodo de funcionamento, para que sejam feitas medies, ajustes e, se necessrio, trocar peas, em funo de um programa preestabelecido a partir de experincias operativas, recomendaes dos fabricantes ou referncias externasManuteno Preventiva Por Tempo.Um bom controle de manuteno preventiva sistemtica requer registros histricos, devendo portanto ser implementado aps algum tempo de funcionamento dos equipamentos, uma vez que normalmente os fabricantes omitem os desconhecem os pontos de falhas de suas linhas de produo.Como alternativa para implantao imediata, podem ser atribudas periodicidade a cada um, baseadas nas experincias profissionais dos executantes da manuteno, que iro sendo ajustadas para maior ou menor, atravs de acompanhamento da incidncia de corretivas entre preventivas ou pela inexistncia de defeitos constatados nas paradas programadas.

Subdivises da Manuteno Preventiva:


INTRODUO

3.Manuteno de Lubrificao:
Adies, trocas, complementaes, exames e anlises dos lubrificantes-Manuteno Preventiva Por TempoEsta atividade pode ser executada pelo operador do equipamento ou por um lubrificador e, analogamente anterior,exige controle simplificado, onde devem ser indicados os pontos a lubrificar, o tipo de lubrificante, a dosagem e a frequencia de lubrificao.Neste caso fundamental o acompanhamento do processo para evitar que sua omisso ou m execuo, acarrete srios danos aos equipamentos.

Subdivises da Manuteno Preventiva:


INTRODUO

4.Manuteno de Reviso e Garantia: Exame dos componentes dos equipamentos antes do trmino de suas garantias, visando verificar suas condies em relao s exigncias contratuais-Manuteno Preventiva por Tempo.

Subdivises da Manuteno Preventiva:


INTRODUO

5.Grandes Reparos ou Reviso Geral: Servios em equipamentos de grande porte, que interrompem a produo-Manuteno Preventiva por Estado. comum, para este tipo M da Tcnica de de atividade, a aplicao PERT/PCM e a anlise de custos especficos, o que justifica uma nomenclatura prpria para facilitar a seleo dos registros a ela concernentes.

Subdivises da Manuteno Preventiva:


INTRODUO

6.Manuteno de Lubrificao: Troca de uma ou mais peas ou componentes de equipamentos prioritrios, de acordo com entidades de pesquisa-Manuteno Preventiva Por Estado.

Subdivises da Manuteno Preventiva:


INTRODUO

7.Manuteno Reparo de Defeito: Reparo de equipamentos que apresentam variaes em seu estado, como caracterizado anteriormente para a condio de defeitoManuteno Preventiva por Estado.

Subdivises da Manuteno Preventiva:


INTRODUO

8.Manuteno Preditiva ou Previsiva: Servios de acompanhamento de desgaste de uma ou mais peas ou componentes de equipamentos prioritrios atravs de anlise de sintomas, ou estimativa feita por avaliao estatstica, visando extrapolar o comportamento das peas ou componentes e determinar o ponto exato de troca ou reparoManuteno Preventiva por Estado.Como no caso anterior, trata-se de um Controle Preditivo ou Previsivo para execuo de Manuteno Preventiva.

PRIORIDADE Padro Americano INTRODUO


1 - Emergncia - Manuteno que deve ser feita imediatamente aps detectada sua necessidade. 2 - Urgncia - Manuteno que deve ser feita o mais breve possvel, de preferncia sem ultrapassar 24 horas, aps detectada sua necessidade. - Manuteno que pode ser adiada por alguns dias, porm sua execuo no deve ultrapassar uma semana. - Manuteno que pode ser adiada por algumas semanas (recomendvel 4 ou 5), porm no deve ser omitida.

3 - Necessria 4 - Desejvel

5 - Prorrogvel - Manuteno que pode deixar de ser executada.

PRIORIDADE PadroINTRODUO Europeu


1 - Emergncia - Manuteno que deve ser feita imediatamente aps detectada sua necessidade. 2 - Urgncia - Manuteno que deve ser feita o mais breve possvel, de preferncia sem ultrapassar 24 horas, aps detectada sua necessidade. - Manuteno que pode ser feita com mais de um dia, cujo prazo deve ser negociado com o solicitante.

3 - Normal

INTRODUO

FMEA: Anlise dos Modos de Falhas e Efeitos: A Anlise dos Modos de Falhas e Efeitos uma tcnica que Oferece trs funes distintas: 1) O FMEA uma ferramenta para prognstico de problemas 2) O FMEA um procedimento para desenvolvimento e execuo de projetos, processos ou servios, novos ou revisados; 3) O FMEA o dirio do projeto, processo ou servios. 02-06-2008

INTRODUO

FMEA: Anlise dos Modos de Falhas e Efeitos: Como ferramenta , o FMEA uma das tcnicas de baixo risco mais eficiente para a preveno de problemas e identificao das solues mais eficazes em termos de custos, a fim de prevenir esses problemas. Como procedimento, o FMEA oferece uma abordagem estruturada para avaliao, conduo e atualizao do desenvolvimento de projetos e manter vrios outros documentos atualizados. 02-06-2008

INTRODUO

FMEA: Anlise dos Modos de Falhas e Efeitos: Como um dirio, o FMEA inicia-se na concepo do projeto, processo ou servio, e se mantm atravs da vida de mercado do produto.Qualquer modificao durante esse perodo, que afete a qualidade ou a confiabilidade do produto, deve ser avaliada e documentada no FMEA.

02-06-2008

INTRODUO

FMEA: Anlise dos Modos de Falhas e Efeitos: Como Funciona o FMEA? Essa ferramenta mais eficaz quando aplicada em um esforo de equipe; entretanto, o FMEA pode e tem sido executada como esforo individual.As vantagens e desvantagens de cada abordagem podem ser estimadas ponderando-se custo e benefcio associados a cada uma.

02-06-2008

FMEA: Anlise dos Modos de Falhas e Efeitos:


INTRODUO

Como Funciona o FMEA? O desenvolvimento e a execuo do FMEA gera custos;entretanto, quando feitos de forma eficaz, podem resultar em um retorno significativo de qualidade e confiabilidade.Esse retorno obtido atravs da reduo do custo de falha, reunindo o conhecimento de todos ( a equipe) os que compreendem como o projeto, processo ou servio : 1. Projetado; 2. Produzido; 3. Utilizado e mal utilizado. 02-06-2008

FMEA: Anlise dos Modos de Falhas e Efeitos:


INTRODUO

Como Funciona o FMEA? Quando o FMEA feito em equipe, a chance de melhor identificao e preveno dos modos de falhas potenciais maior do que quando feita individualmente. Embora o custo de de senvolvimento do FMEA seja muito inferior quando feito por um indivduo, as chances de melhor identificao e preven o dos modos de falhas potenciais consideravelmente me nor e o retorno de qualidade/confiabilidade talvez no exceda o custo de desenvolvimento e manuteno do FMEA. 02-06-2008

FMEA: Anlise dos Modos de Falhas e Efeitos:


INTRODUO

Como Funciona o FMEA? A Anlise dos Modos de Falhas e Efeitos deve ser desenvolVida e implementada por uma equipe. Um dos objetivos da Equipe dar suporte ao engenheiro responsvel pelo proJeto. O FMEA no foi projetado para tomar o lugar das deciSes ou do trabalho do engenheiro. simplesmente uma ferra Menta criada para ajudar o engenheiro a identificar melhor Os possveis problemas que talvez no tenha considerado.

02-06-2008

FMEA: Anlise dos Modos de Falhas e Efeitos:


INTRODUO

Como Funciona o FMEA? O engenheiro provavelmente quem melhor conhece o proje to;entretanto, como pessoa, ele no pode ver esse projeto co mo outras reas o vem. A capacidade de ver o projeto de to das as perspectivas uma vantagem de fazer o FMEA em equipe.Todas as reas ou grupos que influenciam a qualidade/confiabilidade final do projeto ou que podem ser afetados pelo projeto so capazes de fornecer novas idias para iden tificar problemas potenciais e ajudar a prevenir esses pro blemas. 03-02-2014

FMEA: Anlise dos Modos de Falhas e Efeitos:


INTRODUO

Elementos Bsicos do FMEA:

1. 2. 3. 4. 5.

Planejando o FMEA Modos de falha------Causa-----------Efeito Ocorrncias------Severidade---------Deteco Interpretao Acompanhamento

03-02-2014

FMEA: Anlise dos Modos de Falhas e Efeitos:


INTRODUO

Elementos Bsicos do FMEA: 1. Planejando o FMEA: Selecionar o projeto de FMEA com maior potencial de retorno de qualidade e confiabilidade para a organizao e seus clientes. 2. Modos de Falha-Causa-Efeitos: Perguntar e responder s trs seguintes perguntas: Como pode falhar? Por que falha? O que acontece quando Falha? 03-02-2014

INTRODUO

You might also like