You are on page 1of 17

Avaliao do EIA/RIMA da Adutora de Moxot

EQUIPE
Alex Sales Alfredo Quirino Bruno Henrique Danielle Alves Giliane Cosmo Glaydsa Gssica Natlia

INTRODUO
O projeto objetiva captar gua no lago artificial da Barragem de Itaparica, no Rio So Francisco, e canaliz-la para cerca de 17 cidades no Serto do Paje. A construo da adutora beneficiar inicialmente cerca de 500 mil pessoas que vivem nas cidades de Floresta, Betnia, Serra Talhada, e So Jos do Egito, entre outras.

OBJETIVO

Avaliar possveis erros e danos ambientais originados em um projeto de uma transposio de uma adutora desde um ponto de vista econmico privado como desde um ponto de vista social.

METODOLOGIA
1. Elaborao de um check-list contendo uma classificao com os principais fatores que considerveis com a realizao de uma transportao de uma adutora, levando-se em conta principalmente o solo. 2. Preenchimento do check-list, considerando: Peso (Ausente, Pouco significante, Mdia significncia, Alta significncia); Nota (Ausente, Pouco. Mdia e Alta); Classificao do impacto (Sem significncia, Mdia Significncia e Significante); 3. Plotao de grficos relacionando os resultados dados aos pesos, notas e classificao.

LEGENDA DOS PESOS


Peso do impacto (PI*) Nota do efeito (NE**) Classificao do impacto (C***)

0 = Ausente
1 = Pouco significante 3 = Mdia significncia 5 = Alta significncia

0 = Ausente
1 = Pouco 3 = Mdia 5 = Alta

1 ou 3 = Sem significncia
5 ou 9 = Mdia significncia 15 ou 25 = Significante

CHECK-LIST
ITEM INDICADORES PESO NOTA CLASS OBSERVAES
Impacto negativo de mdia significncia: Com a remoo de vegetao para a execuo da obra tm-se, uma diminuio da flora local acarretando em desequilbrio trfico, empobrecimento e exposio do solo eroso e assoreamento. Impacto negativo sem significncia: Estimativa de perda da camada superficial do solo correlacionada com a quantidade de cobertura vegetal (%) erodida. A partir deste levantamento possvel saber que tipo de vegetao ser mais eficaz contra a eroso.

Flora Terrestre

Perda de solo por eroso

CHECK-LIST
ITEM INDICADORES PESO NOTA CLASS OBSERVAES
Impacto negativo de mdia significncia: Os rudos da construo e o trfego de pessoas e mquinas durante a obra, causar perturbaes fauna local, podendo afugentlas. A remoo de vegetao acarretar na diminuio de espcies que se abrigavam ou se alimentavam destas (esse efeito se propagar aos nveis trficos superiores). Deve-se considerar ainda o aumento da exposio da fauna caa durante e depois da obra. Impacto negativo alta significncia: O aumento do trfego de veculos nas reas prximas s obras interferir no cotidiano das comunidades estabelecidas ao longo da implantao do Projeto, notadamente naquelas situadas nas vizinhanas dos canteiros de obras. Um dos principais impactos desta interferncia o aumento do risco de acidentes

Fauna Terrestre

Riscos de Acidentes com a Populao

15

CHECK-LIST
ITEM INDICADORES PESO NOTA CLASS OBSERVAES
Impacto negativo de mdia significncia: Relaciona-se principalmente s fases de mobilizao e infra estrutura para as obras, e est ligado s afeces a que podero ser acometidos os trabalhadores alocados s obras. Impacto negativo de mdia significncia: Diretamente ligado ao aumento e/ou aparecimento de doenas, poder existir um aumento da demanda por infra-estrutura de sade. Isto tambm poder ser observado principalmente nas fases de mobilizao e infraestrutura para obras, relacionado ao contingente de trabalhadores contratados. 5 Aumento e/ou Aparecimento de Doenas 3 3 9

Aumento da Demanda por InfraEstrutura de Sade

CHECK-LIST
ITEM
7

INDICADORES
Vibraes

PESO
3

NOTA
3

CLASS
9

OBSERVAES
Impacto negativo de mdia significncia: A vibrao causada por exploses e andamento da obra perturba e afugenta fauna local.

Poluio do Ar

Impacto pouco significativo.


Impacto positivo de alta significncia: Este impacto comear nos servios preliminares da implantao do empreendimento, quando as aes de mobilizao (contratao de mo-de-obra) levaro criao de postos de trabalho com impacto restrito economia local ao longo do traado das obras. Com o aumento do nvel de emprego local, vir um incremento da massa salarial e maior consumo de bens e servios nos municpios impactados, afetando positivamente o comrcio e a arrecadao de impostos.

Gerao de Empregos e Renda durante a Implantao

CHECK-LIST
ITEM INDICADORE S PESO NOTA CLASS OBSERVAES
Impacto negativo de mdia significncia: Exploses, escavaes e a retirada da vegetao nativa para implantao da adutora alterar a paisagem local, favorecer eroses e assoreamento, alm de retirar do meio, recursos abiticos para a fauna e a flora da regio.

10

Geologia e Geomorfologia

GRFICOS DOS IMPACTOS

PESO DO IMPACTO

CLASSIFICAO DO IMPACTO

NOTA DO IMPACTO

VISO GERAL DE IMPACTOS

Concluso
Atravs da elaborao deste Estudo de Impacto Ambiental (EIA) foi possvel identificar algumas das interferncias ambientais causadas devido implementao da adutora. A maior parte dos impactos incidentes sobre o meio natural, reais ou potencias, so de natureza negativa e de mdia significncia. Os principais fatores ambientais a serem afetados negativamente durante a fase de instalao do empreendimento so: os Riscos de Acidentes com a Populao e as alteraes causadas na Geologia e Geomorfologia da regio.

You might also like