You are on page 1of 16

Milena Carneiro PIBID Letras/UFPB/Capes Cursinho Olivina Olvia

Anlise de redao nota 1000


Esta anlise tem como objetivo demostrar para os alunos os principais quesitos analisados na redao pela banca de correo do Enem numa redao do ano de 2011,utilizando para isso as competncias avaliadas na redao, expostas detalhadamente e explicadas passo a passo

Redes sociais: o uso exige cautela

(1 pargrafo) Uma caracterstica inerente s

sociedades humanas sempre buscar novas maneiras de se comunicar: cartas, telegramas e telefonemas so apenas alguns dos vrios exemplos de meios comunicativos que o homem desenvolveu com base nessa perspectiva. E, atualmente, o mais recente e talvez o mais fascinante desses meios, so as redes virtuais, consagradas pelo uso, que se tornam cada vez mais comuns.

(2 pargrafo)Orkut, Twiter e Facebook so alguns

exemplos das redes sociais (virtuais) mais acessadas do mundo e, convenhamos, a popularidade das mesmas se tornou tamanha que no ter uma pgina nessas redes praticamente como no estar integrado ao atual mundo globalizado. Atravs desse novo meio as pessoas fazem amizades pelo mundo inteiro, compartilham ideias e opinies, organizam movimentos, como os que derrubaram governos autoritrios no mundo rabe e, literalmente, se mostram para a sociedade. Nesse momento que nos convm cautela e reflexo para saber at que ponto se expor nas redes sociais representa uma vantagem.

(3 pargrafo)No saber os limites da nossa exposio nas redes virtuais pode nos custar caro e colocar em risco a integridade da nossa imagem perante a sociedade. Afinal, a partir do momento em que colocamos informaes na rede, foge do nosso controle a conscincia das dimenses de at onde elas podem chegar. Sendo assim, apresentar informaes pessoais em tais redes pode nos tornar um tanto quanto vulnerveis moralmente.

(4 pargrafo)Percebemos, portanto, que o novo fenmeno das redes sociais se revela como uma eficiente e inovadora ferramenta de comunicao da sociedade, mas que traz seus riscos e revela sua faceta perversa queles que no bem distinguem os limites entre as esferas pblicas e privadas jogando na rede informaes que podem prejudicar sua prpria reputao e se tornar objeto para denegrir a imagem de outros, o que, sem dvidas, um grande problema.

(5 pargrafo)Dado isso, essencial que nessa nova era do mundo virtual, os usurios da rede tenham plena conscincia de que tornar pblica determinadas informaes requer cuidado e, acima de tudo, bom senso, para que nem a prpria imagem, nem a do prximo possa ser prejudicada. Isso poderia ser feito pelos prprios governos de cada pas, e pelas prprias comunidades virtuais atravs das redes sociais, afinal, se essas revelaram sua eficincia e sucesso como objeto da comunicao, sero, certamente, o melhor meio para alertar os usurios a respeito dos riscos de seu uso e os cuidados necessrios para tal.
Redao de Camila Pereira Zuconi, Viosa (MG). Texto extrado do documento A Redao no ENEM 2011 Guia do Participante disponvel em http://www.inep.gov.br/.

Estrutura da redao
O projeto bsico de uma dissertao argumentativa o seguinte:

O que os avaliadores esperam de voc

Competncia 1 Demonstrar domnio da norma padro da lngua escrita.

1-Ausncia de marcas de oralidade e de registro informal; 2- Preciso vocabular; 3- Obedincia s regras gramaticais de:
Concordncia nominal e verbal; Regncia nominal e verbal; Pontuao; Flexo de nomes e verbos; Colocao de pronomes tonos; Grafia das palavras; Acentuao grfica; Emprego de letras maisculas e minsculas; Diviso silbica na mudana de linha (translineao).

Competncia 2- Compreenso da proposta de redao


O ttulo deve estar relacionado ao tema e tese e deve ser, na medida do possvel, criativo e nada vago. Ainda pensando no ENEM 2011, ttulos como A internet seriam considerados pouco expressivos, vagos e nada criativos. a)leia com ateno a proposta da Redao Enem e os textos motivadores, para compreender bem o que est sendo solicitado; b)evite ficar preso s ideias desenvolvidas nos textos motivadores, c) no copie trechos dos textos motivadores. d)reflita sobre o tema da Redao Enem proposto e)rena todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema,

Competncia 2- Compreenso da proposta de redao

f) desenvolva o tema de forma consistente, de modo que o leitor possa acompanhar o seu raciocnio facilmente, o que significa que a progresso textual fluente e articulada com o projeto do texto; g) cada pargrafo deve desenvolver um tpico frasal; h) examine, com ateno, a introduo e a concluso para ver se h coerncia entre o incio e o fim; i) utilize informaes de vrias reas do conhecimento, j) evite recorrer a reflexes previsveis k) mantenha-se dentro dos limites do tema proposto pela Redao Enem(fuga total do tem a zera a redao!)

Competncia 3-Seleo e organizao das informaes


a) Voc deve selecionar, relacionar, organizar e interpretar informaes, fatos, opinies e argumentos em defesa de um ponto de vista. b) Seu texto deve ser coerente e inteligvel. O leitor precisa entender o seu texto e ser levado a refletir a respeito das ideias nele apresentadas. (A inteligibilidade depende de : relao lgica entre as partes do texto, criando uma unidade entre todas as partes; preciso vocabular; apresentao das ideias de forma lgica; e adequao entre o contedo do texto e o mundo real. c) Recursos lingusticos que garantam a continuidade de um pargrafo ao outro, a fim de gerar um texto coeso OBS. :Fugir da estrutura dissertativa argumentativa zera a redao!

Competncia 4- Demonstrar conhecimento


dos mecanismos lingusticos necessrios construo da argumentao

Cada pargrafo deve estabelecer relao com os anteriores, mesmo que a ideia seja nova. Para que isso ocorra com fluidez, voc precisa ter conhecimentos dos recursos lingusticos que garantam a continuidade de um pargrafo ao outro, gerando um texto coeso. Essa competncia avaliar: estruturao dos pargrafos, estruturao dos perodos e referenciao.

a)substituio de termos ou expresses por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advrbios que indicam localizao, artigos;
b) substituio de termos ou expresses por sinnimos, antnimos, hipnimos, hipernimos, expresses resumitivas ou expresses metafricas;

c) substituio de substantivos, verbos, perodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expresses que resumam e retomem o que j foi dito; e
d) elipse ou omisso de elementos que j tenham sido citados anteriormente ou sejam facilmente identificveis

Competncia 5 Elaborar proposta de interveno para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
A ltima competncia da Redao Enem avaliar a sua proposta de interveno na vida social. Lembrando que a proposta deve contemplar cada ponto abordado na argumentao, mantendo uma relao direta com a tese desenvolvida e coerncia com os argumentos utilizados. A coerncia ser um dos aspectos decisivos na avaliao. A proposta precisa, ainda, respeitar os direitos humanos como: cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.

Uma dica importante : antes de elaborar a sua proposta, responda a essas duas perguntas: O que possvel fazer? A proposta que pretendo fazer vivel?. No sugerir nada vago, geral. Estabelea uma proposta concreta. Ser avaliado os seguintes critrios:
a) presena de proposta x ausncia de proposta;

b) proposta explcita x proposta implcita;


c) proposta com detalhamento dos meios para sua realizao x proposta sem o detalhamento dos meios para sua realizao. (http://blogdoenem.com.br/) 02 /07/13

Possveis temas para redao 2013

A participao do jovem na sociedade O esporte como ferramenta de incluso social A valorizao da sade pblica Alternativas para o transporte pblico urbano A tecnologia como meio para a educao http://noticias.terra.com.br/ 24 de Julho de 2013

You might also like