You are on page 1of 19

Apendicectomia

PROF.: PRISCILLA OSAWA

CAIC, 2012

Apendicite
Apendicite a inflamao do apndice, um pequeno

rgo linftico parecido com o dedo de uma luva, localizado no ceco, a primeira poro do intestino grosso. Na maioria dos casos, o problema ocorre por obstruo da luz dessa pequena salincia do ceco pela reteno de materiais diversos com restos fecais.

Apendicite
O quadro inflamatrio-infeccioso caracterstico da

apendicite mais frequente entre 20 e 30 anos e pode ser extremamente grave e levar morte se o paciente no for tratado a tempo.

Apendicite

Apendicite
Sintomas Falta de apetite o principal sintoma. No entanto,

como aparece em qualquer quadro infeccioso, tornase um sinal inespecfico; Dor abdominal que se manifesta do lado direito e na parte baixa do abdmen. uma dor pontual, contnua e localizada, fraca no incio, mas que vai aumentando de intensidade;

Apendicite
Sintomas Colapso do aparelho digestivo porque o intestino

para de funcionar; Febre; Nuseas, vmitos e certa apatia.

Apendicite
Diagnstico O diagnstico clnico, realizado com base na

histria do paciente e na palpao do abdmen. Como os sintomas das anexites (inflamao das trompas, tero e ovrios) tambm provocam dor do lado direito do abdmen, preciso estabelecer o diagnstico diferencial. O ultra-som e a tomografia auxiliam bastante nessa distino.

Apendicite
Diagnstico Ponto de McBurney

Apendicite
Tratamento O tratamento da apendicite cirrgico. A inciso

pequena e as cicatrizes quase imperceptveis. A interveno pode ser feita tambm por via laparoscpica com os mesmos resultados da cirurgia com campo aberto. Se a cirurgia no for realizada em tempo hbil, a apendicite pode por em risco a vida do paciente.

Apendicectomia
Pr-Operatrio Para a realizao de uma Apendicectomia o preparo

do paciente no perodo pr-operatrio o mesmo para qualquer cirurgia. Realizao de exames, administrao de antimicrobiano, jejum, preparo da pele, preparo emocional do cliente, orientar quanto a dor e nuseas, entre outros. At encaminhar o paciente para o bloco cirrgico.

Apendicectomia
Trans-Operatrio Os cuidados de enfermagem no se restringem

somente prestao de cuidados diretos ao paciente. Para que o procedimento cirrgico possa ocorrer, so necessrias certas condies que a enfermagem deve prover: Preparo da sala, testar equipamentos, material para anestesia, ajustar temperatura da sala, verificar condies de limpeza da sala, ajudar a equipe a se paramentar, entre outros.

Apendicectomia
Ps-Operatrio Preparar o leito para receber o paciente; Cobri-lo e agasalha-lo de acordo com a necessidade;

Verificar

na papeleta as anotaes de centro

cirrgico; Deixar o paciente sem travesseiro e sem levantar a cabea pelo o menos por12 horas; Observar o gotejamento do soro e sangue; Observar estado geral e nvel de conscincia;

Apendicectomia
Ps-Operatrio Observar continuamente o funcionamento adequado

dos tubos de drenagem (drenos de Penrose ou tubulares), se houver, verificando volumes e demais caractersticas do material drenado; Verificar o curativo colocado no local operado, se esta seco ou com sangue; Manter o curativo fechado por 24 48 horas; Utilizao de tcnicas asspticas para a troca de curativos;

Apendicectomia
Ps-Operatrio Observar sintomas como: palidez, sudorese, pele fria,

lbios e unhas arroxeados, hemorragia, dificuldade respiratria e outros, porque podem ocorrer complicaes respiratrias e circulatrias. Controlar, pulso, temperatura, respirao e presso arterial. Ler a prescrio medica, providenciando para que seja feita. Fazer anotao no pronturio.

Apendicectomia
Os

pacientes que se submetem cirurgia freqentemente ficam no hospital durante dois ou trs dias (se o apndice no supurou). As pessoas que se submeteram a uma apendicectomia normalmente se curam completamente. Em casos de apendicite supurada, a permanncia no hospital normalmente mais prolongada. Embora seja raro, uma pessoa pode morrer de apendicite se o apndice supurou e espalhou a infeco para o abdome e para o sangue.

Apendicectomia
Cuidados de Enfermagem Os cuidados de Enfermagem ao paciente com

apendicite aguda compreendem desde os cuidados no pr-operatrio at o ps-operatrio. Tratando a dor at o curativo.

Apendicectomia
Complicaes Perfurao do intestino, Gangrena (morte dos tecidos) do intestino,

Peritonite,
Abscesso (Outra medida nos casos de suspeita de

abscesso, a cirurgia pode ser adiada at que o tratamento com antibiticos reduza a infeco).

Exerccio
O que apendicite? 2. Quais os sinais e sintomas apresentados por uma pessoa com apendicite? 3. Cite 5 cuidados de Enfermagem para Apendicectomia.
1.

Existem muitos caminhos para o topo da montanha, mas apenas uma viso. Harry Millner

You might also like