You are on page 1of 29

CONSERVAO DE ENERGIA

Cap 14. 3 Prof Cristina Almeida Magalhes

Conservao de Energia
Todos os mtodos de energia usados em mecnica baseiam-se no equilbrio de energia, frequentemente denominado conservao de energia. Nesta aula, somente a energia mecnica ser considerada nesse equilbrio; ou seja, a energia desenvolvida por calor, reaes qumicas e efeitos eletromagnticos ser desprezada.

Conservao de Energia
Como resultado, se uma carga for aplicada vagarosamente a um corpo, de modo que a energia cintica tambm possa ser desprezada, ento, fisicamente, as cargas externas tendero a deformar esse corpo, realizando trabalho externo Ue medida que se deslocam. Esse trabalho externo provocado pelas cargas transforma-se em trabalho interno ou energia de deformao Ui , que se armazena no corpo.

Conservao de Energia
Quando as cargas so removidas, a energia de deformao faz com que o corpo volte posio inicial no-deformada, desde que o limite elstico do material no tenha sido excedido. Por tudo isso, a conservao de energia do corpo pode ser expressa matematicamente como:

Conservao de Energia
Mostraremos trs exemplos de como se aplica essa equao para determinar o deslocamento de um ponto em elementos ou estruturas deformveis.

Exemplo 1
Consideremos a trelia da figura submetida a uma carga P conhecida. Desde que P seja aplicada gradualmente, o trabalho externo por ela realizado ser determinado por Ue = (1/2)P, onde representa o deslocamento vertical da trelia no n onde P aplicada.

Exemplo 1
Supondo que P desenvolva uma fora axial N em um elemento particular, a energia de deformao armazenada nesse elemento ser determinada pela equao Ui = N2L/2AE. Somando as energias de deformao de todos os elementos da trelia, podemos escrever a equao como:

Exemplo 1
Uma vez que todas as foras internas (N) de todos os elementos da trelia sejam determinadas e os termos da direita calculados, ser ento possvel determinar o deslocamento desconhecido.

Exemplo 2
Consideremos a determinao do deslocamento vertical sob a carga conhecida P, que atua sobre a viga da figura. Novamente, o trabalho externo Ue = (1/2)P. Entretanto, nesse caso a energia de deformao o resultado das cargas de cisalhamento interno e do momento provocados por P.

Exemplo 2
Em particular, a contribuio da energia de deformao devida ao cisalhamento desprezada na maioria dos problemas de deflexo de vigas, a menos que a viga seja curta e suporte uma carga muito grande. Consequentemente, a energia de deformao ser determinada apenas pelo momento fletor interno M e, portanto, a partir das equaes escrita simbolicamente como:

Uma vez que M seja expresso em funo da posio e a integral seja calculada, pode-se ento determinar .

Exemplo 3
Consideraremos uma viga carregada com o momento M0 como mostra a figura. Tal momento provoca o deslocamento por rotao no ponto em que aplicado. Como o momento (conjugado) somente realiza trabalho quando gira, temos que o trabalho externo Ue = (1/2)M0.

Exemplo 3
Portanto, a equao torna-se:

Aqui a energia de deformao determinada como resultado do momento fletor interno M provocado pela aplicao do momento M0. Uma vez que M tenha sido expresso em funo de x e a energia de deformao tenha sido calculada, pode-se calcular .

Conservao de Energia
Em todos os exemplos anteriores, observe que a aplicao da equao bastante limitada, porque apenas uma nica fora externa ou momento pode atuar sobre o elemento ou a estrutura. Em outras palavras, o deslocamento pode ser calculado apenas no ponto e na direo da fora externa ou do momento. Se mais de uma fora externa ou momento forem aplicados, o trabalho externo de cada carga envolver seu deslocamento desconhecido.

Conservao de Energia
Como resultado, nenhum desses deslocamentos desconhecidos poder ser determinado, visto que apenas uma nica equao estar disponvel para a soluo. Embora a aplicao da conservao de energia, como descrita aqui, tenha essas restries, serve como introduo aos mtodos de energia.

Exemplo 4
A trelia de trs barras da figura est sujeita a uma fora horizontal de 5 kip. Se a rea da seo transversal de cada barra de 0,20 pol2, qual o deslocamento horizontal no ponto B? E = 29(103) ksi.

Exemplo 4
SOLUO Podemos aplicar a conservao de energia para resolver este problema porque somente uma nica fora externa atua sobre a trelia e o deslocamento requerido ocorre na mesma direo da fora. Alm disso, as foras reativas sobre a trelia no realizam trabalho visto que no se deslocam. Pelo mtodo dos ns, a fora em cada elemento determinada como mostram os diagramas de corpo livre dos pinos em B e C.

Exemplo 4
Fx = 0 sen(60:) = 5 kip / NBC NBC = 5 kip / sen(60:) NBC = 5,77 kpi Fy = 0 NAB = 5,77 x cos(60:) = 2,89 kpi NAB = 2,89 kpi Cy = 5,77 kpi x sen(30:) = 2,89 kpi

Exemplo 4

Exemplo 4

Exemplo 5
A viga em balano da figura tem seo transversal retangular e est sujeita carga P em uma extremidade. Determinar o deslocamento da carga. Considerar EI constante.

Exemplo 5
O cisalhamento interno e o momento na viga em funo de x so determinados pelo mtodo das sees (Figura). Ao aplicar a Equao, consideraremos a energia de deformao devida ao cisalhamento e flexo. Usando as equaes, temos:

Exemplo 5

Exemplo 5

Exemplo 5

Exerccios

Soluo

Exerccios

Exerccios

Exerccios

You might also like