You are on page 1of 23

Aves

Reproduo

As aves so animais vertebrados, dioicos (possuem sexos separados) e ovparos (que se reproduzem atravs de ovos), com desenvolvimento direto e fecundao interna (que ocorre no interior do corpo da fmea). A maioria das aves possui dimorfismo sexual, ou seja, macho e fmea so muito diferentes, sendo que geralmente os machos possuem penas bem coloridas e chamativas, enquanto que as fmeas possuem penas mais discretas. Na poca da reproduo, o macho corteja a fmea e logo depois ocorre o acasalamento. A transferncia de espermatozoides do macho para a fmea se d pela justaposio da abertura das cloacas de ambos.

O aparelho reprodutor masculino das aves constitudo de dois testculos e canais deferentes que desembocam na cloaca

Os machos apresentam dois testculos dos quais saem os canais deferentes que terminam na cloaca, enquanto que as fmeas apresentam o oviduto e o ovrio direito atrofiados (adaptao para o voo). Na poca da reproduo, o ovrio e o oviduto do lado esquerdo aumentam de tamanho. O oviduto das fmeas dividido em infundbulo, magno, istmo, tero e vagina.

Respirao

Os pulmes das aves so compactos e muito eficientes. Esto ligados estruturas muito importantes chamadassacos areos, que trabalham para a diminuio da densidade da ave durante o vo. Na base da traquia h uma estrutura chamadasiringe, com msculos vocais, responsveis pelo canto. Esses sons emitidos pelas aves possibilitam a comunicao entre indivduos da mesma espcie - o que importante para a defesa do animal, para a marcao do territrio, e para aproximar machos e fmeas no perodo reprodutivo. H aves, como o avestruz e o urubu, que no possuem a siringe

Habitat

As aves esto distribudas em todos os continentes e por quase todas as ilhas, e em todos os principais habitats de cavernas a montanhas, de desertos a florestas tropicais.15 Tambm so encontradas em todos os mares e oceanos, inclusive na Antrtida, onde a ave mais austral, a Pagodroma nivea, cujas colnias reprodutivas alcanam at 440 quilmetros no interior.16

A maior diversidade de aves ocorre em regies tropicais, sendo a Colmbia (1.897)17 o pas com o maior nmero de espcies, seguida do Peru (1.842)18 eBrasil (1.832).
Muitas espcies de aves tm se estabelecido em reas onde foram introduzidas pelo homem. Algumas dessas introdues foram deliberadas, como no caso do faiso-de-pescoo-anelado (Phasianus colchicus), que foi introduzido em vrias partes do mundo como uma ave de caa.23 Outras tm sido acidental, como no caso da caturrita (Myiopsitta monachus) que se espalhou em vrias cidades norte-americanas depois de escapar do cativeiro.24Algumas espcies, incluindo a gara-vaqueira (Bubulcus ibis),25 o caracar-branco (Milvago chimachima)26 e a cacatua-galah (Eolophus roseicapilla)27 , se espalharam naturalmente, muito alm de suas distribuies originais, devido s prticas agrcolas que criaram habitats adequados para estas espcies.

Locomoo

Sustentao e locomoo

As penas e a transformao dos membros anteriores em asas permitiram s aves desenvolver a capacidade de voar, a mais importante aquisio evolutiva do grupo. No entanto, nem todas as aves voam: no pingim, as asas em forma de remo so usadas para a natao, enquanto na ema e no avestruz elas so atrofiadas, estando os membros inferiores adaptados corrida, podendo correr velozmente. Adaptaes ao vo: Alm das asas e das penas as aves apresentam outras caractersticas que a permitem voar: - o esqueleto das aves leve e dotado de ossos longos e ocos, os chamados ossos pneumticos, capazes de armazenar ar e diminuir o peso especfico do animal. - Os sacos areos contribuem para a diminuio da densidade corporal. - Ausncia da bexiga urinria. - Um dos lados do aparelho reprodutor atrofiado, outra adaptao para a reduo de massa. - A forma aerodinmica que diminui o atrito com o ar - Ausncia de dentes, o que torna a cabea mais leve. - A posio da cabea e do pescoo, o recolhimento das patas para trs e o alongamento do corpo durante o vo reduz a resistncia que o ar ope ao deslocamento.

Caractersticas Gerais

Atualmente estima-se que existam cerca de 9.100 espcies de aves no mundo.Apesar da grande variedade de tamanhos,cores,formas e hbitos entre essas espcies,o grupo das AVES considerado o mais uniforme dentre os vertebrados.Isso ocorre porque as aves,em geral,possuem muitas caractersticas em comum.Veja a seguir algumas dela. _Corpo revestido por penas;

_bico crneo e boca sem dentes;


_membros anteriores modificados em asas; _membros posteriores revestidos por escamas,com trs ou quatro dedos e adaptados para empoleirar,andar,nadar ou capturar presas; _esqueletos ossificado leve,devido presena de ossos ocos denominado pneumtico; _presena de sacos areos interligados ao sistema respiratrio; _ausncia de bexiga urinria,na maioria das espcies; _desenvolvimento dos ovos fora do corpo da fmea(ovparos). Muitas dessas caractersticas so resultados da especializao das aves para o voo.

A capacidade de voar permitiu s aves explorar os mais diversos habitats.Atualmente,elas so encontradas em muitas regies do planeta,at mesmo em regies polares,em ilhas isoladas,em ambientes aquticos e desertos.No entanto,os trpicos so as regies que abrigam a maior diversidade de espcie,em razo,principalmente,do clima favorvel e da disponibiladade de alimento.
Essas explicaes baseiam-se principalmente no estudo dos fsseis de alguns dinossauros que apresentam caractersticas semelhantes s das aves,como a presena de penas.Nesses dinossauros,as penas relacionavam-se principalmente com funes de controle de temperatura.Posteriormente,evoluram dinossauros que,alm das penas,apresentavam outras caractersticas favorveis ao voo,como o archaeopteryx lithograpica.

Alimentao

Alimentao As aves possuem alimentao bastante variada.H espcies herbvoras,como a pomba juriti,que se alimenta de semente e pequenos frutos;espcies carnivoras,como o gaviocaboclo,que se alimenta de artrpodes,rpteis e outras aves;e espcies onvoras,como as galinhas,que se alimetam de invertebrados e sementes. 1-O alimento entra pela boca,onde passa pela faringe,pelo esfago e pode ser armazenado temporariamente no papo. 2-Logo depois,o alimento encaminhado para o proventrcula,onde h produo de substncias que auxiliam na digesto qumica. 3-Aps o proventrculo,o alimento encaminhado para a moela.Esse rgo formado por paredes musculares capazes triturar o alimento,auxiliando na digesto mecnica.Muitas aves ingerem pequenas rochas ou gros de cascalho,que permanecem dentro da moela,ajudando a triturar o alimento.

4-Em seguida,o alimento vai para o intestino,onde ocorre parte da digesto qumica e absoro do nutrientes.Entre os intestinos delgado e grosso,localizao-se os cecos.Os microrganismos presentes nos cecos auxiliam na digesto das fibras vegetais. 5-O material no digerido passa pela cloaca e eliminado.

Curiosidades

As escamas que recobrem as pernas e os ps das aves so semelhantes s dos rpteis.Essa caracterstica mais uma evidncia a favor da explicao de que as aves evoluram dos rpteis. _Os produtos do metabolismo das aves so levados diretamente para a cloaca,onde se misturam com as fezes e logo so eliminados do avestruz,no possuem bexiga urinria,rgo armazenador de usina.Essa caracterstica considerada uma adaptao ao voo,pois sem armazenar a usina a ave torna-se mais leve.A poro esbranquiada das fezes das aves proveniente da usina.

Classes

Ordem Passeriformes

caractersticas essa ordem inclui a maioria das

aves conhecidas popularmente


como passarinhos.Formam a maior dentro da classe das aves, representando cerca de 59% do total das aves atuais.Caracterizam-se

por terem asas curtas

e arredonda-

das ou longas e pontudas,e cauda que varia de curta a muito longa.

Falconiformes

Os representantes dessa ordem so conhecidos como aves de rapina.

Caracterizam-se principalmente por


possuir um bico curvo na extremidade, utilizando para capturar suas presas.

Galiformes

Aves terrestres com bicos curvos e curtos e asas curtas e arredondadas.A maioria das aves dessa ordem

capaz de realizar
a curtas distncias.

apenas voos rpidos,

Apodiformes

Em geral,possuem tamanho reduzido.


Essas aves tm asas longas e pontudas, capazes de realizar voos muito rpidos.

Psittaciformes

Caracteriza-se por possuir um bico curto,forte e curvo na extremidade.As pernas so curtas,a cabea proporcionalmente grande e o pescoo grosso.So chamadas trepadoras pela forma caracterstica com que se movimente sobre os galhos.

Rheiformes

Esta ordem caracterizada pelo grande porte e pelas asas de tamanho reduzido.No capaz de voar.Possui trs dedos em cada p e no apresenta cauda.Geralmente vive em bandos e apresenta grande agilidade para correr.

Columbiformes

Esta ordem caracteriza-se pelo

pescoo mdio,cabea e ps
pequenos.O bico elevado na base e a ponta tem formato gancho.

Anseriformes

So aves aquticas ou semiaquticas.As narinas gua. so perfumadas.Seus dedos so unidos parcialmente,o que facilita sua locomoo na

Falconiformes

Passeriformes

Galiformes

Apodiformes

Psittaformes

rheiformes

columbiformes

columbiformes

You might also like