You are on page 1of 15

Grupo: Ana Cludia Silva Danilo Peixoto Irinaldo Dantas Milena Carneiro

Sequncia Didtica

um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um contedo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcanar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliao.

TEMA: Jovens devem dirigir aos 16 anos? GNERO: Artigo de opinio. TEMPO ESTIMADO: Aproximadamente 7 aulas. ANO/SRIE: 8 ano do ensino fundamental. MATERIAL: Cpia de dois artigos de opinio (Texto de Golfredo da S. Telles / Texto de Salomo Rabinovich) Cpias da atividade Quadro, pincel, apagador CONTEDOS: Gnero artigo de opinio. Elementos de Textualidade: coeso, coerncia, informatividade. Argumentao: tipos de argumentos e estratgias argumentativas. Lngua: lxico e emprego de conectivos.

Objetivos
GERAL: Ler e produzir o gnero textual artigo de opinio, considerando sua finalidade, suas caractersticas e seu suporte de veiculao.

Objetivos
ESPECFICOS: Desenvolver a competncia para produzir artigos de opinio, considerando os aspectos da informatividade e argumentatividade inerentes ao gnero. Ampliar as habilidades argumentativas, a partir do uso de estratgias lingustico-discursivas, tais como emprego adequado do lxico, de estruturas sintticas, de conectivos etc. Reconhecer a importncia de expor seu ponto de vista em relao a temas polmicos;

Etapas da Sequncia

1.Apresentao da situao

a) Primeiro passo: fazer a apresentao da sequncia, explicando os temas e assuntos a serem abordados, os objetivos, a forma como se dar seu desenvolvimento e o que dever ser produzido na realizao da atividade. b) Segundo passo: promover uma discusso acerca do tema que ser abordado nos artigos para que os alunos exponham suas opinies sobre o assunto e a fim de que se tenha um diagnstico sobre o que os alunos sabem sobre ele.

c) Terceiro passo: ler com os alunos os artigos de opinio que abordam o tema j apresentado anteriormente (aps a leitura, pode ser proposto um novo debate para verificar at que ponto as opinies dos autores influenciaram os alunos).
Ainda nesta etapa, o professor dever fazer uma relao entre o texto lido e o debate realizado anteriormente, tentando mostrar para os alunos que fazer um artigo de opinio expressar e defender com argumentos um determinado ponto de vista, a ponto de influenciar o leitor, usando a modalidade escrita e seguindo a estrutura deste gnero.

1.Apresentao da situao

d) Quarto passo: mostrar para os alunos o suporte deste e o meio de circulao deste gnero. e) Quinto passo: desenvolver a anlise lingustica e estrutural do gnero, utilizando o texto dois. Tempo para execuo dos 5 primeiros passos: Aproximadamente 2 aulas

Apresentao da situao

f) Sexto passo: os alunos devero realizar a atividade referente ao texto um. g) Stimo passo: o professor realizar a correo da atividade em conjunto com os alunos. Tempo :1 aula

2. Produo Inicial
Esta etapa servir de suporte para que o professor possa avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos a respeito do gnero, bem como detectar as dificuldades referentes estrutura do gnero e utilizao dos elementos lingusticos.

O professor dever pedir para que os alunos produzam um artigo de opinio a partir de temtica e proposta sugeridas a seguir. Tempo:1 aula

Sugestes de leitura
Texto 1 Pais devem estabelecer limites So os pais que devem buscar estabelecer limites no uso de lan house e internet. s vezes o adolescente est com dificuldades de ter autonomia para estabelecer seus prprios limites. Ento, nessa hora, precisa de algum para fazer isso, afirma o psicanalista Ailton Bastos, de Londrina. Em situaes especficas, como o adolescente que est com baixo rendimento escolar por conta da quantidade de horas que passa na lan house, vale limitar as horas at que as notas melhorem. Mas, com adolescente, voc tem que deixar muitas vezes uma vlvula de escape, pois quanto mais intensa a exigncia, mais chances de no dar certo. Ele precisa de parmetros, mas com um certo nvel de liberdade, diz. [...] 1. Chiara Papali reprter da Folha de Londrina [Trecho retirado do jornal Folha de Londrina de 08/10/2007.

Texto 2 Combate cyberpedofilia O crescente aumento da mdia sobre o combate pedofilia via internet e a recente apresentao do deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) embaixada americana de um documento que indica o Brasil no topo da lista de cyberpedfilos, fazem refletirmos sobre o assunto. Os dados apresentados nesse estudo so assustadores: mais de mil sites mensais so relacionados a este tipo de crime e 76% dos pedfilos do mundo esto no Pas. Isso demonstra, [...] Jean Ubiratan consultor de Segurana de TI em Porto Alegre. Retirado do jornal Folha de Londrina de 08/10/2007.

3. Mdulos:
Mdulo I: Neste mdulo, sero trabalhados os possveis problemas encontrados a respeito da estrutura do gnero, aps o diagnstico inicial. Como dica, propomos que o professor faa uma reviso abordando os problemas mais recorrentes. Nesse caso, o professor deve elaborar atividades que permitam aos alunos a consolidao do conhecimento acerca da macroestrutura desse gnero. Para isso, preciso levar para a sala de aula algumas amostras do gnero, a fim de subsidiar essa prtica.

3. Mdulos:
Mdulo II: Nessa seo, devem ser trabalhadas as dificuldades relacionadas ao uso dos elementos lingusticos. Caso deseje, o professor poder tomar como dica a reviso proposta no primeiro paso. Cabe, aqui, a elaborao de atividades focadas na resoluo dos problemas apresentados e recorrentes nas produes da turma. preciso lembrar que, medida que os exerccios forem aplicados e desenvolvidos, os alunos devem voltar-se para as produes, com a finalidade de corrigir os problemas detectados. Esse aspecto contribui, inclusive, para o desenvolvimento da autonomia do aluno na aquisio da competncia escrita. Tempo : duas aulas

4. Produo Final
Observao: Caso haja algum aluno que tenha alcanado o objetivo da sequncia j na produo inicial, no ser necessrio que ele faa a reescrita do seu texto. Aps terem sido trabalhadas as dificuldades dos alunos, eles faro a reescrita do texto.
Observao: Durante a correo da produo final, procure observar se foi alcanado o objetivo dessa sequncia didtica. Tempo:1 aula

5. Divulgao do trabalho final:

Publicao do texto no mural e blog da escola.

You might also like