You are on page 1of 84

ECODESIGN

Beatriz Toschi

O que ecodesign

Ecodesign o termo para uma crescente tendncia nos campos da arquitetura, engenharia e design em que o objetivo principal projetar lugares, produtos e servios que, de alguma forma, reduzam o uso de recursos no-renovveis ou minimizem o impacto ambiental. vista geralmente como uma ferramenta necessria para atingir o desenvolvimento sustentvel.

Desenvolvimento Sustentvel

segundo a Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) da Organizao das Naes Unidas, um conjunto de processos e atitudes que atende s necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de que as geraes futuras satisfaam as suas prprias necessidades.

O Desenvolvimento Sustentvel busca o equilbrio entre proteo ambiental e desenvolvimento econmico e serviu como base para a formulao da Agenda 21, com a qual mais de 170 pases se comprometeram, por ocasio da Conferncia. A agenda 21 um documento que estabeleceu a importncia de cada pas a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizaes no-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de solues para os problemas scio-ambientais para a

criao de um mundo equilibrado.

Aqueles que defendem a filosofia da sustentabilidade acreditam que grande parte dos problemas ambientais foram causados pelo design convencional e pela indstria, que desconsideraram os riscos e impactos ambientais ao produzir bens e servios. O Ecodesign um meio de reduzir ou eliminar esses impactos e manter qualidade de vida, substituindo produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente.

O Ecodesign , acima de tudo, um novo conceito. Pode ser desenvolvido atravs de materiais de uso freqente e corriqueiro, a partir dos quais sero criados novos objetos que, ao serem modificados, tero um novo conceito. Esta tendncia de design essencialmente futurista e tem como objetivo preservar o planeta para as geraes futuras.

Voc acredita que o ecodesign seja uma tendncia no mundo?

possvel encarar como uma tendncia, mas eu vejo como muito mais do que isso. Trata-se de um assunto que diz respeito economia. Se voc tem uma grande reserva de petrleo, possvel que voc no se preocupe com isso. Mas no Japo, por exemplo, diferente, j que 100% dos combustveis, inclusive boa parte da matria-prima industrial, vem de outros pases. L, somos cautelosos com o consumo desses materiais, no por uma questo ambiental, mas sim por uma questo econmica. No temos condies de consumir tanta matria-prima e, por isso, urgente aprimorar o modo como a utilizamos. Acredito que isso seja um desafio mundial Fumi Masuda, professor da Tokyo Zokei University e diretor do Instituto Ecodesign, no Japo

O ecodesign contempla os aspectos ambientais em todos os estgios de desenvolvimento de um produto, colaborando para reduzir o impacto ambiental durante o seu ciclo de vida. Isto significa reduzir a gerao de lixo e economizar custos de disposio final.

Um designer precisa entender a relao bsica entre produto e ambiente. Para desenvolver produtos de maneira ecolgica, o designer precisa estar apto para escolher a melhor soluo de design do ponto de vista ambiental.

Quatro Tipos de Inovao do Ecodesign:

1) 2) 3) 4)

Melhoria do produto Re-design do produto Funo inovadora Sistema inovador

Consideraes Qualitativas para Designers:

Frequentemente, um designer pode avaliar efeitos ambientais, sem que seja necessria uma anlise em profundidade. Abaixo, algumas regras elementares estabelecidas pela PRE Product Ecology Consultants:

1. No desenhe produtos verdes.


A sugesto no desenhar produtos verdes, mas produtos com ciclo de vida ambientalmente adequado. Para tanto, preciso considerar todos os fatores do processo que acontecem durante o ciclo de vida do produto, da produo ao descarte final.

2. Lembre-se que os materiais naturais nem sempre so melhores.

comum a crena que os materiais naturais so preferveis aos materiais artificiais ou fabricados pelo homem. claro que a produo de 1 Kg de madeira causa emisses menores de poluentes que a produo de 1 Kg de plstico. Por que voc tem que pensar no ndice de perdas ou no processo de tintura, por exemplo? Para fabricar alguns produtos, voc precisa dez vezes mais madeira do que plstico. Lembre-se: o plstico pode ser reciclado, a madeira no.

3. O consumo de energia no deve ser subestimado.

Muitos designers focam sua ateno na seleo do material, mas isto nem sempre justificado. Se um produto consome energia na fase de uso, existe uma em dez chances que o consumo de energia seja dominante. As pessoas normalmente subestimam os impactos ambientais da energia. Veja:

10 KWh de eletricidade equivale a 2 Kg de petrleo; 1 Kg de plstico usa 1,5 a 2,5 Kg de petrleo; Uma cafeteira eltrica utiliza 300 KWh de eletricidade durante o seu tempo de vida ou o equivalente a 60 Kg de petrleo. Durante a sua fabricao, somente 2 Kg de plstico so usados.

4. Pense no tempo de vida do produto.

O designer pode influenciar o tempo de durao de um produto de vrias maneiras. Torn-lo mais durvel do ponto de vista tcnico, pode dificultar a atualizao da tecnologia, como no caso de um computador. Mais importante criar o produto de maneira que as pessoas sintam-se ligadas a ele porque muitos produtos no so descartados porque esto quebrados, mas porque as pessoas acabam aborrecidas com eles.

5. Projete servios.

Nem sempre as pessoas querem um produto. O que elas querem a soluo para um determinado problema. Algumas vezes, um servio pode ser uma boa soluo como uma lavanderia de auto servio em vez de muitas mquinas de lavar individuais. Um outro exemplo o sistema de transporte compartilhado.

6. Use o mnimo possvel de matria-prima.

Isso pode parecer bvio, mas mais complexo do que parece. Freqentemente, possvel reduzir a quantidade de matria-prima utilizada pela reduo das dimenses do produto ou pelo uso de tcnicas diferentes de produo. Pode ser benfico usar materiais de impacto ambiental maior por quilograma utilizado, desde que se possa diminuir o tamanho ou peso do produto. Isso particularmente verdadeiro para equipamentos ou peas de veculos automotores, onde menor peso significa menor consumo de combustvel.

7. Use materiais reciclados.

No somente fabrique produtos reciclveis, mas use material reciclado. Se cada designer construir somente produtos reciclveis, poder deixar de existir, no futuro, uma demanda por esse tipo de material. Se existir uma demanda por reciclveis, certamente haver um fornecimento correspondente.

8. Faa produtos reciclveis.

Muitos produtos podem ser reciclados, mas poucos realmente o so. Somente produtos que so facilmente desmontveis e tem alto rendimento podem ser escolhidos para reciclagem. Um designer pode aumentar a chance de que seu produto seja reciclado pela otimizao do design. As partes de ao dos automveis so reciclveis. As partes plsticas, normalmente, no so porque resultam de um agregado de vrios tipos de material plstico. As tevs podem ser recicladas. sempre mais econmico reciclar o plstico de eletrodomsticos, desde que esses contenham um alto grau de plstico em sua composio.

9. Faa perguntas tolas.

Muito frequentemente as decises so baseadas numa prtica comum: Ns sempre fizemos desta maneira e funciona bem. Muitas melhorias da performance ambiental de produtos podem ser obtidas por meio de questes que parecem bastante bvias. A PRE utiliza esse critrio como ferramenta de trabalho e exemplifica:

Uma companhia usava 3 Kg de matria-prima para 1 Kg de polister. Depois de repetir a mesma pergunta tola (porque isso era necessrio?) vrias vezes, foi descoberto que o produto poderia ser feito de outra maneira, gastando exatamente 500 gramas a menos de matria-prima.
Uma empresa produzia uma embalagem que mantinha a validade do contedo por 18 meses. Depois de vrios questionamentos foi descoberto que esse produto era consumido, geralmente, dentro de um perodo de 3 meses, o que originou diferentes solues de embalagem para o mesmo produto;

Na Holanda, os encanamentos para absoro de gua da chuva tinham um dimetro padro de 80 mm. Depois de realizar o estudo de padres de construo, de materiais e das propriedades hidrulicas da passagem da gua, descobriu-se que um dimetro de 30 mm era suficiente.

Princpios do Ecodesign

Escolha de materiais de baixo impacto ambiental: menos poluentes, no-txicos ou de produo sustentvel ou reciclados, ou que requerem menos energia na fabricao.

Eficincia Energtica: utilizar processos de fabricao com menos energia.


Qualidade e Durabilidade: produzir produtos que durem mais tempo e funcionem melhor a fim de gerar menos lixo;

Modularidade: criar objetos cujas peas possam ser trocadas em caso de defeito, pois assim no todo o produto que substitudo, o que tambm gera menos lixo.
Reutilizao / Reaproveitamento: Propor objetos feitos a partir da Reutilizao ou reaproveitamento de outros objetos; projetar o objeto para sobreviver seu ciclo de vida, criar ciclos fechados.

Pias 100% reciclveis da Wet

As pias Fusion da empresa italiana Wet, alm de bonitas, so 100% reciclveis, e suas peas so encaixveis, o que
permite a personalizao do produto.

PedoBike

A, de Erich Hoerz, uma bicicleta modular e artesal confeccionada em madeira. Possui acessrios variados que podem ser colocados ou retirados conforme a vontade e necessidade da criana. A empresa responsvel, Holz-Hoerz, afirma ter como objetivo utilizar a menor quantidade de plstico possvel, de modo que 90% de seus produtos so feitos em madeira de Btula da Finlndia, cultivada e colhida de modo sustentvel, e seu acabamento no leva vernizes que poderiam ser txicos ao meio ambiente, em vez disso usado leo de linhaa. A borracha utilizada em algumas partes da bicicleta tambm livre de toxinas e todos os fornecedores da Holz-Hoerz so locais, diminuindo, desse modo, as emisses de carbono causadas por eventuais taranportes de matriaprima de uma localidade outra. A sustentabilidade da PedoBike tambm est na sua durabilidade. Com material resistente que promete durar por anos, alm disso, conforme a criana vai crescendo a bicicleta vai se adaptando, pois seu sistema de montagem permite aumentar a altura do guido e do banco, como tambm efetuar troca de rodas para aros maiores.

VAST PAVERS

Pensando na eficincia da reciclagem de pneus, a empresa americana Vast, desenvolveu uma forma de utilizar 95% de material reciclado, entre a borracha dos pneus e o plstico de garrafas pet, para a composio de seus pisos. Aparentemente so iguais aos pisos de concreto e a durabilidade e fora fsica tambm so semelhantes. A utilizao dos pisos Vast traz muita vantagem ao usurio. A cada 1000 m2 usado, a contribuio equivale a 500 sucatas de pneus e cerca de 15 mil garrafas de plstico. Alm disso, a empresa garante que o processo de fabricao no agride o meio ambiente, sem emisso txica e sem resduos.

RECICLAGEM DE PNEUS E GARRAFAS PET

Lmpada 100% econmica

GlowBrick uma lmpada que iluminar suas noites com 100% de economia de energia. Funcionando a base de luz solar, seu efeito agrada qualquer ambiente. O bulbo da lmpada interna recheado com um pigmento fotoluminescente em p, que absorve a luz solar (raios ultravioleta) durante o dia, e brilha no escuro por at 8 horas. A energia dos raios ultravioletas, aps absorvida, liberada aos poucos, causando o efeito de luz e se desbotando conforme as horas passam.

REUTILIZAO DE LUZ SOLAR

ECO-POSTE _ usa luz solar

Estes postes absorvem a luz solar durante o dia para brilhar ao entardecer sem gastar a energia muitas vezes prejudicial ao meioambiente. O processo acontece da seguinte forma: os raios solares so absorvidos durante o dia pelas placas com clulas foto voltaicas presentes no topo dos pequenos postes. O produto perfeito para a iluminao de jardins. Sua instalao bem simples: basta estac-lo na terra.

Mesa - fonte de energia

No novidade essa onda de inserir conceitos sustentveis em objetos usuais e tradicionais. Ainda mais quando nos referimos ao conceito de racionalizao do uso de fontes de energia, principalmente combustveis fsseis e eletricidade. A seguinte mesa teve sua superfcie preparada com clulas de energia solar, ela pode se auto-recarregar facilmente mantendo uma carga suficiente para rodar um notebook por aproximadamente 4 horas. J exposio direta, voc poder rodar seus aparelhos por tempo indeterminado. O sistema funciona at nos dias mais nublados. Custo aproximado? US$ 2.200,00.

Vela de barco

Feitas com velas de barco recicladas, as Sakku no servem apenas para guardar suas coisas. Com um painel solar integrado em sua aba externa, permite que voc v muito mais longe com seus aparelhos digitais

Lmpadas-tijolo

As lmpadas-tijolo so mais que meros tens de iluminao, funcionando tambm como aquecedor onde a lmpada esquenta o tijolo e o mesmo vai dissipando calor para o resto do ambiente, podendo assim aquecer seu quarto ou sala em at 1 hora aps a lmpada ter sido desligada. Alm de seu aspecto funcional ser bastante interessante, vale dar os devidos crditos ideia e a execuo do projeto. Apesar de apresentar recursos simples e uma temtica resumida, a lmpada-tijolo funciona muito bem tanto como tem utilitrio quanto objeto decorativo.

Aproveita a iluminao para o aquecimento

Design 3000

Dispositivo Anti-Mosquitos

Criado pelo designer Jos De La O, o dispositivo amplifica as cores e os movimentos dos objetos mais prximos funcionando como uma espcie de repelente contra mosquitos. comum voc entrar em algumas casas com residentes mais antigos e notar aqueles sacos plsticos transparentes pendurados no teto.

Utenslios domsticos feitos de papel reciclado

A Tok&Stok tambm abraou seu lado sustentvel e criou a linha Zine, formada por utenslios como descanso de panela, bandeja e enfeite de mesa, os quais tm como diferencial a sua composio. Todos foram confeccionados artesanalmente, usando apenas folhas de revistas recicladas, enroladas e prensadas.

Os produtos foram desenvolvidos no Vietn e so vendidos por preo de produto importado.


A idia pode ser adaptvel, podendo us-la para criar outros utenslios artesanalmente em casa. Dessa forma, com a criatividade, muito papel que seria jogado poder ser reaproveitvel.

Copo de caf de cermica


Fabricado com uma parede dupla de cermica para evitar que o calor da bebida se dissipe muito rpido e para que no se torne desconfortvel para o usurio segur lo, o copo desenhado por James Burgess possui tambm uma tampa de silicone que ajuda na reteno do calor que manter o seu cafzinho quente por muito mais tempo do que se ele estivesse dentro de sua caneca comum e, o melhor de tudo, sem a necessidade de usar um copo descartvel toda vez que voc quiser tomar um.

Durvel como qualquer pea feita em cermica o copo pode ser levado ao microondas e mquina de lavar louas sem problemas, sem contar que ele uma alternativa ecolgicamente correta pois evita o desperdcio que vem atrelado ao uso de objetos descatveis

Carro de frmula 1 sustentvel e ecolgico

Os pesquisadores britnicos, responsveis pela criao de prottipos da Frmula 1, desenvolveram recentemente um carro para corrida feito de materiais renovveis e sustentveis.
Batizado de "Worldfirst", o carro tem o chassi feito a partir de amido de batata, usa biocombustvel feito base de restos de chocolate e leo vegetal, alm do volante feito de cenouras e outros vegetais. Idealizado tambm com o objetivo de reduzir a emisso de poluentes, este novo prottipo uma alternativa ecolgica para Frmula 1 e quem sabe no poder ser adaptado outros veculos?

Divisria de papelo

Empresa MIO Designers Jaime Salm, Roger Allen

Caixa de ovos

Na Decomposing tables, foram plantadas algumas ervas, que a medida em que vo crescendo, vo se alimentando da estrutura da mesa, da o nome bem sujestivo. Essa mesa ecolgica, no foi feita para durar muito tempo, mas o conceito aplicado, alm de artstico, visto o design da mesa bem inusitado.

BAMB - Teori

A Teori lanou o projeto chamado Laminated Bamboo Lumber, que conta com os seis designers, desenvolvendo peas em bamb provenientes de Kurashiki. Fazem parte da coleo mveis, peas utilitrias e peas decorativas, como relgios, cabides, fruteiras, lmpadas, vasos, etc. O bamb est cada vez mais se popularizando justamente por se aliar ao conceito sustentvel e responsabilidade com o meio ambiente, pois seu rpido crescimento e fcil cultivo, traz uma extrao menos agressiva ao meio ambiente, passando longe pela crise causada por madereiras em geral. E alm de agregar valor sustentvel s peas, o bamb tambm alia grande valor esttico, trazendo traos nicos e inmeras possibilidades de formas.

Homenagem minimalista em Bamb

A Spring Chair, do designer Anthony Marschak, presta homenagem ao design moderno minimalista. A cadeira inteira feita de bamb, uma nica placa com trs suaves dobras que acompanham conceitos de ergonomia e estilo.

Reutilizao de materiais grficos

Um estdio de design chileno, Onceneto, se juntou com a La Tercera, jornal local, para criar uma parceria bastante legal com a recuperao de materiais grficos utilizados durante a impresso do jornal. A cadeira feita com tubos de papel carto, que so nada mais nada menos, utilizados como gigantescos rolos de suporte para papel virgem. tima reutilizao dando origem cadeira batizada por Conolounge.

Borracha de impresso

as carteiras so feitas atravs do reprocessamento da borracha descartada durante o processo de impresso do jornal, que originalmente utilizada para a transmisso de tinta da matriz ao material a ser impresso.

Garrafas - brinquedo

Do designer Yves Bhar, essas garrafinhas em forma de Y so conceituadas na preocupao do ciclo das embalagens plsticas. Feita de material plstico 100% reciclvel, as garrafas podem ser usadas normalmente como embalagem para lquidos (claro), e posteriormente, ao invs de ir direto para o lixo, elas ganham um destino especial.

Skates reciclados

Dos designers Pierre e Gil Le Bom de La Pointe, as peas a seguir so uma compilao de skates reciclados em mveis modernos e contemporneos de famosos arquitetos e designers da histria. Quase que em sua totalidade, os trabalhos da Skate Study House, abordam temtica comum designers conhecidos, filmes importantes, e mveis marcantes.

Inspirada em Le Corbusier

Reciclando Madeira

Da designer Amy Hunting, os mobilirios a seguir so resultados da coleta e reaproveitamento de resduos de madeira das fbricas dinamarquesas. Milhares de sobras que seriam jogadas ao lixo foram materiais de pesquisa e desenvolvimento para novas peas.

Com a pesquisa, foram desenvolvidos mveis simples, como cadeiras, abajures, e um "criadomudo" para livros e revistas. O mais fascinante disso tudo o processo de pegar o que seria lixo e transform-lo em algo bonito de alto valor agregado.

Mesa de Papelo Porttil

Leve e porttil lhe possibilita montar facilmente um ponto de trabalho em lugares inusitados. A pea feita por diversas chapas de papelo j pr moldadas, lhe responsabilizando apenas na montagem. E aps seu uso s desmontar e guard-la na sacola, tambm de papelo.

E o melhor disso tudo, para reforar seu apelo, a mesa inteira biodegradvel. O conjunto todo montado mede 1500 x 1200 x 930 mm, ou seja, o suficiente para um grupo de amigos, um brainstorm no meio do parque, ou uma partida de truco na praia. Vale lembrar tambm que se alguma parte da mesa vier a estragar, o que no ser difcil, a mesma poder ser substituida por outra comprando individualmente a pea.

Cabideiro de bamb

Mais uma pra coletnea de idias em design sustentvel. Criado pelo designer Jinhong Lin, a pea no nada mais nada menos que um pedao de bambu com as extremidades pressionadas dando forma para os ps e cabeceira. Certamente essa uma pea que poderia fazer parte de qualquer cmodo em qualquer estilo, contemporneo, moderno, rstico, ou aquelas casa que tem um pouco de tudo (como a minha).

Ecotelhado

O sistema formado por uma telha modular, a Ecotelha, que produzida a partir de um substrato rgido composto de concreto leve com agregado de E.V.A. reciclado, fibras e expansores, vegetao especfica da famlia das crassulceas e substrato nutricional.
As plantas selecionadas para o Ecotelhado possuem o mecanismo da fotossntese chamado, metabolismo cido das crassulceas, que as faz resistente seca. Elas fecham os estmatos durante o dia e trocam gases durante a noite de forma a no perder gua, fazendo assim um metabolismo mais lento.

Caminho de plstico reciclado

Ele totalmente feito com plstico reciclado de garrafas de leite e ajuda a crianada a aprender desde bem cedo a importncia da reciclagem do lixo! O bacana que ele superestiloso e realmente pode ensinar, brincando! O caminho de coleta seletiva indicado para crianas a partir de 3 anos

MIO - Linha de produtos de materias renovveis

Garrafa cubo - Cubis

Ela foi desenvolvida pela suca Love for Art e Business. A garrafa empilhvel em forma de cubo, tem um sistema flip-flop de tampa, que pode ser aberto utilizando uma s mo. Por facilitar a estocagem, facilita tambm o transporte, o que pretende maximizar a venda e por ser reutilizvel, diminuir a emisso de CO2.

Teclados de Computador

A criao de Sabino recebeu o nome de Keybag, fazendo aluso palavra keyboard (teclado, em ingls)

Lona de propaganda

Os produtos da ONG projeto arrasto so confeccionados a partir de lonas utilizadas em mdia exterior, estes produtos variam de material de escritrio a bolsas e sacolas.

Bonecos de pano ou pelcia reutilizados

Jeans

Resduos de EVA

Fibra de Bananeira

Luminria Farol
produto desenvolvido com garrafa PET e lmpada LED. A gua contida na garrafa pode ser trocada e colorida com outras cores de anilina comestvel.

O Pano Gueto

foi desenvolvido como forma de reutilizar parte dos resduos de couro gerados pela indstria, evitando que sejam depositados em aterros industriais ou em pavilhes de descarte.

Tapetes

Tecidos personalizados

Pano Gueto + Thonart

Resduos de couro

Sinalizador Coral

desenvolvida para o Projeto Frenzel - indstria de borrachas automotivas, com a finalidade de dar novo uso a peas descartadas de borracha. Para esta luminria foram utilizados anis de borracha empilhados, intercalados com algumas peas de PVC fluorescente colorido, e lmpada fluorescente em seu interior, estruturado por hastes metlicas.

Banco Silicone

Projeto desenvolvido para metalrgica reaproveitando placas de silicone, usadas como molde, que no podem ser recicladas. O banco visa valorizar a placa e seus desenhos, sempre diferentes, com uma estrutura de linhas limpas.

Idias futuristas

Thomas Owen

Agora voc pode comer at as embalagens!!

Comer a embalagem no brincadeira em So Paulo a engenheira qumica Cynthia Ditchfield, estuda a mais de um ano essa possibilidade. A embalagem comestvel composta de amido de mandioca, acares e outros ingredientes. Diminuio do lixo e valor nutuicional so as promessas dessa novidade. Biodegradvel ela , mas isso no novidade, as embalagens com esse material que pode resultar at da beterraba, j esta nos supermercados brasileiros. O grande diferencial que ele alia as caractersticas de comestvel e biodegradvel a resistncia necessria para acondicionar alimentos e a ao microbactericida que fundamental para a higiene.

Carros poluidores:

You might also like