You are on page 1of 26

DISTRBIOS PSICOMOTORES

O que h com ela? O que acontece com esta criana desajeitada? Andou tarde, caiu quantas vezes... Precipitava-se pelas escadas ao invs de desce-las, ou morria de medo delas como se fosse um grande empreendimento... E vestir-se... O que seria a manga, onde estariam os braos, as pernas da cala?

Por que existem laos nos sapatos?


Para atormentar crianas? E um caderno? Comea-se de que lado? Por que as coisas so assim? Que estranho este mundo de lados... O que h com esta criana?

H pessoas crianas, jovens e adultos que apesar de possurem uma inteligncia normal e, s vezes, at superior, tm uma aparncia e uma atuao que as diferenciam das outras, preocupando e incomodando aos que com elas convivem.

Seus movimentos so desajeitados, lentos pesados. Quando andam, podem apoiar duramente o calcanhar no solo. Quando crianas, custam a aprender a subir e descer escadas. Nas escolas, evitam participar de jogos, nos quais geralmente so ridicularizadas e afastadas; t-las como parceiras perder na certa.

As dificuldades evidenciam-se na escola, onde as exigncias so maiores e as consequncias tambm. Custam a escrever, preenso do lpis inadequada, letra ilegvel.

A leitura adquirida com dificuldade, as palavras escrita erradamente. H inverses de letras, slabas, incompreenses de sons. O clculo tambm fica prejudicado.
Recortes, desenhos e pinturas com dificuldade total.

Estas so as queixas mais frequentes. Estas crianas apresentam Distrbios Psicomotores. Refletem na esfera corporal Plano Tridimensional

DISTRBIOS DO ESQUEMA E IMAGEM CORPORAL

Evidenciam-se pela inabilidade ou dificuldade que o indivduo apresenta, aps 5 anos de idade em nomear, discriminar, parear, reconhecer, dar as funes e reproduzir graficamente as principais partes do corpo.

DISTRBIO DA DINMICA GLOBAL


Considerados aps 5 anos de idade, quando o indivduo j estruturou seu alicerce bsico psicomotor, evidenciam-se pelas seguintes caractersticas: Dificuldade de organizar bimanual e bipedal seu equilbrio esttico e em movimento, deixando-o desarmonioso, deselegante e at mesmo perturbado.

Aparecem consequentemente desorganizaes temporo-espaciais e de lateralidade, dificuldades de permanecer por trs minutos mnimos em equilbrio parado, ligado a Persistncia Motora. Geralmente os movimentos so globalizados, mesmo quando deveriam ser refinados e especficos, e s vezes contaminados por sincinesias cinticas, tnicas ou paratonias leves. O indivduo dito bem organizado, deve apresentar uma evoluo constante na sua movimentao corporal e uma adequao significativa ajustada ao ato motor manifestado.

DISTRBIOS DA DOMINNCIA LATERAL


a falta de definio psico-funcional dos rgos dominantes, mo, p e olho, aps 7 anos de idade. Sua especializao vai evoluindo desde os primeiros meses de vida e deve estar definida at aos 7 anos. Suas causas podem ser tanto de origem neurolgica (sndromes, afees e imaturidade do SNC) como de carter afetivo emocional, psicolgico ou ambiental, como no caso do que vulgarmente se chama de ambidestrismo. Cabe aqui, uma investigao profunda e sistemtica, para verificao do uso das duas mos, de uma e outra, em determinadas atividades, muitas vezes, causas de canhotos ou destros contrariados.

DISTRBIO DA LATERALIDADE
Ligado diretamente ao Esquema e Imagem Corporal s noes temporo-espaciais e definio da Dominncia Lateral, ocorre geralmente aps aos 7 anos de idade. Segundo PIAGET e HEAD, e atravs de pesquisas nesta rea, podemos considerar um indivduo com dificuldade de lateralidade se, aps aos 7 anos, este no conseguir localizar, discriminar, nomear, conceituar em si num primeiro plano a noo de direita e esquerda. Aps 9 anos, no outro, no objeto e no espao grfico estas noes relacionadas primordialmente com o espao tridimensional.

DISTRBIOS DE APRENDIZAGEM

Refletem na esfera grfica Plano bidimensional

Os distrbios de aprendizado, so aqueles que no refletidos grosseiramente em um plano corporal, acabam por se insinuarem num plano grfico (fino-especfico) que certamente evoluem com caractersticas prprias individuais, envolvendo aspectos desde neurolgicos, at ambiental, pedaggico, emocional, funcional, etc.

Lembramos ainda, que para isto, o indivduo precisa passar primeiro pela experincia de aprender, com suas etapas, dificuldades e caractersticas; quando tais caractersticas evoluem para um plano sistemtico especial, poderemos esto localiz-las, discrimin-las dentro de um possvel distrbio de aprendizado.

Entre eles podemos citar:


Disgrafia Discalculia Disortografia Dislexia

DISGRAFIAS
Dificuldade que um indivduo apresenta no ato motor da escrita, resultando esta como indecifrvel, inconstante, incoordenada, desorganizada e imatura. Aspectos Funcionais da Escrita: Fora Coordenao Organizao dos movimentos Rapidez (Ritmo) Forma de movimento

Caractersticas do Traado:
Rotao e espelho de letras, nmeros e formas. So quase sempre reflexos de dificuldades da Dinmica Global e Orientao Espacial

A Disgrafia, tambm chamada de letra feia, est ligada a Orientao Espacial.A criana com dificuldade em organizar adequadamente sua escrita numa folha de papel, apresenta um distrbio de Orientao Espacial. Sua escrita caracteriza-se pela apresentao desordenada do texto com margens mal feitas ou inexistentes, espao entre palavras e entre linhas irregulares e, escrita ascendente ou descendente. Incapacidade da criana em submeter-se as regras caligrficas.

DISCALCULIAS
Dificuldades de transcrever, associar, seriar, reconhecer, parear, discriminar o smbolo numrico, com caractersticas de imaturidade espao-temporal. Caractersticas:

So quase sempre reflexos de dificuldades de Dominncia Lateral, Lateralidade e Esquema Corporal.

DISORTOGRAFIAS
Dificuldade ligada ortografia da escrita, envolvendo planos espao-temporais, ritmo, ateno, concentrao, noo de lateralidade, onde a compreenso da escrita fica prejudicada. Esto relacionadas as caractersticas pedaggicas do processo de escrita do pas. Omisses, inverses, acrscimos de letras com caractersticas visuais. Exemplo: X / CH, Z / S, S, SS, Final e intermedirio U e L. J/G M/N AO / AM p / q d/q p / d. TOMATE - TOTE MAPA MAAPA CAMADA MACADA VENTO FENTO DADO BABO ANTIGAMENTE ANTI GAMENTE So quase sempre reflexos de um Esquema Corporal mal vivenciado e pouco conscientizado. Envolve tambm a dificuldade especfica de discriminao da grafema x fonema.

DISLEXIA OU DISTRBIOS DE LEITURA E ESCRITA


Apresentam-se como dificuldades: de ler e escrever, caracterizada por falta de orientao temporo-espacial, sequencializao do raciocnio, classificao, uso do pensamento lgico-estrutural, envolvendo trocas, omisses, acrscimos e inverses de letras, palavras e, s vezes, de frases. Prejudicam a compreenso e elaborao do texto ou contedo grfico.

Esto quase sempre ligados aos fatores: Do tnus (Dinmica Global), Dominncia Lateral, Lateralidade, Ritmo, Esquema Corporal, Fazendo com que o complexo psicomotor de base, quando mal organizado, vivenciado ou estruturado, provoque de maneira significativa este distrbio em especial. Podem tambm ser conseqncias de leses neurolgicas srias, deficincia mental, deficincias sensoriais, sndromes ou desorganizaes psicolgicas.

You might also like