You are on page 1of 84

Aeronaves de Asas Rotativas

Aeronaves de Asas Rotativas


Generalidades de uma Aeronave de Asas Rotativas
Pode parecer estranho comparar uma aeronave de asa rotativa a uma aeronave de asa fixa. No entanto, so aplicados exatamente os mesmos princpios de vo e de construo.

Definies
ngulo de ataque de um perfil
ngulo entre o vento relativo e a corda do perfil ;

ngulo de ataque da fuselagem


ngulo entre o vento relativo e o eixo longitudinal da fuselagem ;

ngulo de ataque de rotor


ngulo entre o vento relativo e o plano de rotao do rotor ;

ngulo de avano e recuo


ngulo entre a projeo do eixo longitudinal da p no plano de impulso e o eixo radial da p;

Definies
ngulo de azimute
ngulo entre o eixo radial da p e o eixo longitudinal da fuselagem;

ngulo de batimento
ngulo entre o eixo radial da p e o plano de impulso;

ngulo de cone ou Conicidade


igual ao ngulo de batimento no vo pairado;

Arrasto
Componente da fora aerodinmica na mesma direo e no mesmo sentido do vento relativo;

Definies
Basculamento lateral
ngulo entre o eixo de rotao e o de impulso no sentido transversal;

Basculamento longitudinal
ngulo entre o eixo de rotao e o de impulso no sentido longitudinal;

Eixo de impulso
Eixo perpendicular ao plano de impulso. Coincide com o mastro;

Eixo de rotao
Eixo perpendicular ao plano de rotao;

Definies
Eixo de rotao
Eixo perpendicular ao plano de rotao;

Excentricidade
Distncia ente o centro da cabea do rotor e os eixos das articulaes de batimento e de arrasto;

Fora Aerodinmica
Fora que aparece em uma superfcie aerodinmica, quando um escoamento de ar incidi nesta superfcie com um determinado ngulo de ataque;

Definies
Passo coletivo
a mdia aritmtica do passo de todas as ps em um instante;

Passo da p
o valor do passo do elemento de p escolhido como referncia. Normalmente se usa o passo da elemento da raiz ;

Passo de um elemento de p
o ngulo entre a corda do elemento de p e o plano de impulso;

Definies
Perfil aerodinmico (ou aeroflio)
Seo de uma asa ou p capaz de produzir sustentao gerando o menor arrasto possvel, quando exposta a um vento relativo;

Plano de impulso
Plano que passa pela cabea do rotor e perpendicular ao mastro;

Plano de rotao do rotor


Plano que contm as extremidades das ps ;

Definies
Superfcie aerodinmica
Qualquer superfcie capaz de gerar uma fora aerodinmica. As superfcies otimizadas aerodinamicamente possuem curvaturas em forma de perfis aerodinmicos;

Sustentao
Componente da fora aerodinmica perpendicular ao vento relativo;

Toro da p
a diferena entre os valores do passo na raiz e na extremidade da p;

Tipos de Aeronaves de Asas Rotativas


A Federao Aeronutica Internacional (FAI) estabeleceu uma classificao oficial para os engenhos voadores, incluindo tambm os satlites artificiais, baseando-se na forma como so obtidas a sustentao e a trao.
Asas Rotativas:
Autogiro ou giroplano; Combinado; Helicptero; Convertiplano.

Autogiro ou Giroplano
Nos autogiros o rotor produz apenas a sustentao. Para que o rotor gire, necessrio que a aeronave esteja em translao. A trao obtida por um outro meio, normalmente uma hlice propulsada por um motor alternativo. O autogiro no possui asas. Desta forma, o escoamento de ar, ao passar pelo rotor, fornece a energia necessria rotao, produzindo sustentao.

Vide vdeos anexos

Combinado
O tipo combinado uma aeronave intermediria entre o helicptero e um avio. O rotor e a asa geram a sustentao necessria ao vo da aeronave. A trao obtida por uma hlice, que propulsada por um motor. O escoamento de ar, ao passar pelo rotor, fornece a energia necessria rotao, produzindo sustentao.

Helicptero

Nos helicpteros o rotor (ou rotores) produz ao mesmo tempo a sustentao e a trao. A potncia fornecida ao rotor atravs de uma caixa de transmisso, gerando uma fora aerodinmica R que perpendicular ao plano de rotao do disco do rotor. A inclinao desta fora R produz duas componentes: a sustentao, que procura equilibrar o fora peso, e a trao, que est na direo do vetor velocidade e que impulsiona o helicptero. O motor, ao fornecer potncia ao rotor, gera um torque de reao que deve ser equilibrado pelo rotor de cauda.

Convertiplano
No convertiplano os rotores, apesar de possurem dimetros menores do que um rotor normal de helicptero, geram a sustentao necessria decolagem e ao pouso vertical da aeronave. Aps a decolagem no modo helicptero (ngulo de 90o), os rotores, que so fixados extremidade de uma asa fixa, gradativamente se inclinam (modo converso) at um ngulo de 0o para a frente, funcionando a partir desta posio como uma hlice de um avio (modo turbolice), gerando a trao necessria ao deslocamento horizontal. Durante a fase de transio do vo pairado para o translado, a sustentao passa pouco a pouco a ser gerada pela asa, medida que se ganha velocidade.

Convertiplano
Mostrar Video

Componentes de um Asa Rotativa


Fuselagens ou Clulas; Cauda; Rotores; Transmisso; Trens De Pouso / Esqui.

Fuselagens / Clulas
Fabricadas em estrutura tubular ou de revestimento trabalhante monocoque ou semi-monocoque, englobam a cabine de comando, cabine de passageiros e o compartimento de carga

Clula

Cabine de Comando
Cabine de Passageiros Compartimento de Carga

Cauda
Fabricadas em estrutura tubular ou revestimento trabalhante monocoque ou semi-monocoque, englobam os estabilizadores, tail boom (cone de cauda) e fenestron.

Cauda em estrutura tubular

Estabilizadores

Fenestron

Rotores

Rotores Principais
O rotor principal um sistema de asas que giram e que tem trs funes bsicas principais:
Assegurar a sustentao do helicptero, desenvolvendo uma fora aerodinmica igual e oposta ao peso aparente do aparelho; Assegurar a propulso do helicptero, inclinado essa fora aerodinmica na direo em que ser quer deslocar; e Permitir a pilotagem do helicptero em torno do seu centro de gravidade - CG - e ao longo de uma trajetria no espao areo.

Rotores Principais
Podem ser dos tipos:
Rotor Rgido Muda apenas o de ataque Rotor Semi-rgido Muda o de ataque e batimento Articulado Muda o de ataque, batimento e avano/recuo das ps

Rotores Principais Podem ter as seguintes configuraes:


Rotor Principal e rotor de Cauda; Rotores em Tandem; Rotores Lado a Lado; Rotores Cruzados; Rotores Coaxiciais; Notar (No Tail Rotor); Tilt Rotor; X-Wing.

Rotor Principal e rotor de Cauda


Este o mtodo mais comum para contrariar o torque do rotor principal: um rotor de cauda. O rotor de cauda tambm tem, neste caso, a finalidade de controlar o helicptero em estacionrio no eixo vertical.

Rotores em Tandem
Esta forma de construo principalmente utilizada em helicpteros de grande porte mas muito mais complicada do que com um rotor de cauda. Devido rotao em sentidos em contrrios de cada um dos rotores o torque de cada rotor anula o do outro. O controlo no eixo vertical durante o voo estacionrio conseguido por inclinao dos discos varridos em direes opostas.

Rotores Lado a Lado


Esta forma de construo nunca foi muito popular nem obteve muito sucesso. No entanto foi usado no maior helicptero j construdo, o MilMi 12.

Mil-Mi 12.

Rotores Cruzados (Rotores Engrenantes)


O sistema utilizando dois rotores que se cruzam tal como uma batedeira no necessita de rotor de cauda tal como o com dois rotores em tandem ou lado a lado pois a direo de rotao oposta faz com que os torques se anulem. Este sistema foi criado logo nos primeiros tempos da criao dos helicpteros mas caiu em desuso. Hoje em dia este sistema foi redesenhado e utilizado, por exemplo, no KMAX, utilizado para o transporte de cargas areas.

HH-43

Rotores Coaxiciais
Outra configurao possvel a de rotores coaxiais em que dois rotores que giram em direco opostas esto montados no mesmo eixo. O controle no eixo vertical possvel atravs da alterao da sustentao num dos discos varridos. Dependendo do rotor que produzir mais sustentao o helicptero em estacionrio gira para a direita ou para a esquerda. A velocidade de cruzeiro e consequentemente o alcance destes helicpteros nunca so muito elevados devido ao grande arrasto causado por este tipo de rotor. S depois da inveno do rotor rgido que foi possvel a construo dum sistema deste tipo com os dois rotores to prximos que diminusse o arrasto para valores que tornem a sua construo rentvel. Esta configurao principalmente utilizada pela Kamov.

Notar (No Tail Rotor)


Uma forma de utilizar apenas um rotor principal a de aproveitar os gases de escape e faz-los sair por uma tubeira direccionvel por forma a contrariar o torque. Um exemplo deste tipo de sistema o MD-500, um dos helicpteros mais silenciosos do mundo devido inexistncia do rotor de cauda.

Tilt Rotor

Este um sistema que visa permitir que uma aeronave tenha a versatilidade dum helicptero e o alcance dum avio. Depois de descolar verticalmente tipo helicptero os rotores inclinam de forma a que o vo passe a ser tipo avio.

X-Wing
O projecto X-WING visa a criao dum helicptro em que, durante o voo em translao, o rotor parasse e funcionasse como uma asa "normal". No estar pronto para produo num futuro prximo.

S-72 modificado

Transmisso

Trens De Pouso/Esqui

Reaes do Rotor Principal


Inicialmente, sem rotao, o peso das ps fazem com que as mesmas se flexionem para baixo.

Reaes do Rotor Principal


Com rotao, a fora centrifuga, sem fora de sustentao, faz com que o disco assuma uma condio plana. BELL 205 tem uma carga centrfuga de 40 (quarenta) toneladas na unio de cada p cabea rotora.

Reaes do Rotor Principal


Os rotores dos helicpteros dependem fundamentalmente da rotao para produzir o vento aparente que por sua vez gera a fora aerodinmica necessria ao vo.

Reaes do Rotor Principal


Com fora de sustentao e fora centrfuga o disco do rotor assume uma forma de cone.

Padres de Presso das Ps

Velocidade Rotacional
Quanto mais perto do eixo do rotor, mais baixa a velocidade das ps, porque sendo o raio menor menor o caminho percorrido por cada p. No ponto (A) a meio caminho entre o centro do rotor e a extremidade da p, a velocidade de metade da velocidade da ponta da p.

Velocidade Rotacional

A velocidade em cada ponto da p varia com o raio ou seja a com a distancia ao centro do rotor. Existe portanto um grande diferencial de velocidades entre o centro do rotor e a extremidade das ps, o que tem como conseqncia uma sustentao desigual ao longo do sistema.

Assimetria do Lift (Assimetria de Sustentao)


A assimetria do Lift a diferena de sustentao que existe entre a p que avana e a p que recua em relao a direo do vo. O efeito provocado pelo fato de que, quando o helicptero ganha velocidade horizontal, a velocidade do vento aparente somada velocidade da p que avana e subtrada velocidade da p que recua.

Assimetria do Lift (Assimetria de Sustentao)

Assimetria do Lift (Assimetria de Sustentao)


Para compensar o efeito de assimetria do lift, as ps recebem comandos de variao de ngulo de ataque de modo a equalizar a fora de sustentao em cada metade do disco. Esse trabalho do conjunto rotor se chama Flapping (bater asas)
Mostrar vdeo rotor

Comandos de Vo de Helicptero
Analogamente aeronave de asa fixa, o helicptero tambm necessita efetuar controles aumentando ou diminuindo a velocidade, rolando para a esquerda ou para a direita e direcional durante todas as etapas de um vo. Entretanto, devido s caractersticas tpicas de decolagem e de pouso no eixo vertical, o helicptero necessita de mais um controle que faa variar diretamente a altura da aeronave em relao ao solo, ou seja, o helicptero deve efetuar tambm translao vertical.

Comandos de Vo de Helicptero
Os controles em vo em todos os eixos de um helicptero tradicional so obtidos por meio dos comandos primrios de vo (coletivo, cclico e pedal) e pela manete de combustvel.

Comandos de Vo de Helicptero
Os comandos primrios de vo atuam no ngulo de passo das ps do rotor principal e do rotor de cauda, permitindo que o piloto controle a aeronave, efetuando:

Comandos de Vo de Helicptero
Translaes horizontais: atuando na inclinao do plano do rotor; Variaes de atitude longitudinal (mudana do ngulo de arfagem) e de atitude lateral (mudana do ngulo de inclinao lateral) em torno do centro de gravidade: atuando na inclinao do plano do rotor; Translaes verticais: ao sobre o passo coletivo das ps; Giros direcionais, em torno do eixo vertical que passa pelo centro de gravidade do helicptero: ao sobre o rotor de cauda, por meio dos pedais.

Comandos de Vo de Helicptero
A cadeia de comando de vo formada por diversos componentes (manche, hastes, guinhois, cabos, articulaes, amortecedores, compensadores, atuadores, prato cclico etc), sendo o prato cclico o principal deles, pois trata-se de um dispositivo mecnico capaz de transmitir s ps as variaes coletivas e cclicas de passo comandadas pelo piloto.

Comandos de Vo de Helicptero
O prato cclico desliza ao longo do mastro sob a ao do comando coletivo e inclina-se em torno de uma rtula em todos os sentidos sob a ao do comando cclico.

Comando Coletivo
O prato cclico desloca-se paralelo a ele mesmo

Comando Cclico
O prato cclico gira em torno da rtula, causado um movimento cclico de passo das ps.

Comandos Combinados
A combinao dos comandos coletivo e cclico o movimento mais comum ao se controlar um helicptero.

Comando de Potncia
Conforme j foi visto, alm desses trs comandos primrios de vo (cclico, coletivo e pedal) existe tambm a manete de combustvel que permite controlar a potncia que o motor est fornecendo ao helicptero.

Comando de Corte
Nos helicpteros que possuem sistemas do tipo FCU (Fuel Control Unit), a manete de potncia possui duas posies, uma de corte de combustvel para parar o motor e outra de vo para liberar o combustvel e para transferir todo o controle de potncia ao FCU.

Comando Cclico Longitudinal

Comando Cclico Lateral

Comando Passo Coletivo

Comando Direcional

Particularidades Aerodinmicas do Helicptero


Auto-rotao:
Os rotores para terem um bom rendimento aerodinmico devem girar relativamente lentos. Da a necessidade de instalao de uma caixa de reduo suficientemente grande para acion-los. Alm disso, preciso intercalar no circuito mecnico uma roda livre, importante dispositivo de segurana que permite ao rotor continuar girando em caso de pane do motor. Tal procedimento chamado AUTOROTAO e possibilita a aeronave o pouso em vo planado, pois, o rotor capaz de produzir sustentao girando sob o efeito do vento originrio do deslocamento, assim como giram os cata-ventos.
Passar filme auto giro CD Super Mquinas Exerccios pginas 19, 27, 37 e 53

Particularidades Aerodinmicas dos Helicpteros


Conjugado de Reao Reao causada pelo rotor principal de rotao da clula; Tendncia Translacional Tendncia de desvio em vo de translao; Efeito Solo Aumento de sustentao devido ao retorno do vento impelido para baixo, em funo do sequenciamento das ps, o qual retorna s mesmas aps se chocar com o solo;

Particularidades Aerodinmicas dos Helicpteros


Efeito Cone Configurao geomtrica que o disco assume ao desenvolver sustentao; Assimetria de Sustentao Diferena de sustentao causada em funo da variao de reaes aerodinmicas causadas pelo diferencial de velocidade relativa entre a p que avana e a p que recua; Ressonncia de solo Efeitos de trepidao causados vibrao crescente quando a aeronave est no solo; Mostrar vdeo de ressonncia

Particularidades Aerodinmicas dos Helicpteros


Fluxo Transverso; Vide texto pg. 69 da apostila de
helicpteros

Efeito Pendular; Comentar Efeito Giroscpico; Comentar Curva do Homem Morto; Comentar
Exerccios pginas 71, 78, e 83

You might also like