You are on page 1of 9

BIOTICA

Jonas Felipe Machado Ruppenthal

CONCEITO DA BIOTICA
No termo biotica, bios representa o conhecimento biolgico, a cincia dos sistemas viventes, enquanto tica, representa o conhecimento dos sistemas dos valores humanos. O nascimento da biotica como disciplina coincide, com um retorno do interesse da parte da tica filosfica pela tica prtica; um interesse motivado pela urgncia de fornecer um adequado fundamento ao debate pblico e as legislaes e de conduzir o dialogo no contexto das sociedades pluralistas e democrticas. A biotica, atribui-se a funo fascinante de dar plenitude de sentido aos conhecimentos no campo das cincias da vida e da sade e orientar a expanso dos conhecimentos tcnicos e cientficos para o bem autentico e integral da pessoa humana. A definio mais aceita do termo biotica , sem duvida aquela dada pela - Enciclopdia da Biotica: o estudo sistemtico do comportamento perspectivo a luz dos valores e princpios morais. No mbito do estudo a biotica, alguns pesquisadores preferem restringir o estudo da biotica s intervenes sobre a vida humana e do a biotica uma entonao mais medica, de modo a se falar em biotica medica, ou tica biomdica. Van Potter alarga o mbito de estudo da biotica ao fenmeno ainda em toda a sua amplitude, presente nas relaes dos viventes entre si e deles com o ambiente. Podemos subdividir a disciplina em 3 (trs) mbitos: a biotica humana (biotica medica ou tica biomdica), a biomdica animal (que se ocupa com temas prprios da vida animal, tais como: direitos dos animais, problemas ticos relacionados com a experimentao biomdica, tica das intervenes sobre o patrimnio gentico das espcies...) a biotica ambiental, que se interessa com as questes de valor relacionados com o impacto do homem sobre o ambiente natural (ecologia e justia, desenvolvimento sustentvel, biodiversidade, alimentao transgnica...).

FUNDAMENTOS HISTRICOS DA BIOTIOCA


A palavra biotica surgiu recentemente. O primeiro a usar o termo de modo documentado foi o oncologista americano, Van R. Potter, em um artigo intitulado Bioethies. The science of survival (1978). Mesmo sendo recente, tal disciplina tem um a historia que lana suas razes no antigo Egito. Entretanto, a contribuio essencial para o nascimento da tica medica, vem do grego Hipocrates (460 370 A.C) e da sua escola. Em seu famoso juramento, Hipocrates apresentou os traos do bom mdico. Podemos afirmar tambm que a partir de um horizonte espiritual lentamente foi-se formulando em modelo tico normativo que passa pelos posicionamentos dos Santos Padres, a sistematizao de Santo Toms de Aquino (Semana Theologico, II II), as reflexes de Santo Afonso de Ligrio (1696 1787). Um grande impulso a tica medica se deu ao magistrio de Pio XII que nos anos 40 e 50, se mostrou muito atento as questes morais surgidas em funo dos desenvolvimentos das cincias biomdicas. O contexto no qual surge a biomdica na segunda metade do sculo XX a caracterizao por diversos fenmenos sociais e culturais que podemos sintetizar quatro pontos: o tumultuoso progresso das cincias biomdicas e o surgimento de novas interrogaes ticas sobre a capacidade do homem de administrar esse indito e enorme poder, a crescente conscincia que existem direitos humanos inalienveis, como o objetivo a justia, que esto fundamentados sobre a dignidade da pessoa humana antes que ainda possam ser reconhecidos pela legislao civil, o abalo do mito da neutralidade tica da cincia; a necessidade de repensar a relao da pessoa humana com o seu planeta. Um fundamento de carter teolgico biotica a sacralidade da vida no entendida como qualidade de vida, para a biotica catlica, centrada sobre a categoria das sacralidade da vida, a vida humana sagrada porque, desde o seu inicio, comporta aa criadora de Deus e permanece para sempre em uma relao especial com o seu criador, seu nico fim.

SOBRE O FILME: MEDIDAS EXTREMAS


O filme rico em questes ticas da prtica da Medicina. A mais notvel , sem dvida, o uso de sem-abrigo numa experincia, que quase sempre os leva morte, sem o seu consentimento. Sem dvida que a descoberta de uma forma de curar as paralisias seria uma grande descoberta para a Medicina, mas sobretudo para o mundo. Porm, e apesar do objetivo ambicioso tomado pelo Dr. Myrick, os mtodos no so claramente corretos, tocando mesmo a linha do desumano. Quanto aos pacientes deste mdico, que limites atinge o desespero, para chegarem ao ponto de concordar com o egosta sacrifcio da vida de outras pessoas pela sua liberdade de movimentos. Vrias vidas, por uma cura. Quando se julgou paralisado, que faria para poder andar outra vez? Tudo. Voc prprio o disse. Tudo. Esteve assim durante 24 horas. A Helen no anda h 12 anos. Eu posso cur-la e a todos como ela. (Dr. Myrick) O mais extraordinrio neste filme, a possibilidade de percebermos que no difcil atingir este desespero, por muito moralistas ou eticamente corretos que sejamos. O prprio Dr. Luthan, quando do seu falso diagnstico de paralisia do pescoo para baixo, afirma que seria capaz de tudo para voltar a mover -se. De tudo. Quanto ao Dr. Luthan h tambm a escolha inicial dos pacientes. At que ponto ele foi justo na escolha do paciente para a sala de cirurgia. Escolheu o que estava em melhores condies pois a garantia de sobreviver era maior Mas ser que o raciocnio no deveria ser o contrrio? O paciente, em piores condies, em maior risco de vida, no deveria seguir para a sala de cirurgia, numa tentativa de o salvar, e o outro ficar a ser operado na sala de urgncias? Como decidir numa frao de momentos, quem escolher? Como conseguir obter uma deciso imparcial, justa e eticamente correta?

SOBRE O FILME: UM GOLPE DO DESTINO


A tica um ramo da filosofia, a filosofia moral ou pensamento filosfico acerca da moralidade, dos problemas morais e de juzos morais. Consiste em saber o que correto ou incorreto, virtude ou vcio, bondade ou maldade na conduta do homem ou entre um grupo de indivduos. Neste sentido, a tica chega a todas as profisses fazendo valer os conceitos tico-morais na relao entre profissional e paciente respeitando todos os aspectos humanos. Por diversos momentos no filme, observa-se essa desumanizao com os pacientes, caracterizam-se profissionais no envolvidos, residentes aprendendo dentro de uma atuao errnea, anti-tica e depreciada. A no observncia dos princpios bioticos pode ser facilmente constatada nos diversos cenrios de atendimento sade e, tambm, na prpria escola mdica, nas relaes entre colegas de classe, entre os professores e seus alunos e entre mdicos e pacientes. Ou seja, os profissionais j so formados dentro de um modelo biomdico, no tendo uma viso de que o paciente vive dentro de um contexto, tem nome, famlia, vida social, no quer ser tratado por um nmero ou pela sua patologia. Quando algum procura por ajuda mdica, de atuao tica que se trate a pessoa e no a doena, agir com ignorncia, mecanicidade ou desconsiderao fere todos os princpios e valores que regem a profisso e a promoo de sade ao paciente. As pessoas s percebem como tratam os outros e como esse tratamento gera impacto na vida alheia, quando so tratadas de igual forma. Para o mdico do filme descobrir que tinha cncer, que teria que enfrentar filas, sentir dor, fazer o tratamento que o seu mdico escolheu, sentir seu casamento ruir foi muito desagradvel e s neste momento que ele se deu conta de como tratava seus pacientes. Ele comea a observar como seus colegas tratavam seus pacientes e o tratavam. O princpio da justia e equidade est presente quando ele no pde ser atendido em um quarto privado, tem uma viso de que por ser mdico do Hospital deve passar a frente nas filas, ser atendido com urgncia, com individualidade quando ele mesmo no tratava assim seus pacientes.

BIOTICA E CINCIA
A tica a parte da filosofia: considera concepes de fundo acerca da vida, do universo, do ser humano e de seu destino, institui princpios e valores que orientam pessoas e sociedades. Uma pessoa tica quando se orienta por princpios e convices. Dizemos, ento, que tem carter e boa ndole. A cincia baseia se em pesquisas, investigaes metdicas e sistemticas e nas exigncias de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. A cincia o conhecimento que resulta de um trabalho racional. As experincias cientificas so realizadas apenas para verificar e confirmar as demonstraes tericas e no para produzir o conhecimento do objeto, pois este conhecido exclusivamente pelo pensamento. O objeto cientifico matemtico,por quer a realidade possui uma estrutura matemtica. A concepo empirista afirma que a cincia uma interpretao dos fatos baseada em observaes e experimentos que permitem estabelecer indues que ao serem completadas oferecem a definio do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento.

BIOTICA A PARTIR DA PRTICA DA EUTANSIA


O sentido da vida e da morte um dos maiores especialistas em biotica do pas e membros da pontifica Academia Pro Vida, do Vaticano, Dalton Luiz de Paula Ramos v a eutansia como um mal da sociedade. legitimo que algum tenha o direito de abreviar a vida de uma pessoa que esta sofrendo? O debate que h dcada permeia a mente de mdicos, filsofos, telogos, juristas, leigos e fiis em todo mundo voltou a tona graas a dois filmes ganhadores do Oscar que abordaram o tema: Mar Adentro e Menina de Ouro, lanam ai um olhar sensvel sobre pacientes que buscam abreviar seu sofrimento por meio da antecipao da morte, a chamada eutansia. E esta discusso no poderia deixar de escapar do campo da biotica ou seja, a cincia da vida, como prefere chamar o professor Dalton Luiz, com mais de dez anos de estudo nesta rea, ele tem uma opinio contundente: A eutansia um mal. Temos que pensar na vida e no na morte. Temos que promover a vida. A pratica da eutansia segundo revista veja setembro, 2002 pode ser considerada homicdio simples e passvel de pena de ate 20 anos de priso. A esmagadora maioria dos mdicos contra essa atitude, e os familiares de doentes terminais mesmo que cogitem pratic-la muito raramente tem coragem de faz-lo. Ao contrario do que acontece diante da hiptese de praticar a eutansia, ocorre com certa freqncia a deciso de retirar esses chamados suportes de vida, deixando a natureza cumprir se curso. H muitas aes para justificar essa deciso. A mais comum que se quer abreviar o sofrimento do doente. Outra que a prpria famlia no agenta mais o padecimento. H tambm razoes praticas como abrir vagas na UTI para algum com mais chances de sobreviver ou at falta de cobertura nos planos de sade. O documento que coloca nas mos do pacientes a deciso sobre o momento mais adequado para deixar que a natureza siga seu curso aceito na Dinamarca, no Canad, no Japo e em Cingapura. No Brasil no h uma lei federal que autorize o paciente a recusar o auxilio de aparelhos de suporte de vida. Pelo cdigo de tica medica brasileira, o medico deve utilizar todos os meios de diagnostico e tratamento a seu alcance em favor do paciente. No estado de So Paulo, uma lei de 1999 garante aos pacientes terminais o direito de recusar tratamentos dolorosos ou extraordinrios e de escolher onde querem morrer. A grande vantagem da lei paulista que ao optar por morrer em casa o paciente fica livre da obrigao do medico de usar todos os tratamentos de prolongamento de vida que esto ao seu alcance , diz Erickson Gavalla presidente da comisso de Biotica da OAB.

TICA NAS EXPERINCIAS DE CLULAS TRONCO


O projeto de lei biosegurana, que prev a liberao dos transgnicos e o uso dos embries humanos nas pesquisa cientificas clulas- tronco embrionrias -, foi aprovado pela cmara dos deputados no dia 02/03/2005; foram 366 votos favorveis, 59 contrrios e trs abstenes. So dois termos que precisariam ter sidos mais debatidos separadamente. H limites ticos a serem respeitados. Foi liberado para pesquisa cientifica a utilizao de clulas tronco embrionrias desde que seja obtidos em fertilizao invitro e esteja congelados a mais de trs anos. No ato da votao estavam presentes membros da Associao Brasileira de Distrofia Muscular e do Movimento em Prol da vida. Compareceram tambm pessoas que padecem de degenerao progressiva do tecido muscular, que aguardaram com esperana a cura para essas situaes, e a expectativa de novos tratamentos para doenas neurolgicas como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson e para os diabetes. preciso, no entanto, atender com exatido aos dados cientficos e as exigncias ticas na avaliao do resultado da votao da cmara dos deputados, cujo texto ser agora submetido sano do presidente da Republica. A questo complexa e requer esclarecimentos importantes. Temos que saudar as conquistas recentes da cincia em especial as da gentica, que descobre cada vez melhor a maravilha da vida humana, dom do criador. nessa perspectiva eu se insere a descoberta do uso das clulas tronco, que podem pele seu mltiplo potencial, regenerar tecidos e rgos. Mas temos de distinguir as clulas tronco embrionrias, que surgem com os primeiros desdobramentos logo aps a fecundao do vulo, das clulas tronco maduras, que encontramos no organismo desenvolvido e, em especial, na medula ssea e no cordo umbilical. Quanto ao uso das clulas- tronco maduras, os resultados so promissores e etnicamente validos. A restrio esta no recurso as clulas tronco embrionrias, cujo uso implica na destruio do embrio e por isso moralmente inaceitvel, uma vez que ao ser humano, desde a sua concepo, compete a sua inviolvel dignidade. No portanto admissvel, luz dos princpios ticos, o voto do senado e da cmara dos deputados que permite sacrificar o embrio humano e reduzi-lo a material de experimentao. Nenhum progresso cientifico verdadeiro se elimina a vida humana em qualquer fase ou que se encontre. As clulas - tronco maduras abre amplo horizonte para a pesquisa cientifica e viabiliza a to desejada cura de muitas enfermidades. Todos os esforos devem, em nosso pas, ser empregados para que os cientistas respeitando a vida e os princpios ticos, faam novas conquistas para o bem da humanidade.

CONCLUSO
Vimos que existe vrias maneiras de definir a biotica. Alguns a chamam de tica da vida, supostamente porque bios quer dizer vida. S que para os gregos existiam duas palavras para designar vida: bios e coe. Coe era a vida animal em geral; bios era a vida do ser humano, que inclua uma dimenso moral. Os grandes debates que giram em torno da biotica est por exemplo, nas pesquisas que envolve as clulas-tronco que por sinal esta bastante avanadas em vrios centros acadmicos como na Bahia, no Rio de Janeiro em So Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. O debate que h dcadas permeia a mente dos mdicos, filsofos, telogos, juristas, leigos e fiis bastante profundo em se tratando de decidir sobre a vida de um semelhante. A eutansia um mal. Temos que pensar na vida e no na morte. O filosofo grego Aristteles via a existncia humana como um fim em si mesma, e por isso no podia jamais ser violada por outro lado Ren Descartes com sua frase Penso, logo existo significa definir a vida no por sua existncia biolgica, mas pela conscincia.

You might also like