You are on page 1of 51

Conhecimentos Gerais de Aeronaves

Modelo adaptado para Power Point por Carlos A.Bayer Fontes pesquisadas :Livro Aeronaves e Motores de Jorge M Homa ,FAA Aeronautical Knowledge,acervo Varig,Manual de Mecnico de Manuteno Aeronutica - Grupo Motopropulsor,CTM para Pilotos de Acyr Costa Schiavo (Editora ETA),arquivo pessoal de Carlos A Bayer Loayza e internet. Fotos e Ilustraes pesquisadas na Internet,FAA (material de livre pesquisa e estudos),logotipos VARIG,Varig Flight Training Center Agradecimento especial aos Comandantes da Varig Eloi, Sergio Manfrini,Mauro e Abel pela ajuda,apoio e auxlio tcnico, que foram de grande importncia para criao deste Manual. Exclusivo para VFTC e ESCOLA AERONAUTAS Curso de Piloto Privado de Avio

AERONAVES
1.1.1

BALES AERSTATOS AERONAVES AERDINOS DIRIGVEIS ASA FIXA AVIO PLANADOR ASA DELTA TRIKE

HELICPTERO ASA ROTATIVA AUTOGIRO

AERONAVES
1.1.1

AERSTATOS

DIRIGVEL

BALO

AERONAVES
1.1.1

AERDINOS DE ASA ROTATIVA

AUTOGIRO

HELICPTERO

AERONAVES.1.1
AERDINOS DE ASA FIXA

TRIKE

ULTRALEVE

AVIO

ASA DELTA

AERONAVES Aerstatos
Definio Aeronave todo aparelho capaz de se sustentar e navegar no ar. As aeronaves so classificadas em Aerstatos e Aerdinos Exemplos de Aerstatos ( mais leves do que o ar ) : Balo e Dirigvel O empuxo controlado pelo piloto.Podendo ser igual ou maior, e menor que o peso. A direo do vo controlvel somente no dirigvel,o qual possui leme e motores para esse fim.

1.1.1

Aeronaves
1.1.1

Aerdinos so aeronaves baseadas na Lei da Ao e Reao.( 3 Lei de Newton)

Lei da Ao e Reao ( A toda ao corresponde uma reao de igual intensidade, em sentido contrrio. Tanto o Avio como o Planador so Aerdinos de Asa Fixa. Suas asas desviam o ar para baixo,criando uma reao aerodinmica para cima,denominada SUSTENTAO.

Aeronaves Avio e Planador


Aerdinos / Diferena entre avio e planador

1.1.1

Aerdinos

Aeronaves Helicptero e Autogiro

1.1.1

O helicptero e o autogiro so Aerdinos de asa rotativa. As ps do motor giram, criando sustentao da mesma forma como as asas do avio. Obs: No helicptero, o rotor principal pode ser ligeiramente inclinado para a frente, fornecendo propulso. J no auto giro, a propulso produzida por uma hlice.

Aeronaves Aerdinos - Helicptero e Autogiro


1.1.1

Aerdinos de Asa Rotativa

Estrutura e Componentes dos Avies


2.1

Os componentes do avio podem ser classificados em trs grandes grupos: Empenagem Estrutura - a carcaa ou corpo que d Asa forma ao avio, aloja os ocupantes e a carga, e fixa os demais componentes. Grupo Moto-propulsor fornece a Fuselagem propulso necessria responsvel pelo Grupo Motodeslocamento do avio no ar. Trem de pouso propulsor Sistemas so conjuntos de diferentes partes destinadas a cumprir uma determinada funo. Exemplos : sistema eltrico,sistema de combustvel,sistema de ar condicionado,piloto automtico e etc.

Estrutura do Avio (ou clula)


2.1

Alguns componentes principais da estrutura so: Asas,Fuselagem, Empenagem e Superfcies de controle ou comando. A estrutura deve ser projetada para resistir a diversos esforos estruturais. Como por exemplo:

TRAO

CISALHAMENTO OU TORCO

FLEXO

COMPRESSO

Estrutura do Avio (ou clula)


2.1

Muito importante tambm so os Materiais empregados na construo das estruturas.Estes materiais devem ser leves e resistentes.
Os mais utilizados so as ligas de alumnio,mas existem tambm avies feitos de tubos de ao soldados e recobertos com tela.Os Materiais mais modernos so os plsticos reforados com fibras de vidro,carbono ou KEVLAR ( material patenteado e registrado).

Asas

2.1

As asas produzem sustentao necessria para o vo. Partes da Asa: Bordo de Ataque, Bordo de Fuga, Ponta da Asa, Raiz da Asa,Extradorso ou dorso e Intradorso ou EXTRADORSO Ventre.

BORDO DE ATAQUE

BORDO DE FUGA

INTRADORSO OU VENTRE

Asas
Internamente so compostas por:

2.1
Raiz da Asa Bordo de Ataque

Tanques de combustvel

Longarinas

Longarinas: so os principais Nervuras elementos estruturais da asa. (seguem a envergadura da asa) Montantes: suportam esforos de compresso. Nervuras : do o formato Ponta da asa aerodinmico asa e transmitem os esforos aerdinmicos do revestimento para a longarina.

Longarinas Revestimento Flapes

Ailerons
Reforadores

Bordo de Fuga

Asas

2.1

Tirantes : cabos de ao esticados em diagonal e suportam esforos de trao Suportes* : so membros estruturais que do apoio asa.

Exemplo de uma asa com revestimento de tela.

REVESTIMENTO AILEROM

TIRANTES
REFORADORES

Classificao quanto a fixao na fuselagem.


Asa alta

Asa baixa

Classificao quanto a fixao na fuselagem. ASAS


2.1.1

Semi-Cantilever ( possui suportes ou montantes )

Cantilever ( sem suportes ou montantes )

Classificao pelo nmero de Asas.


2.1.1

Monoplano

Biplano
Biplano

Classificao pelo nmero de Asas


2.1.1

Triplano

Em relao ao formato da Asa


2.1.1

Retangular

Trapezoidal

Em relao ao formato da Asa


2.1.1

Elptica

Delta

Fuselagem
Funo:
a parte onde so fixadas as asas e a empenagem. Aloja tambm tripulantes, passageiros e carga, contm os sistemas do avio e pode, em muitos casos, alojar o motor e trem de pouso.

2.1.2

Tipos de Fuselagem
Monocoque: Formado por cavernas, que do o formato aerodinmico. Os esforos so suportados pelas cavernas e pelo revestimento, geralmente metlico, plstico reforado ou contraplacado de madeira. Semi-Monocoque: Formado por cavernas, revestimentos e longarinas. Todos resistem aos esforos aerodinmicos. Os materiais so os mesmos da estrutura monocoque.

2.1.2

Revestimento e caverna

Revestimento e Longarinas ou reforadores

Outro tipo de Fuselagem


Tubular: Formada de tubos de ao soldados. Pode conter cabos de ao esticados para suportar o esforo de trao. recoberto por tela, com funo de revestimento, que no suporta os esforos aerodinmicos

2.1.2

Soldados em diagonal

Tubos de ao

Empenagem e Superfcies de Comando


2.1.3

Definio : um conjunto de partes que atuam no controle de vo. Superfcie Horizontal ou Estabilizador que formada pelo Estabilizador Horizontal e o Profundor Superfcie Vertical que formada pelo Estabilizador Vertical (ou Deriva) e o Leme de Direo

Estabilizador vertical
Estabilizador horizontal

Leme de direo
Compensadores

Profundor

Superfcies de Comando e componentes estruturais

2.1.4

So as partes mveis da asa e empenagem que geralmente so localizadas nos bordos de fuga,fixadas por dobradias,e tem a funo de controlar o vo do avio. As superfcies de controle dividem-se em : Superfcies Primrias ou principais e Superfcies Secundrias
Estabilizador

Eixo de Pivotamento Compensador

Classificao das Superfcies de Comando


2.1.4

Flapes

Superfcies Primrias: Aileron, Leme de Direo e Profundor. Superfcies Secundrias: Compensadores das superfcies primrias. Flapes ou Slats: So dispositivos hipersustentadores pois aumentam a sustentao das asas. teis nos Pousos e decolagens, pois permitem Realizar estas operaes com velocidades menores.
Spoiler

Classificao das Superfcies de Comando


2.1.4

Spoilers: Funo de impedir que a velocidade do avio aumente excessivamente durante as descidas. Tambm conhecidos como freios aerodinmicos. Os Spoilers tambm so usados no pouso para auxiliar a frenagem do avio,denominados ento como speed brakes Alm desta funo

Controles de Vo

3.1

Definio : Eixo vertical o mecanismo que movimenta as superfcies de controle do avio. Eixo Lateral Manche: Possui duas funes: Funo de Cabrar (erguer o nariz do avio) ou Picar (baixar o nariz do avio) o avio. Estes movimentos so denominados Eixo Longitudinal de Arfagem ou Tangagem Funo de Rolar ou Inclinar o avio. Estes movimentos so Eixos do Avio denominados de Rolamento, Inclinao ou Bancagem.

Controles de Vo NOTA
3.2

Pedais: Funo de Guinar (desviar o nariz para a direita ou a esquerda) do avio. Importante: Os Pedais em vo,so necessrios para efetuar curvas,devendo serem aplicados coordenadamente com o manche

Ajustes dos Controles de Vo.


Os controles de vo, so compostos de manche, pedais, correias, polias, esticadores, cabos, alavancas etc. Periodicamente devem ser feitos algumas verificaes e ajustes para garantir o bom funcionamento. So eles: Alinhamento dos Controles, Ajuste dos Batentes, Ajuste da Tenso dos Cabos, Balanceamento das Superfcies.

Trem de Pouso
Definio: Sua funo apoiar o avio no solo, amortecer os impactos do pouso, frear o avio e controlar a direo no taxiamento. Pode ser Hidroavio ou Hidroplano,Terrestre e Anfbio. Com relao a distncias de pouso e decolagem : VTOL: Decolagem ou Pouso Verticais
Vertical take-off and landing

4.1

STOL: Decolagem ou Pouso Curtos


Short take-off and landing

CTOL: Decolagem ou Pouso Convencionais


Conventional take-off and landing

Trem de Pouso (Mobilidade)


4.1

Trem de pouso Fixo ( No recolhe)

Trem de pouso Escamotevel ( quando recolhido armazenado no alojamento Interno do trem de pouso )

Trem de Pouso (Mobilidade)


4.1
Exemplo do comando de recolher e baixar o trem de pouso retrtil ou escamotevel

Trem de pouso baixado para pouso, atravs de alavanca Localizada no painel da cabine

Trem de pouso recolhido para decolagem ou arremetida atravs de alavanca localizada no painel da cabine

Trem de Pouso (Mobilidade) Retrtil


4.1

O Trem de pouso Retrtil pode ser Recolhido mas no fica totalmente coberto Dentro do alojamento.Permanece Parcialmente visvel mesmo quando recolhido

Com relao a disposio das rodas.


4.1

Triciclo

Convencional

Amortecedores
Mola: tipo mais simples, consiste em uma lmina de ao flexvel que atua como mola. Porm a mola no absorve o impacto e devolve ao avio a energia recebida.

4.2

Borracha: a estrutura do trem de pouso rgida e articulada. O amortecimento realizado por aros de borracha. Num pouso o trem de pouso abre-se para os lados e os aros de borrachas esticamse absorvendo o impacto. Podem ser tambm em forma de discos e cordas (tambm conhecido como Sandows).

Amortecedores
Hidrulicos: o amortecedor hidrulico consiste em uma haste que desliza dentro de um cilindro contendo fludo oleoso. O fludo amortece o impacto e uma mola suporta o peso do avio.

4.2

Hidropneumticas: Usa amortecedor de ar ou gs comprimido para absorver o impacto. Isso elimina a mola.

Rodas 4.3
O conjunto das rodas permitem a rolagem do avio no solo e sua frenagem. So compostas por Pneus,Rodas e Freios Os pneus e as rodas dos avies,so basicamente parecidas com as dos automveis. Existem pneus com Cmara e sem Cmara e ainda de: Baixa presso para pistas macias como grama e terra. E de alta presso para pistas duras e pavimentadas.

CONTROLE DIRECIONAL NO SOLO


4.4

efetuado pela Bequilha ou pelo Trem do Nariz,onde so controlados por pedais do leme atravs de cabos e hastes.Nos avies de grande porte este controle direcional em baixa velocidade pode ser acionada pelo Comandante atravs de um mini-volante chamado (Steering)

Freios
Tambor: composto de um tambor que gira junto com a roda, quando o freio acionado,o fludo injetado dentro do cilindro do freio, o qual comprime duas sapatas ou lonas atritam-se contra o lado interno do tambor, realizando a frenagem da roda.

4.5

Freios
Disco: composto de um disco que gira junto com a roda, quando o freio acionado o fludo hidrulico aciona as pastilhas atuando no disco, freando a roda.

4.5

Amortecedor Disco de freio

Tesoura

Linha de fludo de reio

Motores Generalidades 5.1


Motores a Pisto Funcionamento
O motor a pisto um motor de combusto interna que se assemelha ao dos automveis, mas que devido s exigncias aeronuticas construdo com o objetivo de ter leveza, alta eficincia e confiabilidade. Tambm econmico e eficiente em baixas velocidades e altitudes, ao contrrio de motores a reao, tendo sua grande vantagem como sendo de baixo custo, e por isso muito utilizado em aeronaves de pequeno porte. O princpio de funcionamento de um motor a pisto o aproveitamento da energia da queima de um combustvel no interior de um cilindro, onde os gases desta queima (combusto) geram energia para impulsionar um pisto.

Motores Generalidades
Motor Turbo-Hlice:
um motor Turbojato modificado. Motor ideal para velocidades intermedirias entre a dos motores a pisto e os motores turbofan.

5.1

Turbo-hlice

Motores Generalidades
Motor Turbojato: o ar admitido impulsionado num fluxo de alta velocidade, utilizando a energia expansiva dos gases aquecidos para a combusto. pouco econmico e ineficiente em baixas velocidade e altitudes

5.1

Turbo-jato

Motores Generalidades
Motor Turbofan: Motor turbojato acrescido de um fan (ventilador). A fan funciona como uma hlice. Sua vantagem a elevada trao, baixo rudo e economia de combustvel. o motor mais utilizado atualmente nos avies de alta velocidade.

5.1

Performance do Motor
Potncias

5.1

Torque a capacidade de uma fora de produzir rotao. No motor do avio, o torque indica o esforo rotacional do eixo sobre a hlice.

Sistema de Iluminao
LUZES DE POSIO LUZ VERMELHA

9.3

LUZ VERDE

LUZ BRANCA

Sistema de Iluminao

9.3

Sistema de Iluminao

9.3

FIM
FIM

You might also like