You are on page 1of 38

Caldeiras Industrias

Safia Naser

Histrico
As primeiras aplicaes prticas ou de carter industrial de vapor surgiram por volta do sculo 17.

O ingls Thomas Savery patenteou em 1698 um sistema de bombeamento de gua utilizando vapor como fora motriz.

A caldeira de Newcomen era apenas um reservatrio esfrico, com aquecimento direto no fundo, tambm conhecida como caldeira de Haycock.

Figura 1 - Caldeira de Haycock, 1720

Conceito
Caldeiras a vapor so equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob presso superior atmosfrica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

Aplicabilidade
Sua aplicao bastante abrangente, pois atende diversas necessidades das empresas, como por exemplo: Indstria de alimentos Industria farmacutica Industria bebidas Papel e celulose Txtil, Metalrgica Outras.

Tipos de Caldeiras e Suas Componentes da Caldeira Utilizaes


Os principais componentes so :
Fornalha com grelha ou queimadores de leo ou gs.

Seo de irradiao: so as paredes da cmara de combusto revestidas internamente por tubos de gua.

Seo de conveco: feixe de tubos de gua, recebendo calor por conveco forada; pode ter um ou mais passagens de gases.

Tipos de Caldeiras e Suas Componentes da Caldeira Utilizaes


Superaquecedor: trocador de calor que aquecendo o vapor saturado transforma-o em vapor superaquecido. Economizador: trocador de calor que atravs do calor sensvel dos gases de combusto saindo da caldeira aquecem a gua de alimentao. Pr-aquecedor de ar: trocador de calor que aquece o ar de combusto tambm trocando calor com os gases de exausto da caldeira.

Tipos de Caldeiras e Suas Componentes da Caldeira Utilizaes


Exaustor: faz a exausto dos gases de combusto, fornecendo energia para vencer as perdas de carga devido a circulao dos gases.
Chamin: lana os gases de combusto ao meio ambiente,geralmente a uma altura suficiente para disperso dos mesmos.

Classificao das caldeiras


Quanto a Natureza da aplicao: Fixas

Portteis
Locomveis (gerao de fora e energia) Martimas

Principais Tipos de Caldeiras


Tipos de Caldeiras e Suas Utilizaes Muitas so os tipos de caldeiras, por esta razo ser abordado as principais caldeiras industriais.

Tipos de Caldeiras
Tubo de fogo ou Flamotubulares Capacidade pequena a mdia e projetada para gerar gua a presso moderada. O fogo passa atravs de tubos.Numa usina qumica uma vantagem especial pois pode acudir uma sbita demanda de vapor.

Tubo de fogo ou Flamotubulares


Nas caldeiras flamotubulares os produtos gasosos resultados da queima do combustvel, so adequadamente direcionados para circularem nas partes internas dos tubos de troca de calor, os quais esto circundados com a gua que queremos transformar em vapor.

Como estes tubos esto totalmente cobertos externamente pela gua, a transferncia de calor ocorre em todas a rea da superfcie tubular.

Tipos de Caldeiras e Suas Utilizaes

Fig 3. Caldeiras Flamotubulares

Tipos de Caldeiras e Suas Utilizaes

Fig 4. Caldeiras Flamotubulares

Tubo de fogo ou Flamotubulares


As caldeiras flamotubulares horizontais constituem-se de um vaso de presso cilndrico horizontal, com dois tampos planos onde esto afixados os tubos e a fornalha.

Caldeiras modernas tem diversos passes de gases, sendo mais comum uma fornalha dois passes de gases .

Fig.5 fornalha dois passes de gases .

CALDEIRAS FLAMOTUBULARES: Tubo de fogo ou Flamotubulares


CALDEIRAS FLAMOTUBULARES: Verticais. Verticais

Particularidades das flamotubulares


Particularidades das flamotubulares: A fornalha deve ser projetada para que a combusto ocorra totalmente em seu interior, pois o contato da chama com partes metlicas pode danificar a caldeira. GERADORES

A fornalha deve ser projetada para que a combusto ocorra totalmente em seu interior, pois o contato da chama com partes metlicas pode danificar a caldeira.

Particularidades das flamotubulares


Preferencialmente se utiliza combustveis lquidos ou gasosos nessas caldeiras, pois difcil a instalao de grelhas nesse tipo de caldeira.
Recomendado para situaes variao da demanda de vapor. onde h

Tipos de Caldeiras
Tubo de gua ou aquatubulares So usadas quase exclusivamente em instalaes estacionarias onde o servio demanda uma grande massa de evaporao em presses acima de 150psi(10,2atm). A gua deve ser tratada antes de entrar no equipamento.

Tubo de gua ou aquatubulares


As caldeiras aquatubulares tem a produo de vapor dentro de tubos que interligam 2 ou mais reservatrios cilndricos horizontais: - O tubulo superior, onde se d a separao da fase lquida e do vapor. - O tubulo inferior, onde feita a decantao e purga dos slidos em suspenso.

Tubo de gua ou aquatubulares


Os tubos podem ser retos ou curvados. As primeiras caldeiras aquatubulares utilizavam tubos retos, soluo hoje completamente abandonada, apesar de algumas vantagens, como a facilidade de limpeza interna dos tubos.
A caldeira de tubos curvados, interligando os bales, proporcionam arranjo e projeto de cmaras de combusto completamente fechada por paredes de gua, com capacidades praticamente ilimitadas.

Fig 7.Esquemas construtivos de caldeiras aquatubulares,com circulao natural.

Fig 8. Caldeira aquotubular fixa vertical

Fig.9 Caldeira aquatubular de grande porte

Caldeiras Aquatubular
H duas sees distintas de transferncia de calor nesse tipo de caldeira:

Seo de radiao: A troca de calor ocorre por radiao direta da chama aos tubos de gua, os quais geralmente delimitam a cmara de combusto. .

Caldeiras Aquatubular

Seo de conveco: A troca de calor se d por conveco forada, dos gases quentes que saram da cmara de combusto atravessando um banco de tubos de gua.

Particularidades das aquatubulares:


No existe combustveis.

preferncia

ao

se

utilizar

Recomendado para situaes onde h grande demanda de vapor.

Caldeiras Mistas
A necessidade de utilizao de combustveis slidos para caldeiras de pequena capacidade fez surgir uma soluo hbrida que so as caldeiras mistas. Basicamente so caldeiras flamotubulares com uma antecmara de combusto com paredes revestidas de tubos de gua.

Caldeiras Mistas
O rendimento trmico destas caldeiras so menores que as flamotubulares, devido a perda de calor pela antecmara.

Dificilmente as paredes frontais e traseira so revestidas de tubos, devido a dificuldade construtiva pelo pequeno tamanho da caldeira

Fig.10 Caldeira flamotubular com ante-fornalha de paredes de gua.

Fig.11 Caldeira Mista

Quanto Fonte de Calor Caldeiras Eltricas


A caldeira eltrica constituda de um vaso de presso no sujeito a chama, um sistema de aquecimento eltrico e de um sistema de gua de alimentao.

Fig 2. Caldeira Eltrica

Referncias Bibliogrficas
SHREVE, R. Norris., BRINK, Joseph. Indstrias de processos qumicos. 4 ed. So Paulo: Guanabara Dois, 1977. http://www.fem.unicamp.br/~em672/GERVAP4.pdf http://www.chdvalvulas.com.br/artigos_tecnicos/caldeiras/aquatubulares.html http://m.albernaz.sites.uol.com.br/caldeiras.htm#5 http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasalan/AT056-Aula03.pdf

You might also like