You are on page 1of 38

Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.

br

tornar disponveis produtos e servios no local onde so necessrios, no momento em que so desejados.

Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

Muitas pessoas possuem uma ideia limitada sobre Logstica, associando somente operaes de transporte:

a parte da Administrao que envolve: Integrao de informaes Transporte Estoque Armazenagem Manuseio de materiais e embalagens

Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

O trigo, a gua e o sangue Prof. Luiz Fernando da Silva Pinto Me. FGV Planejamento Estratgico. 2011

Peter Druker O tempo, a estratgia e o retorno s origens

Homem de Cro-Magnum

Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

Mammuthus trogontherii.

O termo Logstica era utilizado muito antes do que se imagina, milhares de anos antes de Cristo, na antiga Grcia conceituava-se que Logstica era a arte de calcular. Por muitos sculos a Logstica esteve sempre ligada s operaes militares, ou seja, a produo da guerra, tanto que no incio do sculo XVII, na Frana, foi introduzida pela primeira vez no mundo, em funo de crescentes problemas operacionais (controle de materiais como alimentao dos soldados, armamento, munies, remdios, etc.), criando assim a patente de General de Lgis, este com a misso de planejar e controlar a aquisio, armazenamento e distribuio dos suprimentos de Guerra. Nesta evoluo, a Logstica que era utilizada mais como controle, passou a ter enfoque estratgico e ttico principalmente entre os perodos que contemplaram as duas grandes guerras mundiais. No ps-guerra, no momento da reconstruo, a Logstica passou a ser utilizada pelas organizaes e empresas civis, se tornando nos dias de hoje uma funo essencial na administrao das empresas.

Antiguidade
Produo descentralizada (Mercadorias Artesanais e Produo Agrcola) Difcil acesso (negociao - escambo)

Artigos Perecveis / Bens de consumo


Dispersos ou apenas parte do ano (sazonalidade)

Consumo imediato (dificuldade de armazenagem)

Regies geogrficas (espraiadas)


Sistemas de transportes caticos
Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

Ramo da cincia militar que lida com a obteno, a manuteno e o transporte de materiais, pessoal e instalaes (Contexto militar aps a 2 Guerra Mundial)

Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

Antes de 1950:

Neste perodo, os mercados eram bastante restritos, ou seja, no havia a presso de concorrentes, poucas indstrias disputavam um mercado em plena expanso onde a demanda por produtos industrializados era muito superior a oferta destes produtos, logicamente os gestores no tinham preocupao nas operaes como controle de estoques, por exemplo, pois tudo que se produzia, era vendido com direito a filas de espera. No havia necessidade cuidados especiais com controle de materiais ou distribuio (entrega dos produtos), os clientes apenas queriam adquirir os produtos, sem nenhum tipo de questionamento, quanto a prazo de entrega, quantidade ou qualidade dos produtos a serem consumidos. As expectativas dos clientes eram apenas de conseguir adquirir produtos industrializados. Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

At a dcada de 1950 Mundo empresarial era caracterizado por:


Produo em massa; Baixa capacidade de distribuio; Despreocupao com custos;

Inexistncia do conceito de Logstica Empresarial, as empresas executavam, normalmente a atividade logstica de maneira simplesmente funcional, no existia uma teoria formal de logstica integrada.
Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

Na Economia: um produto algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade. Na Indstria: um produto o resultado de atividades ou processos. Na Matemtica: o resultado da aplicao do operador de multiplicao
Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

Commodities (significa mercadoria em ingls), principalmente minrios e gneros agrcolas, que so produzidos em larga escala e comercializados em nvel mundial.
So negociadas em bolsas mercadorias, portanto seus preos so definidos em nvel global, pelo mercado internacional. Produzidas por diferentes produtores e possuem caractersticas uniformes. Geralmente, so produtos que podem ser estocados por um determinado perodo de tempo sem que haja perda de qualidade. Se caracterizam por no ter passado por processo industrial, ou seja, so geralmente matrias-primas.

Commodities agrcolas: soja, suco de laranja congelado, trigo, algodo, borracha, caf, etc. Commodities minerais: minrio de ferro, alumnio, petrleo, ouro, nquel, prata, etc. Commodities financeiras: moedas negociadas em vrios mercados, ttulos pblicos de governos federais, etc. Commodities ambientais: crditos de carbono - ou Reduo Certificada de Emisses (RCE) so certificados emitidos para uma pessoa ou empresa que reduziu a sua emisso de gases do efeito estufa (GEE).
Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

As principais commodities produzidas e exportadas pelo Brasil so: petrleo, caf, suco de laranja, minrio de ferro, soja e alumnio. Se por um lado o pas se beneficia do comrcio destas mercadorias, por outro o torna dependente dos preos estabelecidos internacionalmente. Quando h alta demanda internacional, os preos sobem e as empresas produtoras lucram muito.

Porm, num quadro de recesso mundial, as commodities se desvalorizam, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas aes negociadas em bolsa de valores.

1950 a 1975 Neste periodo criou-se um cenrio de desenvolvimento, o que propiciou a decolagem para as teorias e prticas da Logstica antes utilizada nas organizaes militares, agora associada ao pensamento administrativo que tomava a ateno das Universidades Norte-Americanas, nomes como Peter Drucker e Ronald Ballou que tiveram a sensibilidade de associar o momento econmico com uma administrao preocupada com controle de armazenagem e distribuiao. No podemos esquecer as mudanas populacionais, onde houve migrao das reas rurais aos centros urbanos que cresciam exponencialmente, o que aumentou consideravelmente a demanda por produtos industrializados, fazendo que os gestores repensassem suas estratgias de distribuio, acompanhando os varejistas que seguiam a populao, inclusive no crescimento dos subrbios, expandindo ainda mais a rea metropolitana, trazendo a necessidade de maiores cuidados com a distribuio dos produtos. Havia a necessidade de grandes estoques para atender esta demanda. Temos ento outro ponto na evoluo logstica, a presso por custos nas indstrias, pouqussimas empresas tinham uma idia clara de quanto eram seus custos logsticos, quando se inciaram as pesquisas (quando a logstica do campo de batalha comeou a ser aplicada nas empresas), os valores gastos com movimentao, armazenagem e distribuio mostraram-se surpreendentes.

De 1950 a 1970

Surge o conceito de Logstica Empresarial, motivado:


Por uma nova atitude do consumidor; Pelo desenvolvimento da anlise de custo total; Pelo incio da preocupao com o servio ao cliente e de maior ateno com os canais de distribuio. A logstica aparece para satisfazer s necessidades do cliente, facilitando as operaes relevantes da produo e do MKT.
Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

INDSTRIA
ALIMENTCIA BENS DURVEIS ELETRNICA

ARMAZENAGEM

MOVIMENTAO

PROCESSAMENTO

DISTRIBUIO

TOTAL

14,5 16,0 6,0

1,5 2,0 1,0

2,0 0,5 1,5

16,0 5,5 2,5

34,0 24,0 11,0

FAMACUTICA
METALRGICA MQ. E EQUIP. QUMICA PAPEL

4,0
14,0 4,5 6,5 6,0

1,0
3,0 1,0 2,5 2,0

1,0
1,5 0,5 0,5 0,5

2,0
9,5 4,5 11,5 10,5

8,0
28,0 10,5 21,0 19,0

TXTIL

8,0

1,5

1,5

5,5

16,5

FONTE: Lalonde, B.J., Zinszer, P.H. Customer service meaning and measurement. National Council of Physical
Distribution Management, 1976. Snyder, R. E. Physical distribution cost: a two-year analysis. Distribuition Age 63.

o processo usado para determinar que produtos ou servios podero interessar aos consumidores, assim como a estratgia que se ir utilizar nas vendas, comunicaes e no desenvolvimento do negcio. A finalidade do marketing criar valor e satisfao no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

Razes provveis da no ateno a logstica durante a evoluo do conceito de MKT:


1. Pouca difuso das tecnologias e principalmente do computador, portanto no havia motivo para se acreditar que as funes logsticas pudessem aprimorar o desempenho total; 2. O ambiente econmico era voltil, a logstica era pouco usada em termos de aumento da produtividade; 3. Dificuldade de se quantificar o retorno do investimento que poderia ser obtido, no se entendia completamente o real custo do estoque.
Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

Logstica o processo de planejamento, controle de fluxo eficiente e economicamente eficaz de matrias-primas, estoques em processo, produtos acabados e informaes relativas desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o propsito de atender s exigncias dos clientes (Contexto administrativo Aps anos 70 com a reengenharia)

Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

De 1970 a 1980
Consolidao de conceitos; Colaborao decisiva da logstica no esforo para aumentar a produtividade da energia, visando compensar o aumento dos fretes, consequncia: da crise do petrleo; do crescimento dos custos de mo-de-obra; do crescimento dos juros internacionais.

Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

O termo Logstica, vem do francs logistique que por sua vez vem do termo lgica, que a cincia que estuda as leis do raciocnio e da coerncia. (Dic. Etimolgico Nova Fronteira)

Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

Logstica o processo de gerenciar estrategicamente a aquisio, a movimentao e armazenagem de materiais, peas e produtos acabados e tambm seus fluxos de informaes atravs da organizao de seus canais, de modo poder maximizar as lucratividades presente e futura mediante atendimento dos pedidos a baixo custo e a plena satisfao do cliente. (Hamilton Pozo 2004) Colocar o produto certo no lugar correto, no momento adequado e ao menor preo possvel. Desde as fontes de matria prima at o consumidor final. (Ballou - 93)

Bond, Emerson. (2002) define cadeia de suprimentos como sendo uma metodologia criada para alinhar todas as atividades de produo, armazenamento e transporte de forma sincronizada visando a obteno na reduo de custos, minimizar ciclos e maximizar o valor percebido pelo usurio final em busca de resultados superiores.
Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

Aps 1980

Desenvolvimento revolucionrio da logstica, decorrente das demandas ocasionadas:


Pela globalizao; Pelas alteraes estruturais na economia mundial; Pelo desenvolvimento tecnolgico

Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

1980 - foi marcada por grandes avanos no gerenciamento da Logstica, graas integrao dos progressos operacionais e de controle, associados com a tecnologia. Nesta fase, os modelos de produo enxuta (produzir somente o necessrio), baixos estoques (Just in time), aumento na rotatividade de estoques, puderam ser reavaliados com as novas ferramentas tecnolgicas, permitindo a disponibilidade das informaes precisas no andamento das aquisies de matrias primas e entregas de produtos acabados aos clientes.

No Brasil, algumas grandes empresas j adotaram tecnologias de informao como apoio ao planejamento e a execuo do fluxo de materiais. Conforme tabela:
Empresa Guerdau Po de Acar Alcoa Volkswagen Iniciativa Venda por e-business de 40% do ao produzido; Compra de 100% dos insumos. Abastecimento da rede de lojas atravs de e-business com cerca de 6.000 fornecedores Venda de artigos de alumnio e embalagens plsticas atravs da Web, economizando US$ 5 milhes/ano Utilizao do EDI(Eletronic Data Interchange) para compra de autopeas, em operaes no Brasil e Argentina Revista Veja, 2 fev. 2000, p. 124- 125.

Toda esta movimentao das empresas em busca de diminuio de custos e reduo de problemas relacionados Logstica, fez com que diversos setores da economia redesenhassem seus fluxos de produtos, ou parte deles, associando s necessidades de clientes e fornecedores em tempo real, criando-se o conceito de Programas de Resposta Rpida, consistindo na proximidade das fbricas com seus varejistas, grandes, mdios ou pequenos. O objetivo desta proximidade era simplesmente o alinhamento da demanda de vendas, os consumidores finais tem acesso aos produtos atravs dos varejistas, no compram diretamente dos fabricantes, foi notada a importncia de programar os volumes de produo e estoques a partir das informaes dos consumidores finais, desta maneira diminui-se a variao da demanda, que antes era compensada atravs de grandes nveis de estoques.

"S Podemos gerenciar aquilo que medimos " - Deming

Processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e o armazenamento eficiente e eficaz em termos de custos, dos bens, servios e informaes relacionadas, desde a origem at o consumidor, com objetivo de obedecer s exigncias e desejos dos consumidores.

Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

Atividades primrias Transportes Gesto de Estoques Processamento de pedidos Atividades de apoio Obteno Embalagem Armazenagem Manuseio de materiais Administrao de informaes

Tem a funo de indicar:


o

comprar;

que;

produzir;
armazenar; transportar;

quanto quando;

aonde;
como;

atender

demanda

Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

Mineradora (Fornecedor Secundrio)

Siderrgica (Fornecedor Primrio)

Indstria

Centro de Distribuio

Concessionria

Consumidor Final

Logstica um esforo integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo possvel. Existe para satisfazer as necessidades dos clientes, facilitando as operaes relevantes de produo e MKT.
( Donald J. Bowersox )

O SISTEMA LOGSTICO agrega VALOR de Tempo e de Espao ao PRODUTO

LOGSTICA CLSSICA
Pouca variedade de SKUs Ciclo de vida longo Juros baixos Combustveis baratos Clientes pouco exigentes Baixa complexidade Otimizao da funo Especializao Enfoque espacial

LOGSTICA MODERNA
Grande variedade de SKUs Ciclo de vida curto Juros altos Combustveis caros Clientes mais exigentes Maior complexidade Otimizao do processo Integrao Enfoque em tempo

Stock Keeping Unit (SKU) - Unidade de Manuteno de Estoque

O termo Logstica Urbana se enquadra no conceito da logstica operacional interna as cidades, inclui o planejamento, implementao e controle eficiente do fluxo e armazenamento de materiais e informaes relacionadas, numa escala urbana.

Logstica Empresarial eduardofacchini@uninove.br

You might also like