You are on page 1of 11

Introduo: Sistemas Hidrulicos e Pneumticos

Mquinas a fluidos para desenvolver fora ou


realizar um trabalho.

Sistemas hidrulicos
O termo hidrulico relaciona-se a um lquido.

Sistema pneumtico
O termo pneumtica derivado do grego Pneumos ou Pneuma que significa respirao ou sopro e definido como a parte da Fsica que se ocupa da dinmica e dos fenmenos fsicos relacionados com os gases ou vcuos.

tambm o estudo da converso da energia pneumtica em energia mecnica, atravs dos respectivos elementos de trabalho.

Sistema hidrulico
leo Sistema pneumtico Ar Fluidos

O desenvolvimento da pneumtica unido ao advento da automao, permitiu que a indstria alcanasse nveis fabulosos de produo, atravs de processos de elevada complexidade e velocidade operacional.

Conhecer essa tecnologia passou a ser um requisito indispensvel para os profissionais que querem trabalhar na indstria moderna, principalmente, na rea de projeto, operao e manuteno industrial.

Hiperlink 2

Hiperlink 1

Sistemas Pneumticos

Caractersticas
1. Fluido de Trabalho: ar atmosfrico;
2. Gerador: compressores (mbolo, palhetas, pistes, parafusos etc.); 3. Distribuidor: tubulaes, mangueiras, vlvulas direcionais, vlvulas de presso, vlvulas de bloqueio etc; 4. Consumidor: cilindros lineares, motores, cilindros rotativos, vlvulas de vcuo, bicos sopradores, outros equipamentos; 5. Presso de operao: 1 at 15 bar (normal 6 bar).

Vantagens
1. Utiliza o ar atmosfrico como fluido de trabalho, que abundante e sem custo; 2. Armazenamento fcil do fluido de trabalho; 3. Facilidade de conduo do fluido de trabalho; 4. Facilidade de implantao de sistemas; 5. So de fcil manuteno; 6. Simplicidade de manipulao dos sistemas. Os controles pneumticos no necessitam de operrios superespecializados para sua manipulao; 7. Robustez dos componentes pneumticos; 8. Permite incremento da produo com investimentos relativamente pequenos; 9. Permite a gerao de vcuo utilizando o ar comprimido;

Vantagens
10. Reduo dos custos operacionais. A rapidez nos movimentos pneumticos e a libertao do operrio (homem) de operaes repetitivas; 11. Insensveis a vibraes e golpes, permitindo que aes mecnicas do prprio processo sirvam de sinal para as diversas sequncias de operao; 12. Segurana. Presses moderadas, tornam-se seguros, alm de evitarem problemas de exploso; 13. Reduo do nmero de acidentes. A fadiga um dos principais fatores que favorecem acidentes; a implantao de controles pneumticos reduz sua incidncia; 14. Facilidade para automao de movimentos; 15. Escape de fluido no causa poluio ambiental; 16. Resistncia a ambientes hostis, quando projetados para essa finalidade.

Limitaes
1. O ar comprimido necessita de uma boa preparao para realizar o trabalho proposto; 2. Remoo de impurezas, eliminao de umidade para evitar corroso nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes mveis do sistema; 3. Foras reduzidas, quando comparado a hidrulica; 4. Velocidades muito baixas so difceis de ser obtidas com o ar comprimido devido s suas propriedades fsicas. Neste caso, recorre-se a sistemas mistos (hidrulicos e pneumticos); 5. O ar um fluido altamente compressvel, portanto, impossvel se obterem paradas intermedirias e velocidades uniformes; 6. O ar comprimido um poluidor sonoro quando so efetuadas exaustes para a atmosfera. Esta poluio pode ser evitada com o uso de silenciadores nos orifcios de escape; 7. Alto custo de preparao do ar comprimido.

Vdeo

You might also like